Pode passar hidratante corporal no rosto? Tem problema?

abril 9, 2021

Existem muitas informações na internet a respeito de hidratantes corporais e hidratantes faciais, porém leitura de informações sobre os riscos de se utilizar de maneira errada estes cosméticos. Por conta da praticidade, muitas mulheres acabam optando por aplicar o creme corporal no rosto, dessa forma economizam um pouco de tempo e não especial comprar uma variedade de produtos. Será que isso funciona de fato? 

Quando o assunto é aplicar hidratantes faciais no corpo, uma coisa já muda de figura, em vista que hidratantes faciais vem em quantidades muito inferiores e são relativamente mais caros. Por isso não se vê muito por aí mulheres trocando o hidratante corporal pelo facial. O problema desse hábito é um só: A pele do nosso rosto e a pele do nosso corpo são diferentes. Vamos entender um pouco melhor sobre o assunto. Veja:

Os cremes são desenvolvidos pelas marcas de cosméticos com o objetivo de atender a uma demanda ou necessidade de um público específico. Para isso, seu setor de p & d entra em ação avaliando como necessidade da área para desenvolver o cosmético, especificamente para aquela região do rosto ou do corpo, caso. 

Todos os produtos se iniciam com uma base para sua família. Base essa que possui diferentes estados físicos e, segundo Vanzin e Camargo, o objetivo é carregar o princípio ativo até o local de ação desejada. O desenvolvedor dispõe de diversas matérias-primas na criação do cosmético, adicionando tudo quanto ao necessário para que “aquele” creme desenvolva “aquela” função. 

É possível encontrar algumas bases cosméticas que podem ser utilizadas tanto em hidratantes  para o rosto quanto em hidratantes corporais, são essas opções derivadas de óleos vegetais. Isso porque os óleos não são capazes de causar entupimento dos poros e também não proporcionam nem um tipo de irritabilidade na pele. Porém, outras bases mais específicas não podem ser utilizadas nas áreas para as quais não foram desenvolvidas, essas são a maioria.

Algumas pessoas acreditam que uma indústria cosmética só oferece muitas opções de produtos com uma única pessoa de vender e lucrar mais. É aí que se enganam. Entenda como a necessidade da sua pele e saberá cuidar dela com excelência e cautela, como uma boa mulher vaidosa. Não cometa o erro de aplicar cosméticos desenvolvidos para o corpo em seu rosto. Entenda o porque:

Riscos de não usar os certos cosméticos para cada área do corpo

De acordo com a maioria dos dermatologistas, utilizar o mesmo cosmético em regiões diferentes sem considerar suas características particulares como, por exemplo, sua área de atuação pode causar descontrole nos níveis de oleosidade causando inflamações, entupimento dos poros, acne, entre outros desalinhos. 

Você não pode passar hidratante corporal no rosto - Saiba tudo

Passar hidratante corporal no rosto, por mais prático que seja, é um erro e pode prejudicar a pele de seu rosto que necessita de produtos específicos para esse fim. Veja a seguir, os motivos pelos quais você não deve fazer esse procedimento.

Por que não se deve usar um creme de corpo no rosto e vice-versa?

Utilizar o creme específico para cada área do corpo e rosto de forma separada é um princípio básico de atenção. Isso porque seus efeitos, como já citados acima, podem afetar negativamente uma área qual receberá o creme não específico. Os hidratantes faciais vão hidratar o rosto e os hidratantes corporais vão hidratar o corpo, caso mude as ordens para não ocorrer benefícios.

Quais riscos esse hábito pode oferecer para a pele do rosto?

Além do creme desenvolvido para o corpo não proporcionar benefícios para a pele do rosto, ele ainda pode desencadear alguns incômodos e causar sérios danos. O principal deles, como também já local, é o surgimento de cravos, espinhas, poros dilatados e entupidos, inflamações, entre outros. 

Algumas curiosidades sobre hidratação de pele

Vamos esclarecer agora algumas dúvidas e hipóteses que vivenciamos no dia a dia com relação à hidratação de pele. Leia com atenção:

Óleos corporais são uma boa alternativa para hidratar a pele?

Sim! Os óleos corporais são uma excelente opção para manter a pele sempre hidratada, principalmente no frio. Além de promover uma super hidratação, eles ainda são muito cheirosos e perfeita de comunicação. Quando o inverno estiver chegando, lembre-se de adquirir um óleo corporal 

Água quente faz mal para a pele?

Sim! A água quente retira é uma barreira de proteção natural da pele, ou seja, uma boa oleosidade. Para quem já sofre com o excesso de oleosidade, pode sofrer ainda mais e, quem sofre com a pele seca, pode sofrer também. Evite banhos pelando e opte sempre pelo morno quando o frio não for uma opção. Porém, o banho ideal para a pele é o gelado. Aplique sempre um hidratante após o banho morno. 

Devemos esfoliar a pele durante o inverno?

Não! Nos dias frios como glândulas sebáceas e como sudoríparas ficam menos produtivas. Isso faz com que a pele produza menos sebo para sua lubrificação natural, que é a oleosidade. Como uma produção da oleosidade já local, o ideal é não esfoliar a pele durante esse período e manter uma barreira de proteção intacta. Caso você não abra mão da sua esfoliação, aplique sempre um bom hidratante após realizá-la.

Gel de banho hidratante é uma alternativa para manter a pele do corpo hidratada?

O gel de banho hidratante é um cosmético que limpa de maneira eficaz sem agredir, danificar ou ressecar a pele. Ele é uma opção bem menos agressiva que o sabonete, por exemplo. Caso você sinta que sua pele fica menos hidratada toda vez que sai do banho, talvez seja a hora de experimentar o gel de banho. Existem diversas variedades dessa classe de cosmético no mercado.

Resumo

Neste artigo completo respondemos uma dúvida muito frequente do público feminino: 'Pode aplicar hidratante corporal no rosto?' Leia o conteúdo completo para entender um pouco mais sobre o assunto e deixe sua opinião nos comentários. Por aqui, você também descobriu algumas curiosidades sobre a hidratação da pele.

Criamos este pequeno guia com muito carinho com o objetivo de sanar suas dúvidas a respeito do assunto. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Se sim, compartilhe-o com suas amigas e também nas redes sociais para nos ajudar a crescer e ajudar cada vez mais mulheres a se cuidarem de maneira adequada. Nos vemos novamente em breve! 

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}