Qual o melhor esfoliante para o rosto ?

  • Home
  • »
  • Qual o melhor esfoliante para o rosto ?

outubro 14, 2020

A esfoliação facial é um passo muito importante em qualquer skincare (Rotina de cuidados coma pele). Ela é a responsável por alcançar e limpar lugares onde o sabonete facial não alcança eliminando qualquer resíduo de impureza da pele, que é o maior órgão do nosso corpo e precisa de cuidados adequados. 

A pele do nosso rosto é bem sensível e precisamos também ter em mente algumas precauções com a esfoliação, ela não deve ser realizada todos os dias, mas também não devemos deixar esse passo tão importante de lado. 

Pensando nisso, nós do Escolha Beleza criamos este guia absolutamente completo sobre como utilizar corretamente produtos esfoliantes e ainda por aqui você vai conhecer os 5 melhores esfoliantes que o mercado cosmético tem a oferecer e qual é o melhor para o seu tipo de pele. Vem com a gente descobrir!

Bom, o processo de esfoliação nada mais é que a remoção de células mortas das camadas mais superficiais da nossa pele. Ela pode ser realizada por processo químico ou físico. Embora a grande maioria das células mortas sejam eliminadas naturalmente, ainda assim a esfoliação se faz necessária para que não haja ressecamento ou obstrução de poros. 

O papel do esfoliante é de promover uma higienização aprofundada na pele e remover essas células uniformemente, mas também cabe a ele eliminar impurezas que se acumulam nos poros. Dessa forma, estimula-se a síntese de novas células causando regeneração na pele e deixando-a mais bonita, saudável, limpa e jovem. 

Já viu porque não podemos deixar o esfoliante de fora, não é mesmo? Vamos descobrir como ele funciona!

O que é um esfoliante facial e como funciona? 

A esfoliação facial física (mecânica), como você já deve imaginar, consiste em causar atritos entre pequenas partículas e a própria pele com o intuito de que as células mortas e sujeiras mais internas se descolem da derme. Enquanto a química é capaz de oferecer os mesmos resultados, mas por meios diferentes. Ela utiliza de componentes químicos como por exemplo alguns ácidos. 

O nosso corpo em sua máxima perfeição é capaz de renovar algumas células naturalmente sem a ajuda de meios externos, porém por conta de alguns fatores essa renovação celular não ocorre de forma homogênea, ou seja, em todas as extremidades do rosto. Com o esfoliante você garante que o “serviço” está sendo feito por completo e ajuda em um processo natural da sua pele. Sabonetes não são capazes de esfoliar, embora sejam também muito importantes.

Tabela de Comparação dos Melhores Esfoliantes para o Rosto

Normaderm 3 em 1, Vichy

Tipo de Esfoliante:

Mecânica e química

Tamanho da Embalagem:

125 ml

Formato:

 gel-creme

Clearskin Creme Esfoliante Facial, Avon

Tipo de Esfoliante:

Mecânica

Tamanho da Embalagem:

75 g

Formato:

Creme

Esfoliante Energizing Deep Clean, Neutrogena

Tipo de Esfoliante:

mecânica

Tamanho da Embalagem:

100 g

Formato:

gel

Actine Esfoliante Facial, Darrow

Tipo de Esfoliante:

mecânica e química

Tamanho da Embalagem:

60 g

Formato:

gel

 Esfoliante de Argila Pura, L'Oréal Paris

Tipo de Esfoliante:

mecânica

Tamanho da Embalagem:

40 g

Formato:

creme

#1 - O melhor esfoliante facial do mercado - 
Normaderm 3 em 1, Vichy

O esfoliante normaderm da Vichy é um cosmético com tecnologia 3 em 1 capaz de promover limpeza, esfoliação e ainda um efeito peeling na pele. Sua função é reduzir a oleosidade e remover impurezas com sua fórmula inovadora que conta com ácido glicólico, ácido salicílico e ainda 25% de argila podendo também ser utilizado como máscara. Muita praticidade, não é mesmo? Ah! e ele ainda dispõe da água termal da marca, que ajuda a acalmar a pele. 

#2 -  Melhor esfoliante para pele oleosa - 
Clearskin Creme Esfoliante Facial, Avon

Para quem sofre com pele oleosa e precisa de uma higienização mais profunda, indicamos sem sombra de dúvidas o esfoliante Clearskin da Avon. Além de ser um cosmético com um custo beneficio excelente, ele ainda conta com extratos de hamamélis e eucalipto, controla o brilho excessivo e ajuda a fechar os tão incômodos poros dilatados. O produto se torna super completo quando promete hidratação enquanto realiza a limpeza. Vale muito a pena testar o Clearskin.

#3- Melhor Custo-Benefício - Esfoliante Energizing Deep Clean, Neutrogena

Nossa terceira indicação é um esfoliante da Neutrogena que não poderia faltar. Ele contém em sua textura microesferas energizantes que eliminam células mortas de forma suave e ainda refrescam a pele deixando-a macia e sequinha. A pele já sai da esfoliação pronta para receber outro tratamento. Um ponto positivo do deep clean, é que ele pode ser utilizado todos os dias por peles normais, já que sua esfoliação não oferece riscos.

#4- Melhor esfoliante para espinhas - Actine Esfoliante Facial, Darrow

A pele acneica não poderia ficar de fora dessa, e procuramos pela melhor opção para quem sofre com oleosidade excessiva e acne. O Actine da marca Darrow é um esfoliante capaz de remover células mortas, desobstruir poros e completar a limpeza facial deixando a pele mais macia e com a oleosidade controlada. Sua limpeza é suave e direcionada ao combate às espinhas. O Actine é muito indicado por dermatologistas por ser um componente de uma expert em peles oleosas. Valor muito acessível

#5- Esfoliante barato e bom - Máscara Detox Esfoliante de Argila Pura, L'Oréal Paris

Falando de uma opção boa e barata indicamos o esfoliante/máscara da Loreal Paris. Ele possui 3 argilas muito benéficas que ajudam a combater as imperfeições da pele, eliminar o excesso de sebo, iluminar e clarear. São elas: Caolin, Bentonita e Argila Marroquina. A máscara ainda promete potencializar os outros cosméticos aplicados após seu uso. Renova e purifica todo o rosto deixando-o mais claro e livre tanto da oleosidade quanto do ressecamento. Verdadeiro dinheiro bem gasto!

Para que serve um esfoliante para o rosto e quais os seus benefícios?

Fatores como a má alimentação, tabagismo, alcoolismo, hábitos noturnos e também a idade afetam nossa renovação celular natural, por esse motivo acabamos por precisar de outros meios para eliminar as células mortas e é aí que chega a vez do esfoliante facial brilhar: Ele ajuda a pele a realizar todo esse procedimento. Segue abaixo alguns dos muitos benefícios de uma esfoliação facial:

  • Potencializa a renovação celular

  • Melhora a circulação sanguínea do rosto

  • Torna a pele mais radiante, iluminada e jovem

  • Remove todas as impurezas

  • Tonifica o rosto

Tipos de esfoliantes faciais: mecânico e químico

Como já te contamos em um tópico acima, existe mais de um tipo de esfoliação facial, são eles: Químico e mecânico (físico). Separei os dois por pequenos tópicos a fim de te explicar um pouco mais aprofundadamente sobre os dois. Veja:

Químico:

A esfoliação química é realizada por meio de substâncias químicas seguras, como por exemplo os Alfa-hidroxiácidos (AHA), geralmente utiliza-se o ácido glicólico. Nela o produto é quem faz com que as células mortas se desprendem da pele, dando lugar a novas células e fazendo a pele respirar. 

Mecânico ou físico:

O esfoliante mecânico ou físico, como é popularmente conhecido, utiliza o atrito para realizar o mesmíssimo processo mencionado acima. Esse é o tipo de esfoliação mais comum e utilizada por toda a população, no entanto é mais agressiva e menos indicada para peles muito sensíveis, já que precisamos “esfregar” partículas abrasivas sob a derme.

Escolha de acordo com o seu tipo de pele

Como todo e qualquer produto cosmético, a variedade de opções disponíveis no mercado é grande. Devemos escolher com atenção nossos cosméticos de acordo com o nosso tipo de pele. Entenda:

Pele normal:

A pele normal é a mais beneficiada em se tratando de produtos cosméticos. Pode utilizar todo e qualquer esfoliante em um intervalo de 2 dias na semana. 

Pele seca:

A pele seca precisa, é claro, de ativos hidratantes. Existem muitos esfoliantes com óleos emolientes e hidratantes como por exemplo o de coco ou o de jojoba.

Pele mista:

A pele mista se encontra no meio da pele seca e da pele oleosa. Embora precise de hidratação, ela também precisa de limpeza profunda. Opte por um esfoliante que seja meio termo. Nem muito intenso, nem muito hidratante. 

Pele oleosa:

A pele oleosa precisa de limpeza profunda e desobstrução de poros, por isso deve passar longe dos esfoliantes que contenham óleo ou que sejam muito grossos. Escolha aqueles que limpam profundamente e deixam a pele seca. 

Pele sensível:

Quem sofre com pele sensível ou sensibilizada deve realizar a esfoliação somente 1 vez na semana e escolher esfoliantes hidratantes e leves, sem muitas partículas abrasivas. 

Que formato de esfoliante devo escolher ?

Outro fator importante para se ter em atenção na hora da compra do seu esfoliante ideal é a textura. Elas também são determinantes na hora do resultado. As mais encontradas por aí são: 

Creme 

A textura em creme é mais densa e hidratante que as outras texturas. Como mencionado acima, deve ser completamente evitada por quem sofre com a pele oleosa. As peles secas podem usar e abusar dessa textura, já que vão receber dois benefícios, higienização profunda da pele, e ainda hidratação para que não fique ainda mais seca e sem vida. Textura em creme para peles mistas e oleosas podem pesar e causar efeito rebote. 

Gel

Os esfoliantes em gel são mais viscosos, mais “gosmentos” mesmo e não possuem coloração, apenas as partículas podem ser vistas nesse formato de esfoliante. Geralmente possuem bases aquosas e limpam bastante sem pesar ou acumular resíduos na pele. Os géis não obstruem os poros e por isso são muito indicados para peles oleosas e mistas. Existe ainda a textura gel-creme, que é sem sombra de dúvidas a mais indicada para peles mistas, já que oferece os dois resultados citados. 

Sabonete 

Os esfoliantes em sua forma mais líquida são os sabonetes ou loções. Modelos mais encontrados no mercado, não possuem, também, coloração e devem ser agitados antes de usar, já que sua textura aquosa faz com que as partículas se acumulem no fundo do produto. Ele limpa a pele profundamente e não pesa nem possui muitas ações hidratantes. O que vai definir para qual tipo de pele os sabonetes esfoliantes são indicados é a sua composição. Fique atenta a ela. Para descobrir qual a melhor opção para a sua pele, visite aqui o nosso artigo "Melhor sabonete para o rosto".

Máscara

As máscaras faciais esfoliantes podem ser também físicas ou químicas e sua aplicação é relativamente diferente dos produtos acima. Para aplicar a máscara a pele deve ser previamente higienizada e então basta cobrir a pele com o produto e deixá-lo agir durante um período de tempo indicado em seu modo de uso. Existem máscaras esfoliantes que são capazes até mesmo de remover cravos e espinhas. 

Escolha embalagens maiores

Geralmente os produtos cosméticos esfoliantes possuem uma embalagem maior. Por isso embalagens maiores são mais fáceis de serem encontradas. O que para nós é um grande benefícios, já que não precisaremos comprar com tanta frequência um novo esfoliante. É claro que o tamanho do produto que você vai escolher depende da necessidade da sua pele

Se sua pele é seca ou sensível por exemplo, você não necessita comprar um produto muito grande já que não vai utilizar tantas vezes na semana. Já quem possui pele mista ou oleosa precisa esfoliar com mais frequência por isso, é mais vantajoso apostar em um produto maior, com 150, 200 ml por exemplo. 

Como esfoliar o rosto  ?

Mesmo que a esfoliação facial não seja um processo lá muito complicado, é normal que algumas pessoas ainda não saibam como realizar uma esfoliação de forma correta. Pensando nas iniciantes, criamos esse pequeno passo a passo de como fazer para que não hajam desculpas ou erros.

  1. Higienize a pele do rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele;
  2. Com a pele ainda úmida, distribua um pouco do produto escolhido nos pontos centrais da pele, como por exemplo na zona T;
  3. Massageie suavemente com movimentos circulares. Não coloque muita força nos movimentos para não ferir seu rosto;
  4. Lave todo o rosto com água abundante e retire todos os resíduos de produto. Aplique um hidratante para que a pele não fique ressecada e pronto!

Para um guia mais completo, dá aqui uma olhada no nosso artigo "Como esfoliar rosto"

Quantas vezes deve esfoliar a pele ?

A esfoliação é um processo um tanto agressivo e por esse motivo não pode ser realizado todos os dias por nem um tipo de pele. Se você tem a pele oleosa o ideal é que esfolie de duas a três vezes na semana, já se for seca pode esfoliar de uma a duas vezes na semana. Caso sofra com a pele sensível, o ideal é 1 vez na semana, se for ainda muito sensível, use o esfoliante uma semana sim e uma não. 

O que acontece se não esfoliar corretamente a pele ?

Esfoliar a pele com muita força, ou mesmo escolher um esfoliante inadequado para o seu tipo de pele pode ter por consequência um surto de acne, descamação cutânea, vermelhidão, agravamento de problemas faciais já existentes como por exemplo cravos. Observe como sua pele se comporta e vá adequando a quantidade de dias que é suficiente para a sua pele, ou consulte um profissional.

Perguntas frequentes

Depois de esfoliar o rosto o que fazer?

Após higienizar e esfoliar o rosto, a pele vai apresentar um aspecto “ressecado” “seco” e sem brilho. Essa é uma reação comum da pele pós esfoliada. Aplique um hidratante em creme ou sérum e utilize filtro solar, maquiagem ou os produtos que tem costume de aplicar após higienizar o rosto. 

A esfoliação pode causar acne ? 

Se você já possui tendência a acne, é normal que ocorra um leve surto de espinhas nos primeiros usos do produto, mas isso vai sumir em pouco tempo. As espinhas surgem graças ao processo de limpeza profunda, e são um sinal até mesmo positivo.

Resumo

A esfoliação facial é um passo muito importante em uma rotina de cuidados com a pele. Neste guia completo sobre esfoliação facial você aprendeu dicas de como fazer a esfoliação, quais os melhores esfoliantes do mercado e ainda respondi duas dúvidas muito frequentes a respeito do uso de esfoliantes faciais. Obrigada por me acompanhar até o final do artigo e compartilhe-o com suas amigas e familiares para que elas também entendem a necessidade da esfoliação facial. Nos vemos em breve, até a próxima!

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Sobre o Autor

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Normaderm 3 em 1, Vichy

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"ca7d5":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"ca7d5":{"val":"var(--tcb-color-6)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"ca7d5":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
VER PRODUTO