Para que serve o primer?

fevereiro 9, 2021

O primer é um cosmético que, apesar de não ser utilizado por todas as mulheres, existem aos montes no mercado. Há quem pense que ele não é um produto tão indispensável assim na maquiagem, mas basta utilizá-lo uma única vez para pensar o contrário. Ele é capaz de proporcionar um verdadeiro efeito lifting na pele, deixando a make com um ar muito mais profissional. 

O primer é um cosmético sem grandes segredos e muito prático se comparado a alguns outros produtos de maquiagem, mas ainda assim existem dúvidas acerca de sua aplicação e benefícios. Existem basicamente 3 tipos diferentes de primers. São eles os primers faciais, os labiais e os para olhos. Provavelmente você já sabe para que parte do rosto cada um deles serve, certo? Os mais comuns são os de pele.

Ad

De modo geral o primer é um cosmético desenvolvido com a função de selar os poros dilatados da pele deixando-a uniforme e mais receptiva à maquiagem. Dependendo da função do produto ele pode ser capaz oferecer por resultado linhas completamente suavizadas, aparência de pele aveludada, durabilidade da make, entre outros benefícios incríveis. 

É ideal que o primer escolhido tenha o componente silicone como principal ingrediente na sua formulação. Isso garantirá um efeito blur, que é o famoso lift natural que citei no tópico acima. A pele fica como em uma foto editada pelo melhor fotógrafo do mundo. O primer é o responsável por atenuar todos os tipos de traços finos e profundos de expressão, e também cobrir poros muito abertos. A pele fica verdadeiramente lisinha. 

Para que serve o primer?

Os seus benefícios

Vou te contar mais detalhadamente um pouco sobre os principais benefícios do primer. Fique atenta a cada um deles e veja a importância desse pequeno cosmético. 

Controla a oleosidade da pele e reduz marcas na pele

Principalmente os que contém a informação “efeito matte” em suas embalagens, são responsáveis por segurar por um período maior de tempo a oleosidade da pele. Nada de pele pingando óleo pouco tempo após a make pronta. Se sua pele for oleosa ou você suar muito em algumas regiões do rosto, essa sem sombra de dúvidas deve ser a sua escolha. 

Deixa a pele lisa

Os primers com funções minimizadoras de poros dão um verdadeiro blur na pele deixando-a preenchida e sua superfície fica extremamente mais lisa. A sensação é de photoshop da vida real. 

Ajuda a fixar a maquiagem e aumenta a duração

Para quem tem problemas com a fixação e durabilidade da make, a saída também pode estar nos primers. Eles evitam que a make fique com aquele aspecto craquelado ou mesmo que borre toda ou transfira para a sua roupa ou de alguém que você cumprimente. Essa situação é constrangedora. 

Ameniza poros dilatados

Os poros abertos são a maior reclamação das mulheres. Isso porque ficam esteticamente nada atraentes quando a make está pronta. Com o primer é possível reduzir o tamanho desses poros por meio de preenchimento do mesmo. 

Disfarça rugas e linhas de expressão

O primer também disfarça rugas e linhas de expressão fazendo com que a maquiagem não acumule em pontos específicos do rosto como por exemplo nos famoso bigodes chines, nas olheiras, na testa ou no nariz. Ele deixa tudo extremamente uniforme. 

Deixa as cores da maquiagem mais vivas

Alguns componentes da formulação como por exemplo os óleos e silicones, auxiliam na concentração e fixação dos pigmentos que vão ser aplicados na pele. 

Ad

Melhora a aparência da pele e reduz a vermelhidão

O primer também é o responsável por criar uma espécie de película protetora sob o poro e também neutralizam o tom da pele reduzindo pigmentações e vermelhidões provocadas por doenças de pele como por exemplo a rosácea e a dermatite. 

Hidrata a pele

Outro benefício do primer é sua função hidratante. Opte sempre por produtos que contam com ativos que tratam sua pele enquanto oferecem todos os benefícios citados acima. 

Para que servem primers coloridos?

Você sabia que em caso de manchas, olheiras, rosácea, acne ou dermatite é possível contar com primers coloridos que auxiliam na uniformização dessas pigmentações indesejadas? Descubra agora pra que serve cada cor de primer colorido. Veja:

Verde:

Ajuda a neutralizar e disfarçar as manchas de espinha, rosácea e manchas avermelhadas no geral. 

Amarelo:

Já o amarelo auxilia na uniformização do tom da pele deixando-a mais natural. 

Rosa:

O primer rosa é a opção ideal para atenuar manchas de sol, olheiras leves e dar vida a peles pálidas. 

Laranja:

O laranja serve para aliviar o aspecto de rosto cansado da pele e também é muito indicado para olheiras e pigmentações amarronzadas e escuras. 

Lilás:

A opção em lilás é ideal para quem tem o fundo da pele amarelado e quer neutralizar o tom. 

Erros comuns na utilização do primer

Um dos erros mais comuns em se tratando de primer é a forma de aplicar ser incompatível com o tipo de pele. Se sua pele for oleosa, você pode e deve aplicar o produto em todo o rosto. Já você tem pele seca, o ideal é passar o primer onde os poros são mais dilatados, geralmente na zona T do rosto. 

É válido lembrar que ele não é um produto de tratamento, mas sim uma maneira rápida de disfarçar e obter ótimos resultados na hora de fazer aquela make. Ele ficará por cima da camada da pele criando uma espécie de película para deixar a maquiagem mais uniforme, duradoura e bonita. Se sua intenção é um tratamento, o primer não é a melhor opção.

Ad

Resumo

Neste guia sobre pra que serve o primer facial você aprendeu cada uma das finalidades desse cosmético nada complexo, além de descobrir também pra que serve cada cor dos produtos em sua versão colorida. Por aqui também te contei os erros mais comuns na hora de aplicar o primer. Escolha o produto que melhor funciona pra você e desfrute de todos os seus benefícios. Obrigada por me acompanhar até o fim e nos vemos em breve! 

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}