Melhor Vitamina C para o Rosto ( Serum e Creme )

  • Home
  • »
  • Melhor Vitamina C para o Rosto ( Serum e Creme )

setembro 4, 2020

A vitamina c pode ser encontrada no mercado dermocosmético em diversos formatos, séruns, cremes, géis e até mesmo comprimidos orais.  A vitamina C aplicada no rosto é constantemente ligada a efeitos clareadores e também a ação anti idade.

Quer descobrir o porque disso? Leia o artigo até o final que te contamos!

Ad

Como já comecei a te contar a Vitamina C para a face pode nos proporcionar muitos resultados positivos. Isso acontece graças ao seu poder antioxidante capaz de eliminar os radicais livres. Estas moléculas causam muitos danos a nossa pele. 

Sendo impossível não termos contato com essas moléculas, já que estão por toda parte, cabe a nós nos protegermos delas. O principal e mais grave dano que essas moléculas podem nos acometer é sem sombra de dúvidas o envelhecimento prematuro da nossa pele. 

É possível ter contato com os radicais livres em diversas situações do nosso dia a dia, como por exemplo a poluição do ar de nossas cidades, estresses que passamos durante o dia e até mesmo a quantidade de horas que dormimos por dia podem nos colocar de frente com este desalinho cutâneo. 

É óbvio que nosso corpo naturalmente também é capaz de produzir substâncias antioxidantes que lutam contra os radicais livres, mas essa produção tende a cair e muito com o passar dos anos. Daí é que vem a importância de devolvermos os antioxidantes para que a pele não sofre ataques dessas moléculas. 

A vitamina C é um dos melhores antioxidantes que existem até o dia de hoje. A vitamina c para a face ajuda na prevenção de manchas, rugas e linhas de expressão e ainda estimula a produção de colágeno, que é o grande responsável pela firmeza e elasticidade da pele. 

Mesmo sua pele sendo ainda jovem, profissionais recomendam que a vitamina C para o rosto seja inserida na rotina de cuidados o quanto antes, já que sua função é prevenir danos futuros e atenuar danos existentes. 

Top 5 : Melhores vitaminas C para o rosto

Ácido ferúlico

Skinceuticals FERULIC

creme ou sérum:

Sérum

Tipo de pele:

Todos os tipos

Ativos:

Ácido ferúlico, Vitamina C e Vitamina E

Enlighten Pigment Controller

Creme ou Sérum:

Sérum

Tipos de pele:

Pessoas com manchas causadas pelo excesso de exposição solar (manchas escuras), alterações hormonais e acne.

Ativos:

Neo Glucosamine, a Niacinamida, Butyl Resorcinol e Vitamina c

Complexo Vitamina C, PAYOT

Creme ou Sérum:

Sérum

Tipo de pele:

Ideal para pele oleosa 

Ativos:

Tetraisopalmitato de Ascorbila, uma forma estável da Vitamina C

THE ORDINARY com HA

Creme ou Sérum:

Creme

Tipo de pele:

Para todo tipo de pele 

Ativos:

Vitamina C pura em suspensão a 23% e 2% de esferas de ácido hialurônico

linhas de expressão

Vitamina C vichy

Creme ou Sérum:

Sérum

Tipo de pele:

todos os tipos de pele 

Ativos:

Vitamina C pura a 15%, Extrato De Pinus Pinaster e Neohesperidina

1*- A Melhor Vitamina C facial - Skinceuticals FERULIC

vitamina c rosto com ácido ferúlico

O Skinceuticals CE Ferulic é considerado uma das melhores vitaminas C de uso tópico, mas não é pra menos. Os benefícios que esse pequeno potinho em conta gotas de 30ml pode proporcionar a saúde da nossa pele são indescritíveis. Ele é um sérum antioxidante triplo de altíssima potência.

 O produto conta com 15% de vitamina C, 1% de vitamina E e 0,5% de ácido ferúlico, que é um excelente ativo para potencializar os efeitos dos outros componentes. O sérum tem a função de fortalecer a barreira de proteção da pele contra as agressões externas, principalmente contra os tão prejudiciais radicais livres. 

Para conhecer melhor esta joia de produto, veja aqui o nosso artigo: " Vitamina C Skinceuticals Resenha"

PRÓS

  • Potencialização da fotoproteção
  • Rende bastante Antioxidante

CONTRAS

  • Valor pouco atraente

2*- Vitamina C Importada - Neostrata Pigment Controller

vitamina c rosto neostrata

Essa segunda opção também é um potente sérum facial capaz de clarear a tonalidade da pele deixando-a com aparência mais clara e dando aspecto de limpeza para a sua pele, além de uniformizar muito o tom. O Sérum neostrata é muito indicado para quem possui manchas incômodas na superfície da derme. 

Ainda falando dos benefícios do cosmético, ele é capaz de restaurar o viço e a luminosidade já que sua fórmula conta com ativos com ação clareadora como por exemplo o Neo Glucosamine, a Niacinamida e o Butyl Resorcinol. Ele é um excelente anti idade e também pode ser utilizado por todo e qualquer tipo de pele.

PRÓS

  • Poderosos ingredientes com ação clareadora
  • Pele mais radiante 

CONTRAS

  • Preço pouco atraente

3*- Vitamina c para o rosto com o melhor custo benefício  - Complexo Vitamina C, PAYOT, Laranja

vitamina c rosto payot

Para quem busca por uma opção de vitamina C mais em conta e com bastante qualidade, com certeza precisa conhecer o Complexo Vitamina C da Payot.

As amantes de cosméticos e maquiagem com certeza já conhecem essa marca que é sucesso de vendas no Brasil. Com o poder da vitamina C, ele combate os tão temidos radicais livres, que são os grandes vilões da jovialidade da nossa pele. 

Dentre seus muitos benefícios estão: Redução de rugas e linhas de expressão finas, estímulo na produção de colágeno que proporciona mais firmeza e elasticidade para a pele, hidratação intensa, clareamento e uniformização do tom de pele, melhora na textura e pra quem sofre de pele oleosa, pode utilizar sem medo pois a fórmula é completamente livre de óleos.

PRÓS

  • Clareia manchas
  • Uniformiza o tom Livre de óleos (ideal para pele oleosa)

CONTRAS

  • Possui fragrância

4*- Vitamina C Pura para o Rosto - The Ordinary com Ácido Hialurônico

vitamina c rosto ordinary

A marca The Ordinary ficou também bem popular no Brasil com seu grande portfólio de produtos, mas esse com vitamina C em 23% com certeza é um dos favoritos.

Todos os produtos da The Ordinary são completamente livres de parabenos sulfatos, óleo mineral, metilcloroisotiazolinona, metilisotiazolinona, óleos animais, corantes alcatrão de carvão, formaldeído, mercúrio e oxibenzona, o que é um excelente diferencial da marca. 

O produto em questão entrega a nossa pele uma vitamina C pura para o rosto  e estabilizada em 23%. Além dessa vitamina fantástica, o produto conta com 2% de esferas de ácido hialurônico, que é também outro ativo capaz de transformar a saúde da nossa pele.

PRÓS

  • Ilumina o tom da pele
  • Reduz o aparecimento de sinais de envelhecimento
  • vitamina C pura

CONTRAS

  • valor pouco atraente 

5*- Vitamina C para o Rosto Barata e Boa - Sérum Facial Vitamina C vichy

vitamina c rosto vichy

Como estamos falando de produtos e marcas de qualidade, é claro que a Vichy não poderia ficar de fora dessa, não é mesmo?

A marca também possui um top produto a base de vitamina C capaz de proporcionar incontáveis benefícios para a nossa pele. O cosmético é um sérum mega concentrado em conta gotas.

Ele é, obviamente, antioxidante e previne os sinais do envelhecimento causados por maus hábitos alimentares e comportamentais. Sua textura é líquida e a absorção pela pele é extremamente rápida comparada a outros produtos cosméticos.

Ativos como Vitamina C pura a 15%, Ácido hialurônico fragmentado, Extrato De Pinus Pinaster e Neohesperidina compõem sua fórmula. 

PRÓS

  • Reduz as linhas finas
  • melhora a tonalidade da pele

CONTRAS

  • resultados de médio a longo prazo 

Ad

Sérum de Vitamina C para o Rosto

ação anti

Os dermocosméticos de vitamina C em serum são antioxidantes para livrar nossa pele dos perigosos radicais livres, moléculas prejudiciais citadas no início do conteúdo. Eles previnem e combatem o envelhecimento facial uniformizando o tom da pele. 

O diferencial dos serums é que eles podem ser utilizados por todos os tipos de pele, já que sua textura levinha e bastante líquida não deixam a pele oleosa ou pesada. Os séruns de vitamina c são os tratamentos mais indicados para quem possui peles com tendências a oleosidade excessiva.   

Dependendo da concentração e dos ativos presentes no sérum de vitamina C, ele pode promover hidratação e nutrição devolvendo a pele seu viço bonito e também um aspecto de pele jovem e elástica. Normalmente as soluções em sérum são também mais concentradas que os cremes ou géis.

Creme de vitamina C para a face

protetor solar ou filtro solar

Diferente dos produtos mais fluidos, os cremes de vitamina C são mais densos e podem possuir textura cremosa ou em gel. Esse tipo de creme tem aos montes no mercado e com diversas finalidades. Você pode encontrar por aí cremes de vitamina C clareadores, Cremes de vitamina C hidratantes, antioxidantes, anti idades, entre outros. 

Essa textura mais cremosa é indicada para pele seca, mista e alguns até mesmo para a pele acneica e oleosa. Por isso estamos sempre falando por aqui da importância de conhecer o seu tipo de pele.

Nos cremes vem muito bem explicado quais são suas funções na pele e para que tipos de peles eles são indicados. Se optar por um creme de vitamina C clareador e não possuir sequer manchas faciais, o creme não vai surtir efeito algum. 

No mais, assim como os séruns os cremes de vitamina C são muito benéficos para a sua pele e devem ser adicionados na sua skincare o quanto antes.

Suplemento de vitamina C

sistema imunológico


vitamina c pro rosto


A vitamina C pura é a própria molécula de ácido ascórbico (vitamina C). Esse é o ácido que promove todos os benefícios prometidos pela substância.

O resultado de aplicar vitamina C pura na pele são: Luminosidade, clareamento parcial cutâneo, ação antioxidante e aumento na produção de colágeno. 

Já quando optamos por utilizarmos derivados da vitamina C, que são moléculas desenvolvidas a partir do Ácido L-ascórbico (pode ser criado em laboratório ou derivado de frutas cítricas) não obteremos resultados tão expressivos, já que essa substância foi desenvolvida para ter maior estabilidade e também para ser facilmente manipulada em cosméticos. 

Isso não quer dizer que os cosméticos que tem por ativo o ácido L-ascórbico não dão resultados, muito pelo contrário.

Seus resultados são sim satisfatórios, mas a proporção é diferente da dos cosméticos que dispõe da vitamina C em sua forma mais pura (ácido ascórbico). 

Escolha de acordo com a concentração de vitamina C

radiação solar

A grande variedade de cosméticos que possuem a vitamina C em sua formulação, conta com diferentes concentrações de vitamina c. Cada qual compõe a fórmula de acordo com seus resultados prometidos. 

Cada concentração designa a função do cosmético e possui diferentes eficácias em cada tipo de pele. As quantidades podem variar entre 5% a 20%. As peles mais sensíveis ou sensibilizadas necessitam de concentrações menores para se acostumarem com a substância sem sofrerem danos. 

As peles mais resistentes e com maiores tolerâncias podem desfrutar das % mais fortes da vitamina C, mas especialista indicam que nunca ultrapasse os 20%. A porcentagem mais indicada é a de 10%. 

Tenha atenção a composição dos séruns de vitamina c ou cremes 

vitamina c no rosto

Além da concentração e do tipo de vitamina C, é muito importante analisar todos os ativos que compõem a fórmula do sérum ou creme escolhido. A vitamina C é um excelente potencializador de qualquer outra substância benéfica para a pele.

Associar a vitamina C a outros componentes podem proporcionar uma bomba de vitaminas para a sua pele e salvá-la de uma aparência opaca e sem vida.

Separamos alguns ativos importantes que podem ser encontrados em cosméticos de vitamina C e que trarão muitos benefícios para a sua pele. 

Sempre que for escolher um cosmético, dependendo da função que procura, opte por cosméticos que contenham também alguns dos seguintes componentes:

Séruns de vitamina c com retinol, ácido hialurônico, ácido ferúlico, vitamina E e outros componentes.

vitamina c no rosto com ação anti

É claro que com a vasta gama de cosméticos com o ativo, você encontra facilmente por um produto somente com a vitamina C. Porém fazer uma junção dela com alguns outros top ativos benéficos é muito mais eficiente.

Ácido Hialurônico:

O ativo ácido hialurônico possui as funções de dar sustentabilidade, preenchimento e principalmente de hidratar profundamente a pele. O ativo é uma substância já produzida naturalmente pelo nosso organismo, mas é perdida com o passar do tempo e deve ser reposta. Por isso, opte por dermocosméticos que contem com a substância, por além da vitamina C.  

Ácido Ferúlico:

Outro ativo muito benéfico e facilmente encontrado nas formulações de cosméticos a base de vitamina C é o ácido ferúlico. O Ácido ferúlico é outro potente antioxidante que se unido ao potencial antioxidante da vitamina C é capaz de clarear bastante a tonalidade da pele e prevenir sinais de envelhecimento graças a eliminação dos temidos radicais livres. O ácido ferúlico deve ser unido ao uso constante do protetor solar. 

Vitamina E: 

Ainda falando em substâncias antioxidantes, entra a também famosa e conhecida vitamina E. Ela auxilia na prevenção e tratamento do envelhecimento prematuro da pele além de prevenir também rugas, linhas de expressão e melhora muito a aparência de cicatrizes. A vitamina E também é responsável por aumentar a firmeza e é uma participante ativa na produção de colágeno. Se a substância se encaixa em seus objetivos, opte por dermocosméticos que a possuam. 

Ácido Salicílico:

Se você procura por um sérum ou creme mais potente e deseja resultados realmente notórios, indico que procure cosméticos com ácido salicílico em conjunto com a vitamina C. O ácido é bastante conhecido por suas propriedades esfoliantes e antimicrobianas, capazes de afinar a camada mais espessa da pele e evitar a contaminação por bactérias. Além de promover renovação celular. 

Phloretin:

Se sua intenção é de fato, o clareamento de manchas ou a uniformização do tom de pele, com certeza o ativo complementar que você deve procurar é o Phloretin. Ele é excelente para quem busca essa finalidade graças a sua ação antioxidante e também sua proteção contra os raios UVA e UVB. O ativo garante clareamento de pele e prevenção do surgimento de rugas e linhas de expressão. 

Escolha o mais indicado para o seu tipo de pele

vitamina c no rosto com ação anti

Para nossa alegria a vitamina C é indicada para qualquer pessoa e seu uso é livre para todo tipo de pele. Mas ainda assim é bastante importante escolher a opção ideal para sua pele. 

Quem sofre com a oleosidade excessiva da pele, deve optar, como já mencionado, pelas opções em sérum ou géis creme. As peles secas, é mais indicado que façam uso do produto em sua textura mais cremosa e hidratante, por motivos óbvios. Os cremes podem pesar na pele oleosa e promover mais produção de sebo ainda. 

Bom, a vitamina C é uma substância extremamente instável. Por isso, é muito importante estar sempre atenta ao risco do cosmético oxidar. Quando o produto mudar sua textura, escurecer ou adquirir um odor divergente ou forte, significa que o produto oxidou e não deve mais ser utilizado. 

Isso é mais comum nas opções mais puras da vitamina. Existe também a opção nanoencapsulada que possui um risco bem menor de oxidação e um pH bem menos ácido, o que evita qualquer dano a pele.

O que é Uso Tópico e Como usar Vitamina c para o rosto

vitamina c no rosto com ação anti

A substância mais indicada pelos dermatologistas para serem utilizadas topicamente é sem sombra de dúvidas a vitamina C. Nossa pele da face e do colo é a o órgão mais exposto de todo o nosso corpo e está sujeita a diversos tipos de agressões externas.

O uso tópico (aplicação no rosto) da vitamina garante uma melhor quantidade da substância na nossa pele para protegê-la de todos esses perigos e ainda proporciona muitos benefícios já citados por aqui.

Existem algumas pesquisas que mostram e comprovam que o uso tópico da vitamina C contribui para a diminuição dos radicais livres, que como já mencionado, são as moléculas responsáveis por vários desalinhos cutâneos, como por exemplo o envelhecimento precoce. 

Devo passar vitamina c antes ou depois do hidratante ?

Essa é a dúvida mais frequente que encontramos por aqui na internet, embora seja bem simples de ser respondida. Os dermatologistas indicam que a vitamina C ou qualquer outro cosmético com ação antioxidante seja aplicado no rosto antes do uso do hidratante ou de qualquer outro produto.

Essa é a ordem correta, pois é muito importante para a pele estar limpa para absorver mais facilmente os antioxidantes sem ter que enfrentar “barreiras” como por exemplo um sérum, um creme hidratante ou mesmo um protetor solar. 

Se você ainda não é adepta do uso da vitamina C, indico que comece o quanto antes a utilizá-la em sua pele. A vitamina c ajuda a manter a saúde e juventude da derme por muito mais tempo. 

Como conservar e que cuidados devo ter com o sérum ou creme de vitamina c ?

vitamina c no rosto com ação anti inflamatória

Como já te contei por aqui a vitamina C é um ativo bastante vulnerável e pode se modificar a qualquer momento. Isso acontece quando o produto é exposto ao ar, a luz e até mesmo a água. O cosmético pode perder algumas propriedades, o que além de reduzir sua eficácia ainda pode causar algum dano a sua pele. 

Separamos alguns cuidados para conservar o seu produto de vitamina C:

  • Opte por uma embalagem escura;

  • Não deixe-o em lugares muito abertos onde o sol bate regularmente;

  • Fique alerta a validade do produto;

  • Não coloque a mão em contato direto com o cosmético;

  • Feche muito bem a tampa do produto após o uso;

  • Não conserve-o em locais abafados e quentes.

Isso pode servir também para outros tipos de dermocosméticos, não somente para a vitamina C. 

Efeitos colaterais que a vitamina C para o rosto pode causar?

vitamina c no rosto com ação anti inflamatória

A vitamina C em sí não é capaz de causar malefícios a pele, muito pelo contrário. Seu uso só promove pontos positivos. Algumas pessoas notaram um aumento de acnes durante o tratamento tópico com a vitamina C.

Isso acontece por motivos de má escolha da textura e dos acompanhantes do produto. A vitamina C não é responsável pelo surgimento de espinhas. É aí que entra um ponto muito importante o qual já tratamos neste artigo. É de fato muito importante que o dermocosmético escolhido seja compatível com o seu tipo de pele.

Se sua pele é oleosa e acneica, não escolha uma vitamina C em creme hidratante e que seja comedogênica. Opte por cosméticos que sejam livres de óleos e de preferência específicos para pele oleosa. 

Qual é o preço médio de vitamina c para a pele ?

Como a vitamina C é um produto muito popular no mercado de dermocosméticos, a vitamina c é capaz de ser encontrada com muitos valores divergentes. Fica meio difícil precisar esses valores com a quantidade de produtos que estão por aí. 

Os valores variam de acordo com a marca, estabelecimento e até mesmo quantidade. Eles podem ser facilmente encontrados em farmácias, lojas especializadas em cosméticos, supermercados, lojas de manipulados e, é claro, em lojas virtuais. Basta procurar com calma e encontrará a vitamina C certa para a sua pele. 

Vitamina c para o rosto manipulada - Posso fazer Sérum ou creme de Vitamina C Caseiro?

vitamina c no rosto pode ser ácido ascórbico

Para fazer o seu sérum de vitamina C caseiro você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • ½ colher de chá de vitamina C em pó;

  • 1 colher de sopa de água destilada quente (não fervente);

  • 2 colheres de sopa de glicerina vegetal ou de um óleo não comedogênico;

  • ¼ colher de chá de óleo de vitamina E;

  • De 5 a 6 gotas de óleo essencial de sua escolha

  • Recipiente para misturar os ingredientes e colheres para medir;

  • Funil pequeno que caiba em um recipiente de vidro;

  • Um recipiente de vidro de preferência de cor escura para armazenar o sérum.

Dica: Se o seu recipiente for de cor clara, envolva-o em papel contact preto ou marrom. 

Modo de preparo:

  1. Coloque a vitamina C e a água quente no recipiente e dissolva;

  2. Adicione a glicerina vegetal;

  3. Adicione a vitamina E;

  4. Misture até que fique homogêneo;

  5. Com a ajuda do funil, coloque o conteúdo no recipiente de vidro.

Lembre-se sempre de agitar o produto antes de usar. 

Ad

Resumo

Neste artigo completo sobre a vitamina C pro rosto e seus benefícios você aprendeu tudo o que precisa saber antes de adquirir a sua própria vitamina. É claro que é necessário identificar o seu tipo de pele antes de sair por aí comprando qualquer produto da farmácia, assim você evita quaisquer danos futuros a sua pele.

Ainda neste artigo te indiquei as 5 melhores opções de vitamina C pro rosto do mercado. Espero que este guia te seja útil e se sim compartilhe em suas redes sociais para alertar as mulheres do uso da vitamina C. Deixe nos comentarios quaisquer dúvidas e estarei disponível para responde-las. Até a próxima!

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Sobre o Autor

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

DiorSkin Forever Undercover 24h

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"ca7d5":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"ca7d5":{"val":"var(--tcb-color-6)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"ca7d5":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
VER PRODUTO