Vitamina C para o rosto como usar ?

janeiro 7, 2021

Fazer uso da vitamina C no rosto é uma ótima forma de eliminar incômodos cutâneos como por exemplo manchas de sol e desigualdades no tom da pele. Os cosméticos que contam com essa poderosa vitamina ainda são favoráveis na prevenção e tratamento das rugas e todos os sinais de envelhecimento, o que faz da vitamina C um ativo absolutamente completo. Por isso é tão utilizado em tratamento de beleza! 

Deixar de aplicar a vitamina C no rosto é um erro que a mulher moderna não pode cometer em sua skincare. Na nossa rotina do dia a dia somos expostas a diversos ataques dos famosos radicais livres, que são as moléculas que desalinham e causam danos a nossa pele, se não tratarmos esses desalinhos, obteremos por resultado uma pele sem viço, envelhecida precocemente e sem vida. 

A vitamina C também pode ser obtida de forma oral através de alimentos e complexos vitamínicos, mas a melhor maneira de tratar a pele com o ativo é utilizando-o diretamente no rosto. Neste guia vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a vitamina C de uso tópico. Acompanhe até o fim!

Essa vitamina possui muitas finalidades. O motivo pelo qual a maioria dos consumidores adicionam o ativo em seus cuidados com a pele é pelo seu alto poder antioxidante. Esse efeito promove fortalecimento no sistema imunológico, neutralização da ação dos radicais livres, prevenção dos danos causados pelos raios UV e também pela poluição. 

Outro efeito muito benéfico da vitamina C é sua ação clareadora. Quando encontrada em sua forma mais pura, ela pode clarear e uniformizar o tom da pele devolvendo luminosidade e brilho, além de também prevenir e tratar os sinais de envelhecimento da pele por meio do aumento e manutenção da síntese de colágeno. Muitos benefícios para um único ativo. 

Quando começar a usar Vitamina C para o rosto ?

O mais indicado é que a vitamina C seja inserida na rotina de cuidados com a derme o quanto antes. A partir dos 20 anos você já pode introduzir esse ativo milagroso em sua skincare. Dessa forma fica bem fácil prevenir os sinais de envelhecimento que nos fariam sofrer lá na frente.  

Vitamina C para o rosto como usar?

A forma de uso da vitamina C fica a critério do consumidor, a não ser que o produto venha com essa informação em sua embalagem. A maioria dos dermocosméticos vem dizendo se são para uso diurno ou noturno. Geralmente os cremes ou séruns de vitamina C podem ser utilizados em qualquer horário, então se o produto não vier indicando a forma de uso pode ser aplicado qualquer horário do dia. 

É importante que o tratamento não seja interrompido e que a vitamina C seja aplicada todos os dias sem exceção. Comece utilizando concentrações baixas para que sua pele se acostume com o ativo. Depois é só ir subindo gradativamente e ver como a derme se adapta. Não vá de primeira aplicando 20 % de vitamina C pura no rosto. 

Qual a quantidade ideal de vitamina C por dia ?

Um detalhe bastante ignorado pelas consumidoras dos dermocosméticos com vitamina C é a porcentagem do produto. Como mencionado um pouco acima, o ideal é começar com produtos pouco concentrados como por exemplo contendo 5% de vitamina C. Depois suba para 10 % e quando notar que sua pele está reagindo bem, pode partir para as concentrações mais altas.

Nunca escolha cosméticos com concentrações de vitamina C acima de 20%. Estudos comprovaram que essas quantidades têm pior absorção pela pele e podem causar acne e outros malefícios. Se estiver começando o tratamento com o ativo, além de escolher uma baixa, aplique pouca quantidade diária do produto na face e novamente vá subindo gradativamente.

Qual o melhor horário para usar vitamina C para o rosto ?

Nada é muito comentado sobre o melhor e mais indicado horário para aplicar esse aliado na nossa pele. Isso significa que a vitamina C é efetiva trabalhando tanto a noite quanto de dia. Alguns especialistas apontam que ela deve ser utilizada pela manhã quando acordamos que é quando devemos preparar a nossa pele para enfrentar os radicais livres do dia. Eles acrescentam que a vitamina C, sempre que utilizada pela manhã, necessita de um complemento: O protetor Solar com fps maior que 30. 

Qual a importância de usar vitamina C para o rosto todos os dias?

A importância da vitamina C na rotina de cuidados é de 100%. É ela quem vai garantir que sua pele chegue saudável a idades mais avançadas. Quanto antes o ativo for introduzido na skincare, melhor. Ela vai auxiliar na produção e manutenção do colágeno da pele prevenindo ou eliminando linhas e rugas. Além de clarear e uniformizar a tonalidade da pele e eliminar manchinhas causadas pelo sol. 

Pode usar vitamina C e se expor ao sol ?

Pode sim. Como já mencionado neste material, o melhor horário para utilizar a vitamina C é pela manhã. Se ela for pura ou conter outros ativos como a vitamina E e o ácido ferúlico melhor ainda. A vitamina C utilizada pela manhã potencializa a ação fotoprotetora do filtro solar, mas fique alerta. Não é indicado utilizá-la sem aplicar depois um protetor de pelo menos fps 30.

Contraindicações do uso da vitamina C no rosto

Para a alegria da massa, a vitamina C pode ser utilizada por todo e qualquer tipo de pele e não possui restrições. Até mesmo quem sofre com a pele oleosa e as gestantes. É claro que é bem importante consultar um dermatologista que irá indicar a melhor quantidade para começar o tratamento, principalmente se sua pele for sensível. Mas no geral o ativo não possui restrições.

Resumo

Neste guia sobre sobre a vitamina C pro rosto você conheceu um pouco mais sobre as funções do ativo em seu uso tópico e também alguns de seus benefícios para a pele. Além disso, desvendamos uma grande dúvida: usar de dia ou de noite? Esperamos que tenha gostado do conteúdo e compartilhe-o em suas redes sociais para ajudar o maior número de mulheres a obter conhecimento sobre o ativo. Até a próxima!

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}