Melhores bases líquidas do mundo : Baratas, nacionais e Importadas

  • Home
  • »
  • Melhores bases líquidas do mundo : Baratas, nacionais e Importadas

abril 21, 2020

Muitas pessoas tem dúvidas sobre a escolha das melhores bases , da sua utilização e até confundem a base com o corretivo. Para não restar dúvidas vamos aprender mais sobre a utilização desse produto que é indispensável nas nécessaires de maquiagem e descobrir como encontrar a base perfeita segundo o seu tom de pele.

Uma base de maquiagem é um produto cosmético que possui várias funções, a base é responsável pelo acabamento e uniformização da pele, disfarce de manchas, espinhas ou imperfeições como rosácea ou melasma. Além disso, é ela quem da a "base" para os passos seguintes da maquiagem.

As dicas para escolher a base perfeita são testar a base no maxilar, se a base se igualar ao tom da sua pele ao ponto de você quase não enxergar que ela está ali significa que você encontrou a cor ideal. Você também precisa aguardar alguns minutinhos para ver se a base não vai escurecer (oxidar) na sua pele. Assim você garante um bom resultado.

Benefícios da utilização da base 

Além de cobrir imperfeições as bases podem ter outros benefícios e o seu preço vai variar de acordo com o que ela oferece. As melhores bases hidratantes auxiliam na hidratação, nutrição e prevenção do envelhecimento precoce da pele. As que possuem efeito matte auxiliam na redução da oleosidade do rosto, e as melhores bases disponíveis no mercado já contam com fator de proteção solar e ativos anti-idade capazes de diminuir a aparência de linhas finas de expressão. Tenho outro artigo onde indico as melhores bases com protetor solar.

" Precisamos lembrar que cada pele é única, e o que traz resultados para uma pessoa pode não trazer para outra."

 Por isso, para te ajudar na compreensão dos benefícios e te ajudar a escolher a base perfeita, fizemos um TOP 5 com as melhores bases e suas vantagens e desvantagens.

Confira o desempenho de cada uma delas e escolha a sua favorita:

Melhores Bases de maquiagem Líquidas 

Base Líquida M.A.C  Fluid SPF15

Tipo de Pele:

Pele Oleosa

Cobertura:

Média

Textura:

Líquida

Características:

Oil-Free

Acabamento:

Semi-Matte

Base Líquida Matte Revlon Colorstay

Tipo de Pele:

Pele Mista e Oleosa

Cobertura:

Alta

Textura:

Líquida

Características:

Não transfere

Acabamento:

Matte

Revlon Colorstay Make Up Pele Seca

Tipo de Pele:

Seca

Cobertura:

Média

Textura:

Líquida

Características:

Oil-Free

Acabamento:

Natural

Base Líquida Longa Duração Super Stay 24h, Maybelline

Tipo de Pele:

Normal e Seca

Cobertura:

Média

Textura:

Líquida

Características:

FPS 19

Acabamento:

Natural

Base Líquida Dior DiorSkin

Tipo de Pele:

Madura

Cobertura:

Alta

Textura:

Líquida

Características:

Prova de água e suor

Acabamento:

Efeito Matte

#1 - A melhor base do mercado - Base Líquida M.A.C  Fluid SPF15

alta cobertura natural

É uma das TOP bases do mercado, possui uma ampla variedade de cores que facilita na hora de escolher o tom correto para sua pele. Você deve levar em consideração no momento da escolha do seu tom de base que talvez ocorra uma leve oxidação, ou seja, após um tempo a cor da base tende a dar uma leve escurecida na sua pele.

Essa é uma base líquida com cobertura média, sendo possível construir camadas se necessário uma alta cobertura. Tem um acabamento semi-matte, auxiliando no controle da oleosidade para aqueles que possuem uma pele oleosa.

Esta base tem uma baixa transferência e tem uma boa fixação, deixando um aspecto bem bonito na pele por várias horas ao longo do dia, além de contar com um filtro solar com fator de proteção solar 15 que protege dos radicais livres.

O preço da base pode ser bem elevado levando em consideração que a válvula pump é vendida separadamente.

PRÓS

  • Não acumula nas linhas de expressões
  • Não marca os poros
  • Controla a oleosidade
  • Dura muitas horas
  • Resistente ao suor e a umidade
  • Livre de óleo

CONTRAS

  • Válvula Pump é vendida separadamente
  • Preço

#2 - Base Líquida Matte Revlon Colorstay Peles Mistas e Peles Oleosas, 30ml

base líquida

A base Revlon Colorstay está entre uma das TOP bases importadas, possui uma cartela de cores aceitável disponível e tem embalagem pump que é super econômica e facilita na aplicação do produto. É uma base líquida de alta cobertura perfeita para cobrir imperfeições, além disso tem acabamento matte que não craquela no rosto, sendo indicada para pele oleosa e mista.

A Colorstay possui fator de proteção 15 e garante uma sensação de conforto na pele, prometendo duração de incríveis 24 horas, estando entre as bases com maior tempo de fixação disponíveis atualmente no mercado.

A base líquida da Revlon possui efeito hidratante e quase nada de transferência, ou seja, é uma base que não transfere na roupa, não borra e não mancha.

O preço dessa base possui um ótimo custo-benefício:

PRÓS

  • Super matte e sem óleo
  • Embalagem econômica com válvula pump
  • Longa duração

CONTRAS

  • Por ser uma base com alta fixação e duração, para que tudo seja removido da pele talvez seja necessário o uso de um demaquilante.

#3- A melhor base líquida para pele seca Revlon Colorstay Make Up

base líquida


Essa base da Revlon conta com quase tudo que a sua prima para peles oleosas que vimos anteriormente possui, a diferença é que a fórmula dessa base foi feita para peles secas e além de possuir FPS 15 ela ainda promove a hidratação da pele.

Sua textura é líquida e possui 8 tipos de tonalidades disponíveis que garantem um acabamento com aspecto natural e duradouro por até 24 horas. É um produto que causa uma leve oxidação da cor na pele, mas fora isso ela não craquela, não marca as linhas de expressão e não estoura no flash.

A cobertura dessa base é média, porém é possível construir camadas de acordo com a necessidade.

A base ColorStay para peles secas.

PRÓS

  • Sem óleo
  • Não marca linhas de expressão
  • Embalagem econômica com válvula pump
  • Longa duração

CONTRAS

  • Por ser uma base com alta fixação e duração, para que tudo seja removido da pele talvez seja necessário o uso de um demaquilante.

#4- Base boa e barata que não transfere

Base Líquida Longa Duração Super Stay 24h, Maybelline 

textura cremosa além disso


Assim como a base líquida da Revlon que vimos anteriormente, a Super Stay da Maybelline está entre as bases de melhor qualidade e segundo a marca promete fixação de até 24 horas na pele . A base possui uma cartela com 16 tonalidades, e além de não manchar é resistente ao calor, suor e a umidade. O diferencial dessa base é que ela possui um fator de proteção 19 , enquanto as concorrentes geralmente possuem FPS 15.

É uma base de média cobertura e não tende a acumular nas linhas de expressões. Segundo a marca, esse produto possui a tecnologia Micro-Flex que faz com que a base se adapte aos movimentos da pele causando uma sensação de conforto, além de deixar um aspecto natural, sem craquelar.

A Super Stay é uma base líquida e se adequa melhor em rosto de peles normais à secas, possui uma cartela de cores aceitáveis. É uma base capaz construir camadas e não estoura no flash, então pode tirar foto a noite à vontade que não vai ficar com aquela aparência de fantasma.

Essa é uma das bases com poucos pontos negativos sobre ela além de que não vem com pump incluso.

PRÓS

  • Fixação prolongada até 24 horas
  • Fator de proteção 19
  • Não acumula nas linhas de expressões
  • Embalagem com excelente designer

CONTRAS

  • Embalagem não vem com pump

#5- Alta cobertura natural e acabamento matte, 24h - Base Líquida Dior DiorSkin 



É uma base líquida de acabamento matte que dá um bom controle da oleosidade do rosto, prometendo duração por até 24 horas. A DiorSkin marca um pouco as linhas de expressões portanto não é recomendado para peles maduras.

Apesar de possuir alta cobertura a base possui baixa transferência e não craquela na pele. Além disso, a base ainda é a prova de água e suor, mas ao passar no rosto ela tem uma leve oxidação, então é importante se atentar a esse detalhe na hora de escolher o seu tom.

Falando na escolha do tom, um fator negativo é a cartela de cores disponíveis, a DiorSkin possui apenas 6 tonalidades disponíveis no Brasil e a sua cor mais escura é a 040 Honey Beige, deixando a desejar principalmente nos tons mais escuros para pele negra.

Esse produto rende bastante e pouca quantidade de base já é o suficiente para cobrir o rosto todo. A embalagem não possui pump e sim um aplicador em forma de bico muito útil para dosar o produto, que é tão eficiente quando o pump no quesito desperdício.

O preço dessa base líquida é alto, mas devemos levar em consideração que as bases da Dior estão entre as melhores bases do mundo.

PRÓS

  • Dura até 24h
  • A prova de água
  • Rendimento

CONTRAS

  • Poucas tonalidades
  • Preço

Você sabe qual é o seu subtom ?

pode ser pele oleosa

A cor da nossa pele não é a mesma que a cor do nosso subtom, por isso algumas das melhores bases nacionais e importadas parecem ter a mesma cor, mas a temperatura é diferente.

Os tipos de subtom que podemos ter são quente, neutro e frio. A escolha do subtom errado faz com que o resultado final não seja natural, prejudicando a beleza da make.

Encontrar o subtom certo da sua pele pode ser complicado, não existe uma fórmula para isso, mas temos algumas dicas que podem te ajudar.

A cor das veias é uma das técnicas utilizadas para descobrir o seu subtom de pele. Olhe para o seu braço, se as suas veias forem azuis ou arroxeadas você tem o subtom frio. Se as veias aparentarem ser azul-esverdeado então o seu subtom é neutro, e se as suas veias forem verdes ou oliva o seu subtom será quente.

Além dessa técnica outras dicas são utilizadas, como por exemplo o teste da moeda, que consiste em colocar uma moeda de cor prata e outra dourada sobre a mão e verificar qual delas combinou mais com o seu tom de pele.

Se você combinou mais com a cor dourada o seu subtom é quente, se combinou com a prata então é frio, agora se as duas cores combinaram, sinta-se privilegiada, você tem a sorte de ter o subtom neutro e qualquer tom de base vai ficar bonito no seu rosto.

" O teste da moeda nunca falha"

Subtom quente

Pessoas com o subtom de pele quente ficam bronzeadas ao tomar sol, e no inverno ficam com a pele amarelada. Normalmente combinam com acessórios dourados e possuem veias de cor verdes ou oliva.

Subtom neutro

O subtom neutro é o coringa. As pessoas que possuem esse subtom geralmente combinam com acessórios de cores douradas e prateadas e possuem as veias azul-esverdado.

Subtom frio

As pessoas de subtom frio ficam vermelhas ao tomar sol e no inverno as bochechas permanecem rosadas. A cor que mais combina com esse subtom é prata e as veias são azuis ou roxas.

Tipos de pele Oleosa, Madura e Seca

aspecto natural

Antes de escolher qual é a base ideal para você, veja quais são os tipos de peles e quais bases são adequadas para cada um deles.

  • Pele normal: A pele normal é equilibrada, ela não é nem oleosa e nem seca. Esse tipo de pele se adapta bem a qualquer textura de base.
  • Pele seca:  Para as peles secas as melhores bases são as que contém hidratante na fórmula, pois ajudam a evitar o ressecamento. É bem importante quem tem a pele mais seca fazer uma boa preparação de pele antes de aplicar a base para evitar que a make fique com um efeito craquelado. Investir na base líquida é uma boa opção.
  • Peles oleosas:  As peles oleosas são mais brilhosas e por isso deve ser evitado o uso de bases com óleo em sua composição, é ideal utilzar base líquida que seja "Oil-Free". As melhore bases para pele oleosa são as com acabamento matte que ajudam a controlar a oleosidade da pele.
  • Pele mista:  A pele mista é uma combinação de todos os tipos de pele, principalmente na zona T do rosto (testa, nariz e queixo), por isso é interessante aplicar produtos como o primer antes de utilizar a base nessa região. Quanto a textura, você pode escolher qualquer uma, desde base líquida até a base em pó de acordo com os resultados que deseja.
  • Pele Madura:  A pele madura é aquela que a medida do tempo foi perdendo a elasticidade e flexibilidade, são peles que já possuem algumas rugas ou marcas de expressões no rosto. Para as pessoas com a pele madura é interessante utilizar base líquida com cobertura suave que possui acabamento natural, os resultados com esses tipos bases são melhores, pois além de corrigir leves imperfeições não acumulam nas linhas deixando um aspecto mais jovem. Pode ler meu artigo específico deste tipo de pele, onde indico a melhor base para pele madura.

Que texturas de base para maquiagem existem?

São tantos os tipos de base disponíveis no mercado que se torna difícil escolher.

Como saber qual é a textura de base ideal para cada tipo de pele?

Essa dúvida sobre as bases é muito comum, principalmente para quem está começando a se aventurar com as maquiagens, por isso vamos listar as diferenças de cada textura e aprender qual base terá o melhor resultado para sua pele.

Base líquida

A aplicação da base líquida é mais fácil pois essa textura leve espalha bem, geralmente as bases líquidas possuem uma boa cobertura e são compatíveis todos os tipos de pele (desde que sejam sem óleo, no caso de quem possui pele oleosa).

As bases líquidas possuem um acabamento natural e uma cobertura bem leve.

Base em pó solto

A base em pó solto, é base com menor durabilidade em relação a base líquida mas funciona muito bem para quem sofre com oleosidade na pele, pois tem um acabamento mais sequinho.

"Se você deseja um efeito mais natural no rosto, essa é uma boa opção. "

Mousse

As bases em mousse possuem uma boa cobertura e são de fácil aplicação podendo ser utilizada até mesmo com as pontas dos dedos.

Nessa textura de base muitas vezes é necessário uma boa preparação da pele antes de utilizar o produto, pois caso a pele não esteja hidratada, a base craquela prejudicando a beleza da make.

Creme

A base de textura cremosa tem aparência de um creme com cor, tem uma cobertura bem leve e fixação duradoura absorvendo fácil na pele.

Esse tipo de base é adequado para peles maduras e além de ser hidratante ela não acumula nas linhas de expressões.

Bastão

A grande parte das bases em formato bastão oferecem uma cobertura extremamente alta, ideal para quem busca corrigir imperfeições na pele, como manchas, melasma, olheiras, vitiligo e etc.

"Essa base deve ser utilizada com cautela pois pode deixar um acabamento e aspecto pesado no rosto. "

Pó compacto 

O pó compacto ou pancake como é conhecida, possui uma cobertura de média para alta e um acabamento mais pesado.

Essa base não é recomendada para peles maduras pois tende a marcar bastante as linha de expressão e também não é recomendada para peles secas porque ela é base matte e deixa a pele bem ressecada em alguns casos.

Ultrafluída

Esse tipo de base é indicado para dar luminosidade a pele deixando um efeito natural. Essa base pode ser utilizada em todos os tipos de pele, e possui um maior rendimento por conta da sua textura leve e fluída, porém ela possui baixa cobertura, então saiba que não vai cobrir suas manchinhas nem olheiras por exemplo.

Mineral

A base mineral é hipoalergênica formulada para minimizar as reações adversas na pele. Essas são as melhores bases para quem possui a pele sensível. Esse tipo de base confere um acabamento natural para a make.

Você Prefere Acabamento Leve ou Alta Cobertura?

Para decidir o acabamento perfeito para sua pele é necessário antes saber sobre a sua intenção e qual a ocasião em que você quer utilizar a base.

Cada pessoa tem uma adaptação maior com coberturas e texturas diferentes, não existe um certo ou errado e você pode escolher segundo a sua vontade. Tem até base à prova de água, como pode ler nesse meu artigo "bases à prova dágua".

Vamos entender a diferença entre cada acabamento para decidir qual se adequa melhor ao que você procura.

Base acabamento leve 

Esse acabamento é ideal para quem deseja valorizar a beleza natural e não possui manchas nem acnes, ela serve apenas para uniformizar o tom do rosto, sendo ideal para o uso no dia a dia.

Geralmente esse tipo de produto tem uma composição a base de água, o que faz com que ela saia mais facilmente que as demais, já que não é resistente ao suor e nem lágrimas.

"Um ponto positivo das bases de cobertura leve é o preço, elas costumam ser mais baratas que as de cobertura superior. "

Base de cobertura média

As bases de cobertura média cobrem boa parte das imperfeições, porém não dispensam o uso de um corretivo. 

O preço das bases de média cobertura são acessíveis e compatíveis com o que o produto promete.

Uma vantagem das bases de cobertura média é a maioria delas permite a construção de camadas caso seja necessário uma cobertura mais alta. Além disso ela ainda possui durabilidade maior que as bases de acabamento leve.

Base de alta cobertura

As bases de alta cobertura são recomendadas para quem deseja cobrir totalmente as imperfeições do rosto, possuem maior durabilidade e fixação que as de cobertura média e leve.

Esse tipo de base é indicado para fotografias, filmagens ou eventos onde você precisa estar com a pele perfeita e impecável.

As bases de cobertura alta possuem um preço equivalente sua cobertura, mas o custo-benefício desses produtos é inquestionável.

Porém é preciso cautela no uso desses produtos para não ficar com aspecto artificial no rosto.

Tipo de efeito 

Efeito Glow

As bases com efeito glow ao contrário do que o nome sugere não são bases com glitter ou brilho. Na verdade esse é um efeito mais natural, deixa a pele iluminada e com aspecto saudável, favorecendo a beleza natural de cada um.

Semi Matte

Esse tipo de base é um meio termo entre as bases mais brilhantes, acetinadas e as mattes. Essa base consegue deixar a pele com um aspecto mais natural que a matte, possui um acabamento opaco e não é recomendado para peles muito secas.

Efeito Matte

Com acabamento totalmente opaco, as bases de efeito matte são indicadas para quem possui a pele oleosa, pois ajuda a controlar a oleosidade do rosto ao longo do dia.

Essa na maioria das vezes dispensa o uso do pó para não criar um aspecto ressecado na pele.

Efeito Natural

Como o próprio nome já diz, essa base possui um acabamento natural na pele, muitas vezes causando um efeito de rosto limpo, perfeita por natureza.

Em resumo é uma maquiagem que parece que você está sem maquiagem.

Tenha atenção a composição do produto 

É importante utilizar produtos que sejam específicos para o seu tipo de pele, caso contrário você poderá ter resultados desagradáveis como o aumento da oleosidade por exemplo.

Muitas substâncias presentes nos produtos cosméticos podem causar reações alérgicas, esses ativos geralmente são conservantes e corantes, em alguns casos nas peles mais sensíveis até mesmo a fragrância é capaz de gerar algum tipo de reação.

Para sua proteção é importante conhecer a fórmula dos produtos e entender o que significam alguns termos descritos nas embalagens. Veja alguns exemplos:

Base sem parabenos

As melhores bases são as que não possuem parabenos em sua fórmula. Os parabenos são conservantes, utilizados para prevenir a proliferação de fungos e bactérias nos produtos e em peles mais sensíveis é capaz de causar alergias, além disso segundo estudos os parabenos podem estar relacionados com alguns tipos de câncer.

Base não comedogênica

Uma cosmético não comedogênico significa que o produto não obstrui os poros evitando assim a formação de cravos e acnes. Essas são as melhores bases para quem tem tendência a espinhas.

Bases livres de óleo

Oil free é um termo em inglês que significa livre de óleo, essas bases não contém óleo em sua composição e são as melhores opções para peles oleosas evitando o surgimento de acnes.

Como aplicar a base ? 

Uma pele com uma aparência bonita não depende somente da base utilizada mas também da forma como ela é aplicada.

Se você aplicar a base em pouca quantidade  no rosto, talvez a cobertura não fique uniforme, e se aplicar a base em excesso de quantidade pode ser que craqueie prejudicando o resultado final da maquiagem, ficando com uma aparência envelhecida.

É interessante iniciar a aplicação da base pelo centro do rosto fazendo a aplicando de dentro para fora, porém não há um certo ou errado na hora da maquiagem e o ideal é fazer da maneira em que se sentir melhor. Leia o meu artigo "como passar base no rosto".

  • Aplicação com pincel: Para  usar o pincel basta depositar um pouco do produto no rosto e depois espalhar com o auxílio do pincel. Os pincéis mais recomendados são os ovais, de ponta reta e o língua de gato. Veja nosso artigo sobre os melhores pincéis para base.
  • Aplicação com esponja: A esponja também é conhecida como Beauty Blender e ela tem um formato de coxinha. Se você umedecer a esponjinha com um pouco de água vai ter um melhor acabamento e assim facilitar a aplicação da base.
  • Aplicação com os dedos: Aplicar a base com os dedos é super comum e não tem segredos, você faz o mesmo procedimento como se fosse usar o pincel, porém espalha com os dedos, assim é bem mais rápido e fica com uma textura leve.

"Se precisar de maior cobertura você consegue construir camadas aplicando a base novamente nos locais onde sentir necessidade, como nas olheiras por exemplo."

A escolha de cada aplicação vai depender da textura da base e do momento em que ela vai ser aplicada, no dia a dia por exemplo é mais prático e rápido utilizar os dedos ou a esponjinha, porém o mais importante é não esquecer de passar a base no pescoço, orelhas e maxilar, dessa forma evitamos o efeito de máscara, deixando a maquiagem mais natural.

Quais são os efeitos adversos que podem decorrer do uso de base?

Acne

A acne é um efeito colateral muito comum e já deve ter acontecido com quase todos os usuários de maquiagem. Muitas pessoas não tem conhecimento sobre isso e costumam passar muita quantidade a fim de disfarçar essas imperfeições mas acabam piorando o problema e além de a oleosidade da pele aumentar ainda acabam surgindo mais espinhas.

A nossa pele precisa respirar e algumas bases obstruem os poros que levam a formação de cravos, que podem evoluir para acnes.

As bases ideais para quem sofre com acnes são as não comedogênicas e com acabamento matte que ajudam a segurar a oleosidade ao longo do dia.

Para diminuir esse problema é importante não passar o dia inteiro usando a base e fazer a limpeza da pele corretamente após o seu uso.

Alergias

Conforme já abordamos anteriormente alguns componentes podem causar alergia em peles mais sensíveis, essas alergias podem aparecer sutis no início com ardência ou vermelhidão, porém com o uso contínuo tende a ficar mais grave. Por isso devemos sempre ler o rótulo antes de utilizar qualquer cosmético.

Resumo

A base é a etapa inicial mais importante para a construção de uma make completa. Existem várias texturas de base, como a base líquida e a base em pó, e diversas formas de aplicar, que pode ser com o pincel, esponjinha e com as mãos.

Independente de como você vai aplicar o produto, o mais importante é que você tenha aprendido algumas das nossas dicas para garantir um resultado maravilhoso para o seu look.

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Sobre o Autor

Karine Silva

Técnica em farmácia, empreendedora e produtora de conteúdo digital. Apaixonada pela criação de conteúdo transformador sobre dermo-cosmética e maquiagem. Possui um canal de instagram onde revela dicas e tutoriais de maquiagem e cuidados de rosto.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

M.A.C Studio Fix Fluid SPF15

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"ca7d5":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"ca7d5":{"val":"var(--tcb-color-6)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"ca7d5":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
VER PRODUTO