Qual o Melhor Protetor Solar Infantil para bebe e criança

  • Home
  • »
  • Qual o Melhor Protetor Solar Infantil para bebe e criança

maio 25, 2020

A esmagadora maioria dos profissionais indicam que o uso do protetor solar deve ser iniciado ainda na infância, mais especificamente aos 6 anos, uma informação pouco conhecida e consequentemente ignoradas pelas mamães.

A maior parte da exposição ao sol ocorre antes dos 18 anos, essa é outra informação muito útil. Nós não estamos dizendo que você deve privar suas crianças de brincar ao ar livre ou ter contato com o sol, longe disso! Nosso objetivo com esse conteúdo é que você entenda a importância de escolher o melhor protetor solar infantil.

Por esse motivo criamos com muito carinho e árduas pesquisas, esse material completo sobre os melhores protetores solares infantis. Aqui você vai conhecer as 5 melhores opções de protetores solares infantis, onde encontrá-los e ainda como escolhê-los corretamente para o seu filho. Enfim, vamos ao que interessa.

Tabela de Conteúdos

Quais as diferenças entre o protetor solar infantil e de adulto? 

melhores protetores solares infantis

As necessidades da pele de uma criança são um pouco diferente das necessidades demandadas pela pele dos adultos. Isso é um fato! A pele das crianças ainda não está 100% formada, isso a torna muito mais sensível a qualquer ataque externo. Os protetores solares desenvolvidos especificamente para crianças possuem algumas diferenças dos protetores para adultos.

Os protetores solares infantis, diferente dos adultos possuem uma porcentagem baixíssima ou nula de álcool e costumam ser bem mais hidratantes. O fator de proteção mínimo é de 30, porém o mais indicado para as crianças é que o FPS seja a partir de FPS 50, que bloqueia 99% da radiação. Os protetores solares infantis ainda são bem mais oleosos e pegajosos e diferentes dos adultos, a reaplicação deve ser feita a cada uma hora ou depois que a criança tome banho.

Top 5 Melhores Protetores Solares Infantis

Protetor Solar Infantil FPS, Episol

Textura:

Creme

FPS/PPD

70

Composição:

Alta proteção UVA, UVB e IV-A

Características:

Resistente a água

Protetor Solar infantil fps 50 +, Chicco

Textura:

Creme transparente

FPS/PPD

50

Composição:

Complexo 3P

Características:

Prova de água

Protetor Solar infantil Spray Praia e Piscina Sundown Kids

Textura:

Spray

FPS/PPD

60

Características:

Muito resistente à água

Protetor Solar infantil Kids Fps70, Cenoura E Bronze

Textura:

Creme

FPS/PPD

70

Características:

Preserva o colágeno, Resiste a 5h de água/suor

2 Unidades Neutrogena Wet Skin Kids Fps 70

Textura:

Bastão

FPS/PPD

70

Características:

Produto hipoalergênicoe à prova de água

#1 - Protetor Solar Infantil FPS 70, 100g, Episol - O mais protetor mais recomendado por dermatologistas

protetor solar episol

Todos nós sabemos que é muito importante proteger a pele dos pequenos pois é muito sensível aos raios solares. O protetor solar infantil Episol da marca Mantecorp tem fator de proteção solar bem alto, sendo assim, proporcionando grande proteção às crianças e deixando nós mamães com a sensação de consciência limpa.

Segurança total contra raios UVA, UVB e IV-A que tanto nos preocupam. Uma vantagem também é que ele não possui nenhum tipo de parabenos e conservante. Um fato legal também, em se tratando de crianças, é que o protetor não possui fragrância, que pode irritar o nariz de alguns dos pequenos. Sem dúvida um dos melhores protetores solares infantis.

PRÓS

  • Promove proteção solar contra raios UVA e UVB e FPS alto.

CONTRAS

  • Pode ser considerado caro.

#2- Protetor Solar Infantil FPS 50 + 75Ml, Chicco, Transparente- O melhor para bebés 

protetor solar chico

As mamães de plantão estão preocupadas com todos os detalhes, e esse protetor, além de proteger com o complexo 3P contra raios UVA, UVB e efeitos de raios infravermelhos, ele também possui vitaminas E e extrato de physalis em sua fórmula, que vai proteger e nutrir a pele do seu pequeno na mesma medida. Não possui nenhum tipo de parabeno, fenoxietanol e álcool, sendo assim mais saudável seu uso diário.

Este protetor solar infantil também é resistente à água podendo ser utilizado em praias e piscinas. Um fato que achei interessante sobre ele, é que pode ser utilizado por bebês bem novinhos, possibilitando as mamães a protegerem seus pequenos desde o inicinho de suas vidas. Perfeito, né?

PRÓS

  • Nutre a pele, enquanto protege de raios como UVA e UVB.
  • Resistente à água

CONTRAS

  •  Não foram encontrados contras do produto.

#3- Protetor Solar Infantil Spray Praia e Piscina Sundown Kids , o melhor Custo-Benefício 

melhor protetor solar para crianças

Este produto conta com a tecnologia spray, que facilita muito a aplicação em qualquer situação e principalmente na praia, por conta da areia e do vento, podendo ser utilizado também em piscinas e também no dia a dia. O protetor solar infantil kids da Sundown ainda conta com tecnologia à prova d’água e FPS 60, que oferece ampla proteção contra os raios UVA e UVB. 

É considerado um dos mais resistentes do mercado com seu  tempo de eficácia de até 6 horas à suor e água. Possui uma fórmula fotoestável que garante o mesmo nível de proteção solar até o momento de reaplicação no seu bebê. Por ser especialmente criado para peles sensíveis, ele contém em sua composição ativos de soja e camomila, que garante minimizar os riscos da pele delicada das crianças.

PRÓS

  • Muito resistente a água e protege contra raios UVA e UVB.
  • Bom para peles sensíveis

CONTRAS

  • Não foram encontrados contras do produto.

#4- Protetor Solar Infantil Kids 70 -  FPS elevado para máxima segurança 

protetor infantil cenoura

A Cenoura e Bronze é uma marca conceituada e muito conhecida em se tratando de proteção solar. Sua linha Kids é recorde de vendas na Amazon, mas não é para menos, ele pode proporcionar grandes cuidados para a pele das crianças. Além de um FPS elevado de 70, o cenoura e bronze kids ainda resiste à 5 horas de água e suor. 

Além disso esse protetor solar infantil prometo preservar o colágeno da pele, sendo um excelente cuidado para colher bons frutos no futuro. Uma de suas grandes qualidades é que ele penetra até as camadas mais profundas da pele, não sendo um protetor solar tão superficial. Ele foi formulado especialmente para a pele sensível das crianças e não decepciona nesse sentido. Pode adquirir sem medo!

PRÓS

  • Ótimo custo benefício e penetra até as camadas mais profundas da pele. 
  • Próprio para pele sensível
  • Resistente à água

CONTRAS

  • Pode ser usado somente após 6 meses de vida.

#5- Protetor solar infantil em bastão infantil com alta proteção solar - 2 Unidades Neutrogena Wet Skin Kids 

As crianças são bem pouco pacientes na hora de esperar os minutinhos que o protetor solar precisa para secar completamente. Com o protetor solar infantil Kids Wet Skin da Neutrogena você não sofre mais com esse problema pois ele foi desenvolvido justamente com essa finalidade para as crianças. 

Sua fixação é quase que instantânea podendo ser aplicado e em seguida a criança tem liberdade para fazer o que tiver vontade, muita praticidade, não é mesmo? Além disso ele possui tecnologia helioplex, capaz de proteger a pele criando uma barreira protetora ampla em cada aplicação.

PRÓS

  •  Cria uma camada protetora sob a pele a cada reaplicação.
  • Resistente à água

CONTRAS

  • Produto caro

Por que Usar um Protetor Solar Infantil?

pode ser usado contra raios uvb e uva

Os protetores solares desenvolvidos para as crianças são diferentes em sua formulação, já que foram criados especificamente para a pele sensível delas. O protetor solar para adultos pode absorver e transformar a radiação solar. Já os protetores solares infantis possuem a função de refletir a radiação para que ela não penetre a pele dos nossos pequenos.

É importante que dentro dos ingredientes do protetor solar infantil estejam ativos como o óxido de zinco ou dióxido de titanio. Os protetores solar infantis nacionais são mais indicados para crianças a partir de 2 anos. Crianças com idade inferior devem ser expostas ao sol o mínimo possível. E crianças recém nascidas com idade inferior a 6 meses não devem ter contato algum com essa radiação, pois não existem protetores para essa fase da criança, já que sua pele ainda é muito delicada.

Tenha em atenção o FPS do protetor solar infantil que escolhe 

FPS significa fator de proteção solar e ele indica por quanto tempo a pele ficará protegida da radiação solar emanada pelo sol. A maioria dos especialistas tem a mesma opinião a respeito dos protetores solares infantis. Eles devem ter um fator de proteção solar igual ou superior a FPS 50. Na hora de comprar o protetor infantil do seu pequeno lembre-se sempre disso.  

Proteção solar raios UVB e UVA 

protetor solar infantil com proteção uvb e uva

Lembrando que o FPS deve proteger a criança da sua exposição ao sol, tanto dos raios ultravioletas B quanto dos raios ultravioletas A. Esses raios são denominados UVA e UVB e é assim que você os encontra no rótulos dos produtos. Um é tão prejudicial quanto o outro e é ideal que o protetor solar infantil tenha fator de proteção contra os dois. 

O índice de proteção explícito nos rótulos são referentes à proteção contra os raios UVB. Para saber o grau de proteção contra os raios UVA basta calcular ⅓  do valor do fator de proteção. Por exemplo, um protetor solar com FPS 60 é capaz de proteger a pele 20 vezes mais dos raios ultravioletas A. 

Protetor solar infantil hipoalergênico ou antialérgico é mais seguro 

Estamos falando de peles mega sensíveis e ainda não formadas completamente. Para evitar qualquer tipo de problema com irritação e alergias é importante que o protetor solar infantil possua uma fórmula hipoalergênica. Esse tipo de formulação foi testado clinica e dermatologicamente para oferecerem esse resultado. Eles não possuem ingredientes como álcool, conservantes, fragrâncias e nem conservantes como por exemplo o parabeno.

protetores para crianças sem parabenos

Prefira Composições com Ingredientes Hidratantes 

Como estou sempre te dizendo a pele dos nossos pequeninos ainda não está completamente desenvolvida. Nós, adultos possuímos uma pele muito mais resistente com relação à resistência da pele deles, por esse motivo, as agressões externas, como a radiação solar proveniente da exposição ao sol, podem danificar muito mais seus tecidos, do que os nossos, que são mais robustos

Geralmente todos os protetores solares infantis são mais hidratantes que os protetores solares destinados a adultos. Mas ainda sim é ideal verificar a formulação e escolher um protetor que hidrate a pele da criança enquanto protege. Isso ajudará a manter a barreira natural da pele completamente saudável. Ingredientes como vitaminas C, E, glicerina, aloe vera, entre outros, são muito bem vindas nas formulações de protetores infantis.

Verifique o Grau de Resistência à Água

A verdade é que a grande maioria dos protetores solares infantis possuem resistência à água, porém alguns possuem mais, outros menos. Alguns são mais focados nisso, outros com foco em outros benefício e assim segue. É bem importante verificar esse grau de resistência, principalmente se o protetor solar for destinado para o uso na praia ou clubes de piscina. Identifique isso e então saberá de quanto em quanto tempo você deve reaplicar o produto levando em consideração que protetores solares resistentes promovem 40 minutos de proteção em contato com a água, e os com muita resistência promovem até 80 minutos.

Tipos de protetor solar infantil em Spray, Bisnaga, creme ou Bastão 

Com a alta tecnologia dos cosméticos de proteção solar, hoje em dia os protetores são encontrados em diversos formatos. Os protetores solares infantis em bisnaga são os mais proveitosos, por assim dizer, pois eles nos permite usar até a última gota de produto, já que sua embalagem é super flexível em comparação à outras embalagens mais resistentes, como por exemplo os cremes com tampa pump, que não nos permite utilizar o produto todo. 

Ainda temos a opção spray, que particularmente é a que mais me agrada por conta da praticidade, bastam algumas borrifadas, espalhar um pouco o produto e pronto. Criança protegida! Hoje também temos uma quarta opção, que são os protetores solares em bastão, que também são muito práticos e resistente na pele. Você deve optar pelo modelo de produto que mais lhe agrade.

quantidade dos protetores infantis

Confira a Quantidade de Produto na Embalagem 

A maioria das embalagens de protetores solares vendidas no Brasil vem com 120 ml de produto, porém, essa quantidade pode chegar a até 300 ml. Por isso na hora de fazer sua escolha analise se o produto vale a pena pelo seu custo-benefício. Com tanta variedade no mercado, você vai encontrar um produto de qualidade e que caiba no seu bolso. 

Com quantos meses o bebe pode usar protetor solar infantil? 

Os especialistas recomendam que bebês menores que seis meses não façam uso de nem um tipo de protetor solar infantil. Nem existem produtos destinados a crianças dessa idade. O uso do protetor solar infantil deve ser implementado na rotina de cuidados somente após esse período de seis meses de vida do bebê. 

Protetores recomendados para diferentes idades

Que os protetores solares infantis são diferentes dos protetores dos adultos você já entendeu, né? Mas o que não te contei ainda é que ainda na infância existem algumas restrições e indicações. Por exemplo:  

Protetor solar infantil para bebe de 2, 3, 4, 5 meses

Nessa idade da criança não é indicado o uso do protetor solar, muito menos que ela tenha muito exposição ao sol. Antes dos seis meses de vida, a melhor proteção solar é fazer uso de roupas claras e compridas. Também se possível usar mantas, chapeuzinho e quaisquer coisas que impeçam que o calor do sol tenha muito contato com a criança. Banhos de sol nessas idades devem durar apenas 5 minutos. É importante também se lembrar de sair com o bebê durante o dia somente antes das 10h am ou depois das 16h pm, que é quando o sol está mais ameno.

Protetor solar infantil para bebe de 6 e 7 meses

protetor solar para bebes

Após os seis meses é de suma importância começar a introduzir o protetor solar na rotina da criança. Pode utilizá-lo com abundância em todo o corpo do bebê a fim de deixá-lo totalmente protegido dos danos causados pela exposição ao sol. Se estiver indo à praia, lembre-se de utilizar de outros meios de proteção, como um guarda-sol. Repor o filtro de 2 em 2 horas também é importante, mesmo que ele não tenha contato com a água.

Protetor solar infantil para bebe de 8 e 9 meses

Com os bebês de 8 a 9 meses o processo não muda, aplicar o protetor infantil 30 minutos antes da criança ser exposta ao sol e reaplicar de 2 em 2 horas. É interessante procurar um dermatologista, caso tenha disponibilidade, para que ele recomende o filtro mais adequado. O uso do protetor em crianças dessa idade não excluem a necessidade de outras proteções. 

Protetor solar infantil para bebe de 1 ano ou mais

A partir de um ano de idade a pele da criança começa a ficar um pouco mais resistente, mas ainda sim é muito sensível. Portanto nessa idade o protetor solar deve de ser utilizado todos os dias, mesmo em dias nublados. Sem restrições.  

É importante usar protetor solar infantil labial ? 

protetor solar labial para crianças

Os nossos lábios não passam de uma mucosa extremamente fina e delicada que o resto do nosso corpo, imagine os das crianças. Ignorar o uso de protetor labial infantil pode causar problemas, principalmente nas mudanças climáticas, que é quando a pele da boca pode raxar ou causar aquelas incômodas “pelinhas”, pode até mesmo causar herpes labial. 

Devo usar um protetor solar infantil apenas para o rosto? 

A maioria dos protetores solares infantis englobam todo o corpo da criança, mas ainda sim temos no mercado os protetores faciais infantis. Eles podem ser bem úteis se seu bebê possuir a pele do rosto bem sensível, porém na maioria das vezes os protetores solares infantis podem ser utilizados em todo o corpo sem problema algum, já que toda a pele da criança é sensível.  Veja nosso artigo sobre os melhores protetores solares para o rosto.

Quais as recomendações para o uso do protetor solar infantil ? (como, quando e onde) 

A indicação de uso do protetor solar infantil não é nada diferente da dos adultos. O protetor solar deve ser usado todos os dias, mesmo em dias frios e nublados. Às vezes pensamos que quando não estamos sentindo calor, não estamos sofrendo efeitos da radiação solar, o que é um equívoco. O protetor é feito para uso diário e nas crianças essa informação toma mais força, já que sua pele é bem mais sensível à esses raios. Lembrando que em períodos quentes ou em praias e piscinas o cuidado tem que ser ainda maior. Abuse do protetor e lembre-se sempre da reaplicação de duas em duas horas. 

Quais os cuidados na utilização do protetor solar infantil ? 

Como mencionado acima o protetor solar infantil deve ser aplicado todos os dias sem restrições e com bastante abundância, as crianças necessitam dessa proteção. Outro fato é que não podemos esquecer de reaplicar o protetor solar de duas em duas horas principalmente se a criança estiver se divertindo na praia ou em uma piscina. Nunca utilize protetores com FPS abaixo de 30, eles não protegem a pele das crianças.

Qual o limite de idade para utilizar o protetor solar infantil? 

O limite de idade para se começar a aplicar o protetor solar no seu bebê é a partir dos seis meses. A pele dos bebês está em constante evolução e procura sempre por nutrientes que possam ajudá-la nesse processo, sendo assim, a pele dos pequenos podem sugar substâncias inapropriadas contidas nos protetores solares infantis. Se preferir pode procurar um dermatologista e ele te indicará os melhores protetores solares infantis, porém somente após os 6 meses.

Todas as crianças precisam de protetor solar? 

toda criança precisa de protetor solar

Sim! A partir dos seis meses de vida todas as crianças precisam fazer o uso de um protetor solar, assim como os adultos. O sol pode causar grandes danos à sensível pele dos nossos pequeninos.    

É verdade que, se meu filho tem pele escura, não precisa usar protetor? 

Isso é uma grande mentira que, infelizmente, muitos adultos acreditam. A pele da criança conter uma quantidade maior de melanina não elimina a necessidade da aplicação do protetor solar infantil. A pele das crianças pequenas são mais frágeis e todas, sem nem uma exceção, precisam de cuidados contra os danos causados pelos raios UVA e UVB. É claro que quanto mais clara e sensível a pele, maior deve ser o FPS 

Resumo

Neste material completo sobre os melhores protetores solares infantis você aprendeu desde a idade mais indicada para implementar esse cuidado na rotina da criança, até os produtos mais usados e indicados para proteger nossos bebês. Espero ter ajudado e deixe nos comentários suas dúvidas e experiências. Compartilhe esse conteúdo com todas as mamães que você conhece e vamos atenta-las a esse fato muitas vezes esquecido. Até a próxima. 

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Sobre o Autor

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Protetor Solar Infantil

FPS 70, Episol

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"ca7d5":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"ca7d5":{"val":"var(--tcb-color-6)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"ca7d5":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
VER PRODUTO