Qual o melhor corretivo nacional e importado (iluminar, olheiras, manchas…)

  • Home
  • »
  • Qual o melhor corretivo nacional e importado (iluminar, olheiras, manchas…)

dezembro 15, 2020

A verdade é que não existe uma boa maquiagem sem um corretivo. Ele é um dos principais responsáveis por deixar a make maravilhosa e também por disfarçar olheiras, manchas e todo tipo de pigmentação e relevos indesejados na pele. Além de todos esses benefícios, as Kardashians ainda lançaram uma moda de que os corretivos mais claros poderiam até mesmo trazer luminosidade e os mais escuros podiam contornar o rosto, o que foi um divisor de águas na make moderna. 

Aqui neste guia absolutamente completo você vai descobrir o que é exatamente o corretivo, conhecer suas funções e benefícios e ainda vamos te apresentar 5 dos melhores corretivos nacionais e importados. Vamos também te dar dicas de onde encontrar o produto por aí. Vem com a gente!

Tabela de Conteúdos

O que é um corretivo?

Não há muito o que se explicar quando o assunto é corretivo de make. Seu nome já indica sua função, que é corrigir e camuflar acnes, manchas, cravos, vermelhidões, olheiras e todo tipo de pigmentação indesejada. O corretivo pode ser aplicado antes ou depois da base, depende da técnica utilizada e do resultado desejado. 

É claro que não existe certo e errado na hora de aplicar esse produto, mas é preferível que se aplique a base, como uma “base”, para toda a maquiagem que vier em seguida. A base não tem a função de corrigir áreas específicas, esse papel é do corretivo, mas quando aplicado em cima da base, ele se torna mais potente e consequentemente gastamos menos do produto.

Tabela de Comparação dos Melhores Corretivos nacionais e importados

Shiseido Synchro Skin Correcting GelStick

Formato

Bastão

Cor:

Disponível em todo tom de pele

Acabamento:

 Cremoso

Instant Age Rewind Eraser, Maybelline

Formato

Líquido

Cor:

Disponível em todo tom de pele

Acabamento:

Seco

Corretivo Tracta Matte

Formato

Líquido

Cor:

Disponível em todo tom de pele e coloridos

Acabamento:

Matte

Corretivo Líquido Bruna Tavares

Formato

 Líquido

Cor:

Disponível em todo tom de pele e coloridos

Acabamento:

Matte

Corretivo Naked Skin, Ruby Rose

Formato

Líquido

Cor:

Disponível em todo tom de pele

Acabamento:

Natural

#1 - Shiseido Synchro Skin Correcting GelStick 102 - melhor corretivo do mundo

Não é novidade para ninguém que a beleza das japonesas é cada vez mais acentuadas por produtos de altíssima qualidade desenvolvidos pelos japoneses.
A marca Shiseido já vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil graças a sua grande variedade de produtos tecnológicos e excelentes. O produto se espalha e sua aderência pela pele acontece de forma muito natural e prática. O corretivo Shiseido é considerado um dos melhores do mundo e sua tecnologia hidrata e ainda inibe a produção de melanina, que é o que causa a olheira. Além de ser um camuflador, ainda é um tratamento. 

Vantagens

  • Corretivo em bastão com duração de até 24 horas. Cobre perfeitamente a pele e não cria vincos na make.

Desvantagens

  • Valor pouco atraente.

#2 -  MAYBELLINE, Instant Age Rewind Eraser Dark Circle - melhor corretivo para olheiras profundas

Toda apaixonada por make conhece a marca Maybelline. O corretivo da linha, além de muito popular entre blogueiras e maquiadoras, o designer do produto ainda chama muito a atenção e é bem bonito. O ponto forte do cosmético é o seu aplicador que se adapta às áreas onde o corretivo deve ser aplicado facilitando muito a aplicação, sem a necessidade de se utilizar pincéis. Como se não fosse suficiente, o produto ainda é capaz de tratar a região das olheiras enquanto as deixa com aparência muito mais bonita. É o melhor investimento para quem deseja tratar o problema e lidar com ele da melhor maneira possível.

Vantagens

  • Apaga Círculos Escuros, Inchaço E Linhas Finas Instantaneamente. 
  • Possui Alta Cobertura E Toque Seco.

Desvantagens

  •  Rende pouco.

#3- Corretivo Tracta Matte - corretivo melhor custo benefício

Para quem busca por opções mais baratinhas e ainda com qualidade alta o corretivo matte da tracta é a melhor pedida. Ele é bastante pesado, podendo ser utilizado para eventos ou para cobrir aquela pigmentação ou olheira bem escura. O acabamento do produto, apesar de matte, é bastante aveludada e não craquela dando aquela aparência de “secura”. Além desses benefícios o corretivo líquido tracta ainda possui uma durabilidade mais que excelente e uma cobertura extremamente uniforme. Tudo isso por um valor super justo e acessível. Vale a pena dar uma chance!

Vantagens

  • Alta cobertura, alta durabilidade, valor muito atraente e acabamento matte.

Desvantagens

  • Não foram encontradas nenhuma para este produto.

#4- Corretivo Líquido Bruna Tavares - corretivo alta cobertura

A linha de maquiagem da Bruna Tavares, que é uma influencer muito popular, já ganhou o coração das amantes de make. O corretivo é bastante acessível e a cobertura é mega alta, feita para quem gosta do “reboco”. Ele é a base de água e por isso se torna muito prático de ser espalhado na pele e se ajusta de forma suave a ela. Pode ser utilizado por todo e qualquer tipo de pele e ele conta com toque seco. Seu aplicador proporciona firmeza e precisão na aplicação e facilita o desenho do triângulo, que é a forma mais utilizada do corretivo. Excelente escolha também.

Vantagens

  •  A linha possui 10 cores de tons de pele e 4 coloridas, atendendo todas as necessidades

Desvantagens

  • Pouco produto por embalagem.

#5- Corretivo Naked Skin - corretivo barato e bom

A marca Ruby Rose foi um sucesso desde seu lançamento e ganhou grande notoriedade nacional graças a seus produtos de muita qualidade e valores bem acessíveis. O corretivo líquido da linha, apesar de bem baratinho, conta com cobertura alta e acabamento natural. Ele é uma ótima opção para aquelas pessoas que utilizam corretivos todos os dias, já que são muito fáceis de serem repostos. O produto se adapta a qualquer tipo de pele deixando-a bem natural e uniforme.

Vantagens

  • Alta cobertura e valor acessível.

Desvantagens

  • Não foram encontradas nenhuma para este produto.

Para que serve e quais os benefícios de um bom corretivo?

Existem muitas variedades de corretivos no mercado. Isso porque ele pode desempenhar muitas funções dentro de sua própria área de atuação, que é corrigir imperfeições. Você com certeza já deve ter dado de cara por aí com paletas de corretivo com variados tons e provavelmente se assustou com corretivos amarelos, laranjas, azuis, entre outras tonalidades. 

Isso porque cada um deles tem uma função na make. Seja de clarear, camuflar manchas escuras, esconder acne, etc. Veja as principais funções do produto:

  • Correção de cor:
    Neutralizar e corrigir tanto manchas quanto marcas que causem qualquer desconforto em nossa estética. 

  • Contornar o rosto:
    Corretivos alguns tons mais escuros que seu tom de pele servem para contornar o rosto deixando-o ainda mais harmônico e bonito. O ideal é aplicá-lo nas bochechas e também na raiz dos cabelos fazendo movimentos de vai e vem. Ele também pode servir para contornar e diminuir o aspecto visual do nariz. 

  • Iluminar o rosto:
    Assim como os produtos mais escuros são capazes de contornar tirando a luminosidade de áreas específicas do rosto, o corretivo mais claro é capaz de iluminar a pele deixando-a muito mais bonita. 

 

Corretivo Líquido, Corretivo Bastão, Corretivo Cremoso ou Corretivo em lápis?

Já te contei que é grande a variedade de corretivos que encontramos por aí. Sejam eles em formato de lápis, bastão, cremoso, bisnaga, com ou sem pump, com ou sem aplicador. Imaginamos que todos esses fatores podem confundir a cabeça de quem está iniciando no universo da maquiagem, por esse motivo vamos separar por tópicos e te contar um pouco sobre cada um deles. 

Bastão:

O corretivo em bastão proporciona firmeza na aplicação, já que seguramos o aplicador com nossas próprias mãos, assim temos bastante precisão na hora de aplicar. Esse modelo de corretivo ainda promove uma cobertura de média a alta, o que também é uma grande vantagem para quem gosta de um bom reboco. Seu formato é um bastão geralmente cremoso.

Líquido:

Os corretivos líquidos são aqueles que possuem formatos de lápis ou que possuem aplicadores no estilo de glosses e batons. Sua aplicação é também muito prática e precisa porém sua cobertura é leve e natural graças a textura aquosa. 

Cremoso:

A textura em creme do corretivo não é tão densa quanto a do bastão nem tão fluida quanto a do líquido. Ela deve ser aplicada com um pincel língua de gato e sua cobertura é bastante alta, o que faz com que ele seja indicado para maquiagens mais carregadas. 

Escolha o tipo corretivo de acordo com o seu tipo de pele

Outro fator importante a se levar em consideração na hora de escolher o seu corretivo ideal é sem sombra de dúvidas o seu tipo de pele. Isso é válido para todo e qualquer produto, seja de maquiagem ou tratamento para pele. Veja como escolher o corretivo ideal para o seu rosto:

corretivo para pele madura 

É fato que muito mais fácil encontrar produtos que se adaptem a peles jovens. Até mesmo as texturas mais densas e mais fluidas são capazes de se adaptarem a elas. Já quando o assunto são as peles maduras, os corretivos em formato mais aquosos são os ideias. Esses são mais leves e naturais, não craquelando nas linhas de expressões das peles maduras, deixando-as com aspecto de ainda mais “enrugadas”.

corretivo para pele oleosa 

O corretivo mais indicado e que melhor se adapta a pele oleosa é sem sombra de dúvidas o em bastão. Ele são mais densos, como já mencionado, mas também, em sua maioria, contam com acabamento matte, o que é indispensável para pele oleosa. Quem sofre com a oleosidade excessiva também deve optar por produtos com tecnologia oil free, que são livres de qualquer tipo de óleo. 

corretivo para pele seca

Em se tratando de pele seca os corretivos indicados são também os líquidos ou mais cremosos, com acabamento iluminado. Os corretivos cremosos e líquidos são mais aceitos pela pele seca que pela oleosa. 

corretivo para pele mista 

As peles mistas ou normais são as que mais se beneficiam de qualquer produto de maquiagem. Com o corretivo isso não é diferente. É possível utilizar qualquer textura de corretivo nas peles mistas pois elas não vão apresentar maior ou menor problema com as texturas do produto. 

Para Tratar a Pele, Opte por Produtos com Ingredientes Hidratantes

O avanço da tecnologia nos permite ter acesso a corretivos capazes de desempenhar sua função de corrigir e ainda cumprem um excelente papel no que diz respeito a hidratar e tratar a pele. Sempre leve esse fator em consideração na hora de escolher o seu corretivo. Se ele for formulado com ingredientes capazes de nutrir enquanto promovem cobertura é a escolha ideal. Se sua pele é ressecada, opte por corretivos com ativos hidratantes. Se sua pele é jovem, escolha corretivos com ações anti idade para prevenir o envelhecimento precoce. 

Corretivos Coloridos ou Cor da Pele?

É um fato que todas as manchas que aparecem em nossa pele não são de tonalidade exatamente igual, não é mesmo? Bom, esse é o grande motivo de existirem tantas tonalidades divergentes de corretivos, até mesmo coloridos. Quando aplicados antes da base, o corretivo colorido é capaz de camuflar as manchas tornando-as quase que imperceptíveis. 

É claro que após a base, um outro corretivo deve ser utilizado para fazer a iluminação do rosto, mas dessa vez, o corretivo deve ser cor da pele e um tom mais claro. É importante sempre ter por perto os corretivos coloridos, principalmente se você tem tendência a manchas, olheiras ou acne. Afinal, nunca sabemos quando esses incômodos estéticos vão dar o ar da graça.

Opte por ter uma paleta que abranja essas duas classes de corretivo. Existem diversas opções no mercado de produtos absolutamente completos. Paletas de corretivos coloridos e cor da pele. Se quiser saber mais sobre corretivos coloridos, veja o nosso artigo sobre " Corretivo verde para que serve ". 

Escolha de Acordo com o Tom da sua Pele

Outro fator bem importante na hora de escolher o seu corretivo ideal é o seu tom de pele. Assim como a base, escolher o tom de corretivo errado pode ser sinônimo de jogar dinheiro fora, ou sair por aí com uma aparência nada atraente. O tom errado de corretivo não deixará a pele uniforme, mas sim desigual. Se quiser saber mais sobre tom de corretivo que deve escolher, veja o nosso artigo completo " O corretivo tem que ser mais claro que a base "

Escolha um Tom Mais Claro se pretende iluminar a pele 

Como já te contei, o corretivo mais claro é indicado para fazer a iluminação do rosto, enquanto o corretivo no tom da sua pele neutraliza e corrige imperfeições. Já o escuro é para contornar o rosto deixando-o mais acentuado e bonito. 3 tons de corretivo são o suficiente para introduzir o produto em sua rotina de make. 

Não utilize a mão para fazer o teste do tom 

Já está mais que comprovado que o tom do nosso rosto pro nosso corpo é completamente desigual. Isso acontece porque algumas áreas do nosso corpo é muito mais exposto ao sol que outras, e a mão é uma delas. Testar produtos faciais com cor nas mãos ou em quaisquer áreas do corpo é um erro grave e a consequência disso é levar para casa um produto completamente fora do seu tom. 

Opte sempre por fazer o teste aplicando no pescoço ou mesmo diretamente na face. Espere alguns minutos até o produto oxidar para que você veja de fato a cor que ficará na sua pele. Escolha o tom mais adequado para a técnica que desejará realizar com ele (camuflagem, iluminação ou contorno). 

Escolha o Melhor Acabamento

É claro que se sua pele for seca, você não deve optar por um corretivo com acabamento matte. Ele deixará a pele seca ainda mais seca podendo descascar e deixar um aspecto bem feio na no rosto. Já se sua pele é oleosa, também não é interessante escolher corretivos muito cremosos, com óleos na composição ou com acabamento glow. Por isso é tão importante conhecer o seu tipo de pele antes de comprar make ou dermocosméticos. 

Verifique a cobertura do corretivo

 A cobertura do corretivo vai depender do gosto de cada indivíduo para make. Se prefere aquela “make nada”, que é menos chamativa e mais natural, opte por corretivos líquidos, que são as opções com menor cobertura e deixa a pele natural em maior evidência. Já se você possui muitas manchas e prefere um “rebocão”, escolha corretivos de alta cobertura. Geralmente essas especificações (cobertura média, alta ou leve) vem descritas no rótulo do cosmético. 

Qual o corretivo mais indicado para quem tem olheiras ? 

Não existe unanimidade para o corretivo mais indicado para olheira, levando em consideração que cada indivíduo pode ter olheira com tonalidade diferente. Geralmente elas são arroxeadas, lilás ou marrons. Nesses casos o corretivo mais indicado para neutralizar esses tons é o amarelo. Já se a olheira puxar para o verde ou azulado, o corretivo coral é a melhor opção. Caso a olheira seja alaranjada o corretivo azul vai resolver o problema. Após o corretivo colorido, aplique um cor da pele ou uma base. 

Como aplicar o corretivo para conseguir um bom resultado?

Isso vai depender do gosto e preferência de cada mulher. Há quem prefira aplicar o corretivo antes da base e também quem goste mais do resultado do produto após a base. O fato é que corretivos coloridos devem ser aplicados anteriormente a base ou ao corretivo no tom da pele. 

Aplicando o corretivo após a base em formato de triângulo abaixo dos olhos (que é a forma mais usual)  não só camuflará as olheiras mas também dará um efeito lifting na pele deixando-a mais harmônica e bonita. Vou separar por tipo de corretivo para que você entenda melhor como deve aplicar cada um deles. Veja:

  • Corretivo colorido:
     Antes da base para neutralizar o tom da pigmentação;

  • Corretivo cor da pele:
    Após a base, em cima de imperfeições que deseja corrigir;

  • Corretivo mais claro:
    Após a base e o corretivo cor da pele, onde deseja iluminar;

  • Corretivo mais escuro:
    Após a base nas áreas onde deseja contornar. 

Quais são os erros mais comuns cometidos ao usar corretivos?

Separamos os 4 erros mais comuns cometidos por mulheres na hora de aplicar o produto no rosto. Use estes exemplos do que não fazer quando for se maquiar. 

  • Escolher o tom errado: Isso pode ser um problema, principalmente se sua intenção for escolher um corretivo para camuflar algo. O tom do corretivo camuflador deve ser o mais parecido possível com o tom da pele ou da base;

  • Usar os dedos para espalhar: O corretivo deve ser espalhado com a esponja, de preferência umedecida, para aderir a pele, usar os dedos ou um pincel pode fazer com que você gaste mais produto ou que tenha um acabamento ruim. 

  • Aplicar de forma errada: Como te expliquei um pouco acima existem várias opções de corretivo e cada tipo exige uma forma de aplicação. Aplicar os corretivos na ordem ou de forma errada pode estragar toda a make e te deixar com “cara de palhaça”. 

  • Textura errada: Outro erro muito cometido é escolher a textura de produto errada. O produto precisa ser ideal para o seu tipo de pele para atingir um excelente resultado. 

O corretivo deve ser usado antes ou depois da base?

Essa dúvida é muito comum e já foi respondida por nós no decorrer do guia. O corretivo cor da pele pode ser aplicado conforme o gosto do indivíduo, enquanto o corretivo iluminador e o contorno devem ser aplicados sempre após a base. Já o corretivo colorido deve ser aplicado antes da base. Se por acaso, está à procura de uma boa base, veja o nosso artigo " Melhores bases ".


 A ordem mais adequada de se utilizar esses produtos seria:

  1. Corretivo colorido
  2. Corretivo cor da pele
  3.  Base
  4.  Corretivo iluminador
  5.  Contorno. 

Pessoas que sofrem de doenças de pele ou alergias podem usar corretivo? 

Existem corretivos específicos para quem possui pele sensível ou sensibilizada. No mercado, as opções são muitas. Mas caso a sua alergia seja algo grave, análise cada componente da maquiagem antes de comprá-la. Indicamos também que procure um dermatologista para lhe aconselhar o melhor produto para o seu caso e até mesmo analisar se você deve ou não fazer uso do cosmético. 

Qual o preço de um corretivo e onde posso comprar ? 

Aqui neste material te indicamos 5 opções de diferentes produtos para experimentar. Os valores dos corretivos vão depender de fatores como marca, local de compra, qualidade, entre outros. Sempre indicamos a loja da Amazon graças a sua qualidade na entrega de cada produto e pela segurança, é claro. O corretivo é um dos itens mais comuns da maquiagem e pode ser encontrado aos montes em lojas online, lojas de cosméticos ou farmácias da sua cidade.

Resumo

No guia melhor corretivo nacional e importado você não só descobriu qual a maneira correta de aplicar corretivo cor da pele, colorido e também os de contornos faciais, mas também os 5 melhores do mercado para apostar. Ainda por aqui te indicamos onde você pode encontrar o produto e se ele deve ser utilizado antes ou depois da base. Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que compartilhe com suas amigas essas dicas valiosas. Deixe-nos um comentário e nos vemos em breve

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Sobre o Autor

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

 Shiseido Synchro Skin Correcting GelStick