Melhor Tônico para pele oleosa ou Tônicos Adstringentes – Saiba Tudo!

  • Home
  • »
  • Melhor Tônico para pele oleosa ou Tônicos Adstringentes – Saiba Tudo!

julho 8, 2021

Se tratando de pele oleosa, os tônicos faciais  se tornam ainda mais indispensáveis. Principalmente os adstringentes para limpeza profunda do rosto. Há profissionais que afirmam que o adstringente é o melhor aliado para pele oleosa graças a sua composição que ajuda na redução da produção de sebo, que é o principal responsável por causar acne e sensação de pele pesada, que são características da pele oleosa. 

Ad

A pele oleosa possui muito mais necessidades que os outros tipos de pele. Isso porque a produção excessiva de sebo faz com que a pele adquira inúmeros aspectos nada positivos, como por exemplo as espinhas, os cravos, os poros dilatados, entre outros. Neste artigo completo você vai descobrir o porquê do tônico adstringente ser tão benéfico para esse tipo de pele, além de conhecer as 5 melhores opções do mercado.

A limpeza que fazemos todos os dias com o sabonete facial específico é muito benéfica e necessária, porém sozinha ela não é capaz de eliminar todos os resíduos e impurezas das camadas mais profundas da pele. Por isso é importante utilizar um produto secundário para potencializar essa higienização. E é nesse momento que o tônico adstringente brilha!

Ele será o responsável por remover tais resíduos, além de devolver a luminosidade e equilibrar o pH natural da pele que pode ser perdido por fatores externos ou internos, como por exemplo produtos faciais e o sol. Os adstringentes ainda contam com componentes capazes de reduzir e controlar a produção de sebo, deixando a pele livre de oleosidade por muito mais tempo, enquanto trata o problema.

TOP 5 - Melhores tônicos adstringentes para pele oleosa

Normaderm Tônico Adstringente, Vichy, Transparente

Ativos:

Fomes officinalis, Hamamelis, Camomila, Ácido Glicólico e Ácido Salicílico.

Hipoalergênico:

Não

Quantidade:

200ml

Loção Adstringente Facial Nupill Derme Control 200ml, Nupill, Verde

Ativos:

Ácido Salicílico e aloe vera

Hipoalergênico:

Sim

Quantidade:

200ml

Ruby Rose Tônico Facial Peles Oleosas

Ativos:

Extrato de Algas Marinhas e Aloe Vera

Hipoalergênico:

Não

Quantidade:

150ml

Tônico Adstringente Facial Nivea Controle do Brilho

Ativos:

Extrato de Algas Marinhas e Vitamina B5

Hipoalergênico:

Sim

Quantidade:

200ml

Loção Tônica Estabilizante, PAYOT, Verde Claro

Ativos:

Ácido Salicílico, Mentol e Alantoína

Hipoalergênico:

Sim

Quantidade:

200ml

1#  Normaderm Tônico Adstringente, Vichy, Transparente- melhor tônico para pele oleosa do mercado

O adstringente Normaderm da Vichy é uma ótima opção para quem tem os poros dilatados e sofre com a aparência deles e também com o excesso de oleosidade. Quem tem tendência a acne também pode se beneficiar deste produto. Ele diminui significativamente a quantidade de oleosidade produzida. 

Outro benefício muito importante é que além de tonificar o rosto, ele deixa a pele com um efeito mate muito agradável. Principalmente para quem está acostumada a ficar com a pele sempre brilhante e grudenta. Não se preocupe, ele não deixa a pele ressecada.

Vantagens

  • Ação purificante e calmante
  • Limpa profundamente os poros
  • Nova fórmula

Desvantagens

  • Valor pouco atraente

2# Loção Adstringente Facial Nupill Derme Control 200ml, Nupill, Verde - melhor tônico adstringente para pele oleosa e com acne

A loção adstringente da Nupill é outra ótima opção para compor a rotina de limpeza da pele. Ela remove profundamente as impurezas que o sabonete sozinho não é capaz de remover. Além disso, ela também dispõe de ativos que auxiliarão no controle da oleosidade durante o dia a dia. 

Graças a sua higienização profunda, a loção adstringente da Nupill é capaz de preparar a superfície da pele para receber cremes e séruns de tratamento e também hidratantes. Além disso ela melhora a textura da pele eliminando acnes e prevenindo que novas infecções surjam.

Vantagens

  •  Previne cravos e espinhas
  • Atenua sinais de acne
  • Valor atraente

Desvantagens

  • Não indicado para peles sensíveis ou sensibilizadas

3# RUBY ROSE TÔNICO FACIAL 150ML PELES OLEOSAS - Melhor custo-benefício

Uma opção baratinha e de muita qualidade é o tônico facial da ruby rose. A marca sempre surpreende em se tratando de cosméticos e com o adstringente não seria diferente. Ele age diretamente no controle da produção do famoso sebo e acalma a pele, deixando-a mais hidratada. 

Além de também promover uma limpeza profunda, esse adstringente conta com uma agradável sensação de frescor que deixa a pele limpa, com toque macio e seco, hidratada e fresca. O produto promete efeito aveludado logo após a primeira aplicação.

Vantagens

  • Valor muito atraente
  • Possui algas marinhas
  • Toque aveludado

Desvantagens

  • Menos de 200ml por unidade

4# Tônico Adstringente Facial Nivea Controle do Brilho 200Ml, Nivea- Melhor tônico adstringente para limpar pele oleosa

O tônico adstringente da Nívea é famoso por conter em sua formulação ativos capazes de remover totalmente as impurezas e toda a oleosidade da pele. Além disso, ele remove os resíduos de make, cremes e até de protetor solar que ficam grudados nas camadas mais internas da pele, obstruindo os poros. 

O produto tem como ingrediente principal os extratos de algas marinhas, que é o responsável pelo controle da produção exagerada de sebo pela pele. Assim o adstringente consegue conter a oleosidade e diminuir a incidência de cravos e espinhas. Ele ainda conta com ativos que beneficiam a renovação celular.

Vantagens

  • Valor muito atraente
  • Remove impurezas profundamente
  • Efeito matte

Desvantagens

  • Uso não diário

5# Loção Tônica Estabilizante, PAYOT, Verde Claro- Melhor tônico adstringente barato e bom

A Payot é outra marca referência de cosméticos e sua loção adstringente é muito conhecida por quem sofre com as consequências da pele oleosa. Ela é composta por óleo de melaleuca, extrato de sálvia e calêndula, que juntos são capazes de remover impurezas, controlar a oleosidade e minimizar a aparência de poros dilatados.  

Além disso, a loção também é eficaz no controle do surgimento de acnes e inflamações cutâneas, já que é antisséptica e antibacteriana. Isso também faz com que o produto seja cicatrizante e calmante.

Vantagens

  • Valor atraente
  • Sem fragrância
  • Sem parabenos

Desvantagens

  • Possui óleos

Ad

Para que serve um tônico para pele oleosa?

O tônico facial adstringente serve para normalizar o pH natural da nossa pele e para eliminar as impurezas mais difíceis deixando o rosto completamente limpo. Esse produto, apesar de mais agressivo que o tônico tradicional, não oferece riscos para a pele oleosa, que é uma pele, normalmente, mais resistente. 

A limpeza inclui desobstrução de poros, o que evita o risco de infecções, cravos e espinhas e também prepara a pele para receber todo e qualquer tipo de tratamento ou hidratação. Após a aplicação do sabonete e do tônico, qualquer produto é absorvido com enorme facilidade e, é claro, eficiência. 

Outra vantagem dos tônicos adstringentes é que em sua maioria eles são os responsáveis por deixar a pele livre de oleosidade. Para evitar qualquer tipo de problema com os tônicos é ideal passar longe dos produtos a base de álcool ou com parabenos. Prefira sempre produtos à base de água.

Diferentes ativos que pode encontrar num tônico para pele oleosa

Existem alguns ativos chaves que você deve procurar nos tônicos adstringentes e eu já vou te contar quais são. Na hora de escolher o seu, analise os componentes e veja se ele contém algum dos descritos abaixo:

Aloe Vera

Se o tônico adstringente possuir aloe vera significa que ele é um produto bastante hidratante. Isso pode funcionar melhor se sua pele não for muito oleosa. Além de hidratar, os tônicos com aloe vera podem acalmar a pele e ainda suavizá-la. Se houver processos inflamatórios, como por exemplo acnes inflamadas, o aloe vera também pode ser muito benéfico. 

Ácido salicílico

O ácido salicílico é um ativo padrão em dermocosméticos destinados à pessoas com acne. Isso porque esse ácido promove uma esfoliação leve que é capaz de desobstruir profundamente os poros liberando todo o sebo presente nele e reduzindo seu tamanho significativamente. Só isso já é capaz de deixar a pele com uma aparência muito mais bonita, mas o ácido salicílico também livra a pele de marcas, manchas e cicatrizes.

Ácido glicólico

Assim como o ácido salicílico, o ácido glicólico também é estrela entre os cosméticos para oleosidade e acne. Isso porque ele também é capaz de melhorar muito a textura e aparência desse tipo de pele, o que já transforma a autoestima de quem sofre com a pele oleosa e suas consequências. O ácido glicólico estimula a renovação celular deixando a pele jovem e com viço novamente, reduzindo todo tipo de relevo e imperfeição.

AHA

Os AHA nada mais são que os alfahidroxiácidos. Eles possuem capacidades esfoliantes e podem uniformizar e renovar a pele. Esses ácidos são também responsáveis por alinhar o pH da pele, que pode ser desalinhado com alguns fatores. Os dermocosméticos com AHA são muito indicados para pessoas com peles oleosas pois fazem uma verdadeira revolução na saúde do rosto.

Escolha Adstringentes livres de álcool e parabenos

Para não sofrer com resultados negativos, mais uma vez indicamos que escolha produtos à base de água, nunca tônicos adstringentes agressivos com ativos como o álcool. Ele é mais utilizado do que deveria por algumas indústrias e por isso nunca devemos levar um produto para nossa casa sem antes ler todos os seus componentes.

Produtos com muito álcool ou parabenos podem causar irritações, vermelhidões, alergias, ressecamento, entre outros problemas. Isso pode acontecer no curto ou no longo prazo, por isso esteja sempre alerta. Outro fator a se ter em atenção são as fragrâncias. Produtos faciais não necessitam de cheiros muito fortes.

Arrisco dizer que as melhores opções são os dermocosméticos sem fragrância alguma. Fique atenta também com os conservantes, famosos parabenos. Eles são necessários, porém em grandes quantidades podem causar sérios riscos de alergias e irritações. Uma dica é sempre optar pelos adstringentes hipoalergênicos.

Os cosméticos hipoalergênicos ou dermato/ oftalmologicamente testados são de extrema confiança e as chances de se ter problemas com eles são quase insignificantes. A não ser no caso de peles extremamente sensíveis. Nesses casos não indicamos nem que utilize o tônico adstringente sem o aval de um dermatologista.

Como usar um tônico adstringente para pele oleosa

Para utilizar o produto não tem nem um segredo. A forma mais fácil, e talvez a única, maneira de se aplicar um tônico adstringente é higienizar bastante o rosto com um sabonete ou espuma de limpeza compatível com o seu tipo de pele. Depois basta remover o excesso de água da pele pressionando a toalha sob a pele. 

Depois embebede um disco de algodão com a substância e vai aplicando do centro do rosto para as extremidades. Comece pela testa e vá descendo. Tome cuidado com a área ao redor dos olhos pois essa área costuma ser bem sensível e o adstringente é um produto forte. Depois é só continuar com a sua rotina de cuidados e aplicar seu tratamento ou hidratante facial. 

Contraindicações

Como já mencionado, o tônico adstringente é um produto forte. Por isso não é o mais indicado para peles muito sensíveis ou muito secas. As secas sequer necessitam do produto, já que sua principal função é limpar profundamente os poros entupidos. Existem também adstringentes específicos para esses tipos de pele. Mulheres gestantes ou com problemas de pele também devem evitar o uso do produto.

Ad

Resumo

Bom, depois de todas essas informações provavelmente você já sabe como escolher o seu adstringente. Fique a vontade para utilizar esse guia para esclarecer suas dúvidas sempre que achar necessário. Se ainda tiver alguma curiosidade sobre o adstringente pode deixar nos comentários que responderemos assim que possível. Obrigada por nos acompanhar até o fim e nos vemos muito em breve para conversarmos sobre outros produtos. Até mais!

Sobre o Autor

Mia

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}