Qual o Melhor Hidratante para Pele Oleosa ? ( Barato , Gel , Noturno … )

  • Home
  • »
  • Qual o Melhor Hidratante para Pele Oleosa ? ( Barato , Gel , Noturno … )

julho 21, 2020

Não aguenta mais ver a sua pele oleosa? Passa vergonha toda vez que tira uma foto e sai com aquela testa brilhando? Talvez você esteja usando um hidratante facial errado para seu tipo de pele. Ou pior! Usando nenhum! Um grande erro no cuidado com a pele. 

Para saber qual o melhor hidratante para a pele oleosa, preparamos esse artigo para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar nessa escolha. Afinal, muito diferente do que pensam, a pele oleosa também precisa de ser hidratada. Mas com o hidratante para pele oleosa certo! 

Neste artigo você vai encontrar:

  • O que é uma pele oleosa?;
  • Top 5 hidratantes para a pele oleosa;
  • Passo a passo para cuidar da pele oleosa;
  • Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de pele;
  • Quais os melhores  hidratantes para pele oleosa .

Vamos à leitura?

manter a pele

A pele oleosa pode ser caracterizada pelo excesso de óleo produzido pelas glândulas sebáceas. Em consequência desse excesso de sebo, é que acaba de deixar a pele com a aparência gordurosa, brilhante e pegajosa. Principalmente nas áreas da zona T (testa, nariz e queixo).

A oleosidade pode deixar a pele pior ao longo do dia, em dias quentes ou quando a alimentação e a hidratação estão desequilibradas. Pode também ter sua causa por alterações hormonais.

Geralmente, esse tipo de pele costuma aparecer na adolescência, período em que os jovens começam a ter um aumento de testosterona. Com a alteração do hormônio, a glândula sebácea é estimulada a produzir mais óleo, facilitando o aparecimento da acne (cravos e espinhas).

As principais características da pele oleosa são:

  • Brilho intenso da pele
  • Sensação pegajosa;
  • Poros dilatados;
  • Tendência à acne.
manter a pele

Uma das formas de diminuir a oleosidade do rosto é montando uma rotina de cuidados específicas para este tipo de pele. E, claro, sem esquecer do hidratante para ter uma pele bem hidratada. Hidratar o rosto é uma das melhores formas de como preparar a pele oleosa para a maquiagem para resultados duradores, sendo um passo importante da rotina de pele.

A oleosidade e hidratação são aspectos muito diferentes, mas que as pessoas ainda confundem, achando que hidratação pode piorar a pele oleosa. Muito pelo contrário! A pele hidratada ajuda muito.

Ao não hidratar a derme, as glândulas sebáceas acabam produzindo mais óleo para compensar a falta de hidratação. Deixando o aspecto da cútis mais pegajoso e engordurado. A esse fenômeno chamamos de “efeito rebote”.

Para evitar que isso ocorra, veja abaixo os top 5 hidratantes aliados da pele oleosa!

TOP 5 Melhores Hidratantes para Pele Oleosa

Agora é a hora! Veja a lista de comparação do Top 5 melhores hidratantes para pele oleosas e escolha o seu de acordo com seus critério. Vamos lá?

Effaclar Mat, La Roche-Posay, Branco 

Efeito:

Matte

Textura:

Gel-creme

Características:

Sebo regulador

Ativos:

Sebulyse®

Aplicação:

Diurno e Noturno

Creme Hydro Boost Water Gel, Neutrogena, 50g

Efeito:

Preenchimento de linhas

Textura:

Gel

Características:

48h de hidratação

Ativos:

Ácido hialurônico

Aplicação:

Diurno e Noturno

Gel Creme Hidratante Facial Oil Free Para Pele Mista a Oleosa, Neutrogena, 50ml

Efeito:

Rápida absorção

Textura:

Gel-creme

Características:

Não obstrui os poros e hipoalergênico

Ativos:

Absorvedor de oleosidade

Aplicação:

Diurno e Noturno

Creme Revitalift Hialurônico Noturno, L'Oréal Paris

Efeito:

Ultra hidratação

Textura:

Gel-creme

Características:

Anti-rugas e revitalizante

Ativos:

Ácido hialurônico

Aplicação:

Noturno

Gel Facial Hidratante Facial Nupill Derme Control 50g, Nupill 

Efeito:

Controle de brilho

Textura:

Gel

Características:

Anti-acne

Ativos:

Aloe Vera e Ácido Salicílico

Aplicação:

Diurno e Noturno

#1 - Effaclar Mat, La Roche-Posay, Branco - melhor hidratante facial para pele oleosa

A La Roche-Posay sempre está inovando nos produtos para a pele oleosa. E foi pensando em uma pele sequinha e sem brilho que o Effaclar Mat surgiu com a proposta de controlar a oleosidade, o brilho, reduzir os poros dilatados e oferecer um efeito matificante na pele. 

Sua textura é muito leve, rapidamente absorvida pela derme e tem ótima durabilidade, uma vez que espalha fácil e uma pequena quantidade do produto cobre rosto e pescoço.

Seu efeito é hidratante e deixa a pele hidratada com aspecto aveludado, pronta para receber a make sem esfarelar. Ideal para usar naqueles dias quentes e durante o dia.

PRÓS

  • Pode ser usado como primer;
  • Disfarça os poros;
  • Regula a oleosidade.

CONTRAS

  • Preço elevado

#2 - Creme Hydro Boost Water Gel, Neutrogena, 50g - hidratante em gel para pele oleosa  não comedogênico e hipoalergênico  

É claro que o queridinho do momento tinha que fazer parte do nosso Top 5. Até porque, ele é querido com razão. É um dos melhores hidratantes para a pele oleosa com ótimo custo-benefício, proporcionando 48h de hidratação e preenchimento instantâneo de linhas de expressão graças ao seu ativo ácido hialurônico. 

Apesar de estarmos falando especificamente de pele oleosa, este hidratante atende todos os tipos de pele. Sua textura em water gel (gel aquoso) faz o produto se espalhar de forma fácil, deixando a pele macia e com um viço muito natural. 

Porém, por ter uma textura tão levinha, pode passar a sensação de necessidade do uso de uma segunda camada de produto, fazendo com que acabe mais rápido. O ideal é saber dosar e confiar no poder de hidratação em pouca quantidade.

PRÓS

  • Não comedogênico;
  • Melhor textura;
  • Oferece 48h de hidratação;
  • Preenche instantaneamente a pele;
  • Controla a oleosidade.

CONTRAS

  • Por ser muito leve, causa a necessidade de uso de mais produto e acaba não rendendo. 

#3- Gel Facial Hidratante Antioleosidade Para Pele Mista a Oleosa, Neutrogena, 50ml - hidratante pele oleosa barato 

O hidratante facial Oil Free da Neutrogena foi formulado especialmente para peles oleosas e mistas por um preço acessível a qualquer pessoa que queira começar sua rotina de pele. 

Sua textura é muito leve, sendo ideal para quem mora em cidades quentes ou para quem quer um hidratante antioleosidade  de verão. Ele possui um leve perfume que some depois de alguns minutos na pele, mas que pode não agradar pessoas sensíveis a cheiros.

Ele pode ser usado durante o dia e pela noite, não deixando o rosto pegajoso e nem com brilho após o uso

PRÓS

  • Toque e textura confortável;
  • Ótimo preço;
  • Controla a oleosidade;
  • Livre de óleos.

CONTRAS

  • Pouca quantidade;
  • Possui um leve perfume que pode incomodar pessoas que preferem produtos sem perfume,

#4- Creme Revitalift Hialurônico Noturno, L'Oréal Paris - melhor hidratante noturno pele oleosa com ácido hialurônico


Pele oleosa pode usar cremes noturnos? Não só pode, quanto deve! Se tiver a pele hidratada, vai controlar melhor a produção de sebo no rosto. Por isso, o hidratante é tão fundamental na rotina da pele oleosa.

Para quem quer uma opção poderosa e com um ótimo custo benefício, o Creme Revitalift Hialurônico Noturno da L’Oreal é uma boa pedida. Seu efeito é instantâneo, fica já no primeiro dia com pele hidratada . 

Ele ainda possui ácido hialurônico que preenche as linhas de expressão, trata e hidrata a pele ao longo do dia.

PRÓS

  • Hidratação potente;
  • Preenche as linhas de expressão;
  • Para todos os tipos de pele e idades;
  • Efeito anti-idade.

CONTRAS

  • Só pode ser usado pela noite.

#5- Gel Hidratante Facial Nupill Derme Control 50g, Nupill - O melhor para quem tem pele oleosa e acneica


As peles oleosas e acneicas que procuram uma opção acessível de hidratação e tratamento podem se beneficiar do Gel Hidratante Facial, da Nupill Derme Control. Com Aloe Vera e ácido salicílico na sua composição, o gel hidratante é perfeito para as peles oleosas e com acne ou que estão sensíveis o tratamento das espinhas.

 

Sua fórmula em gel espalha fácil e faz com que a pele absorva em poucos minutos o produto. A sensação é de uma pele limpa, hidratada e muito refrescante. Já na primeira aplicação é possível ver como a pele fica sequinha e sem o brilho característico das peles oleosas. Sem falar no preço, que é um ótimo custo para quem quer montar uma rotina básica de cuidados com a pele.

PRÓS

  • Trata a pele acneica;
  • Textura suave, sem pesar no rosto
  • Sensação de refrescância
  • Rápida absorção na pele

CONTRAS

  • Não é tão potente quanto outros hidratantes. 

Os cuidados com a pele do rosto oleosa passo a passo 

Para controlar o brilho da pele e deixar a cútis mais bonita e saudável, é importante adotar uma rotina de cuidados com a pele e segui-la rigorosamente. Isso porque, quando há o relaxamento na skin care, a derme acaba voltando para o estado anterior. 

 

Cuidar da pele é um exercício diário e de muita responsabilidade com a sua saúde. Veja abaixo o que fazer para controlar a oleosidade da pele.

  1. 1
    Comece a manhã lavando o rosto com um sabonete ou gel facial próprio para a peles oleosas. Verifique na embalagem a indicação ou veja ativos como ácido salicílico ou LHA na composição;
  2. 2
    Aplique um tônico facial para equilibrar o pH da pele e prepará-la para receber outros produtos;
  3. 3
    Passe um sérum de vitamina C ou antioxidante se assim o usar. Não é uma etapa obrigatória, mas pode auxiliar no tônus da pele; 
  4. 4
    Passe um hidratante indicado para pele oleosa. Sua textura deve ser leve, como em gel-creme, e sua absorção deve ser rápida;
pele oleosa hidratante
  1. 5
    Aplique uma camada de filtro solar de toque seco e/ou oil free para que a pele não fique com brilho
  2. 6
    Reaplique o protetor solar durante o dia, a cada duas horas, ainda que esteja em um ambiente interno
  3. 7
    Pela noite, retire as impurezas do rosto, como resíduos de poluição ou maquiagem, com água micelar. Em seguida, lave o rosto novamente com o sabonete indicado para sua pele;
  4. 8
    Você pode aplicar uma água termal para repor os minerais da pele e, em seguida, aplicar um hidratante noturno para revitalizar a derme durante o sono. 

Simples, não é mesmo? Então está na hora de começar! 

Quais as vantagens e desvantagens de ter pele oleosa?  

Vantagens de ter Pele Oleosa

  • Consegue manter o viço mesmo no inverno e em climas secos;
  • Tem aparência de pele mais jovem;
  • Pode usar maquiagem o dia inteiro, sem medo de craquelar;Camufla as linhas de expressão;
  • É naturalmente mais firme que os outros tipos;
  • Retarda o envelhecimento da pele.

Desvantagens de ter Pele Oleosa

  • Brilho excessivo no rosto
  • Tendência ao aparecimento de acne;
  • Poros dilatados que podem se entupir facilmente;
  • Aspecto pegajoso da pele;
  • Necessidade no uso de lenços de papel para absorver a oleosidade durante o dia;
  • Precisa de produtos específicos para esse tipo de pele. 

Pele oleosa também precisa de hidratação?

A oleosidade da pele não tem relação direta com sua hidratação. É claro que a camada de gordura da pele dificulta a evaporação mais rápida da água. Entretanto, é a hidratação que faz com que a pele produza menos sebo e se mantenha mais bonita e saudável.

Ainda, a falta de hidratação deixa a pele com excesso de oleosidade. A derme, como uma defesa natural, acaba estimulando a produção de sebo para compensar a falta de hidratação da pele e balancear seu filme hidrolipídico. O resultado é de mais produção de sebo para formar uma barreira de proteção na pele. O que chamamos de “efeito rebote”.

O efeito rebote também pode ocorrer na constante tentativa de tirar o óleo da pele, como no excesso de lavagens ou uso de produtos com álcool para tirar seu brilho. Por isso, a hidratação é um passo muito importante na rotina. Ela vem assegurando que a pele mantenha a água, deixando a pele hidratada e diminuindo a oleosidade da pele.

Como hidratar pele oleosa e quando usar para pele oleosa?

Hidratar a pele oleosa não é diferente de hidratar a pele normal. Entretanto, a escolha do produto certo é que faz a diferença para não estimular ainda mais o brilho da cútis. Por isso, fuja de produtos com texturas extremamente cremosa e que podem ser comedogênicos (obstruam os poros).

Opte por produtos que não tenham óleos (oil free) ou manteigas na composição. E escolha uma textura leve como gel ou gel-creme para rápida absorção da derme.

O uso do hidratante pode ser feito no início e ao final do dia, sempre respeitando os passos de limpeza e tonificação da pele para receber melhor o produto. Na dúvida, volte ao tópico do passo a passo de como hidratar a peles oleosas logo acima.

Devo utilizar um hidratante para pele oleosa noturo e diurno?

Desde que os produtos sejam específicos para a pele, não tem problema usar hidratante facial diurno e noturno. De fato, a hidratação pela manhã e pela noite podem melhorar o aspecto da pele e deixá-la com uma luminosidade mais bonita.

Enquanto o hidratante diurno tem características que possam proteger contra a poluição e outras ações do ambiente externo, ele também pode potencializar na proteção dos raios UV emitidos pelo sol e por alguns tipos de lâmpada. Para isso ele precisa ter um certo valor de proteção solar (FPS).

Já o hidratante noturno pode auxiliar na revitalização e na reposição de nutrientes perdidos durante o dia. Em geral, eles são mais concentrados e a pele age mais a seu favor, já que não tem agentes externos interferindo sua ação.

É mais comum o uso de hidratantes com ação clareadora ou rejuvenescedora, uma vez que os componentes da fórmula são fotossensibilizantes (não podem ser usados com exposição da luz) e agem melhor durante a noite.

Existe hidratante para pele oleosa com protetor solar ou com cor? 

Já existem diversas alternativas de hidratante facial com proteção solar, principalmente para a pele oleosa. Como ela é mais suscetível à manchas, devido o surgimento de acne, algumas fórmulas de hidratantes já contam com fator de proteção solar para reduzir o surgimento de manchas, queimaduras, envelhecimento precoce e a incidência do câncer de pele.

Ainda assim, é recomendado o uso de um protetor solar para reforçar a barreira de proteção da pele. Principalmente, se o fator de proteção do hidratante para pele oleosa for menor que 30. 

Já o hidratante para pele oleosa com cor foi uma novidade no mercado que recebeu o nome de BB ou CC Cream. Já ouviu falar? Eles são produtos que parecem uma base muito leve e que, além de uniformizar a cor da pele, também agem na proteção e hidratação da mesma.

Eles são ótimas alternativas para quem quer uma rotina prática e também quer evitar o uso exagerado de maquiagem, utilizando apenas o produto para uniformizar e manter o viço da pele.

Quais os melhores hidratantes para pele oleosa ? 

Creme hidratante para pele oleosa

O creme hidratante é caracterizado por ter mais consistência. Ele geralmente é utilizado em peles secas e normais, que requerem hidratação mais intensa. Ele só é uma boa escolha para peles oleosas se indicado claramente na embalagem que é um produto livre de óleos ou então poderá entupir os poros e aumentar ainda mais a oleosidade.

Loção hidratante para pele oleosa

A loção hidratante é menos pegajosa e mais fluida, sendo absorvida mais rapidamente que um creme hidratante. É indicada para praticamente todos os tipos de pele, inclusive as oleosas, se na sua formulação não houver óleos. É uma ótima opção para os dias quentes, por ser leve e refrescante.

Gel hidratante para pele oleosa

Os produtos em gel para hidratação da pele são sempre os mais indicados. Eles possuem uma textura leve, oil free e de rápida absorção. Seu efeito deixa a pele sequinha e ajuda a controlar oleosidade por mais tempo.

Serum hidratante para pele oleosa

Os séruns hidratantes são produtos com a textura líquida e livre de óleo. Eles foram desenvolvidos para facilitar a penetração de ativos e hidratar de forma potencializada o rosto. É um grande aliado das peles oleosas por sua rápida absorção e toque suave na pele

Creme hidratante, umentante e emoliente. Qual a diferença? 

Você sabia que existe diferença na propriedade de alguns cremes? Pois é. Os efeitos hidratante, umectante e emoliente apresentam suas características que ajudam a manter a água na pele para deixá-la saudável. Veja a diferença.

Hidratante. O hidratante forma uma camada espessa sobre a pele para evitar a perda de água para o ambiente. Como sua composição pode ter substâncias à base de petrolatos, silicones e óleos minerais, os hidratantes criam uma película de proteção na pele, tornando a perda de água muito mais lenta do que sem nenhuma proteção.

Umectante. O umectante ou hidratantes com propriedades umectantes são aqueles que retém a hidratação da pele atraindo moléculas de água de camadas mais profundas para manter na superfície cutânea. Como têm essa propriedade de retenção, é ideal que sejam aplicados logo após o banho para evitar a perda de umidade. Produtos com ativos como a glicerina, a ureia, o colágeno, o D-pantenol e a aloe vera são comuns neste tipo de dermocosmético. 

Emoliente. Os agentes emolientes tem o objetivo de tornar a pele mais macia. São, geralmente, compostos por óleos vegetais e ácidos graxos, preenchendo os espaços existentes entre as células da pele. São fáceis de espalhar e atuam na prevenção de rugas, uma vez que formam uma película externa de proteção da pele, evitando assim a perda de água.

Resumo

A não necessidade de hidratação da pele oleosa é um grande mito que pode prejudicar a rotina de cuidados de quem deseja uma pele sedosa e saudável. Ao optar por não usar hidratante, a pele pode acabar produzindo o efeito rebote. Ou seja, produzindo mais óleo para compensar a desidratação da pele. 

E o resultado você já sabe: o incômodo de ter a pele pegajosa, brilhante e ficar com o rosto com o aspecto de “sujo”, o que pode ser um problema de autoestima para muitos. 

Ao optar por um hidratante, escolha um hidratante para pele oleosa à pele oleosa, sendo livre de óleos (oil free) e com a textura leve, de preferência em gel, para uma rápida absorção da derme e para deixar a pele sem brilho. 

Antes disso, é preciso seguir uma rotina de pele cuidadosa, para limpar o rosto e prepará-lo para receber e aproveitar os ativos presentes em um hidratante. Por isso, as etapas de limpeza e tonificação também são muito importantes no cuidado da pele oleosa. 

Não esqueça de levar em consideração o uso de um hidratante para pele oleosa noturno para potencializar o cuidado da pele e controlar a oleosidade.

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Sobre o Autor

Raiza Lucena

Jornalista e publicitária nascida e criada no meio da Amazônia. Literalmente. Ama trocar figurinhas sobre cuidados com a pele, já que a única coisa que evita passar na cara é raiva. Aqui a skin care segue em dia!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Effaclar Mat, La Roche-Posay

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"ca7d5":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"ca7d5":{"val":"var(--tcb-color-6)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"ca7d5":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
VER PRODUTO