O melhor protetor solar para pele oleosa , com manchas e acne

  • Home
  • »
  • O melhor protetor solar para pele oleosa , com manchas e acne

maio 26, 2020

No Brasil uma grande parcela da população sofre com a pele oleosa. Só quem passa pelas dificuldades diárias que oleosidade excessiva proporciona sabe do que eu estou falando. Esse tipo de pele produz muito óleo, o que acaba por ocasionar a dilatação dos poros, acnes, cravos, entre outros incômodos cutâneos.

Tudo isso pode deixar a pele com uma aparência bem feia se não cuidarmos da causa desses problemas. Para manter tudo em ordem e evitar ao máximo esses desagradáveis danos é muito importante escolher produtos adequados para o seu tipo de pele oleosa, isso faz toda a diferença na saúde e aparência da sua pele. 

Nós que sofremos com a oleosidade sabemos o quanto é difícil encontrar produtos que respondam com certa rapidez à essas dificuldades que enfrentamos, mas os filtros solares que vamos citar aqui, são produtos já testados e aprovados. Separamos também alguns pontos muito importantes que você precisa ficar atenta na hora de escolher o seu protetor facial.

Esse artigo completo sobre protetores solares para peles oleosas com certeza vai te ajudar muito a escolher o melhor filtro solar facial para cuidar adequadamente do seu rosto. A oleosidade sozinha já é capaz de causar um grande estrago. Imagina associada a uma radiação solar? Você já deve saber que o sol também é um grande responsável por grandes problemas cutâneos.

Aqui você vai conhecer os 5 melhores produtos para proteger a pele oleosa dos danos causados pelos raios UVA e UVB  e também entender um pouco mais sobre as necessidades da sua pele com relação à proteção solar. Vamos lá!

PROTETOR SOLAR PARA PELE OLEOSA

Somos seres humanos únicos e diferentes uns dos outros e nossa pele, como tudo no nosso corpo, acompanha essas diferenças. Existem muitos tipos de pele, cada tipo com suas necessidades. Nossa função é identificar qual é o nosso tipo de pele e suas deficiências para então conseguirmos ter o mínimo de entendimento para cuidar adequadamente dela e entregar para ela todos os nutrientes dos quais ela realmente precisa.

As indústrias cosméticas giram em torno disso. Provavelmente você já viu por aí shampoo para cabelos secos, shampoo pós química, para cabelos loiros, para cabelos escuros, entre outros. Com os dermocosméticos isso não é diferente, cada produto para a face é destinado para uma classe específica de pessoas. Quando não entendemos as necessidades da nossa pele e colocamos qualquer produto nela, podemos prejudicar muito sua saúde.

Um bom protetor solar para peles oleosas deve conter nutrientes leves e que não pese no rosto oleoso, enquanto produtos para pele mistas podem ser um pouco mais hidratantes, já que a pele mista também possui partes secas. Já se o filtro solar for destinado à peles secas, ele deve ser bem hidratante e pode possuir oleos e outros ativos que são totalmente proibidos para peles oleosas. Você vai entender isso melhor no decorrer do conteúdo.

As consequências de escolher um produto inadequado 

escolher o melhor protetor solar

Existe uma consequência de se usar o produto errado, ela se chama efeito rebote. Se a sua pele é oleosa e você utilizar um produto específico para peles secas, provavelmente a sua pele ficará ainda mais oleosa e com o uso contínuo desse cosmético errado essa situação vai piorando e piorando, causando acnes, cravos, entre outros malefícios. 

Já se sua pele for seca e você utilizar um cosmético para peles oleosas sua pele seca pode ficar ainda mais ressecada e até mesmo descamar, entre milhares de outras consequências ruins. Fique bastante atenta quando chegar a hora de escolher qualquer produto que você vá passar no seu rosto, inclusive filtros solares. Eles devem ser desenvolvidos para seu tipo de pele, não se preocupe com isso, o mercado está cheio de protetores específicos e para a pele oleosa então, são muitas as opções.

Características do rosto oleoso 

A pele oleosa como eu bem já te contei é a pele predominante no Brasil. Cerca de 70% da população sofre com ela, ou seja, você não está sozinha. Você já entendeu a importância de comprar produtos específicos para a sua pele, mas como identificar se sua pele é realmente oleosa ou não? Vou te ensinar como fazer isso agora.  

Se a sua pele está sempre com aquele aspecto brilhante e úmido na superfície do rosto, principalmente na zona T, que é a testa, nariz e queixo, se ela possui também uma espessura mais grossinha por conta da produção excessiva de sebo, sua pele é sim oleosa. Outra característica bem comum da pele oleosa, é que ela é muito mais propensa a desenvolver acne e cravos por conta do sebo produzido em excesso.

As causas da oleosidade vão muito além da genética. Ela pode ser agravada em decorrência de alguns aspectos hormonais como por exemplo o estresse e o período fértil, no nosso caso. Um estilo de vida não saudável também pode ser responsáveis pela oleosidade excessiva da pele como por exemplo uma alimentação ruim ou hábitos como o tabagismo ou o alcoolismo.

Não podemos esquecer que o sol também é um vilão de quem sofre com esse problema e pode sim agravar o quadro. Portanto se você deseja esbanjar uma pele bonita e saudável por aí, use e abuso do filtro solar para peles oleosas. Além de beber muita água e abandonar esse estilo de vida nada saudável, é claro. Confira aqui mais dicas para tirar a oleosidade do rosto !

Top 5 Melhores Protetores Solares Faciais para Peles Oleosas

Fotoprotetor Isdin Fusion Water

Textura:

Fluída

Tipo de Pele:

Pele oleosa

FPS/PPD:

50

Cor:

Incolor ou com cor

Características:

Não é à Prova de água

Eucerin, Sun Creme-Gel Oil Control

Textura:

Creme / Gel

Tipo de Pele:

Pele oleosa

FPS/PPD:

60

Cor:

Branco

Características:

Não é à Prova de água

Protetor Facial Antiacne FPS 30

Textura:

Creme / Gel

Tipo de Pele:

Todo o tipo de pele principalmente pele oleosa

FPS/PPD:

30

Cor:

Branco

Características:

Prova de água

Protetor Solar Sérum Antioxidante Minesol Oil Control FPS 30

Textura:

Loção-Fluido

Tipo de Pele:

Pele mista e oleosa

FPS/PPD:

30

Cor:

Incolor

Características:

Não é à Prova de água

 Protetor Solar Sun Fresh Facial FPS 60, Neutrogena

Textura:

Creme

Tipo de Pele:

Todo tipo de pele

FPS/PPD:

60

Cor:

Incolor

Características:

Prova de água

#1 - Fotoprotetor Isdin Fusion Water Oil Control, Isdin - Mais indicado pelos dermatologistas para pele oleosa 

protetor solar fps 50

O Fotoprotetor Isdin Fusion Water Oil Control possui um alto fator de proteção 64 se for aplicado na pele seca, e um fator de proteção 54 no caso de ser aplicado na pele molhada. O diferencial deste filtro solar é que ele possui uma grande quantidade de água em sua fórmula, que age diretamente na absorção do protetor com a pele. 

Ele também possui a tecnologia SAFE-EYE-TECH que consiste em proteger da ardência nos olhos se houver um contato com o protetor. É indicado principalmente para pele oleosa, tendo em sua composição vitamina E e ácido hialurônico, que preenche os espaços entres as células e mantém a pele lisa e hidratada.

PRÓS

  • Controla e reduz a oleosidade da pele além de proteger e hidratar.
  • Textura leve
  • Alta proteção FPS 50

CONTRAS

  • Razoavelmente caro. 

#2- Eucerin, Sun Creme-Gel Oil Control, Toque Seco, Pele Oleosa - Pele com acne 

protetor solar toque seco

O filtro solar facial Sun Creme-Gel Oil Control da marca Eucerin possui o fator de proteção solar 60 que proporciona alta proteção aos raios do sol. Esse produto é indicado principalmente para peles oleosas e com tendências a acne. Ele conta com textura de creme-gel que com toque seco faz com que seja ideal para peles oleosas. 

Possui sistema de ampla proteção contendo filtros contra os danos dos raios UVA e UVB. Fazendo uso deste produto diariamente você não vai precisar se preocupar com fotoenvelhecimento, linhas de expressões, rugas, manchas e todos os malefícios que nossa estrela maior pode nos acometer. Seu rosto ficará protegido e sequinho. Nada de pele brilhosa!

PRÓS

  • Sistema Oil Control, pele seca e protegida.
  • Toque seco
  • Alto fator de proteção solar

CONTRAS

  • Não foi encontrado contras deste produto.

#3-  Protetor Solar Facial Antiacne FPS 30, L'Oréal Paris - Ideal para quem tem acne 

PROTETOR SOLAR FPS 30

O protetor solar facial antiacne da Loreal Paris é excelente para quem sofre com a famosa pele acneica, pois ele foi desenvolvido exclusivamente para tratar esse problema que atinge grande parte das mulheres e dos homens de qualquer idade. Possui fator de proteção solar 30 e ainda conta com um toque sequinho não deixando a pele com aquele brilho e aspecto oleoso.

Completamente livre de óleos com sua tecnologia oil free e muitos ativos antiacne. Da pele mista a oleosa, o uso está liberado. Possui proteção e eficácia contra os raios UVA e UVB e previne o envelhecimento da pele, rugas e manchas solares. É de fácil absorção por conter água na composição.

PRÓS

  •  Age direto no combate a acne e protege dos raios UV.

CONTRAS

  • Cuidado ao usar no pescoço pois pode manchar roupas brancas.

#4-  Protetor Solar Sérum Antioxidante Minesol Oil Control FPS 60, RoC

melhor protetor solar contra luz visível

A marca Roc é internacional e muito reconhecida no mercado de dermocosméticos, é claro que sua linha de protetores solares não decepcionaria. Como ele é não-comedogênico, não bloqueia nem obstrui os poros.

Possui na sua composição equilíbrio entre filtros fotoestáveis, ajudando assim na prevenção contra queimaduras solares e envelhecimento prematuro da pele. Seu toque é seco e aveludado e o produto seca bem rápido após ser aplicado, sendo assim é muito bom para quem tem pele mista e oleosa.

PRÓS

  • FPS 60
  • Ajuda a controlar a oleosidade da pele e ajuda a disfarçar imperfeições da pele, além de proteger contra raios do sol.
  • Textura leve

CONTRAS

  • Não é muito resistente à água.

#5 - Protetor Solar Sun Fresh Facial FPS 60, Neutrogena- protetor solar em gel 

melhor protetor solar contra luz visível

Provavelmente você já deve ter ouvido falar da marca Neutrogena, que além de oferecer ótimos produtos ainda oferece um excelente custo benefício que cabem em qualquer bolso. O produto que eu venho te apresentar hoje é o protetor solar facial Sun Fresh. Ele possui uma textura ultra-leve e sequinha que é fácil e rapidamente absorvida pela pele.

Além disso o Sun Fresh facial conta com a exclusiva tecnologia Helioplex capaz de oferecer proteção ampla e eficaz no combate a radiação causada pelos raios UVA e UVB. A linha desenvolveu este produto especialmente para o rosto e ele possui resistência a água e ao suor podendo ser usado na praia e na prática de exercícios físicos. Sua bisnaga possui 50 ml de produto com excelente espalhabilidade.

PRÓS

  • Fórmula não oleosa de fácil absorção e tecnologia Helioplex.

CONTRAS

  • Possui fragrância.

O que é oil free? Entenda por que procurar por essa indicação antioleosidade no protetor solar

melhores protetores contra os raios do sol

Muitas vezes quem sofre com a pele oleosa tem receio ou mesmo pavor de utilizar filtro solar no rosto. Eu entendo esse medo, geralmente os filtros solares comuns e em creme daqueles que a gente encontra em qualquer farmácia, acabam deixando o rosto oleoso ainda mais oleoso e brilhoso. O que acaba nos fazendo pensar que não podemos utilizar esse cosmético.

A verdade é que precisamos procurar por um protetor solar com a tecnologia oil free ou até mesmo oil control. A sigla Oil Free significa que o protetor  solar não possui nem um tipo de oleo em sua composição, e pode tranquilamente ser utilizado por pessoas que possuem peles mistas e oleosas. Essa especificação, geralmente, vem escrita em alguma parte do rótulo do produto, portanto, observe! 

O protetor solar oil free conta com algumas partículas capazes de absorver toda a oleosidade da pele que é produzida naturalmente pelas nossas glândulas sebáceas durante o dia a dia e ainda possui um acabamento com efeito matte e sequinho sem brilho e sem aspecto oleoso. Essa é a formulação mais adequada para quem sofre com a pele oleosa.

"Toque Seco" e "AntiAcne" tambem são informações importantes para pele oleosa e com acne 

melhor protetor para pele oleosa pode

O toque seco ou toque limpo significa que o produto tem um acabamento bem sequinho, que é o que as peles mistas e oleosas mais precisam. O protetor solar em si já é um produto mais pesado por conta de sua fórmula desenvolvida para proteger a pele da radiação transmitida pelos raios solares (UVA e UVB). Ele naturalmente já é mais denso e oleoso.

Quando o protetor solar é específico para a pele oleosa ele normalmente possui essa função toque seco. Se você tem esse tipo de pele deve estar sempre atenta a ele, que assim como a informação oil free, também pode vir escrita no rótulo. Outro fator muito importante na hora de escolher o seu protetor solar ou qualquer outro cosmético para a sua pele oleosa é verificar se o produto é anti acne.

Essa informação significa que o produto é não comedogênico, ou seja, não acumula nos poros, sendo assim não causam acnes e cravos. A pele oleosa pode geralmente sofrer muito com esse problema com espinhas, por isso na hora de escolher o seu filtro solar esteja atenta à essa especificação. Tendo em mente que o produto escolhido precisa possuir essas duas funções você terá certeza de que ele não vai te causar nem um problema.

É possivel encontrar protetor solar para rosto oleoso sem cheiro? 

Essa questão de fragrâncias é muito particular. Cada pessoa tem um gosto e um olfato diferente. Existe quem ame fragrâncias assim como existem pessoas que se incomodam com produtos, principalmente cosméticos que possuem odor. Como eu bem já te expliquei nesse texto existe uma vasta opção no mercado de protetores solares.

É óbvio que dentre eles estão os filtros solares para peles oleosas sem odor, sendo assim cabe a você decidir qual é o seu favorito e qual você mais se identifica para então escolhê-lo para proteger sua pele oleosa do sol, sentindo um cheirinho que te agrade, ou então não sentindo odor algum, A decisão é sua!

Use sempre filtros solares com FPS acima de 30 

fps acima de 30

A sigla FPS que vem acompanhada de um número que vemos em todos os rótulos de protetores solares significa fator de proteção solar e o número significa a quantidade de vezes em que a pele estará protegida de acordo com sua proteção natural. Um exemplo, se a proteção natural da sua pele se acaba com 5 minutos de exposição ao sol, usando um filtro solar de fator 40 a proteção será de 200 minutos (5x40).

Com tantos protetores no mercado fica realmente difícil descobrir qual é o mais indicado mesmo. FPS 50? 60? 70? Fique tranquila pois estou aqui para tirar essa dúvida, o filtro solar mais indicado para todo tipo de pele são os acima de 30 FPS. Esse fator é suficiente para manter a pele protegida da radiação solar emanada pelo nosso sol. Na hora da escolha se atente a ele e nunca compre um filtro com o FPS menor que 30.

E para quem tem pele oleosa e com manchas?Aconselhamos um protetor com cor 

para manchas

Se além de oleosidade você ainda possui manchas na superfície da sua pele nós indicamos protetores solares com cor que podem ser utilizados no lugar da sua base. O filtro solar deve ser aplicado todos os dias, e se você possui manchas na pele é provável que aplique alguma base ou corretivo todos os dias também.

Portanto basta fazer a substituição da sua base por um filtro solar com pigmento e ácido de ferro. Esse pigmento além de disfarçar as manchas e proteger sua pele da radiação dos raios solares, ele ainda protege sua pele da luz visível, que pode e causa tantos danos quanto os raios do sol. Se sua pele for oleosa e com manchas o filtro solar deve possuir todas as funções que já te contei anti oleosidade e também possuir cor, existem muitos produtos dessa classe no mercado, inclusive te indiquei alguns no nosso top 5. Veja também nosso artigo sobre os melhores protetores solares com cor.

Resumo

Escolher um filtro solar específico para o seu tipo de pele não é uma tarefa tão difícil assim. Basta ficar atenta à alguns detalhes e tudo sai como o planejado. Felizmente temos muitas variedades de produtos a nossa disposição no mercado capazes de promover proteção contra os raios solares e ainda amenizarem efeitos da oleosidade.

Na hora de escolher o seu protetor solar para a pele oleosa revise todas as informações contidas neste guia e veja se o produto realmente vai ser benéfico para a sua pele. Obrigada por me acompanhar até aqui e espero ter lhe ajudado nessa trabalhosa missão de descobrir o filtro que mais adequado para seu rosto. Não se esqueça de compartilhar esse texto com as amigas que também sofrem com a pele oleosa e deixar nos comentários o que mais gostaria de ver por aqui. Até a próxima!

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Sobre o Autor

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
Fotoprotetor Isdin Fusion
Water Oil Control
__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"ca7d5":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"ca7d5":{"val":"var(--tcb-color-6)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"ca7d5":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
VER PRODUTO