Vitamina C para o rosto para que serve ? Benefícios

dezembro 21, 2020

Muito se fala sobre a vitamina C e seus benefícios por aqui na internet. As mulheres mais antenadas já descobriram que o ativo pode proporcionar maravilhas para a saúde da sua face. Mas será que você conhece realmente cada um dos efeitos desse antioxidante potente? 

Criamos este artigo completo para esclarecer todas suas dúvidas sobre a vitamina C para o rosto e te mostrar a importância de adicioná-la em sua skincare. Ela é capaz de devolver o viço de uma pele opaca e trazer de volta a firmeza que o tempo faz com que percamos. Vamos logo descobrir tudo sobre esse ativo. Vem com a gente! 

O que é vitamina C?

Pra inicio de conversa, deixa eu te contar que a vitamina C é um importantíssimo componente na fortificação do sistema imunológico e também é um poderoso antioxidante. Nossa pele sofre diversos ataques durante o dia por conta de fatores rotineiros como a poluição do ambiente, tabaco e até mesmo a radiação solar. 

Essa vitamina poderosa atua combatendo o envelhecimento celular e também os radicais livres, que são as moléculas responsáveis por diversos desalinhos em nossa cutis. O antioxidante também reduz os efeitos colaterais causados por poluentes presentes até mesmo no ar. 

Vitamina C para que serve e quais os seus benefícios

São tantos os benefícios oferecidos por este antioxidante que separamos por tópicos cada um deles para melhor explicá-los. Acompanhe com atenção: 

Previne envelhecimento precoce

O envelhecimento precoce ocorre graças a oxidação das células que acaba ocasionando na diminuição da produção de colágeno. Isso favorece o surgimento dos principais sinais de envelhecimento que são as rugas e linhas de expressão. Isso acaba deixando a mulher com uma aparência mais velha. 

Muitos fatores influenciam nesse processo de envelhecimento, como já mencionado. Por isso utilizar um bom antioxidante como a vitamina C todos os dias pode ser um grande aliado na prevenção do temido envelhecimento precoce. Utilizando esse antioxidante essas agressões externas diminuem muito te deixando jovem por muito mais tempo. 

Ajuda a combater radicais livres

Como já sabemos, os radicais livres são estruturas capazes de causar lesões nas partes mais nobres das células. O resultado disso é a alteração da estrutura saudável da pele. Os radicais livres podem ser formados por fatores rotineiros como a alimentação, a própria genética, sedentarismo, mal sono, estresse, tabagismo e até mesmo pela respiração. Para conseguir se livrar do mal que eles podem causar à derme, é importante utilizar antioxidantes de uso tópico, como a vitamina C. 

Ela dispõe de grande capacidade de anulação dessas estruturas causadoras dos radicais livres e dos danos causados por eles. A vitamina os combate diariamente. Além disso, o consumo da vitamina C em formato oral também auxilia no combate a infecções e no fortalecimento do sistema imunológico. 

Clareia manchas e uniformiza o tom da pele

Essa vitamina possui inúmeros benefícios para a saúde da nossa pele, e um deles é o de auxiliar no clareamento de manchas e também na uniformização do tom da pele, deixando-a da mesma tonalidade por inteiro. 

A melanina, que é o que pigmenta nossa pele, possui a função de proteger a derme mas é bastante sensível e alguns fatores externos podem causar distúrbios ocasionando em pigmentação indesejadas. Se você tem manchas como sardas, olheiras muito escuras ou mesmo melasma, vale a pena apostar no ativo para auxiliar no clareamento. 

Trata e previne rugas e linhas de expressão

Além dos benefícios acima, a vitamina C ainda estimula a produção de colágeno, que é o grande responsável pela estrutura, firmeza e elasticidade da nossa cútis. Quando aumentamos a produção desta substância automaticamente as linhas de expressão e as rugas acabam sendo atenuadas e até mesmo prevenidas.

A vitamina C mais indicada para a prevenção das linhas de expressão e das rugas é a de uso tópico. As de consumo oral são menos eficientes para essa finalidade. Ela ajuda a aumentar a firmeza da pele, deixando-a mais uma vez jovem e com um aspecto viçoso e bonito. O tratamento de prevenção deve ser iniciado a partir dos 25 anos de idade. 

Ilumina a pele

Alcançar uma pele “glow” bem iluminada como as das mulheres da capa de revista pode até parecer uma tarefa um tanto difícil, mas se torna bem fácil quando a vitamina C é inserida na skincare. As agressões causadas pela poluição e pelos raios UV emanados pelo sol podem deixar nossa pele muito opaca e com aparência de pele mais madura. 

Com o efeito antioxidante da vitamina C, você consegue devolver a pele o aquele viço glamuroso sem precisar de muitos cremes para isso. Além disso a vitamina inibe a formação da melanina, o que também beneficia muito a luminosidade e viço da pele. A aparência da pele fica muito saudável e com um brilho radiante. 

Potencializa a proteção do filtro solar

Os dermocosméticos com vitamina C são capazes até mesmo de potencializar os efeitos dos protetores solares. Por ser um poderoso antioxidante, a substância previne o envelhecimento precoce causado pelo sol e suaviza os sinais nocivos de idade que os raios UV causam na nossa derme. 

Ajuda na produção de novas fibras de colágeno e elastina

Alimentos ricos em vitamina C ajuda o organismo a subir os níveis de produção de colágeno. O colágeno é uma proteína muito comum e necessária no corpo humano. Ela está presente em áreas como os tendões, na gordura, nos ligamentos e é claro, na nossa pele. 

Dá mais firmeza à pele

A firmeza da pele é essencial para a beleza da mesma. Com o uso da vitamina C, essa firmeza perdida com o tempo é devolvida e consequentemente as rugas são reduzidas, o que deixa a pele muito mais bonita e jovem. Quem sofre com cerca flacidez nos tecidos da derme devem apostar no antioxidante. 

Hidrata a pele

Além de todos estes benefícios citados acima, a vitamina C também proporciona hidratação profunda para a pele. Todo e qualquer tipo de pele necessita de hidratação. Seja ela seca, mista ou oleosa, é de extrema importância hidratar a derme.

Viu como este ativo pode beneficiar a saúde da sua cútis? Está esperando o que para implementar essa vitamina mais que completa na sua rotina de cuidados diários com a pele? Transforme a saúde do seu rosto. Aposte na vitamina C!

Erros comuns na utilização de vitamina C

A vitamina C é um ativo indicado para todos os tipos de pele, porém um grande erro cometido pela maioria das consumidoras é escolher um tipo de vitamina C não apropriado para o seu tipo de pele. 

Os séruns por exemplo são mais indicados para peles oleosas enquanto os cremes mais densos de vitamina C são indicados para peles secas. Escolha de acordo com seu tipo de pele. Tirando isso, está liberado a utilização do produto tanto no período da manhã, quanto no da noite.

Resumo

Neste artigo completo sobre o top ativo vitamina C e seus benefícios você pode conhecer cada uma das vantagens que ela pode oferecer para a sua pele, bem como os erros mais comuns na hora da escolha. Se você gostou do nosso conteúdo compartilhe-o em suas redes sociais e deixe nos comentários sua experiência com o ativo. Obrigada por me acompanhar até o final, e nos vemos em breve com mais materiais explicativos! 

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}