A esfoliação facial pode até parecer um processo fácil e prático de ser realizado. A maioria das pessoas pensam que basta comprar um esfoliante para o rosto e pronto. Acontece que não é só comprar qualquer produto e esfregar no seu rosto. Esse é um pensamento completamente equivocado. Você deve comprar um esfoliante adequado para a sua pele, veja o nosso artigo " Melhor esfoliante para o rosto " e descubra o mais indicado para você.
É muito importante ter em mente que na hora da esfoliação alguns fatores contam muito para o resultado. Identificar o seu tipo de pele por exemplo, é o passo primordial para adicionar qualquer cuidado à sua skincare. A frequência em que você vai realizar o processo de esfoliação durante a semana também vai depender muito da sua pele e do produto. Neste guia você vai aprender tudo o que precisa saber antes de realizar uma esfoliação. Vamos lá!
Ad
Tabela de Conteúdos
Quais os benefícios de uma esfoliação facial ?

Pra inicio de conversa deixa eu te explicar todos os benefícios de uma esfoliação facial:
Deve adaptar a quantidade de esfoliações de acordo com o seu tipo de pele ?

Sim. O ideal é consultar-se com um dermatologista. O médico é quem vai determinar a quantidade de esfoliação que sua pele necessita por semana. Alguns fatores como estado atual da sua pele, se ela é sensível, seca, mista ou oleosa, a intensidade de esfoliação do cosmético, entre outros itens determinantes é que vão determinar.
Quantas vezes devo esfoliar o rosto?
Pele oleosa
A pele oleosa é a que se destaca no Brasil e a grande maioria da população sofre com a oleosidade excessiva. A pele oleosa, por motivos óbvios, é a que mais necessita de esfoliação, mas não esfoliação com qualquer cosmético, é muito importante principalmente nesse caso escolher produtos específicos para remover oleosidade.
Os cosméticos desenvolvidos com essa função auxiliarão também no controle do sebo e regulará a produção de oleosidade, além de limpar com mais intensidade os poros. A esfoliação também vai ajudar a uniformizar e remover imperfeições da pele oleosa. A higienização profunda dos poros evita o aparecimento de novos cravos e espinhas.
A frequência ideal para se esfoliar a pele oleosa é de no máximo 3 vezes por semana.
Pele seca

A esfoliação na pele seca é a que mais necessita de intervalos maiores. Independente de ser química ou mecânica, a esfoliação proporciona perda de umidade e hidratação na pele, e como a pele seca já dispõe pouco desses artifícios, é necessário esfolia-la somente 1 vez por mês, ou de 15 em 15 dias.
Se a pele for muito seca, prefira realizar o processo uma vez ao mês, caso seja um pouco menos seca, pode ser de 15 em 15. Isso porque além de perder a água da pele, ela ainda pode ficar irritada com esse processo de remoção da hidratação com muita frequência. Na maioria dos casos uma vez a cada trinta dias é o suficiente.
Ad
Pele madura
A pele madura já sofreu muito com os processos naturais de perda de alguns nutrientes da pele. Fatores como a poluição, o tempo, entre outros, acabam por diminuir a taxa de renovação cutânea desse tipo de pele. Por esses motivos, o ideal é esfoliar de uma a duas vezes na semana e optar sempre por esfoliantes mais suaves e menos agressivos.
Pele Mista

Peles mistas ou normais podem ser esfoliadas com uma frequência também um pouco maior. Isso pelo fato da produção de sebo é regulada e a esfoliação não irá remover a umidade natural da pele. Se a pele for mais puxada para oleosa, pode-se esfoliar de 2 a 3 vezes na semana, se for um pouco mais seca, não deve passar de 2 esfoliações semanais.
Conheça alguns tipos de esfoliação
A esfoliação pode ocorrer de duas formas, da forma física, ou mecânica que é quando utilizamos dos movimentos manuais em conjunto com produtos que contenham partículas abrasivas para causar atritos a pele e fazer com que as células mortas se descolem dela, dando lugar a uma pele jovem e bonita.
Existe também a esfoliação química, que é realizada através de ácidos capazes de fazer com que as mesmas células mortas se desprendam, mas sem depender de movimentos ou de granulos. Geralmente, são utilizados ácidos como por exemplo o salicílico ou retinóico para realizar esse procedimento.
Algumas dicas para a esfoliar o rosto

Separamos 5 dicas para você que está iniciando as rotinas de esfoliação no rosto. Veja:
Nunca esfolie a pele pós depilação: Esfoliar a pele após a realização de algum processo agressivo pode ser muito prejudicial ao rosto.
Hidratar é obrigatório: A esfoliação pode causar ressecamento de pele pois elimina um pouco da umidade natural, para que isso não ocorra, mantenha a hidratação em dia
Comprado ou caseiro: Não importa se o produto é comprado na perfumaria ou feito em casa. Açúcar e mel fazem o mesmo resultado que um esfoliante comprado. Só não deixe de realizar o processo por não ter um cosmético.
Escolha de acordo com suas necessidade: Já batemos bastante nesta tecla por aqui, por conta da importância de se utilizar um produto que se adapte a sua pele e não a prejudique.
Siga o passo a passo: Na hora de esfoliar é muito importante seguir o passo a passo que ensinamos neste material. É ele que vai garantir uma esfoliação bem feita, para que você aproveite ao máximo seus resultados.
Ad
Resumo

Neste guia completo sobre quantas vezes devemos esfoliar o rosto você aprendeu um pouco mais sobre a prática da esfoliação e o porque deve inseri la em sua rotina de cuidados com a pele o quanto antes. Se você já possui alguma experiência com a esfoliação, conta pra gente nos comentários.
Obrigada por me acompanhar até aqui e nos vemos em breve!