Rotina Skin Care Pele Oleosa Passo a Passo

abril 9, 2021

A rotina de cuidados com a pele já é conhecida em todo o mundo e sua importância já foi explicada muitas vezes. Porém, quem sofre com a oleosidade excessiva pode sentir algum medo ou desconforto de participar desse grupo de pessoas que praticam o cuidado com a pele. É claro que elas não estão erradas, a pele oleosa pode ser ainda mais prejudicada por alguns produtos em excesso. 

O problema de não realizar um cuidado em pele oleosa é que a pele não fica hidratada. Hoje nosso mercado cosmético nos oferece uma grande gama de produtos específicos para a pele oleosa, já que é a pele predominante, pelo menos no Brasil. Para você perder o medo dessa rotina diária de cuidados criamos este guia absolutamente completo para instruir e inspirar a se cuidar cada vez mais.

Ad

Seguindo uma rotina à risca, você não precisa ter medo dos problemas que mal cuidados com a pele oleosa pode te acarretar. Agora sem mais delongas vamos à rotina para deixar essa pele ainda mais bonita ou mesmo salvá-la de uma aparência desagradável! 

O termo em inglês skincare significa nada mais nada menos que cuidados com a pele do rosto. Ele diz respeito a tratar diariamente a pele com produtos em uma ordem especificada para obter resultados expressivos de textura da pele do rosto. Em uma pequena janela de tempo o indivíduo desfruta de uma pele saudável, viçosa e com uma aparência mais jovem e bonita. 

Passo a passo skincare para pele oleosa- Dia

Os cuidados da manhã, talvez sejam os mais importantes do dia para a pele. Isso não é diferente para que sofre com a oleosidade em excesso. Fique atenta na rotina matinal e siga a risca para atingir bons resultados. Veja:

1 - Higienização facial 

O primeiro passo de toda e qualquer rotina, cuidados diários, é a limpeza da pele. Nessa etapa você precisa escolher um sabonete específico para pele oleosa , porém muitos sabonetes para pele oleosa que existem no mercado são esfoliantes, e principalmente se você tem uma pele acneica, apostar especial cosméticos é um erro. 

O sabonete para pele oleosa de uso diário vai ser o grande responsável por eliminar toda a oleosidade acumulada nos poros durante a noite deixando uma pele totalmente higienizada e pronta para receber os produtos que virão a seguir. O produto pode ser aplicado na pele e espalhado com as mãos ou com a ajuda de uma esponja facial em movimentos circulares. 

2- Aposte nos Antioxidantes

Com a face já limpa, livre de impurezas e oleosidade, chegou a hora de aplicar um produto antioxidante. Geralmente esses antioxidantes são em formato de sérum de vitamina C ou E, por exemplo. Porém, ele também pode ser encontrado em forma de cremes com o ativo ácido hialurônico e outros. 

Eles possuem propriedades importantes capazes de fortalecer as barreiras naturais de proteção da pele deixando-a ainda mais segura e protegida da radiação solar e dos radicais livres.

3 - Creme de tratamento

Nessa terceira etapa você pode adicionar um creme de tratamento da sua escolha. Se sua pele está ressecada, você deve usar um hidratante para pele oleosa , se seu problema é manchas ou acne, aposte em cremes com agentes que tratam esse tipo de problema. Esse é o momento de inserir seu tratamento facial na sua rotina de cuidados. Se sua pele estiver saudável, não pule este passo, aplique sempre um hidratante leve.

4 - Protetor solar

O penúltimo e um dos mais importantes passos de qualquer skincare é a proteção solar. Aplique um protetor solar para pele oleosa diariamente. O FPS desse protetor deve ser igual ou superior a 30, como indicado pela grande maioria dos especialistas. O sol é um dos principais responsáveis pelos danos faciais. Nunca deixe de se proteger contra ele. 

5 - Hidrate os lábios

Poucas pessoas dão a devida importância a hidratação labial, mas ela é muito importante para manter o rosto completamente saudável. Os hidratantes para os lábios são o último passo de uma boa skincare. Eles deixam a boca macia, protegida e hidratada. Existem hidratantes com cor que podem deixar seus lábios corados para o dia a dia.

Ad

Passo a passo skincare para pele oleosa- Noite

Na parte da noite os cuidados devem continuar! Nada de deitar e dormir sem antes cuidar de sua pele. Os cuidados noturnos também devem ser um hábito principalmente se você aplicar maquiagem após um cuidado com a pele do dia.

1 - Remover a maquiagem

O primeiro passo da rotina da noite é a remoção da make. Já estamos mais que calejadas de saber que dormir de maquiagem é um dos hábitos mais prejudiciais para a pele. Se você tem esse costume, abandone-o imediatamente. Você pode fazer essa remoção com um demaquilante ou água micelar e com a ajuda de um algodão ou de um lenço.

 2 - Lave o rosto

Mesmo após a aplicação do demaquilante ou água micelar é importante higienizar o rosto novamente com um sabonete específico. Pode até parecer que o seu rosto ficará limpo somente com o demaquilante, mas acredite, não está! A pele oleosa precisa de uma higienização extremamente completa. Repita o mesmo processo de limpeza da manhã.

3 - Aplique um tônico facial

Chegou a hora de tonificar a pele depois de tanta limpeza. O tônico vai ser o grande responsável por deixar a pele com o pH mais equilibrado e também por reforçar ainda mais a limpeza dos poros. 

Fazendo uso desses 3 cosméticos nessa ordem, você consegue uma limpeza profunda desobstruindo os poros sem agredir a pele. Para realizar basta molhar um algodão com o tônico e passar suavemente no rosto. 

 4 - Água termal 

Com todo o procedimento acima a pele pode ficar um pouco “agitada” e aí chega o momento de acalmá-la. Para isso você vai precisar de uma água termal. Essa aguinha pode ser utilizada com diversas finalidades, mas principalmente para deixar a pele mais tranquila e livre de alergias e irritações.

5 - Hidratação final

Com a pele já limpa e calma chegou a hora de hidratar. Esse passo não deve ser pulado, mas para peles oleosas o ideal é utilizar um creme menos denso ou um sérum fluido. Escolhas os em formato noturno.

Porque a skincare para pele oleosa é importante?

Apesar de ser deixado de lado algumas vezes pelas mulheres que sofrem com oleosidade excessiva, a skincare para pele oleosa é tão ou mais importante quanto para qualquer outro tipo de pele. Talvez por ter tido algumas experiências ruins com alguns cosméticos, as pessoas de pele oleosa optam por apenas lavar o rosto com certa frequência durante o dia. 

mulher aplicando primer

Isso é um grande erro, principalmente se o sabonete não for adequado ou até se o sabonete for adequado para pele oleosa, mas não de uso diário. Tudo isso tem que ser analisado antes de montar uma rotina de cuidados para pele oleosa. Montar essa skincare já foi uma tarefa mais difícil, porém atualmente é bem fácil por conta da evolução do mercado cosmético. Se você sofre com a pele oleosa, não tenha medo da skincare!  

Onde encontrar os melhores produtos?

Os produtos de skincare para a pele oleosa, podem ser encontrados em qualquer lugar que venda produtos cosméticos como, por exemplo, farmácias, lojas especializadas e até mesmo supermercados. É muito fácil também se deparar com dermocosméticos para pele oleosa em diversas lojas pela internet. 

Comprar pela internet, muitas vezes, acaba sendo a opção mais prática, mas devemos tomar cuidados com a loja escolhida. Por esse motivo nós do Escolha Beleza sempre indicamos a loja virtual da Amazon. Lá você encontra diversos produtos específicos para esse tipo de pele, e por aqui estamos sempre fazendo resenhas desses produtos. Fica de olho!

Ad

Resumo 

Neste pequeno guia sobre a skincare para pele oleosa você aprendeu absolutamente tudo o que precisa saber para montar uma boa rotina de cuidados para peles com oleosidade excessiva. Cada passo e sua importância foi descrito nos tópicos acima. Fique á vontade para ler e reler o conteúdo. 

Se possível compartilhe esse conteúdo com suas amigas e familiares para nos ajudar a compartilhar o conhecimento e deixar as mulheres ainda mais lindas com as rotinas de cuidados diários. Até a próxima!

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}