Para que serve o pó compacto ?

janeiro 19, 2021

Provavelmente toda mulher vaidosa já ouviu falar do pó compacto. Ele é um dos itens de maquiagem mais clássicos e importantes. Da iniciante até a mais profissional, o pó compacto é um cosmético obrigatório em toda necessaire. Se você está por fora do assunto ou mesmo apenas quer saber um pouco mais sobre esse tipo de pó, você está no lugar certo.

Por aqui vou te contar um pouco mais sobre ele, como por exemplo quais as suas finalidades, benefícios, como usar e até mesmo como consertar caso aconteça de estragar o seu produto. Leia o texto com atenção para não perder nem um detalhe desse produtinho tão essencial não só para as maquiadoras, mas para todas as mulheres. Vamos lá!

O que é pó compacto ?

Bom, para começarmos essa conversa deixa eu te explicar com riqueza de detalhes o que é o pó compacto. Ele é um tipo de pó com e às vezes até sem cor em sua versão compactada, o que significa que todo o produto é prensado e vira uma única estrutura, que dá origem ao pó compacto. 

Sua função é basicamente finalizar a make selando todos os produtos cremosos aplicados anteriormente, bem como dar um acabamento mais bonito e sem brilho ou aspecto oleoso. As pessoas que sofrem com o excesso de oleosidade podem se beneficiar e muito desse modelo de pó. 

Como já mencionado, ele deve ser aplicado sempre após os produtos cremosos ou líquidos, nunca antes, já que sua função é justamente selar toda essa parte mais oleosa da make deixando a textura da pele mais sequinha e consequentemente deixando tudo no lugar por muito mais tempo aumentando a durabilidade da maquiagem. 

Para aplicar o produto também não tem segredo. Basta escolher o seu aplicador favorito, que vai depender mesmo do seu gosto. Você pode optar entre diversos tipos de esponjas, até mesmo a mais comum que costuma vir junto com o produto, ou um pincelão de pó. Com o aplicador e o pó escolhidos vá aplicando o produto dando batidinhas suaves em toda a face e dando uma certa prioridade a zona T do rosto. 

Para que serve o pó compacto ?

Agora vou te contar com um pouco mais de detalhes para que serve cada benefício do pó compacto. Acompanhe com atenção! 

Uniformizar a pele

Usando o pó compacto para uniformizar a pele você ganha muito mais perfeição no acabamento da make. Aplicando o produto com finalidade de deixar tudo homogêneo você consegue disfarçar ainda mais aspectos que te incomodam como por exemplo texturas de pele diferentes e até mesmo pigmentações diferentes. 

Para a pele não ficar carregada com esse procedimento basta fazer a aplicação dando leves batidinhas com a esponja e se utilizar o pincel não se esqueça de tirar todo o excesso depois. Quando carregamos o pó compacto na hora uniformizar a pele, corremos o risco de deixar a pele muito artificial e com efeito “fantasma”. Tenha cuidado! 

Contorno do rosto

A técnica do contorno facial que se iniciou com as famosas Kardashians vem ganhando cada vez mais força no Brasil e todas nós queremos deixar nossos traços mais finos e delicados utilizando somente maquiagem. Com apenas um pincel e um pó compacto alguns tons mais escuros que sua pele você consegue esse efeito. 

Essa técnica, como muitas outras de maquiagem, não é tão simples quanto a anterior, que basta pegar o produto com o aplicado e passar no rosto. Para fazer o contorno é necessário um pouco de técnica, um pincel de pó chanfrado e paciência. Não se apavore, com algum tempo de prática você fica craque! 

Iluminar a maquiagem

O terceiro e não menos importante papel de um pó compacto é trazer luminosidade a alguns pontos da make. Isso mesmo, da mesma maneira como conseguimos esconder alguns incômodos com o pó mais escuro e o jogo de luz e sombra, também conseguimos destacar algumas áreas com o mais claro. 

O ideal é escolher um pó um pouco mais claro que seu tom de pele natural e aplicar sempre no centro do rosto. Os lugares corretos são: nariz, testa e abaixo dos olhos. Esse contorno também pode ser feito com corretivo, ou mesmo com os dois produtos para durar mais.

Selar a maquiagem

Se sua intenção com o pó compacto for apenas de selar toda a make, fique tranquila pois também é 100% possível. Para isso o pó deve possuir acabamento suave e delicado, nada de utilizar pós pesados para selar a make. Isso vai deixar sua pele com cara de “mascara”, e não é isso que você quer. 

O pó suave vai retirar todo o brilho da pele, selando todos os produtos em creme e deixando a pele com uma aparência mais limpa e sequinha. Para essa finalização é interessante que o pó seja matte. Principalmente se sua pele for oleosa ou mista. 

Benefícios do pó compacto

Como você já deve ter notado, não são poucos os benefícios do pó compacto. Ele pode ser utilizado com diversas finalidades e solucionar muitos problemas na hora da make. Além de selar toda a pele deixando-a com uma aparência muito mais bonita, ele ainda contribui com a fixação da maquiagem, deixando tudo no lugar por muito mais tempo. 

Por ser um produto mega versátil, ele ainda nos dá a opção de carregá-lo conosco para fazermos retoques pois ele cabe perfeitamente em qualquer bolsinha. Seja no trabalho, faculdade ou festa. Dá pra levar e retocar! Como se não bastassem todos esses benefícios, o pó compacto também rende muito mais que os outros modelos de pó, como por exemplo o solto. 

Como recuperar o pó compacto quebrado?

Para recuperar um pó compacto que por acidente se quebrou basta seguir um simples passo a passo. Vamos lá:

Número 1: Termine de esmagar todo o produto utilizando algum utensílio de ponta como por exemplo a colher. Deixe-o como uma farinha. 

Número 2: O segundo passo é colocar uma tampinha de álcool sobre o produto. Álcool comum mesmo. 

Número 3: Misture toda a farinha do pó com o álcool até que vire uma espécie de pasta bem homogênea. Não pode ficar muito mole. 

Número 4: Utilize um papel toalha para remover os excessos de álcool do recipiente, pressionando-o sobre a pasta de pó.  Depois que o papel sugar os excessos é só esperar secar por completo e voltar a utilizá-lo normalmente.

Resumo

Criamos este artigo completo para te explicar todos os benefícios que o pó compacto pode proporcionar na sua make. Por aqui você aprendeu o porquê desse item não pode faltar em sua maleta de maquiagem e ainda como utilizá-lo de maneira correta. Para nos ajudar, compartilhe este artigo com suas amigas e familiares e muito obrigada por nos acompanhar até o final do conteúdo! 

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}