Melhores tônicos faciais para pele mista, sensível e seca

  • Home
  • »
  • Melhores tônicos faciais para pele mista, sensível e seca

julho 8, 2021

Encontrar um bom tônico facial que se adeque de verdade à sua pele não é uma tarefa tão fácil assim. Embora a quantidade de opções disponíveis no mercado seja exageradamente grande, nem todos podem te proporcionar os resultados que sua pele necessita. Cada pele é uma pele, e cada tipo de pele necessita de um cuidado específico. Isso deve ser levado em consideração na escolha de qualquer dermocosmético. 

Ad

O tônico é quem vai garantir que a pele está realmente higienizada e preparada para receber os demais produtos, ou mesmo para outras finalidades. Basta escolher de acordo com a sua necessidade. Neste artigo absolutamente completo sobre os melhores tônicos faciais para o seu tipo de pele vou te contar tudo sobre eles e ainda te apresentar os melhores 5 produtos que existem no mercado. Vamos lá!

Para quem ainda não sabe o que de fato é um tônico facial vou explicar resumidamente. Ele é um cosmético responsável por ajudar na normalização do pH da nossa pele, a remover resíduos que a higienização sozinha não consegue remover, como por exemplo cosméticos de maquiagem, e ele pode servir até mesmo para hidratar a pele.

O tônico é um produto geralmente à base de água e sua limpeza, apesar de bem intensa e profunda, não agride e danifica a pele, já que não tem aquele “esfrega-esfrega” do sabonete ou do esfoliante. Outro benefício do tônico é que ele não estimula a produção de sebo, o que evita que os poros do rosto fiquem obstruídos e evita também infecções comuns como por exemplo as acnes.

TOP 5 - Melhores tônicos faciais

Normaderm Tônico Adstringente, Vichy

Ativos:

Fomes officinalis, Hamamelis, Camomila, Ácido Glicólico e Ácido Salicílico

Hipoalergênico:

Não

Quantidade:

200ml

 Loção Adstringente Pele Oleosa ou Mista, Ligia Kogos Dermocosméticos

Ativos:

Ácido Salicílico, Mentol e Alantoína

Hipoalergênico:

Sim

Quantidade:

200ml

Loção Adstringente Facial Nupill Derme Control, Nupill

Ativos:

Ácido Salicílico, Aloe Vera

Hipoalergênico:

Não

Quantidade:

200ml

Natura Chronos Tonico Detox Hidratante Pele Seca 

Ativos:

Ácido Salicílico

Hipoalergênico:

Sim

Quantidade:

150ml

Tônico Adstringente Facial Nivea Controle do Brilho

Ativos:

Extrato de Algas Marinhas e Vitamina B5

Hipoalergênico:

Sim

Quantidade:

200ml

1# Normaderm Tônico Adstringente, Vichy, Transparente - melhor tônico para o rosto do mercado

O tônico da Vichy é muito popular no mercado por limpar, hidratar e acalmar a pele. Ele é indicado para pele oleosa, mas atende todos os tipos de pele, além de ser muito indicado para pessoas de pele mista. Ele é capaz de purificar e melhorar de forma instantânea a aparência física dos poros.

Vantagens

  • Ação purificante e calmante
  • Rende muito
  • Embalagem prática

Desvantagens

  • Valor pouco atraente

2# Loção Adstringente Pele Oleosa ou Mista 200ml Ligia Kogos Dermocosméticos - melhor tônico para pele mista

Outra ótima opção é a loção adstringente para pele oleosa e mista da Ligia Kogos. Ele é produzido com extratos de melissa e de rosas e possui efeitos calmantes e anti-inflamatórios. Além disso, ele diminui a oleosidade e limpa profundamente os poros minimizando os riscos de acne. 

Vantagens

  • Combate a oleosidade
  • Rende muito

Desvantagens

  • Não indicado para peles sensíveis

3# Loção Adstringente Facial Nupill Derme Control 200ml, Nupill, Verde - Melhor custo-benefício

A Nupill é uma marca muito popular quando o assunto é dermocosméticos e ela não decepcionaria nos tônicos. O tônico da marca ajuda a manter a pele mais hidratada por um longo período de tempo e também controla e elimina a oleosidade prevenindo espinhas. Tudo isso por um preço que cabe em qualquer bolso.

Vantagens

  • Valor atraente
  • Rende muito
  • Controla a oleosidade

Desvantagens

  • Contém álcool

4# Natura Chronos Tonico Detox Hidratante Pele Seca 150ML - Melhor tônico hidratante

Se você busca por um tônico mais hidratante sem sombra de dúvidas a melhor opção para você é o detox hidratante da Natura Chronos. Ele controla a oleosidade durante o dia inteiro, elimina toxinas da pele e possui ação antioxidante melhorando a saúde de todo o rosto. 

Vantagens

  • Valor atraente
  • Específico para pele seca
  • Hidratante

Desvantagens

  • Contém menos de 200ml

5# Tônico Adstringente Facial Nivea Controle do Brilho 200Ml, Nivea - Melhor tônico para o rosto barato e bom

É claro que nessa lista não poderia faltar a nívea que é mais que referência em produtos de pele. O tônico da marca é uma opção super acessível e ótima para todo o tipo de pele, incluindo as sensíveis. Ele limpa profundamente, hidrata e desobstrui os poros sem agredir a pele do rosto.

Vantagens

  • Controla o brilho
  • Contém algas marinhas
  • Valor atraente

Desvantagens

  • Não indicado para peles secas

Ad

Para que serve um tônico facial?

O produto serve não somente para higienizar profundamente a pele, mas também para preparar a pele para receber outros produtos como por exemplo cremes e séruns de tratamento ou hidratantes, além de que somente o tônico sozinho é capaz de hidratar o rosto. 

Além disso, os tônicos ajudam a controlar a oleosidade e fazem com que os produtos penetrem com muito mais facilidade nos poros, potencializando o efeito de qualquer tratamento, O jeito certo de utilizá-lo é sempre após a higienização com o sabonete ou espuma de limpeza. Unindo esses dois itens, a pele fica extremamente limpa e pronta para receber qualquer produto.

Benefícios de um tônico para o rosto

Os principais benefícios de se utilizar um tônico facial são:

  1. 1
    Ele regula o pH natural da pele que pode ser alterado pela composição de produtos como sabonete, maquiagem ou mesmo por fatores como o sol, poluição, entre outros agentes que podem causar obstrução de poros e envelhecimento precoce.
  2. 2
    Ele é capaz de potencializar a ação do hidratante. Como o tônico equilibra o pH da pele, o creme penetra com muito mais facilidade e seus resultados serão muito mais eficazes.
  3. 3
    Ele também age como uma espécie de tratamento facial que elimina alguns incômodos cutâneos. Se o produto possuir ativos como por exemplo alantoína ou extratos de melissa, ele auxilia na cicatrização de espinhas, já se possuir ácidos como o glicólico ou salicílico, é bom para a oleosidade.

Diferentes tipos de tônicos faciais

Vou te contar um pouco sobre cada tipo de tônico que existe no mercado. Leia com atenção!

Tônico Adstringente

O grande diferencial dos tônicos conhecidos por adstringentes é que ele é uma espécie de tônico que possui alguns ativos específicos para a pele oleosa. São esses ácidos como os já citados anteriormente, glicólico, salicílico ou mesmo o enxofre. Sua função é limpar profundamente e controlar o excesso de oleosidade. Não pode ser utilizado em excesso.

Tônico Hidratante

Os tônicos hidratantes, que são os mais indicados para peles secas e sensíveis são os que ajudam a normalizar o pH da mesma. Ele também elimina impurezas profundas, mas também age como um excelente preparador de pele para receber qualquer tratamento facial, inclusive cremes hidratantes. Tudo isso sem estimular a produção de sebo. Os tônicos hidratantes também podem conter em sua formulação ativos emolientes que hidratam.

Tônico Calmante

O tônico calmante é o mais indicado para cuidar das peles mais sensíveis. Ele é um produto de pH neutro, que não agride o rosto, geralmente hipoalergênicos e leves. Podem possuir ativos calmantes que vão deixar a pele com um frescor e livre de qualquer tipo de alergia ou inflamação.

Tônico Renovador

Já o tônico renovador possui ativos como por exemplo o AHA, que é da família dos alfa-hidroxiácidos, e pode proporcionar uma espécie de esfoliação química no rosto, eliminando completamente as células mortas e assim causando uma renovação celular, o que faz com que a pele fique muito mais viçosa, bonita e jovem. Geralmente eles são mais agressivos e devem ser evitados por peles muito sensíveis ou sensibilizadas.

Componentes extra que pode encontrar no seu tônico 

O seu tônico escolhido pode possuir alguns componentes extras, por esse motivo dedique um pequeno tempo para ler todos os ingredientes do produto e decidir se ele vai ou não atender às suas necessidades. Os componentes extras mais comuns presentes nos tônicos são:

  • Ácido glicólico e salicílico, que ajudam no controle da oleosidade
  • Aloe vera, que é um ativo conhecido por suas propriedades calmantes e emolientes/hidratantes
  • AHA, que é um ácido de renovação celular

Entre outros, escolha com atenção e cuidado.

Qual o tônico facial que devo usar para o meu tipo de pele?

Pele Mista

Pessoas com pele mista devem procurar por tônicos que ajudem a controlar a oleosidade da pele. São aqueles com ácido glicólico e salicílico, como foi mencionado anteriormente. Isso porque a pele mista possui os traços da pele oleosa, principalmente na zona T do rosto.

Mas ainda é importante lembrar que a pele é mista e não oleosa e possui suas partes mais secas. Não exagere em ativos que removem completamente a oleosidade, pois a pele mista não precisa disso.

Oleosa e Acneica

Tônicos para pele oleosa e acneica costumam ser tônicos mais “fortes”. Geralmente esses produtos vêm com suas promessas descritas em seu rótulo ou embalagem. Escolha os que prometem secar acnes e também que tratem e controlem a oleosidade. Os ativos mais comuns são: Gluconato de zinco, LHA, ácidos glicólico e salicílico. 

Estes ativos presentes são os grandes responsáveis pelo controle da oleosidade, pela esfoliação química da pele, e por oferecer tantos resultados sem causar irritações. Outro grande benefício dos tônicos para pele oleosa é que eles desobstruem os poros, o que melhora muito as inflamações da acne.

Seca

Se sua pele for seca você deve sim utilizar o tônico. Há quem pense que ele é um cosmético relacionado a acne e a oleosidade, o que é um pensamento completamente errôneo. Todo indivíduo pode se beneficiar dos resultados dos tônicos faciais. É claro que quando a pele for seca a escolha deve ser diferente.

Pessoas com peles mais secas devem optar sempre por dermocosméticos com ativos umectantes, hidratantes e antioxidantes. Algumas top opções são: Vitamina C, Vitamina E, Vitamina B5, Algas marinhas, ácido lactobiônico, entre outros. Esses ativos deixarão sua pele muito mais hidratada, saudável e livre de problemas.

Sensível

Caso você tenha a pele sensível ou sensibilizada por alguns procedimentos você deve pensar que usar tônico é um erro, já que é um produto um tanto agressivo. Mas isso também está errado. Existem muitos tônicos no mercado exclusivos para pessoas que sofrem com a sensibilidade cutânea. 

Os ativos escolhidos devem possuir ações anti-inflamatórias como por exemplo o óleo de melaleuca, o ácido bórico, o extrato de melissa ou mesmo a água termal, o aloe vera e a calêndula. Com esses ativos presentes, a pele sensível pode ficar mais que tranquila na aplicação do tônico, pois ele não causará nem um dano a ela.

Como usar um tônico facial?

Não existe nem uma dificuldade na aplicação do tônico, muito pelo contrário. É um dos dermocosméticos mais fáceis de ser aplicado. Basta higienizar o rosto completamente utilizando um sabonete ou espuma de limpeza específica para o seu tipo de pele. 

Depois basta secar o rosto com pressionando uma toalha e então embebedar um disco de algodão com o tônico e ir aplicando em todo o rosto. É ideal que o movimento seja realizado do centro para fora, não deixando de lado áreas como a orelha e o pescoço. Depois é só seguir com a rotina de cuidados normalmente.

Contraindicações

O tônico facial não possui contraindicações, mas em casos de pele muito sensível, muito seca, áspera, mulheres gestantes e indivíduos com doenças de pele é muito importante que um dermatologista seja consultado antes do início do tratamento.

Ad

Resumo

Agora você já conhece todos os tipos de tônicos e também os mais indicados para cada tipo de pele. Por aqui você também conheceu as 5 melhores opções de tônicos do mercado. Não descarte esse cuidado pois ele é muito necessário para a saúde da sua pele. 

Sobre o Autor

Mia

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}