Quantas vezes esfoliar o rosto ? Saiba a frequência ideal

outubro 21, 2020

A esfoliação facial pode até parecer um processo fácil e prático de ser realizado. A maioria das pessoas pensam que basta comprar um esfoliante para o rosto e pronto. Acontece que não é só comprar qualquer produto e esfregar no seu rosto. Esse é um pensamento completamente equivocado. Você deve comprar um esfoliante adequado para a sua pele, veja o nosso artigo " Melhor esfoliante para o rosto " e descubra o mais indicado para você. 

É muito importante ter em mente que na hora da esfoliação alguns fatores contam muito para o resultado. Identificar o seu tipo de pele por exemplo, é o passo primordial para adicionar qualquer cuidado à sua skincare. A frequência em que você vai realizar o processo de esfoliação durante a semana também vai depender muito da sua pele e do produto. Neste guia você vai aprender tudo o que precisa saber antes de realizar uma esfoliação. Vamos lá!

Ad

Pra inicio de conversa deixa eu te explicar todos os benefícios de uma esfoliação facial:

  • Melhora a textura da pele;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Estimula a produção de células novas com mais colágeno;
  • Evita oleosidade excessiva;
  • Deixa a pele pronta para hidratação;
  • Remove as células mortas expelidas pelo organismo;
  • Desobstrui os poros, limpando profundamente;
  • Atenua e combate rugas e linhas de expressão;
  • Combate o aparecimento de acnes e cravos;
  • Elimina manchas e marcas de acnes;

Deve adaptar a quantidade de esfoliações de acordo com o seu tipo de pele ?

Sim. O ideal é consultar-se com um dermatologista. O médico é quem vai determinar a quantidade de esfoliação que sua pele necessita por semana. Alguns fatores como estado atual da sua pele, se ela é sensível, seca, mista ou oleosa, a intensidade de esfoliação do cosmético, entre outros itens determinantes é que vão determinar.

Quantas vezes devo esfoliar o rosto?

Pele oleosa

A pele oleosa é a que se destaca no Brasil e a grande maioria da população sofre com a oleosidade excessiva. A pele oleosa, por motivos óbvios, é a que mais necessita de esfoliação, mas não esfoliação com qualquer cosmético, é muito importante principalmente nesse caso escolher produtos específicos para remover oleosidade. 

Os cosméticos desenvolvidos com essa função auxiliarão também no controle do sebo e regulará a produção de oleosidade, além de limpar com mais intensidade os poros. A esfoliação também vai ajudar a uniformizar e remover imperfeições da pele oleosa. A higienização profunda dos poros evita o aparecimento de novos cravos e espinhas.

A frequência ideal para se esfoliar a pele oleosa é de no máximo 3 vezes por semana. 

Pele seca

A esfoliação na pele seca é a que mais necessita de intervalos maiores. Independente de ser química ou mecânica, a esfoliação proporciona perda de umidade e hidratação na pele, e como a pele seca já dispõe pouco desses artifícios, é necessário esfolia-la somente 1 vez por mês, ou de 15 em 15 dias. 

Se a pele for muito seca, prefira realizar o processo uma vez ao mês, caso seja um pouco menos seca, pode ser de 15 em 15. Isso porque além de perder a água da pele, ela ainda pode ficar irritada com esse processo de remoção da hidratação com muita frequência. Na maioria dos casos uma vez a cada trinta dias é o suficiente. 

Ad

Pele madura

A pele madura já sofreu muito com os processos naturais de perda de alguns nutrientes da pele. Fatores como a poluição, o tempo, entre outros, acabam por diminuir a taxa de renovação cutânea desse tipo de pele. Por esses motivos, o ideal é esfoliar de uma a duas vezes na semana e optar sempre por esfoliantes mais suaves e menos agressivos. 

Pele Mista

Peles mistas ou normais podem ser esfoliadas com uma frequência também um pouco maior. Isso pelo fato da produção de sebo é regulada e a esfoliação não irá remover a umidade natural da pele. Se a pele for mais puxada para oleosa, pode-se esfoliar de 2 a 3 vezes na semana, se for um pouco mais seca, não deve passar de 2 esfoliações semanais.

Conheça alguns tipos de esfoliação

A esfoliação pode ocorrer de duas formas, da forma física, ou mecânica que é quando utilizamos dos movimentos manuais em conjunto com produtos que contenham partículas abrasivas para causar atritos a pele e fazer com que as células mortas se descolem dela, dando lugar a uma pele jovem e bonita. 

Existe também a esfoliação química, que é realizada através de ácidos capazes de fazer com que as mesmas células mortas se desprendam, mas sem depender de movimentos ou de granulos. Geralmente, são utilizados ácidos como por exemplo o salicílico ou retinóico para realizar esse procedimento.

Algumas dicas para a esfoliar o rosto

Separamos 5 dicas para você que está iniciando as rotinas de esfoliação no rosto. Veja:

  • Nunca esfolie a pele pós depilação: Esfoliar a pele após a realização de algum processo agressivo pode ser muito prejudicial ao rosto.

  • Hidratar é obrigatório: A esfoliação pode causar ressecamento de pele pois elimina um pouco da umidade natural, para que isso não ocorra, mantenha a hidratação em dia 

  • Comprado ou caseiro: Não importa se o produto é comprado na perfumaria ou feito em casa. Açúcar e mel fazem o mesmo resultado que um esfoliante comprado. Só não deixe de realizar o processo por não ter um cosmético.

  • Escolha de acordo com suas necessidade: Já batemos bastante nesta tecla por aqui, por conta da importância de se utilizar um produto que se adapte a sua pele e não a prejudique. 

  • Siga o passo a passo: Na hora de esfoliar é muito importante seguir o passo a passo que ensinamos neste material. É ele que vai garantir uma esfoliação bem feita, para que você aproveite ao máximo seus resultados. 

Ad

Resumo

Neste guia completo sobre quantas vezes devemos esfoliar o rosto você aprendeu um pouco mais sobre a prática da esfoliação e o porque deve inseri la em sua rotina de cuidados com a pele o quanto antes. Se você já possui alguma experiência com a esfoliação, conta pra gente nos comentários.

Obrigada por me acompanhar até aqui e nos vemos em breve!


About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}