Para que serve o tônico facial? Os seus Benefícios

março 2, 2021

Se você deseja introduzir o tônico facial em sua rotina de cuidados com a pele, chegou o momento de você descobrir absolutamente tudo o que precisa saber e todos os benefícios deste produto indispensável em uma boa skincare. Para quem não sabe, skincare é uma rotina de cuidados diários com a pele do rosto. Seja diurna ou noturna, é ela quem garantirá uma pele jovem, bonita e saudável no curto e principalmente no longo prazo!

O tônico possui incontáveis benefícios para a saúde do rosto. Por aqui vamos te explicar melhor sobre cada um deles. Se você deseja uma pele com um viço natural, iluminado e sempre sequinha e limpa, o tônico é a sua solução. Sendo indispensável principalmente para as peles oleosas, ele já ganhou o coração de muitas mulheres vaidosas nesse mundão. Agora sem mais delongas, vamos descobrir do que se trata exatamente um tônico facial. Vem com a gente! 

Ad

Muito embora esse cosmético seja muito popular por promover uma limpeza mais profunda na pele, sua função está longe de ser apenas de higienização. Ele limpa, sim, os resíduos que se encontram nas camadas mais internas da pele, mas ele ainda auxilia na desobstrução dos poros e desinflamação da pele, o que diminui a incidência de cravos e espinhas. 

Como já te contei, não é somente a limpeza que descreve este produto. O tônico facial ainda é responsável por regular e equilibrar o pH natural da nossa pele e deixá-la pronta e preparada para absorver os próximos produtos a serem aplicados no rosto. Por isso ele é o passo que fica depois da lavagem com o sabonete facial e antes da aplicação do creme ou tratamento. 

É muito importante que após a higienização com sabonete e tônico não seja aplicado diretamente na face produtos de maquiagem. Isso porque a pele vai absorver por completo essa maquiagem prejudicando a saúde da pele e até mesmo deixando a maquiagem com uma aparência nada bonita. Sempre prepare a pele com um creminho antes de aplicar o primer ou base. 

Tônico ideal para cada tipo de pele

O tônico foi introduzido na rotina de cuidados com a pele das mulheres brasileiras por influência das mulheres coreanas, que são referência no quesito pele bonita e saudável. A problemática disso tudo é que mulheres coreanas possuem, em sua maioria, peles muito semelhantes, diferente das peles das mulheres brasileiras. 

O grupo de mulheres que sofrem com a pele sensível ou sensibilizada, por exemplo, devem tomar bastante cuidado com o cosmético. Isso porque, escolhendo o tônico errado, o quadro de sensibilidade pode ser agravado. Essas mulheres precisam de tônicos com ativos calmantes e anti-inflamatórios. Nada de limpeza muito profunda. 

Já as com pele mista ou oleosa necessitam de um tônico capaz de remover toda a oleosidade e impureza da pele. Eles precisam ser um pouco mais efetivos e até mesmo agressivos. No caso de peles acneicas, existem produtos desenvolvidos especificamente para essas peles.

Mulheres com peles mais maduras e/ou secas precisam de hidratação. Existem também no mercado tônicos mais emolientes e focados em devolver a hidratação da pele ressecada ou seca de natureza. Opte por esses. 

Para que serve o tônico facial?

Agora vamos descobrir as principais funções de um bom tônico facial e os benefícios que ele pode oferecer para a sua pele quando utilizado de forma contínua. Vamos lá:

Ad

Limpa profundamente

A principal e mais conhecida função deste cosmético é a de limpeza profunda. O produto é capaz de limpar até mesmo as camadas mais internas da pele eliminando todos os resíduos de maquiagem ou mesmo filtro solar agarrado na pele. Geralmente à base de água, o tônico promove toda essa higienização sem agredir ou danificar a pele e também sem estimular a produção de sebo. 

Regula o pH

Além de limpar profundamente o tônico ainda é capaz de regular o pH da pele, que com o passar do dia se desequilibra por conta de fatores internos como a falta de ingestão de água, tabagismo e má alimentação e também por fatores externos como a radiação do ar ou mesmo a solar. É muito importante equilibrar o pH da pele todos os dias para que ela não sofra danos. 

Melhora a ação do seu hidratante e do seu creme de tratamento

O tônico, como você já sabe, desobstrui os poros deixando a pele totalmente limpa e receptiva ao cosmético que será aplicado posteriormente. Isso significa que o produto hidratante ou de tratamento fará muito mais efeito que se aplicando somente sob a pele não higienizada. O pH estar equilibrado também favorece muito a penetração do produto. 

Trata a sua pele

Os tônicos com oligominerais possuem funções repositores de minerais importantes mas que não são produzidas pela pele. Isso faz com que a pele fique hidratada e até mesmo previne que ela desidrate com o tempo. Os minerais também auxiliam no controle da oleosidade tratando o problema por meio da renovação celular.  

Revitaliza

Outra função essencial do tônico é de acalmar a pele e atuar como um antioxidante no combate aos radicais livres, que são os vilões de uma pele saudável. Tônicos com ativos calmantes proporcionam sensação agradável de frescor e reduz inflamações ou vermelhidões causadas por acne ou outras inflamações bacterianas. Ativos importantes como por exemplo a betaína ajudam a reter a umidade da pele elevando a hidratação e deixando a derme revitalizada, com toque suave, firme e com um viço saudável. 

Controla a oleosidade

Principalmente para peles oleosas, o controle da oleosidade é determinante para a escolha de um cosmético. O tônico desenvolvido especialmente para peles oleosas tem a função de controlar o sebo deixando a pele muito mais sequinha e por muito mais tempo.

Ad

Resumo

Neste guia completo você conseguirá perceber que o tônico é um cosmético indispensável para a manutenção de uma pele saudável. Se você deseja todos esses benefícios para a sua pele, não perca tempo e adicione o tônico na sua rotina de cuidados o quanto antes. Agradecemos sua companhia nesta leitura e desejamos que tenha gostado do conteúdo. Se sim, compartilhe-o em suas redes sociais para nos ajudar a crescer cada vez mais. Obrigado por ler até o fim e nós vamos novamente muito em breve. Até já! 

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}