Qual a Melhor base para Pele oleosa e com acne ( Oil free , Matte )

  • Home
  • »
  • Qual a Melhor base para Pele oleosa e com acne ( Oil free , Matte )

maio 1, 2020

Se você tem a pele oleosa, seja toda ou só na zona T, sabe muito bem o quanto é dificil manter a make intacta o dia inteiro, se for um dia de muito calor a situação piora e em pouco tempo você começa a sentir a base derretendo no seu rosto.

Com a evolução dos produtos cosméticos está cada vez mais fácil encontrar uma base que seja capaz de segurar a oleosidade do rosto e manter a pele sequinha por bastante tempo. As que prometem acabamento matte são as mais indicadas.

Para te ajudar a encontrar a melhor base para pele oleosa preparei um guia completo sobre pele oleosa com várias dicas super úteis para quem quer acabar com o brilho indesejado do rosto.

Continue aqui para conferir desempenho das melhores bases para pele oleosa.

Ninguém merece ter que retocar a maquiagem várias vezes ao longo do dia e ainda bem que atualmente existem várias bases para o rosto que prometem acabar com a oleosidade da nossa pele, tem produtos para todos os gostos e bolsos, desde os mais baratos até os mais caros.

As melhores bases para pele oleosa na zona T ou em todo rosto, são as que possuem acabamento matte. As bases oil free também são as melhores bases  para pele oleosa, pois essas bases seguram a oleosidade por mais tempo e evitam o brilho excessivo da pele.

melhores bases para pele oleosa

A pele oleosa é aquela que tem excesso de brilho e os poros bem abertos, esse tipo de pele tem maior tendência a cravos e acnes, além disso pode surgir a necessidade de lavar o rosto várias vezes ao dia para ter a sensação de rosto limpo.

Algumas pessoas possuem oleosidade no rosto inteiro e outras apenas na zona T (testa, nariz e queixo), mas independente da localização a pele oleosa precisa de uma rotina de cuidados também conhecida como skin care. Esses cuidados envolvem a limpeza e higienização da pele com produtos específicos como géis de limpeza, tônicos, e esfoliantes.

A rotina de skin care promove a proteção da pele oleosa, evitando o brilho excessivo, a oleosidade extrema e as temidas acnes.

Importância de escolher uma base para pele oleosa

melhor base para pele oleosa

Quem tem a pele oleosa não pode escolher qualquer tipo de base, para não ter nenhum tipo de incômodo é ideal usar uma base para pele oleosa, escolher produtos inapropriados para esse tipo de pele pode causar efeitos indesejados, como o aumento da produção de sebo no rosto, favorecendo o surgimento de cravos e acne.

Além disso, a maquiagem não vai durar o dia inteiro saindo facilmente e com bastante transferência, sendo necessário fazer vários retoques ao longo do dia. Uma dica é investir nas bases de acabamento matte e toque seco.

Confira abaixo algumas dicas sobre as principais opções de bases para esse tipo de pele:

Top 5 Melhores bases para Pele Oleosa e Acneica Importadas

base matte

Base Matte Oil-Free Makeup Clinique

Composição:

Hipoalergênica

Textura:

Líquida

Características:

Oil-Free

Cobertura:

Média

Acabamento:

Efeito Matte

Revlon Base Líquida Colorstay Fps 15

Composição:

Não recomendada para peles sensíveis

Textura:

Líquida

Características:

Oil-Free

Cobertura:

Alta

Acabamento:

Efeito Matte

linhas de expressão

Base Líquida Maybelline Fit Me!

Composição:

Não recomendada para peles sensíveis

Textura:

Líquida

Características:

Oil-Free

Cobertura:

Baixa

Acabamento:

Efeito Matte

Base líquida L´oreal True Match Super-blendable Warm FPS 15

Composição:

Contém Parabenos

Textura:

Líquida

Características:

Oil-Free

Cobertura:

Média

Acabamento:

Semi-Matte

boa cobertura

Shiseido UV Protective Compact Foundation Refil SPF 35 - 12g

Composição:

Hipoalergênico

Textura:

Características:

Proteção Solar

Cobertura:

Baixa

Acabamento:

Efeito Matte

#1 - A melhor opção de base alta cobertura Stay- Base com acabamento Matte Oil-Free Makeup Clinique 

base pele mista

Essa base líquida é ideal para peles mistas e oleosas, ela é oil free, tem acabamento matte, é resistente a água e ao suor e é capaz de segurar a oleosidade mantendo a maquiagem bonita por várias horas mesmo em dias de muito calor.

Sua cobertura é média que eu acho suficiente para cobrir as manchinhas, deixa um aspecto bem natural no rosto perfeito para o uso no dia a dia, mas se quiser uma alta cobertura a base permite a construção de camadas e não demora muito para ficar bem seca.

A base da Clinique rende bastante e é fácil de usar e espalhar, podendo ser aplicada com as pontas dos dedos. Um ponto positivo sobre essa base é ideal para quem tem a pele oleosa e sensível, pois além de ser hipoalergênico esse produto é livre de parabenos, ftalatos e fragância.

A Stay-Matte possui uma boa quantidade de tonalidades que variam entre as cores muito claras, cores moderadamente claras, cores médias e escuras.

Não é uma das mais baratas da lista mas com toda certeza vale cada centavo, porque é realmente incrível.

PRÓS

  • Controle da oleosidade
  • Fórmula hipoalergênica
  • Resistente a altas temperaturas

CONTRAS

  • Preço

#2 - Base para pele com acne com proteção solar - Revlon  Colorstay Fps 15

top bases para pele oleosa

A base líquida Revlon Colorstay está entre uma das melhores bases para pele oleosa e com acne, conta com uma cartela de cores aceitável disponível e tem embalagem pump que é super econômica, facilita na aplicação e garante o aproveitamento de todo o produto. É uma base líquida de alta cobertura perfeita pra cobrir manchas e olheiras, além disso tem acabamento matte que não craquela no rosto.

A Colorstay é uma base que possui fator de proteção FPS 15 que ajuda a proteger a pele do sol, mas é ideal combinar a base com um produto de proteção solar mais potente.

Ela confere uma sensação de conforto na pele e promete uma alta durabilidade de até 24 horas, estando entre uma das melhores bases no quesito fixação disponíveis atualmente.

A base líquida da Revlon fica seca rápido após a aplicação, possui ativos hidratantes e quase nada de transferência. Ela é ideal para quem precisa cobrir todas as imperfeições como a acne e quer ficar com o rosto perfeito, por ter uma cobertura pesada eu não recomendo usar no dia a dia, mas ela é umas principais opções para a noite, ela não estoura no flash e não fica com aspecto de fantasma, então é ideal para tirar foto e fazer videos.

O tem um custo benefício que com certeza vale a pena comprar, ela deixa a pele bem sequinha.

PRÓS

  • Livre de óleo -  controla oleosidade
  • Proteção solar FPS 15
  • Longa duração e boa cobertura
  • Base líquida que Seca rápido

CONTRAS

  • Por ser uma base com alta fixação e duração, você precisa de um demaquilante para remover tudo da pele

#3- Base boa e barata - Maybelline Fit Me

base fitme

A Fit Me é uma das principais opções de bases para pele oleosa baratinhas , ela não possui óleos em sua fórmula e de acordo com a marca esse cosmético foi desenvolvido especialmente para a pele das brasileiras.

Além de possuir um custo benefício incrível essa base conta com 18 cores disponíveis e certamente você vai encontrar uma base que se adapta melhor a sua tonalidade.

Essa base líquida de acabamento matte possui um acabamento natural com textura leve que permite construir camadas, sendo bastante eficaz na cobertura de imperfeições com resultados excelentes para o usar no dia a dia.

Além de disfarçar imperfeições essa base antibrilho garante uma textura e pele uniforme, podendo ser utilizada em qualquer momento do dia com uma duração de até 12 horas.

A Fit Me transfere tem uma baixa transferência, mas uma dica é utilizar um pó para selar no final que está tudo certo.

PRÓS

  • Livre de óleo (Oil-Free)
  • Acabamento natural
  • Custo benefício
  • Longa duração

CONTRAS

  • Transferência para roupa

#4- Base para pele oleosa com proteção solar - L´oreal True Match Super-blendable Warm FPS 15

base com proteção solar

Essa base possui acabamento natural, textura leve , sua cobertura é média, o que permite a construção de camadas.

Sua fórmula é não-comedogênica, ou seja, não obstrui os poros, não contem óleo e nem fragrância. Quem tem a pele sensível ou é muito alérgica deve fazer um teste de alergia antes de utilizar, porque essa base contém parabenos em sua composição.

A True Match conta com fator de proteção solar 17, um pouco acima das concorrentes que oferecem na média FPS 15, mas essa base não dispensa o uso adicional de produtos com maior fator de proteção solar.

A fixação da maquiagem dura quase o dia todo e um diferencial dessa base é que ela contém vitaminas A e C que ajudam a manter a pele saudável.

A base não vem com nenhum tipo de aplicador, então tem que tomar cuidado para não desperdiçar o produto. Além disso, ela demora um pouquinho pra secar e tem uma baixa transferência, mas não fica com uma sensação pegajosa na pele.

É uma base bem resistente a água e por ter uma textura bem fininha ela não acumula nas linhas de expressão, então se você também tem a pele madura com certeza vale a pena investir nesse produtinho. Neste artigo cobrimos mais bases para pele madura .

PRÓS

  • Oil Free
  • Não-comedogênico
  • Proteção solar FPS 17
  • Não acumula nas linhas de expressão

CONTRAS

  • Contém Parabenos
  • Não tem aplicador

#5-  Melhor pó para pele oleosa - Shiseido UV Protective Compact Foundation Refil SPF 35

base que protege dia inteiro

Essa base tem textura fininha e uma cobertura leve se usada seca, se for aplicada com uma esponjinha úmida é possível conseguir uma maior cobertura.

A fixação da base é boa e proporciona um bom controle da oleosidade, apesar de ser em pó ela não deixa um aspecto envelhecido na pele e o melhor de tudo é que além de ser acabamento matte ela possui ativos hidratantes que não deixam a pele ressecada.

Esse produto conta com um alto fator de proteção solar FPS 35 podendo ser considerado protetor solar colorido ao invés de base, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.

Essa base de acabamento matte possui uma excelente duração, é resistente ao suor intenso, a água e super resistente a oleosidade. O efeito de maquiagem dura quase o dia todo, mas para garantir a eficácia da proteção solar é necessário reaplicar a maquiagem depois de algumas horas durante o dia.

Um ponto importante sobre essa base com protetor solar é que ela tem somente 9 cores, deixando a desejar (muito) nos tons mais escuros. Mas, se você tem a pele clara, com certeza vale o investimento.

 

PRÓS

  • Resistente a água e suor intenso
  • Hipoalergênica
  • FPS 35

CONTRAS

  • Poucas tonalidades
  • Preço

Escolha da textura

Existem diferentes texturas para as bases com características diferentes, textura cremosa, líquida, em pó e várias outras, algumas conferem acabamento leve e natural outras tem maior cobertura. Não existe uma textura melhor ou pior que a outra, é somente uma questão de gosto e necessidades.

As bases de textura leve são as mais indicadas para peles com oleosidade, elas vão garantir que a make dure mais tempo na pele.

Aqui nós vamos conhecer sobre as texturas ideais para este tipo de pele.

Bases em pó é melhor para pele oleosa

pó é  a melhor base para pele oleosa

As bases em pó são as mais recomendadas para pele oleosa, geralmente seguram a maquiagem por menos tempo que as líquidas, mas são ideais para as peles oleosas. Essas bases tem acabamento matte e uma cobertura leve a média, que deixa o rosto sequinho por mais tempo e com aspecto natural.

Bases líquida com acabamento Matte controla a olesosidade e esconde as espinhas

As melhores bases para pele com acne é a base líquida com efeito matte. A base líquida possui média a alta cobertura capaz de cobrir todas as imperfeições como acne e olheiras, e ainda consegue controlar a oleosidade da pele por mais horas ao longo do dia, é por isso uma das melhores bases para peles oleosas na minha opinião.

Escolha a cobertura de acordo com o seu objetivo 

a melhor base para pele oleosa

Antes de escolher o acabamento perfeito para a sua pele, primeiro é necessário saber sobre sua intenção e quando você deseja usar a base.

Cada pessoa tem uma adaptação maior com diferentes coberturas e texturas, não há certo ou errado e você pode escolher de acordo com sua vontade. Porém as bases de alta cobertura podem prejudicar a respiração dos poros e aumentar a produção de sebo.

Confira aqui a diferença entre cada acabamento para decidir qual melhor se adequa ao que você está procurando.

Cobertura leve

Esse acabamento é ótimo para quem deseja realçar a beleza natural e tem a pele limpa, sem manchas ou acne, as bases de cobertura leve servem apenas para padronizar a tonalidade do rosto, sendo ideal para o uso diário. Geralmente, as bases de cobertura leve são mais baratas do que as de cobertura média e alta.

leve

Cobertura média

As bases de cobertura média cobrem grande parte das imperfeições, mas não dispensam o corretivo para manchas mais fortes. A maioria das bases de cobertura média permite a construção de camadas se for necessária uma cobertura mais alta. Além disso, ainda possui maior duração do que as bases de cobertura leve.

cobertura é media

Alta Cobertura 

As melhores bases para pele oleosa e com acne são as de alta cobertura, elas são recomendadas para quem deseja uma boa cobertura, cobrir totalmente as imperfeições, tem maior fixação do que as de cobertura média e leve. Esse tipo de base é adequado para fotografias, filmagens ou eventos em que você precisa ter uma pele perfeita e sem falhas. No entanto, é necessário ter cuidado para não exagerar nesses produtos, pois a maquiagem pode ficar com aspecto artificial.

alta

Dicas para evitar a transferência 

Quem tem a pele gordurosa com certeza já sofreu muito com a transferência da base na roupa, na tela do celular e quando está maquiada vive com medo de abraçar alguém e deixar a marca da base na pessoa. Para não ter esses desconfortos escolha uma base que tenha uma boa aderência na pele, as ideais são as que possuem acabamento matte, além disso uma dica é esperar a base secar totalmente e ainda assim se quiser maior segurança vale a pena finalizar a make com a aplicação do pó.

Fique de Olho na Composição do produto! 

Um passo importante sobre a escolha da base é prestar atenção à composição dos produtos antes de usá-los para evitar efeitos indesejáveis. Neste artigo cobrimos bases veganas, sem derivados de animais. Mas agora vamos dar uma olhada nos cuidados a ter  na composição do produto.

É recomendado usar produtos específicos para o seu tipo de pele, caso contrário, pode ocorrer resultados desagradáveis, como aumento da oleosidade e surgimento de cravos e acne.

Bases Oil Free 

Bases Oil Free não contêm óleo em sua composição e é a melhor base para pele oleosa e acneica, evitando o aparecimento de acne.

Bases Não-Comedogênicas 

Um cosmético não-comedogênico significa que o produto não obstrui os poros, evitando assim a formação de cravos e acne. Estas são as principais bases para pele oleosa e com tendência a espinhas.

Escolha a Cor de Acordo com Seu Subtom de Pele

subtom

A tonalidade da nossa pele não é a mesma que a do nosso subtom por isso não podemos escolher qualquer cor de base. Os tipos de tom que podemos ter são quentes, neutros e frios. Escolher o subtom errado faz com que o resultado final da maquiagem não fique natural.

Encontrar o subtom correto para a sua pele pode ser complicado, mas temos algumas dicas que podem te ajudar.

Se atentar as cores das veias é uma das dicas usadas para descobrir o tom da sua pele. Olhe para o seu braço, se suas veias são azuis ou roxas, você tem um subtom frio. Se as veias parecem azul-esverdeadas, o subtom é neutro e, se as veias são verdes ou verde-oliva, o subtom será quente.

Pessoas com subtons de pele quentes ficam bronzeadas ao sol e no inverno a pele é amarelada. Geralmente combinam com acessórios dourados e têm veias de cor verde ou oliva.

As pessoas que têm esse subtom geralmente combinam com acessórios dourados e prateados e têm veias azul-esverdeado.

Pessoas com tons frios ficam vermelhas ao sol e no inverno suas bochechas permanecem rosadas. A cor que mais combina com esse subtom é prata e as veias são azuis ou roxas.

Aplicação da base na pele oleosa

aplicação produtos de beleza

Uma pele com uma aparência bonita não depende apenas da base utilizada, mas também da maneira como é aplicada.

É ideal aplicar a quantidade certa de produto, se você aplicar uma pequena quantidade de base, a cobertura poderá não ser uniforme e, se você aplicar a base em excesso, poderá prejudicar o resultado final da maquiagem, ficando com aparência pesada e artificial.

No caso da pele gordurosa não é recomendado aplicar a base com os dedos, pois pode transferir a oleosidade da mão para o rosto. Você pode utilizar outras opções como um pincel ou a esponjinha para aplicação do produto.

  • Aplicação com pincel: Deposite um pouco do produto sobre a face e depois espalhe com o auxílio do pincel. Os pincéis mais recomendados são os ovais, de ponta reta e o língua de gato.
  • Aplicação com esponja: A esponja também é conhecida como Beauty Blender e possui formato de coxinha. Se você umedecer a esponja com um pouco de água, ela terá um acabamento melhor e facilitará a aplicação da base.

Dicas para maquiagem da pele oleosa e com acne

dicas de base para pele oleosa

A maquiagem sozinha não faz milagres, para diminuir a oleosidade é preciso ter alguns cuidados com a pele. Veja as dicas aqui abaixo:

Limpeza e higiene: A peles oleosa demanda de maiores cuidados em relação a limpeza, é recomendado sempre manter os poros limpos e desobstruídos, por isso invista em sabonetes e géis específicos para esse tipo de pele.

Hidratação: A maioria das pessoas que tem a pele gordurosa foge de produtos hidratantes pensando que eles vão aumentar a oleosidade da pele, porém essa pele também precisa de hidratação, se a pele estiver muito ressecada vai produzir maior quantidade de óleo para se proteger. Já existem cremes hidratantes com toque seco específico para quem tem a pele bem oleosa.

Evite produtos a base de óleos: Escolha sempre produtos que sejam oil free e que tenham acabamento matte.

Se quer saber mais sobre maquiagem em peles oleosas visite o nosso artigo "Como preparar a pele oleosa para maquiagem".

Resumo

Agora que você conferiu as nossas dicas e tá sabendo de tudo o que precisa sobre a melhor base para pele oleosa já pode escolher a sua com segurança. Lembre-se de dar preferência para as bases com o acabamento mate e livre de óleos.

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Sobre o Autor

Karine Silva

Técnica em farmácia, empreendedora e produtora de conteúdo digital. Apaixonada pela criação de conteúdo transformador sobre dermo-cosmética e maquiagem. Possui um canal de instagram onde revela dicas e tutoriais de maquiagem e cuidados de rosto.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}
base matte

Stay-Matte Oil-Free Makeup Clinique

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"ca7d5":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"ca7d5":{"val":"var(--tcb-color-6)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"ca7d5":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
VER PRODUTO