O que é fator de proteção solar (FPS) ?

Se você é uma mulher antenada no mundo da beleza, com certeza já viu por aí essa sigla em cremes, bases, primers e principalmente em protetores solares. O FPS de um cosmético, nada mais é que seu Fator de Proteção Solar. A sigla normalmente vem acompanhada por um número que determina o tal fator de proteção.

Esse número significa por quanto tempo a mais a sua pele estará protegida da radiação solar, ou seja,  proteção contra raios UVA e raios UVB, que são altamente prejudiciais à saúde da nossa pele, principalmente para a pele do rosto. Se o FPS ( fator de proteção solar ) de um protetor solar for  de fps 30 sua pele estará 30 vezes mais protegida da radiação ultravioleta e assim sucessivamente.

O sol é um verdadeiro vilão em se tratando de pele. Ele por sí só é capaz de acelerar o envelhecimento da pele trazendo a tona problemas como rugas profundas, perda da elasticidade, olheiras, manchas solares e até mesmo o câncer na pele. Utilizar produtos com FPS (fator proteção solar) é indispensável para evitar esses efeitos indesejados.

A escala Fitzpatrick foi desenvolvida pelo norte-americano Thomas B. Fitzpatrick no ano de 1976. Ela foi criada por Thomas com a finalidade de classificar os fototipos cutâneos de um a seis a partir da capacidade de cada pessoa em se bronzear ou sofrer danos como sensibilidade e vermelhidão, caso exposição ao sol. Os seis fototipos são divididos da seguinte maneira:

Pele Branca Pálida (Tipo 1)

O primeiro fototipo é caracterizado por uma pele extremamente branca e muitas vezes com sardas, a qual Fitzpatrick denominou Tipo 1. Essa pele é a mais sensível aos danos dos raios solares (raios uva e uvb) e sempre se queima, mas nunca se bronzeia. 

Por esse motivo, é necessário que o uso do protetor solar  seja diário e de no mínimo FPS (fator de proteção) 30 pra mais. Também é necessário apostar em proteções físicas como chapéus, óculos e guarda sol, no caso de praia. 

Pele Branca (Tipo 2)

No segundo caso, o tipo 2, a pele ainda é bem clarinha, porém um pouco mais escura que o tipo 1. Geralmente quem tem o fototipo 2 de pele, possui tonalidades claras nos seus pelos e cabelos, como ruivo e loiro. Os olhos também podem ser claros. O tipo 2 é similar ao 1 pois também apresenta grande sensibilidade quando exposta à luz solar. Pode sim se bronzear, mas o processo é bem lento podendo ocasionar queimaduras.

É indicado protetores solares com FPS ( fator de proteção solar ) também acima de 30 e outros métodos de proteção solar. 

Pele Morena clara (Tipo 3) 

Nesse terceiro fototipo, o 3, a pele é pouco mais escura e resistente ao sol, mas nada muito exagerado. A parte mais sensível continua sendo a pele do rosto.

É possível que a pele morena clara consiga atingir um certo grau de bronzeamento, porém leve. Os protetores solares devem ter um FPS (fator de proteção solar ) acima de 30.

Pele Morena moderada (Tipo 4)

O fototipo de pele número 4 apresenta um tom amarronzado, bem puxado para o castanho. São as famosas morenas que possuem esse tipo de peles. Elas costumam ter um grau bem baixo de queimadura e sempre conseguem um bom resultado de bronzeamento, sua pele tem sensibilidade normal ao sol. Devem escolher protetores solares com FPS ( fator de proteção solar ) acima de 30

Pele Morena escura (Tipo 5)

No quinto fototipo normalmente se encaixam as morenas escuras. Essas estão um pouco mais livres de tanta preocupação com queimaduras solares devido à sua proteção solar natural ser superior aos níveis acima.

Mas mesmo assim, é bem importante fazer o uso de um bom protetor solar diário de no mínimo 15 FPS ( fator de proteção ) e também de chapéus e óculos em caso de tempo de exposição extrema. 

Pele Negra (Tipo 6)

O sexto e último fototipo é característico das peles negras. Esse tipo de pele é muito mais pigmentado e com fibras de colágeno mais densas, possibilitando que a barreira de proteção natural da pele seja muito mais forte que os outros fototipos, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, as peles negras também precisam de protetores solares de FPS (fator de proteção solar ) de pelo menos 15 para não correr nem um risco.

Calculo para descobrir o fps (fator de proteção) ideal do seu protetor solar

O FPS de um protetor solar  determina quanto tempo de proteção ele irá nos proporcionar de acordo com nossa proteção natural. Para fazer esse cálculo é importante você saber qual o seu grau de resistência, ou seja, ficando um tempinho exposta ao sol sem qualquer proteção até aparecer as primeiras vermelhidões. 

Se esse período durar 20 minutos, usando um filtros solares com FPS 15, por exemplo, você poderá ficar exposição ao sol sem correr riscos durante 20 minutos (sua proteção natural) x 15, o que totaliza 300 minutos (5 horas). Todos os cálculos devem seguir essa mesma fórmula. Lembrando que os protetores solares devem ser aplicados sempre de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada 2 horas.

O que são raios UV (Raios UVA e UVB)

Os raios Uv nada mais são que a radiação emitida pelo sol através de ondas eletromagnéticas de muitos comprimentos e podem ser subdivididos, basicamente por raios uv A raios UVA e raios ultravioletas B (UVB). Esses raios UV (A e B) podem causar sérios danos à nossa saúde, caso negligenciemos os cuidados necessários contra eles.

Desde doenças cutâneas como rugas, manchas solares, olheiras e irritações até enfermidades mais sérias como o câncer de pele, problemas imunológicos e oculares. Os raios UVB são os mais responsáveis pelas queimaduras de pele, as famosas manchas vermelhas e ardidas que geralmente adquirimos na praia. Em contrapartida os raios UVA provocam reações mais profundas e a longo prazo danificam muito a nossa pele, principalmente a mais sensível, do rosto.

"Os raios UV são radiação emitida pelo sol através de ondas eletromagnéticas e que podem causar sérios danos à nossa saúde."

Produtos onde pode encontrar FPS

Como já sabemos a indústria cosmética está sempre avançando e os cosméticos com FPS ( fator de proteção solar ) são grandes aliados da fotoproteção, conheça alguns:

Protetor solar

O protetor solar é, obviamente, o cosmético de proteção solar mais popular do mercado e deve ser utilizado diariamente. 

Hidratantes

Hoje podemos encontrar o FPS em diversas variedades de hidratantes, eles são capazes de proteger a nossa pele enquanto hidratam. 

Bases

Também é muito comum útil algumas bases possuírem fator de proteção solar, já que além dos raios UVA e UVB ainda temos que nos preocupar com a luz visível e a base com FPS protege nossa pele desses 3 tipos de raios uv .

Primer

Outro cosmético de maquiagem onde podemos encontrar o FPS são os primers, produtos geralmente usados antes da maquiagem para fechar os poros e dar uma aparência mais bonita para a pele, mas nada o impede de proteger enquanto faz isso. 

Outros tipos de cremes...

Como eu bem já lhe disse a variedade é grande. Podemos encontrar o FPS ainda em cosméticos anti idade, anti rugas, anti acne, outros tipos de maquiagem, entre muitos outros. As indústrias estão investindo em proteção solar, e os cosméticos com FPS são os cosméticos do futuro.

Alguns cuidados extra para se proteger do sol 

Outras maneiras de se proteger do sol são as barreiras físicas como chapéus, óculos de sol, guarda-sol entre outras proteções palpáveis. É muito importante também, além de não se expor ao sol sem proteção solar, tomar muita água para hidratar a pele.

Resumo

Espero ter lhe ajudado a entender de uma vez por todas o que é, de fato, esse tal FPS. Agora vai ser bem mais fácil escolher protetores solares indicados para a sua pele. Compartilhe esse post em suas redes sociais e também com seus amigos para que eles entendam a importância de se protegerem. Obrigada por me acompanhar até aqui, e nos vemos em breve novamente. Proteja-se!

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}