Maquiagem passo a passo para o seu dia-a-dia

março 23, 2021

Fazer uma maquiagem completa correta pode até parecer uma tarefa um tanto quanto difícil, mas isso está longe de ser verdade. Seguindo os passos corretos, fica impossível não conseguir realizar uma boa make. Para a maquiagem sair bonita são apenas alguns cosméticos e alguns truques.

Neste artigo você terá um passo a passo absolutamente completo para consultar sempre que desejar realizar uma make. Vamos te contar não só como fazer cada passo, mas também quais são os produtos que não podem faltar na necessaire de uma mulher vaidosa que ama ressaltar como áreas mais belas do seu rosto. Agora sem mais enrolações vamos descobrir o porquê de tantas mulheres amarem a maquiagem. 

A maquiagem não é um item obrigatório entre as mulheres, mas é bem popular entre elas. Isso porque uma mulher maquiada se torna muito mais confiante e preparada para realizar como demandas do dia a dia, além de se sentir muito mais belas. Quem aí não adora se sentir bonita e confiante? É por isso que a maquiagem é tão querida. 

Não são todas as mulheres com condições financeiras de realizar procedimentos estéticos caros e demorados, mas praticamente toda mulher tem algo que a incomoda em sua própria face. Porque não dar a elas o poder de esconder, camuflar e transformar toda essa insegurança em beleza? A maquiagem é sobre isso!

Do que eu preciso para fazer uma make completa?

Para fazer uma make completa são necessários alguns itens de maquiagem. Vou criar um pequeno checklist do que você vai precisar para começar a sua transformação. Vamos lá:

  1. 1
    Sabonete facial;
  2. 2
    Hidratante facial;
  3. 3
    Primer facial;
  4. 4
    Base;
  5. 5
    Corretivo:
  6. 6
    Sombra ou pasta para sobrancelha;
  7. 7
    Pó compacto ou solto;
  1. 8
    Contorno;
  2. 9
    Blush;
  3. 10
    Sombras;
  4. 11
    Corretivo:
  5. 12
    Pinceis;
  6. 13
    Rímel;
  7. 14
    Lápis;
  8. 15
    Batom ou gloss.

Passo a passo:

Higienizar e hidratar a pele

O primeiro passo para preparar a pele para e receber a make é a limpeza facial. Esse passo é muito importante para o resultado da maquiagem. Para realizá-lo você só precisará de um sabonete facial específico para o seu tipo de pele. Basta colocar um pouco do produto nos dedos e espalhá-lo sob toda a superfície da face com as pontas dos dedos criando uma espuma que irá remover todas as impurezas da pele. Depois seque o rosto sem esfregar a toalha.

A segunda etapa da preparação da pele é a hidratação. Muitas mulheres, principalmente as de pele oleosa, acabam pulando este passo por não julgarem necessária tal hidratação. Esse é um grande erro, pois o hidratante, além de proteger a derme dos danos causados pela maquiagem aplicada diretamente no rosto, ainda trata a pele durante o evento.

 Primer facial

Outro passo que muitas vezes é negligenciado pelas mulheres, mas nunca pelas maquiadoras é o primer. Ele é o responsável por fazer com que a make dure mais e também fique muito mais bonita. Nossos poros podem se dilatar e causar um aspecto bem feio no rosto. 

A maioria dos primers são siliconados e possuem a função de preencher esses poros dilatados proporcionando uma melhora instantânea da aparência da pele. Além disso, o melhor primer facial também segura a oleosidade do rosto o que a torna indispensável para a maquiagem sair perfeita. 

Base

A base facial deve ser escolhida com muita cautela. Sua cor deve ser testada diretamente no rosto, nada de mãos ou pescoço. A cor deve ser idêntica ou muito semelhante ao tom da sua pele para que não pareça uma máscara. Escolha também de acordo com o seu tipo de pele. Se for oleosa opte por bases com acabamento matte. Caso tenha pele seca, as melhores bases com acabamento iluminado são as ideais. 

Para aplicar não tem absolutamente nenhum segredo. Tudo vai depender do aplicador do produto. De modo geral, aplicamos uma quantidade do cosmético no centro do rosto, na zona T. Depois com a ajuda de uma esponja ou pincel vá espalhando o produto por todo o rosto utilizando a técnica de “batidinhas”. Nada de esfregar. Não se esqueça de cobrir áreas como pescoço e orelhas.

Corretivo

Com a pele preparada e com a “base” pronta chegou a hora de ir construindo toda a estrutura da pele. Use um corretivo mais claro para iluminar algumas áreas como, por exemplo, abaixo dos olhos, no centro do nariz, no centro da testa e no queixo. Depois espalhe tudo com a mesma técnica ensinada acima. Agora é a hora do corretivo mais escuro para criar um contorno. 

Faça um traço iniciando na orelha até 3 dedos antes de chegar na boca. Depois com a mesma técnica espalhe bem. Você pode fazer esse contorno em outras áreas como, na testa e no nariz, mas esses contornos vão depender do seu tipo de rosto, enquanto o contorno nas bochechas é “universal”. 

Caso você precise camuflar alguma imperfeição, use o melhor corretivo, sendo que esse deve ter o tom exato da sua base, ou mesmo aplique um pouco mais de base locais.

Pó compacto ou pó solto

Existem dois tipos de pós faciais no mercado. O pó compacto e o pó solto. Seus nomes já indicam o formato de cada um. Escolha o produto que melhor se adeque ao seu tipo de pele e a forma de aplicação. Outro fator importante é a cor do pó, se você é iniciante na maquiagem, opte pelo melhor pó compacto com o tom exato ou muito semelhante ao seu tom de pele, ou base, não escolha como opções translúcidas. 

O papel do pó é “selar” todos esses produtos cremosos aplicados anteriormente. Use um pincelão de pó ou mesmo uma esponja de pó para aplicá-lo no seu rosto nas áreas onde você iluminou com o corretivo. Você pode aplicar um pouco de pó nos contornos, mas não muito, apenas o suficiente para selar a make. 

Sombra de sobrancelhas

As sobrancelhas são a moldura do rosto, para defini-las você vai precisar de uma sombra ou pasta de sobrancelhas e um pincel chanfrado de precisão. Pegue com o pincel um pouco do produto e tire o excesso. Comece delineando no formato natural dos seus fios e cobrindo todas as falhas. Se você ainda não tem prática, não invente de criar uma sobrancelha nova, pois pode ser um grande erro.  

Blush e iluminador

Para fazer mais elaborada vamos aplicar um blush. As mulheres com tons de pele mais claros devem considerar pelos blushes mais rosados, enquanto as mulheres mais morenas devem ter devido pelas tonalidades de blushes mais alaranjados. 

Para aplicar não tem segredo, basta dar um sorriso e nas maças do rosto, que vão se ressaltar, você aplica com um pincel de blush o produto. Não pegue o produto com o pincel e aplique direto no rosto, pois o resultado pode ser idêntico ao de uma “chinelada”. Tire o excesso e depois aplique no rosto. 

O iluminador é o pingentinho da maquiagem e é ele quem vai finalizar toda a pele. Assim como o blush também é indicado tonalidades diferentes de iluminadores para diferentes tonalidades de pele. As peles mais claras ficam melhor com tons mais próximos da cor prata ou champagnes, enquanto peles mais escuras devem apresentar por tons mais dourados. 

O iluminador precisa ser aplicado nas têmporas para dar ainda mais contorno ao rosto. Ele também pode ser aplicado no topo do nariz, dando muito mais luminosidade a face. Fica um charme.

Sombra

Com a pele e sobrancelhas prontos e radiantes você já conseguirá notar uma grande mudança positiva em sua face. Agora é a hora de destacar o olhar. Lembrando que está parte da make é bem opcional. Você pode amar um olhão escuro, ou simplesmente uma sombrinha clarinha cintilante.

Para o dia, opte por aplicar apenas uma máscara de cílios e pronto. Já fica super lindo! Quando o assunto é um evento noturno, você pode abusar das sombras coloridas e escuras. Para fazer o famoso esfumado você precisa de base de 3 sombras. Uma para esfumar, uma de transição e uma para finalizar o cantinho interno dos olhos, pode inclusive usar o seu iluminador citado anteriormente. 

O passo a passo é simples e vai depender apenas desses produtos, dois pinceis e um pouco de prática. Comece aplicando a sombra que você deseja esfumar (a cor é opcional) com um pincel de depositar. Depois, com a ajuda de um pincel de esfumar vá esfumando toda a sombra. Agora é a hora da sombra de transição. Basta aplicá-la no centro da pálpebra e mais uma vez esfumar unindo às duas sombras. Abuse da melhor paleta de sombras.

Para finalizar, pegue um iluminador ou uma sombra clara cintilante e aplique no canto interno dos olhos. Depois é só finalizar o olhar com um rímel, um lápis de olho e se você preferir ousar ainda mais, cole um cílio postiço. 

Batom ou gloss

Para finalizar de vez a make você precisa aplicar um batom ou gloss. Os lip tints também estão muito em alta. Eles dão apenas uma corzinha natural na boca. Após aplicar todos os produtos de pele, a boca acaba ficando sem cor, por isso a importância de finalizá-la com um bom batom, gloss ou lip tint. Se preferir, você pode somente limpar os excessos de maquiagem da boca com um lenço umedecido.

Conclusão:

Agora você não tem nem uma desculpa para não realizar uma maquiagem perfeita e profissional! Use todas essas dicas para arrasar nos seus eventos ou mesmo no dia a dia. Lembre-se sempre de que não existe certo ou errado na maquiagem, apenas preferências e gostos. Obrigada por nos acompanhar até o fim do artigo e nos vemos muito em breve com mais dicas, truques e passo a passo.

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}