Pode usar protetor solar vencido ? [2021]

janeiro 28, 2021

A grande maioria das mulheres vaidosas já sabem que o protetor solar é um item de cuidado com a beleza muito importante e que ele deve ser utilizado durante todos os dias do ano, sem exceções. Mas sabemos também que esse mesmo protetor faz muito mais sucesso no verão, que é quando de fato precisamos dele. 

Nesse momento é que encontramos o produto no fundo de uma gaveta e colocamos para uso sem ao menos questionar fatores importantes como por exemplo se sua validade está em dia, o que é um grande erro. Pensando nisso, criamos este artigo completo para você nunca mais cair na armadilha de aplicar protetor solar vencido. Vamos descobrir o porquê é tão importante que o produto esteja dentro de sua validade. Veja:

Como saber se o protetor solar passou da validade ?

A grande maioria dos protetores solares encontrados nas farmácias por aí possuem a validade de até 12 meses (1 ano). Para obter essa informação, basta consultar o rótulo do produto assim que o adquire. Se acha que essa parte do rótulo pode desaparecer da embalagem com algum tempo, anote em algum caderno ou bloco de notas o vencimento do produto e sempre que se questionar se já venceu, dê uma olhada. 

Os especialistas alertam a importância de respeitar a validade do protetor solar, já que seus componentes químicos se degradam com o tempo, e além de perder seu efeito protetor, ele ainda pode causar alguns danos à saúde da pele. A forma mais fácil e usual de saber se o filtro expirou é analisando o rótulo. Essa informação é uma das principais e geralmente tem destaque nestes produtos. Existem também algumas formas de armazená-lo para que ele não perca a validade rapidamente. Vou ensinar aqui. 

Pode usar protetor solar vencido?

Não! Em hipótese alguma devemos aplicar em nossa pele filtros solares que já perderam sua validade e eficácia. Isso porque eles fazem mal e não protegem a pele dos raios solares, que é a sua principal função. Além disso, essa prática pode causar fortes irritações ou reações alérgicas na pele, principalmente na face, que é a área mais sensível do rosto. 

Os componentes presentes na formulação dos protetores solares estão sujeitos à degradação. Isso significa que, quando guardados de qualquer jeito ou passados da validade, eles formam em sí micro-organismos maléficos como por exemplo os fungos e as bactérias. Esse processo pode ser responsável por diversas doenças de pele como por exemplo a dermatite, inchaço, bolhas, vermelhidão, lesão córnea, entre outras.

Riscos de usar protetor solar vencido

Os riscos de insistir em utilizar um filtro solar vencido são muitos. Alguns já foram citados acima, como por exemplo as doenças de pele (dermatite, vermelhidão, irritação). O principal risco é que, por mais que você pense que sim, você não está protegido. 

Protetor solar vencido não protege a pele dos raios solares e muitas vezes pode até favorecer o processo de queimadura da mesma. Não use protetor solar vencido. Não coloque sua saúde em risco!

Se a data não estiver visível, como saber se o filtro solar está bom?

Outra questão quando o assunto é protetor solar vencido é a respeito do rótulo. Quando a data presente na embalagem some, é possível descobrir se o protetor está vencido ou não? A resposta para essa pergunta é bem simples. Sim! Dá pra saber se o filtro está vencido apenas pela textura e pelo cheiro do produto. 

Se o filtro estiver com uma textura diferente da de costume, ou um odor mais forte ou apenas diferente de quando você adquiriu, já pode ser um indicativo de que o protetor solar está vencido. Caso ele apresente textura e odor diferente, com certeza está vencido. Jogue-o fora, ou utilize para as outras finalidades que vamos ensinar neste artigo. 

Como guardar o filtro solar para não perder a sua efetividade antes de expirar ?

A embalagem do protetor solar, diferente da embalagem das maquiagens, aguenta muito mais calor. Mas isso não significa que devemos guardar ou deixar a embalagem do protetor exposta ao sol durante horas ou dias. É importante conservar o produto junto com as maquiagens em um ambiente com temperatura amena. Existem pessoas que gostam de conservar o filtro dentro da geladeira, o que também pode ser uma opção. 

Outro fator importante é quanto a tampa da embalagem. Muitas vezes, em se tratando de protetor solar, que é um produto sem cor, acabamos fechando de qualquer jeito e guardando. Isso pode resultar em uma embalagem fechada parcialmente ou mesmo aberta. Guardar o protetor solar aberto é um erro. Ele também evapora e esse processo pode desencadear mudança de cheiro e decantação que separa as fases do produto. 

Outra dica é para quando estiver fora de casa. Quando for a uma praia ou piscina, que é onde ficamos mais expostos ao sol, deixe o filtro sempre por perto para ir aplicando (o que é muito importante) mas nada deixá-lo aberto e jogado em cima da mesa sem nem um cuidado. 

Mantenha-o enrolado em uma toalha, em baixo do guarda-sol ou mesmo dentro da bolsa, junto com seus pertences que não deseja que pegue sol. Essas dicas são muito importantes e podem fazer o seu filtro durar muito mais! 

Dicas para reutilizar protetor solar vencido 

Limpar marcas de caneta com tinta permanente da pele 

A tinta da caneta permanente pode ser super resistente e difícil de se retirar da pele. A formulação do protetor possui componentes capazes de remover essa tinta tão duradoura evitando manchas indesejadas. 

A forma de usar o filtro vencido para remover a tinta da caneta permanente é bem simples. Basta cobrir a parte da pele que está com a tinta com uma grossa camada de filtro. Depois esfregue um pouco os dedos e depois limpe com um lenço de papel ou lave com água.

Limpar metal manchado e escurecido 

Se você possui uma jóia manchada, o protetor solar também é uma boa alternativa. O filtro é capaz de ajudar a desenvolver um brilho nessas peças, brilho este que pode ser perdido ao longo do tempo por alguns fatores como por exemplo a radiação solar. 

Para realizar este processo basta colocar um pouco do produto em um tecido de algodão e então esfregar gentilmente. Dessa forma você consegue economizar, já que não terá a necessidade de adquirir produtos caros que dão polimento ao metal.

Resumo

Se você tem costume de não se importar com a validade dos cosméticos, principalmente do protetor solar, isso vai mudar hoje! Neste artigo absolutamente completo você entenderá o real motivo pelo qual você não deve utilizar protetor solar vencido, mas também receberá dicas de como reutilizar o produto de outras formas.

Se possível, compartilhe este material com amigos e familiares e vamos espalhar informação e conhecimento. Obrigado por nos acompanhar até o final e nos vemos em breve com mais dicas, truques e informações.

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}