Primer antes ou depois do hidratante ? Qual a ordem certa ?

  • Home
  • »
  • Maquiagem
  • »
  • Primer antes ou depois do hidratante ? Qual a ordem certa ?

fevereiro 23, 2021

A pele do nosso rosto é considerada uma das peles mais sensíveis que possuímos no corpo. Por esse motivo é importante cuidar dessa parte do corpo com mais atenção e separar um tempinho do dia para a rotina de cuidados diários. A preparação da pele também faz toda a diferença. 

Se você fizer uma make em cima da pele do rosto sem aplicar nem um tipo de proteção, a sua derme absorverá toda a maquiagem aplicada, o que no longo prazo pode causar acne, poros dilatados, entupidos, cravos, ressecamento, entre tantos outros danos. A pele precisa de uma película para se proteger de toda essa make que virá. 

Ad

Algumas pessoas até entendem essa necessidade, mas não se importam muito com a ordem, que é o que faz toda a diferença. O ideal é fazer uma boa preparação de pele, sendo assim a make ficará muito mais bonita e não causará nem um dano posterior a sua pele. Lembrando que tão importante quanto a preparação de pele é a remoção de toda a make no final, ok?   

Qual a importância de usar primer e hidratante ?

O primer vai desempenhar a função de deixar a pele mais lisinha e com um aspecto aveludado, garantindo uma melhor finalização e acabamento da make. Ele é também o responsável por manter os poros fechados, o que faz com que a maquiagem dure muito  mais tempo e também fique mais uniforme. 

Já o hidratante facial é quem vai mais a fundo, tratando de fato a pele. Enquanto o primer é algo superficial e não é considerado um tratamento, o hidratante tem a função de melhorar a elasticidade, luminosidade e tudo o que diz respeito a uma pele bonita e jovem até mesmo quando a make for removida. 

Primer antes ou depois do hidratante ?

1ºPasso - Hidratante

O primeiro passo após a higienização do rosto, obviamente, é o hidratante. Mesmo que você sofra com a pele oleosa, não pule esse passo pois ele é muito importante e é quem garantirá que sua pele não vai absorver tantos cosméticos de maquiagem. O creme pode ser até mesmo de tratamento como por exemplo um anti-idade. 

Ele vai entrar em contato direto com a pele limpa que o absorverá e proporcionará um excelente resultado no longo prazo, além de ser benéfico também no curto prazo podendo auxiliar na fixação da make e também dependendo do produto pode agir como um antioxidante. 

2ºPasso - Protetor Solar

Esse segundo é considerado o passo mais importante para um bom resultado na make e na pele durante o uso prolongado da técnica. O protetor solar deve vir logo depois do creme de tratamento e antes do primer facial. Ele será também uma segunda camada protetora para guardar a pele. Caso o seu hidratante escolhido possua FPS superior a 30, essa etapa pode ser anulada. 

Se o FPS for menor que 30 nem cogite a hipótese de pular esse passo. O ideal é que o filtro proteja contra os raios UVA e também contra os raios UVB. Se ele possuir cor, ainda será benéfico contra a luz visível que é a luz da lâmpada e da tela do celular, que também são capazes de causarem danos. Lembrando que mesmo se escolher um protetor com cor, o primer deve ser aplicado logo em seguida. 

Ad

3ºPasso - Primer

O terceiro e não menos importante passo é o tão famoso primer facial. Ele é quem vai cuidar de toda a estrutura estética da maquiagem, garantindo no final uma pele de dar inveja. Ele vai auxiliar no controle da oleosidade, no disfarce de todo tipo de desalinho no rosto como por exemplo cicatrizes, cravos, espinhas, relevos, entre outros. 

O primer é um cosmético que prepara a pele para receber a maquiagem, por isso não deve nunca ser aplicado após a base ou corretivo e pó. A não ser que seja o primer para olhos o primer labial, nesses casos pode sim ser aplicado após a make. 

4ºPasso - Maquiagem

Agora sim, com a pele devidamente higienizada, hidratada, protegida e corrigida chegou a hora da maquiagem. Você vai notar que nesta etapa sua pele já estará totalmente pronta para receber a make. Você pode começar com a base para criar mesmo uma “base” para toda a sua produção, em seguida vir com suas técnicas de corretivos e contornos para deixar a pele do jeito que você deseja. 

Depois é só partir para o olho criando algo que seja a sua cara e que você se identifique. Seja mais discreto ou mais chamativo. Com uma pele bem feita, qualquer olhar fica irresistível. Depois que você perceber a diferença que cada um desses produtos de preparação fará na sua pele, você não vai mais voltar a sua antiga maneira de se maquiar. 

Dicas extra para a aplicação dos produtos

A dica para aplicar tanto o primer, quanto o protetor e o hidratante é a seguinte: Comece depositando o produto no centro do rosto. Algumas gotas na testa, outras no centro do nariz e outras no queixo. Com as pontas dos dedos vá trazendo o produto para a extensão do rosto inclusive puxando para o pescoço. 

Cubra cada cm da sua face com cada um dos cosméticos. Na vez do primer você pode utilizar a mesma técnica de aplicação, porém ao invés de arrastar o produto pelo rosto, dê batidinhas para que ele vá assentando na sua pele e cobrindo cada linha e poro. Dê um curto espaço de tempo entre uma aplicação e outra.

Ad

Resumo

Neste artigo sobre preparação de pele esclarecemos uma dúvida muito frequente das mulheres a respeito da ordem ideal de cada produto. Há especialista que diga que a preparação de pele é o passo mais importante da maquiagem e o determinante para ela durar ou oferecer um resultado satisfatório. 

Compartilhe este guia com suas amigas e familiares para que elas não tenham mais dúvidas relacionadas a ordem dos produtos na preparação da pele. Obrigada por me acompanhar até o fim e nos vemos muito em breve!

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}