Qual o melhor pincel para base ( kabuki , lingua de gato e escova )

  • Home
  • »
  • Qual o melhor pincel para base ( kabuki , lingua de gato e escova )

maio 26, 2020

Para aplicar a base temos várias opções, cada uma com características e benefícios diferentes. Os pinceis são as principais ferramentas que utilizamos na hora de passar a maquiagem, existem diversos modelos de pincéis com formatos e cerdas que conferem acabamentos distintos.

Para ajudar na escolha do melhor pincel para base, preparamos um guia completo sobre esse instrumento da maquiagem com várias dicas e truques sobre o seu uso.

Tabela de Conteúdos

As vantagens de usar um pincel para base

Os pincéis conferem maior aderência da base na pele e facilitam a aplicação e espalhabilidade do produto. Aplicar a base com o pincel pode deixar um acabamento superior na maquiagem, com essa ferramenta é possível passar a base em todo o rosto uniformemente, até mesmo nos cantos de mais difícil acesso.

Uma outra vantagem do uso do pincel é que ele absorve pouco produto e proporciona maior rendimento, ajudando a economizar a base.

Para quem tem a pele oleosa passar a base com auxílio do pincel em vez dos dedos é melhor, porque dessa forma a oleosidade das mãos não vai transferir para o rosto.

Top 5 Melhores melhores pincéis de base

Real Techniques Pincel para Aplicação de Base Expert 

Marca:

Real Techniques

Tipo de cerdas:

Sintéticas

Aplicação:

Bases líquidas e cremosas

Características:

Cruelty free

Pincel Marfim Kabuki Reto, Belliz

Marca:

Belliz

Tipo de cerdas:

Sintéticas

Aplicação:

Bases líquidas e cremosas

Características:

Preço acessível

Pincel Flat Top Kabuki

Marca:

Vult

Tipo de cerdas:

Sintéticas

Aplicação:

Bases líquidas, cremosas e compactas

Características:

Multiuso

Pincel Finalizador Dual Fiber Stippling Brush

Marca:

Real Techniques

Tipo de cerdas:

Sintéticas

Aplicação:

Bases líquidas, cremosas e em pó

Características:

Cruelty free

Pincel de Base Chanfrado, Belliz

Marca:

Belliz

Tipo de cerdas:

Sintéticas

Aplicação:

Bases líquidas

Características:

Aplicação nas áreas difíceis

#1 - Real Techniques Pincel para Aplicação de Base - O melhor pincel do mercado

Esse pincel é multiuso e tem um corte arredondado, que serve para aplicação de base ou outros produtos líquidos e cremosos. O designer do produto é muito bonito e elegante, as cerdas são sintéticas de taklon cortadas a mão, o cabo é de borracha e a ponteira do pincel é feita de alumínio reciclado, e o melhor de tudo é que ele é um produto Cruelty Free (livre de crueldade com animais).

A base do pincel permite que ele fique em pé, o que para mim é um ótimo benefício, dessa forma quando o pincel está sujo com a base podemos deixar em pé e evitar que suje o local onde estamos nos maquiando.

A aplicação da base com esse pincel é delicada e uniforme, ele proporciona uma boa aderência do produto na pele, além de deixar o acabamento perfeito e natural.

#2- Pincel Marfim Kabuki Reto - Para uma alta cobertura e para levar na sua bolsa

Esse pincel kabuki é perfeito para a aplicação de bases líquidas e cremosas. Aplicação da base com o kabuki é uniforme e proporciona uma cobertura alta.

O pincel é compacto com tamanho ideal para levar na necessaire e em viagens. Ele tem as cerdas sintéticas e macias com corte reto e o cabo em madeira.

O acabamento da base com esse pincel é polido e bem esfumado, deixando um aspecto natural. Outro ponto positivo é que ele entrega bem o produto no rosto sem absorver a base ou deixar a marca das cerdas.

#3- Pincel Kabuki Vult Flat Top - Melhor pincel nacional


O pincel nº 12 da Vult é composto por um cabo de alumínio e madeira, com cerdas sintéticas de nylon densas e em corte reto. Ele é uma ferramenta bem versátil e serve para aplicar todas as variedades de textura de produto para pele: líquidos, cremosos e compactos.

Ele entrega a quantidade certa de base na pele, proporcionando um acabamento polido e super natural, sem deixar as marcas das cerdas no rosto.

A aderência da base na pele com esse pincel é bem boa, além de ser super fácil de espalhar.

#4- Pincel Finalizador Dual Fiber Stippling Brush – O melhor pincel multiuso

Esse pincel dual fiber é multifuncional, pode ser usado para aplicação de base, iluminador, pó, blush ou bronzer.

Ele tem cerdas sintéticas de taklon super macias que deixam um acabamento perfeito na pele, sem deixar marcas das cerdas.

Com esse pincel é possível aplicar bases de várias texturas, líquidas, cremosas ou em pó. O designer do produto é muito bonito e elegante, as cerdas são sintéticas de taklon cortadas a mão, o cabo é de borracha e a ponteira do pincel é feita de alumínio reciclado, e o melhor de tudo é que ele é um produto Cruelty Free (livre de crueldade com animais).

Um diferencial super útil dos pincéis da marca Real Techniques é que as bases são largas, o que possibilita que a ferramenta fique de pé na penteadeira.

A cobertura com esse pincel fica bem uniforme e o acabamento é bem profissional, além disso ele não absorve a base, ajudando na economia do produto.

#5- Pincel de Base Chanfrado, Belliz - Pincel barato para alcançar áreas difíceis

Esse pincel é estilo língua de gato, porém chanfrado, ele é ideal para aplicar bases líquidas. As cerdas dele são sintéticas e o cabo é de madeira com alumínio.

O estilo desse pincel é ótimo para aplicar a base em áreas de difícil acesso, como o canto interno dos olhos e as laterais do nariz.

Esse pincel também pode ser utilizado para passar corretivo embaixo dos olhos e algumas máscaras faciais de textura líquida.

Os modelos de pincéis língua de gato não são ideais para dar acabamento, porque eles tendem a deixar as marcas das cerdas no rosto e a cobertura não é tão uniforme. Se for aplicar a base com esse pincel o ideal é finalizar com a esponjinha para ter um acabamento mais bonito e natural.

 Esse pincel língua de gato chanfrado tem um preço incrível, o custo-benefício vale super a pena o investimento.

Tipos de pincéis para base que existem  

A base pode ser aplicada com diferentes tipos de pincéis. A escolha de cada pincel vai depender da textura da base e da preferência de quem vai usar o produto. Independente de qual modelo de pincel você vai escolher para a aplicação, o mais importante é não esquecer de passar a base na orelha, maxilar e pescoço, isso evita a aparência de máscara na maquiagem e deixa um aspecto natural.

Confira abaixo os principais pincéis para aplicar a base.

Pincel kabuki para base

O Kabuki é um pincel arredondado e “fofo”. Ele tem muitas cerdas e esfuma a base ao mesmo tempo em que deposita. O kabuki não absorve muito produto e confere uma alta cobertura para a base.

Um pincel kabuki também pode ser duo fiber, e tem opções de topo reto, chanfrado e arredondado.

Pincel língua de gato para base

Esse pincel é arredondado e tem um recorte com uma ponta no final que é ideal para aplicar base nos lugares mais difíceis, como no canto interno abaixo dos olhos e em volta do nariz. Esse pincel não absorve muito o produto e deposita melhor a base, conferindo uma maior cobertura.

Esse modelo de pincel também está disponível com diferentes opções de topo.

Pincel escova para base       

Ele é um pincel de muitas cerdas e como o próprio nome diz parece uma “escovinha”, é um pincel bem prático para automaquiagem. Ele deposita bastante produto e confere uma maior cobertura. Esse pincel é fácil de espalhar a base, mas o acabamento dele não é tão bom, fica com as marcas das cerdas no rosto, sendo necessário finalizar com a esponjinha.

O pincel estilo escova tem várias opções de tamanhos disponíveis, pequenos médios e grandes. Quanto menor o pincel melhor a aplicação nos cantinhos do rosto, e quanto maior o pincel mais rápido será a aplicação da maquiagem.

Pincel duo fiber para base

O Duo fiber é um pincel arredondado que possui uma fibra preta e outra branca, ele deposita menos produto na pele, portanto a cobertura tende a ser mais suave, porém o duo fiber permite a construção de camadas, perfeito para quem deseja maior cobertura em pontos específicos.

Esse pincel tem a aplicação mais rápida e assenta melhor na pele, com um acabamento polido, ele é ideal para o uso no dia a dia e a make fica com um aspecto bem bonito e profissional.

O termo duo-fiber significa que o pincel é composto por dois tipos de fibras. Essas fibras podem ser ambas naturais, ambas sintéticas, uma natural e outra sintética ou ainda podem ter dois tipos de fibras sintéticas diferentes no mesmo pincel.

Para que serve cada tipo de pincel?

Como vimos existem vários tipos de pincéis para base, e isso não é sem razão. Cada pincel possui uma característica diferente e confere melhor resultado com diferentes texturas de base. Além disso, existem pincéis que são ótimos para aplicar a base, mas não servem para finalizar, pois não deixam um bom acabamento na pele.

Abaixo vamos explicar melhor sobre a textura de base ideal para cada modelo de pincel.

Pincel kabuki para que serve

O pincel kabuki serve para aplicação de bases de textura líquida e cremosa. Ele também é conhecido como pincel de polimento.

Para que serve o pincel chanfrado

Esse pincel pode ser usado para aplicação de base em pó ou outros produtos como blush e bronzer. Ele deixa a pele com aparência suave e natural pois não entrega tanto produto. O pincel chanfrado também serve para aplicar contorno no rosto, devido ao seu toque suave ele não deixa o contorno muito marcado e com aparência artificial.

Pincel duo fiber para que serve

O Duo fiber é bem versátil, pode ser usado na aplicação de bases de diferentes texturas, líquidas, cremosas ou em pó. Além da base ele também pode ser usado para aplicação de iluminador, pó, blush ou bronzer. É um pincel importante para se ter na necessaire, com ele você não precisa carregar vários pincéis em viagem (correndo risco de perder ou esquecer algum) ele sozinho já cumpre bem a aplicação de várias etapas da maquiagem.

Pincel língua de gato para que serve

O pincel língua de gato é ótimo para aplicar base e corretivo líquido e cremoso, ele não absorve tanto o produto e por causa do seu formato é muito bom para aplicar maquiagem nos cantos mais difíceis do rosto. Esse pincel não é recomendado para iniciantes, além de ser mais demorado é necessário maior habilidade para passar a base com esse pincel sem prejudicar o acabamento ou deixar marcas no rosto.

Pincel escova para que serve

O pincel escova tem melhor resultado na aplicação de bases líquidas e cremosas, ele também pode ser usado para aplicar produtos em pó, mas eu acho que o acabamento dele com essa textura não fica tão profissional. O pincel escova é bem prático de usar, mas deixa a desejar na finalização, dependendo da qualidade do pincel (pincipalmente os mais baratos) deixam marcas das cerdas no rosto, precisando finalizar com a esponjinha.

Diferentes formatos do topo dos pincéis

Além de terem diferentes modelos de pincéis, o mesmo tipo de pincel pode ter diversos formatos. O pincel língua de gato por exemplo, tem opções de topo arredondado ou reto.

O topo dos pincéis não tem uma diferença significativa no resultado da maquiagem, ficando a decisão de qual modelo utilizar sobre o critério de gosto e melhor adaptação no uso.

Vamos entender abaixo a diferença entre os topos dos pincéis.

Pincel flat top/reto

Esse tipo de pincel é ideal para quem gosta da maquiagem com um acabamento suave e natural.

Pincel redondo

O pincel redondo proporciona um acabamento mais polido na pele. Para algumas pessoas esse pincel pode ser mais fácil na hora de passar a base.

Pincel chanfrado para base

Esse pincel é ótimo para fazer os contornos do rosto. Ele tem as cerdas mais durinhas e com corte na diagonal.

Pincéis adequados para cada tipo de base

As vezes com tantos modelos diferentes de pincéis a gente fica com várias dúvidas sobre qual é mais indicado para cada textura de base, mas calma, essa informação na maioria das vezes vem disponível na embalagem do produto.

Porém, caso essa informação não esteja disponível no rótulo da base, é possível visitar o site da marca ou ainda a loja online que você pretende comprar que certamente essa informação vai estar em algum local no campo das informações sobre o produto.

Pincel para a base líquida

Os pincéis para aplicação de bases líquidas geralmente têm bastante cerdas e elas são mais “juntinhas”, sem muito espaço entre elas.

Pincel para pó

Os pinceis para pó tendem a ter as cerdas mais compridas e espaçadas, ele é um pincel mais “fofinho”, pois dessa forma deixa uma textura mais uniforme e natural.

Pincel para bases cremosas

Os pincéis para base cremosa seguem a mesma linha dos pincéis de base líquida, e geralmente os pincéis que servem para aplicação de bases líquidas também podem ser usados para as bases cremosas.

Devo usar Pincéis com cerdas naturais ou sintéticas

Além de todas as características dos pincéis que descrevemos acima, tem mais um critério importante para a escolha do pincel ideal: as cerdas.

As cerdas dos pincéis podem ser naturais (feitas com pelos de animais) ou sintéticas.

O mais correto sempre é escolher opções que respeitem a vida e sejam livres de crueldade com animais. Além de os pincéis com cerdas naturais serem mais caros, eles cumprem a mesma função que os sintéticos, não havendo motivos para escolher um produto que não seja cruelty free.

Apesar desse importante detalhe, vou citar abaixo as principais diferenças entre os pincéis sintéticos e naturais.

Cerdas naturais

Por serem feitas de pelos de animais, esse tipo de pincel se assemelha a textura do cabelo humano, portanto são mais macios e necessitam de maiores cuidados com higiene e limpeza após o uso.

Esse tipo de pincel confere um acabamento suave e natural, porém essas cerdas tendem a absorver maior quantidade de produto do que as cerdas sintéticas. Além disso, esse tipo de pincel tende a deformar mais fácil ao longo do tempo.

Cerdas sintéticas

Diferente do pincel de cerdas naturais que é feito através de crueldade com os animais, o pincel sintético é fabricado com cerdas de nylon ou taklon.

As cerdas sintéticas possuem menos maciez que as naturais, mas isso não significa que a qualidade desses pinceis seja inferior. Cerdas mais firmes proporcionam maior precisão na hora de aplicar a base, além de conferir uma cobertura mais alta.

Outro ponto positivo das cerdas sintéticas é que absorvem menos produto, ajudando a economizar a base. E fora isso, a limpeza desses pincéis é bem mais fácil.

Como passar base com pincel

Antes de aplicar a base precisamos ter uma rotina de cuidados com a nossa pele, quanto mais saudável for a pele do nosso rosto, mais bonito ficará o resultado da maquiagem. 

Devemos começar pela higienização da pele. Você pode usar sabonetes líquidos faciais comuns ou específicos para o seu tipo de pele.

Se a base que você vai passar tem baixo fator de proteção solar, você precisa aplicar um filtro solar ou um creme hidratante com maior fator de proteção antes do uso da base.

Uma pele hidratada facilita a aplicação da base e melhora o acabamento da base no rosto. Pessoas que tem a pele oleosa também precisam de hidratação, porém devem dar preferência a produtos livre de óleo em sua composição e com toque seco.

Aplicar o primer é uma etapa muito importante para a maquiagem, ele serve para disfarçar os poros, uniformizar e suavizar a pele, e ainda é capaz de segurar a oleosidade do rosto, fazendo com que a maquiagem tenha maior tempo de duração.

Aplique a quantidade certa de produto, se você usar pouca base a cobertura não vai ficar uniforme, se você usar muito produto o acabamento da maquiagem vai ficar artificial e a base pode craquelar no seu rosto. É recomendado começar a aplicação da base do centro do rosto e de dentro para fora.  Se ainda ficou com dúvidas veja nosso artigo sobre como preparar a pele para maquiagem.

Dicas para aplicação com o pincel

O principal detalhe que temos que nos atentar sobre a aplicação da base com o pincel é nunca arrastar o pincel na pele, a base com o pincel deve ser aplicada com leves batidinhas para depositar o produto, caso contrário as cerdas do pincel vão ficar marcadas no rosto e a cobertura não vai ser uniforme.

O ideal é não aplicar o produto diretamente no pincel, é mais recomendado aplicar um pouco de base no dorso da mão ou diretamente no rosto. Assim se tem melhor dimensão da quantidade que vai ser preciso usar e faz com que o pincel não absorva tanto a base.

Comece a aplicação de dentro para fora com movimentos circulares, também é importante tomar cuidado para não sujar a raiz do cabelo com base, além da maquiagem ficar artificial você vai precisar limpar o cabelo depois e pode acabar retirando a base da testa.

Hoje em dia já existem várias faixas para usar no cabelo na hora da aplicação da base, elas têm um preço bem acessível e vale a pena o investimento, pois auxiliam bastante na hora da aplicação da maquiagem.

Muita gente passa a base no rosto, mas acaba esquecendo de aplicar a base na boca e nos olhos. É importante passar a base na boca pois ajuda na fixação do batom ou gloss que você vai passar depois, além de acentuar a cor do produto.

No caso dos olhos, aplicar a base nessa região se torna essencial para fixação da sombra e realçar a cor escolhida.

Caso você tenha bastante olheiras, também pode utilizar o pincel para aplicar o corretivo, e se tiver a pele muito oleosa use um pincel para finalizar com o pó.

Como lavar pincel de base

A higienização correta do pincel é muito importante para evitar a proliferação de fungos e bactérias, além disso se o pincel não for limpo após o uso, a base que está no pincel pode secar ficando mais difícil para realizar a limpeza, podendo até mesmo danificar as cerdas.

A limpeza desse instrumento também é importante pois os resquícios da base que está suja no pincel podem alterar a cor do produto que você vai passar por cima.

É recomendado a higienização dos pincéis no máximo de 15 em 15 dias, isso se você não usar com frequência.

Para fazer essa limpeza você pode usar detergente neutro, sabonete líquido, shampoo ou produtos específicos para higienização do pincel. Eu uso muito e recomendo o shampoo de bebê para a higienização dos pincéis, aquele amarelinho sabe? Eles são neutros, hipoalergênicos, tem o ph neutro e geralmente são livres de parabenos, sulfatos e corantes.

Escola um desses produtos, misture com água morna e deixe os pincéis de molho por mais ou menos 15 minutos, após esse tempo grande parte da base já vai ter se soltado e o resto sairá facilmente quando você esfregar com as mãos.

É extremamente importante você não aplicar muita força e nem puxar as cerdas do pincel, dessa forma você não danifica a ferramenta e não corre o risco de que as cerdas descolem da base.

Após isso lave o pincel com água corrente para ter a certeza que eles estão sem quaisquer resquícios do produto. Para secar basta pegar uma toalha (limpa) e passar o pincel nela, após isso você vai perceber que o pincel vai continuar úmido, e é importante que nesse momento você não guarde eles de volta na necessaire ou em um local fechado, porque certamente eles vão ficar mofados.

Deixe os pinceis secando em um local fresco e arejado, não tenha pressa!

Colocar os pincéis no sol ou tentar acelerar o processo utilizando um secador pode danificar o pincel.

Cada uma dessas dicas de limpeza e higiene servem para todos os outros tipos de pincéis.

Resumo

O pincel é uma ferramenta muito importante para a maquiagem, é preciso escolher um pincel que você tenha maior facilidade de usar, assim o acabamento fica com aspecto mais profissional. Porém, devemos lembrar que essa não é a única forma de aplicação da base, então não se preocupe se você não se adaptar bem com os pincéis.

Para quem está começando eu recomendo o pincel duo fiber ou kabuki, com eles é mais fácil obter um ótimo resultado na maquiagem mesmo sendo iniciante. Por outro lado, o pincel língua de gato deve ser uma opção para quando você já estiver mais familiarizada com o uso dessas ferramentas, pois demanda mais tempo e experiência na hora de passar a base.

Não esqueça de fazer a higienização dos pincéis sempre que possível, e caso você ainda tenha dúvidas sobre algum dos pincéis aqui do post ou outro pincel específico e não encontre a informação online ou aqui no nosso blog, pode deixar um comentário que a gente vai ter o maior prazer em te ajudar.

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Sobre o Autor

Karine Silva

Técnica em farmácia, empreendedora e produtora de conteúdo digital. Apaixonada pela criação de conteúdo transformador sobre dermo-cosmética e maquiagem. Possui um canal de instagram onde revela dicas e tutoriais de maquiagem e cuidados de rosto.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Real Techniques Expert Face Brush

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"ca7d5":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"ca7d5":{"val":"var(--tcb-color-6)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"ca7d5":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
VER PRODUTO