Sabonete para pano branco – Qual o melhor?

  • Home
  • »
  • Sabonete para pano branco – Qual o melhor?

agosto 24, 2020

Nossa pele é a proteção do nosso corpo, mas isso não significa que ela esteja imune a qualquer tipo de dano externo. Principalmente no verão, podemos ser acometidos a doenças de pele diversas. 

A mais comum dentre elas, é a micose. Dependendo das características dessa micose, pode até ser algo bastante grave e que devemos ter em atenção. O pano branco, também conhecido como micose de praia é tópico principal deste artigo.

Aqui você vai aprender não só o que é de fato o pano branco, mas também como ele surge na pele e como tratar essa micose de pele tão incômoda e nada agradável. 

sabonete para pano branco

O nome original do pano branco é pitiríase versicolor. Ele é uma micose causada por fungos chamados Malassezia, que nada mais são que leveduras habitantes silenciosas dos nossos folículos pilosos. Os Malassezia não causam nem uma manifestação. 

Se você desenvolveu pano branco e está assustada, não se apavore. O pano branco é uma doença de pele muito comum. 

Para que serve o sabonete antifúngico para pano branco?

sabonete para pano branco

O pano branco pode ser tratado de diversas maneiras. Algumas delas são: Cremes, Loções, sprays, sabonetes e até mesmo comprimidos. O sabonete antifungico tem propriedades importantes na eliminação e tratamento do pano branco. O melhor sabonete para pano branco é o sabonete de enxofre.

O sabonete de enxofre pode ser encontrado tranquilamente em farmácias e possui altas concentrações do ativo. Seu objetivo é desinfectar o corpo, bem como aliviar coceiras e obviamente evitar novas infecções bacterianas.

Top 5 Tabela de  Comparação - Melhor sabonete para micose pano branco

Aspexia

Formato:

Barra

Tipo de Pele:

Peles oleosas

Ativo:

Enxofre

Granado Laranja

Formato:

Barra

Tipo de Pele:

Todo tipo de pele 

Ativo:

Enxofre e Ácido salicílico

Sabonete Sulfuroso Granado

Formato:

Barra

Tipo de Pele:

Todo tipo de pele 

Ativos:

Enxofre 10%

Sabonte Enxofre Granado Laranja

Formato:

Barra

Tipo de Pele:

Todos os tipos incluindo Peles sensíveis

Ativo:

Enxofre 7%

Sabonete Matacura Sarnicida

Formato:

Barra

Tipo de Pele:

Todo tipo de pele menos pele sensível

Ativos:

Benzoato de Benzila

#1 - Sabonete de enxofre Aspexia

Para quem deseja se livrar de fungos e bactérias da pele, a Asepxia é a marca ideal. Ela foi desenvolvida com o intuito de livrar a pele das bactérias que causam acnes e espinhas mas também pode ser muito útil no tratamento de fungos por todo o corpo. Como já te contei por aqui, o enxofre é o ativo mais indicado para se livrar do pano branco. O sabonete de enxofre da Asepxia é capaz de promover uma limpeza profunda na pele e eliminar, além de impurezas diversas, bactérias e fungos.

PRÓS

  • ótimo para peles oleosas

CONTRAS

  • Não foram encontrados

#2- Sabonete antiacne Grando Laranja

A granado é outra marca que não deixa a desejar em se tratando de qualidade. Como já sabemos, a acne não passa de uma bactéria. Para eliminá-la, o processo é o mesmo que para outras bactérias. Portanto está 100% liberado usar sabonetes antiacne na luta contra o pano branco. Esse sabonete conta com ativos como o enxofre, o ácido salicílico e sua base é vegetal, sendo excelente para peles sensíveis e sensibilizadas.

PRÓS

  • Bom para peles sensíveis

CONTRAS

  • Pouca quantidade por embalagem. 

#3-Sabonete Sulfuroso Granado Azul


Ainda falando da granado, eles possuem uma outra opção excelente para o tratamento do pano branco. O Sabonete Sulfuroso conta com também base vegetal e enxofre a 10%. Ele atua na remoção eficaz de células mortas, sem causar ressecamento da pele, o que é excelente pois é um sabonete pouco agressivo e ainda assim, bastante eficaz contra fungos e bactérias. Outro diferencial é que o Sabonete Sulfuroso da granado não é testado em animais.

PRÓS

  • Produto não testado em animais

CONTRAS

  • Não recomendado para peles mais sensíveis

#4- Sabonete Granado Laranja

Uma terceira opção ainda da granado é o Sabonete de Enxofre. Bem parecido com as outras opções, este conta também com base vegetal e sua concentração do ativo em sua fórmula é de 7%. Ele não possui parabenos, o que é indispensável em um bom produto para peles sensíveis e não possui nem um ingrediente de origem animal. Indico para peles sensíveis devido a menor concentração de enxofre na fórmula.

PRÓS

  • Bom para todos os tipos de pele incluindo pele sensível
  • Não possúi parabenos 
  • Zero ingredientes de origem animal- Vegano

CONTRAS

  • Menor concentração de enxofre leva a menos potência de atuação.

#5- Sabonete Matacura

Nossa última indicação pode parecer até um pouco estranha, mas ele é visto como uma das melhores opções de tratamento para o pano branco. O motivo disso é que o Matacura é um produto muito concentrado e capaz de secar e eliminar as micoses e alergias diversas da pele. Ele é indicado para situações mais graves de pano branco, já que sua fórmula é bastante concentrada. Não é indicado utilizá-lo em peles muito sensíveis. Outra característica marcante do Matacura é seu odor, também bastante forte. Se você possui sensibilidade a cheiro, também não indicamos esse sabonete. 

PRÓS

  • Bom para situações mais graves de pano branco.

CONTRAS

  • Não indicado para peles sensíveis.
  • Odor bastante forte;

Como o pano branco ocorre na pele e como pode ser prevenido?

manchas brancas

Como já te contei os fungos que causam o pano branco são fungos já existentes na primeira camada da pele do nosso corpo. Para que o pano branco de fato ocorra, só é necessário condições favoráveis para que eles se cresçam e tomem novas e maiores proporções.

As situações climáticas capazes de fazer com que esse processo aconteça são o calor e a umidade. Alguns outros fatores também capazes de interferir são a desnutrição, a sudorese excessiva, o uso de medicamentos como por exemplo os anticoncepcionais, de corticóides e de imunossupressores. 

Quais os sintomas de pano branco ?

manchas brancas

Os 4 sintomas mais frequentes do pano branco na nossa pele são:

  • Manchas circulares amareladas ou esbranquiçadas;

  • Descamação da pele;

  • Manchas brancas que aumentam de tamanho;

  • Manchas que desaparecem após o verão. 

Os lugares mais comuns onde essas manchas podem aparecer são peito, pescoço, couro cabeludo, braços e costas. Na maioria dos casos as manchas são bem pouco pigmentadas.

Como a micose pode ser prevenida e tratada?

pitiríase versicolor

Os profissionais da área dermatológica indicam que para prevenir esse tipo de doença é muito importante apostar em looks frescos e levinhos.

  • Utilizar roupas leves, arejadas e de preferência de tecidos não sintéticos;
  • Rotina adequada de higiene pessoal, utilizando sabonetes específicos;
  • No verão, os cuidados devem ser redobrados e mais intensos;
  • Usar filtros solares em spray e como toques sequinhos e livres de óleo 

Pano branco tem cura?

Mais uma vez, em se tratando de um fungo já existente e natural da nossa pele, o pano branco não tem cura. Mas não se assuste, existe tratamento e formas de prevenir que o caso se agrave. Vamos falar um pouco mais sobre o tratamento no próximo tópico.

Tratamentos para pano branco

pitiríase versicolor

 Na maioria dos casos de pano branco ele pode ser tratado com medicação de uso tópico (remédios para aplicar na pele) como por exemplo cremes, loções, sabonetes e shampoos. A utilização de comprimidos no tratamento deve ser implementada por um profissional e somente em casos mais graves da doença.

Os tratamentos mais utilizados para a doença são à base de:

  • Sulfeto de Selênio em solução tópica ou capilar;
  • Ciclopirox Olamina em creme, pomada ou solução tópica;
  • Cetoconazol em creme, pomada ou solução tópica;
  • Terbinafina em creme;
  • Clotrimazol em creme.

Tratamento natural para Pano branco

Existem algumas soluções naturais que podem ser também potentes no tratamento do pano branco e potencializar muito os resultados, mas não indico que substitua um tratamento mais específico e intenso. 

A água com um pouco de bicarbonato de sódio também pode oferecer um excelente resultado, ambos possuem propriedades antifúngicas e antibacterianas. 

pitiríase versicolor pitiríase versicolor pitiríase versicolor

Como acelerar o tratamento?

Para acelerar o tratamento do pano branco basta seguir algumas dicas simples. Veja:

  • Lavar e secar bastante a região afetada antes de aplicar os medicamentos;

  • Evitar deixar o suor acumular;

  • Evitar aplicar cremes e/ou produtos gordurosos;

  • Evitar exposição exagerada ao sol;

  • Usar protetor solar diariamente.


Resumo

Como você pode notar neste artigo completo sobre o pano branco que é uma doença que embora seja muito comum, é bastante incômoda. As chances de conseguir se livrar do problema são de aproximadamente 90% desde que corretamente identificada e seguido  o processo que explico com detalhes no artigo.

Veja também os nossos artigos sabonete para o rosto, sabonete para pele oleosa e sabonete para acne.

Obrigada por me acompanhar até aqui e até a próxima! Deixe nos comentários assuntos que te interessam e que gostaria de ver por aqui.

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Sobre o Autor

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Sabonete Enxofre 80G, Asepxia

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"ca7d5":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"ca7d5":{"val":"var(--tcb-color-6)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"ca7d5":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
VER PRODUTO