Qual o Melhor Creme Clareador de Manchas do Rosto ?

  • Home
  • »
  • Qual o Melhor Creme Clareador de Manchas do Rosto ?

maio 23, 2020

As manchas escuras ou avermelhadas na pele são uma realidade de milhares de pessoas. Sejam elas adquiridas por uso de pílula anticoncepcional, por conta de acnes, ação dos raios ultravioletas e até mesmo pelo melasma, isso não importa, a verdade é que qualquer ruído entre nós e a nossa pele dos sonhos nos incomoda muito. 

Pensando no quanto isso pode ser prejudicial à autoestima de milhares de homens e mulheres, resolvi criar esse post explicativo te contando sobre como o melhor creme clareador para manchas no rosto. A solução está nos dermocosméticos, quer descobrir quais? Vem comigo!

clarear a pele e manchas faciais

Os cremes clareadores tomaram conta dos corações das pessoas que sofrem com esse incômodo problema de pele. Esses clareadores de manchas do rosto são cremes produzidos com foco exclusivo em eliminar essas manchinhas, sejam elas como forem. É claro que existe um produto adequado para cada tipo de mancha, mas isso é papo para daqui a pouco. 

A função do creme é o clareamento de manchas e as vezes até as eliminar, é a de uniformizar o tom da pele ao máximo, fazendo com que ela fique com uma aparência e cor estáveis por toda a pele do rosto. Em sua maioria, os cremes despigmentantes possuem substâncias com alto poder antioxidante, que agem inibindo o processo de produção de melanina, que é a proteína responsável por todas as colorações no nosso corpo.

Quais os seus beneficios de um creme para clarear a pele?

Os benefícios de um bom creme clareador são tantos que fica até difícil resumir. Você pode pensar que ele só serve para clarear manchas desagradáveis, porém, dependendo do produto escolhido, ele pode clarear as manchas e ainda hidratar sua pele enquanto clareia, ou dependendo da promessa do creme clareador, resolver outros probleminhas chatos de pele enquanto equilibra e uniformiza a pigmentação do rosto. Quem aí não adoraria ter aquela pele "efeito base" sem fazer uso de nem um tipo de maquiagem? Impossível alguém não querer, por tanto, vamos conhecer os melhores cremes que te possibilitarão viver um eterno photoshop da vida real, rsrs.

TOP 5 Melhores Cremes Clareadores de Manchas do Rosto 

Enlighten Illuminating Serum, Neostrata

Tipo de Pele:

Todo tipo de pele

Características:

Clareia a tonalidade da pele

Ativos clareadores:

Niacinamida e Vitamina C 

Creme Vitamina C Nupill

Tipo de Pele:

Todo tipo de pele

Características:

Uniformiza o tom da pele

Ativos clareadores:

Vitamina C 

Nano Clareador Creme para Melasma com Vitamina C

Tipo de Pele:

Todo tipo de pele

Características:

Clareia o melasma

Ativos clareadores:

Vitamina C, Retinol e Ácido kójico 

Dpigment, 30 ml, Avéne

Tipo de Pele:

Todo tipo de pele

Características:

Reduz o excesso de melanina

Ativos clareadores:

Água Termal  e Retinaldeído

Sérum Clareador, Depil Bella

Tipo de Pele:

Todo tipo de pele

Características:

Clareia o tom da pele

Ativos clareadores:

D-pantenol e extrato de aloe vera

#1 - Enlighten Illuminating Serum, Neostrata - Melhor clareador de pele

serum com proteção solar

O Enlighten Illuminating é um sérum clareador formulado com neoglucosamine, niacinamida, butyl e vitamina c que são poderosos ingredientes com ação clareadora. Esse produto é indicado para pessoas com manchas causadas pelo excesso de exposição solar e/ou sinais da idade (manchinhas escuras), alterações de hormônio e até mesmo manchas e cicatrizes de acne. 

Sua embalagem além de ser esteticamente muito bonita ainda é de pump e contém 30ml que rendem demais! O sérum clareador da Neostrata tem a capacidade de uniformizar 85% do tom da pele, essa é uma taxa bem alta se comparada à ação clareadora de outros produtos. Ele elimina em 80% manchas escuras de sol e acne e previne em 95% na formação de novas hiperpigmentações. Esse produto é tudo o que precisamos, não é mesmo?

PRÓS

  • Deixa a pele radiante.
  • O melhor clareador do mercado
  • Contém vitamina c

CONTRAS

  • Um pouco caro (mas vale a pena)

#2 - Creme Vitamina C Nupill, Nupill-Melhor clareador custo beneficio

vitamina c

Esse produto da Nupill é um creme branco cheio de benefícios para a pele, ele não é apenas um creme clareador. O firmness intensive proporciona efeito clareador uniformizando o tom de toda a pele, reduzindo rugas e linhas de expressão e possui sua eficácia comprovada. Ele é também um antioxidante natural com poderosas ações hidratantes e firmadoras. 

Esse produto é a base de vitamina C possuindo 10% nano encapsuladas e é indicado para todos os tipos de pele. Qualquer pessoa que deseja uniformizar e clarear a pele deve experimentar esse produto. O creme é formulado com nanotecnologia e sua embalagem vem em formato dosador, o que ajuda demais na economia, possui 30g de conteúdo.

PRÓS

  • Produto de rápida absorção
  • Contém vitamina c

CONTRAS

  •  Não tem fragrância (há quem prefira cremes cheiroso)

#3- Nano Clareador Creme para Melasma com Vitamina C

manchas no rosto

Se você possui manchas mais fortes de melasma, não pense que eu esqueci de você. Venho te apresentar um Sérum clareador com vitamina c especialmente desenvolvido para combater o melasma e também algumas manchas no rosto causadas pelos raios ultravioletas. Apostando neste produto você pode definitivamente dar adeus a qualquer tipo de mancha indesejadas na pele, principalmente as do melasma. Adeus autoestima baixa!

Com a ajuda de componentes como o retinol , o ácido kójico e vitamina c, o sérum dá seus resultados logo na primeira aplicação. A nanotecnologia é a mais alta alcançada por cosméticos e este produto possui sua eficácia comprovada pela ANVISA. Pode comprar com certeza.

PRÓS

  • Nano Tecnologia
  • Contém vitamina c

CONTRAS

  • Pode dar uma leve ressecada

#4- Dpigment, Avéne

manchas na pele

O quarto produto que venho te mostrar é da marca avena e sua bisnaga possui 30ml de creme clareador. O d'pigment é capaz de reduzir o excesso de melanina da pele promovendo um clareamento de manchas contínuo e uniforme por toda a pele do rosto. Este produto pode ser utilizado sozinho ou em conjunto com outros produtos mais hidratantes.

Sua textura é uma emulsão muito leve e de rápida absorção, ideal para todo tipo de pele. Além de despigmentar manchas do rosto, esse creme sozinho ainda ajuda a manter em dia a hidratação da pele. Ele possui alta eficácia contra manchas de acne.

PRÓS

  • Rende muito e tem uma absorção muito rápida.

CONTRAS

  • O resultado é progressivo, nada instantâneo.

#5- Sérum Clareador, Depil Bella

clareador axila

Esse sérum clareador da linha depil Bella é um clareador muito acessível pelo seu precinho mara em comparação à outros clareadores. Ele possui silicones de alta performance, d-pantenol e extrato de aloe vera que são capazes de proporcionar uma ação antioxidante e de quebra ainda hidratar a pele, dando a ela sensação de maciez e suavidade.

Sua textura é mega leve e possui fórmula inteligente com ativos vegetais obtidos das raízes da boerhavia diffusa e melavoid que são muito hidratantes. Esse sérum é capaz de clarear a pele de maneira homogênea e uniforme, seus resultados começam a aparecer em 30 dias de uso. Ele pode ser usado no rosto e no corpo.

PRÓS

  • Fórmula inteligente com ativo vegetal

CONTRAS

  • Resultados à longo prazo.

Tipos de Manchas do rosto

tipos de manchas

As manchas na pele não se dão somente por um único motivo. Existem diversos fatores que podem ocasionar esse tipo de disfunção na face, vamos conhecer agora os 9 principais tipos de manchinhas que surgem na pele. Veja:

Manchas de Acne

Quem luta contra a oleosidade excessiva da pele e a também contra a acne já sabe que não pode comprar e usar qualquer produto. Eu sofro com esse problema e sei bem do que estou falando. A pele oleosa pode até parecer menos envelhecida, por conta da oleosidade acumulada fazendo o preenchimento das linhas de expressão, mas a verdade é que todas a peles sofrem por igual com o processo de envelhecimento.

acne

Na hora de escolher o seu anti idade, opte por produtos menos pesados, com ativos apropriados para pele oleosa e não comedogênicos. Os ideais para peles oleosas e acneicas são os séruns, que são levinhos e fluidos. Assim não deixa a pele pesada e não corre o risco de entupir os poros.

Mancha vermelha no rosto

As manchas vermelhas na pele, conhecidas popularmente por dermatite, são consequências de alergia à algo, na maioria das vezes, mas pode também surgir sem uma causa específica. Essas manchas no rosto podem coçar muito e serem muito incômodas quando não tratadas. A dermatite pode surgir na pele até por conta de algum alimento alergênico ingerido ou mesmo por maquiagens e até acessórios.

vermelhas

Manchas de sol

Outro tipo de manchas muito desagradáveis e comuns são as famosas manchas de sol. Elas são características de quem possui a pele mais clara e sensível, mas podem aparecer em qualquer tipo de pele, dependendo da quantidade de exposição aos raios solares sem fazer o uso de protetor solar. As áreas do corpo mais atingidas por essas manchas são os braços, mãos, pescoço, e é claro, o rosto. É mais comum que essas manchas apareçam em pessoas com idades superiores a 40 anos, porém, podem surgir precocemente em qualquer idade, dependendo do estilo de vida. 

sol

Manchas escuras na pele ou Melasma 

As manchas escuras podem surgir na pele do rosto por alguns motivos. O principal deles é sem sombra de dúvidas o melasma. O melasma não passa de uma mancha de aparência bem forte que aparece no contorno do rosto bem próximo às bochechas e também na testa. O surgimento do melasma está internamente ligado à algumas alterações hormonais por isso é mais comum que ele apareça em mulheres grávidas ou em mulheres que estão passando pela famosa menopausa. O melasma pode piorar muito quando exposto excessivamente ao sol. 

melasma

Efélides ou sardas

Ah as sardas! Essas pequenas manchas escuras espalhadas pelo rosto dividem opiniões, mas geralmente quem as possui preferiria não possuí-las. As sardinhas são pequenas manchas escuras (amarronzadas) que surgem por conta do aumento da produção de melanina da pele, geralmente aparecem nas áreas do rosto, pescoço, ombros, peitos, mãos e braços. É mais comum que apareçam em pessoas de pele clara, e os ruivos têm uma genética quase que predistinatória a desenvolvê-las.

sardas

Hipercromias pós-inflamatórias

As hipercromias são alguns tipos de hiperpigmentação da pele como por exemplo o melasma, porém a hipercromia pós inflamatória é um pouco diferente. Ela aparece na pele por conta de algum estímulo agressivo ou algum processo inflamatório. Alguns desses estímulos são acnes, picadas de insetos, alergias, infecções por bactérias, procedimentos estéticos agressivos, entre outros. 

hipercrómias

Melanoma

O melanoma, diferente das manchas apresentadas anteriormente, é um tumor maligno (um dos mais perigosos) proveniente de uma falha nas células produtoras de melanina (melanócitos). Ele pode aparecer na pele, nos olhos, orelhas, membranas mucosas e até nos genitais. As maneiras de identificá-lo são: Ferida que não cicatriza, mudança de tamanho do pigmento de uma mancha na pele, vermelhidão, inchaço ou coceira.

melanoma

Fitofotodermatose

As fitofotodermatoses são as famosas manchas de queimaduras na pele causadas pelo contato com alguma fruta cítrica, como o limão, e depois se expor ao sol. As manchas de fotodermatoses são bem escuras e com um aspecto de queimadura mesmo. Elas não queimam nem ardem, porém dão uma leve sensação incômoda na pele.

fotodermatose

Nevos

Os nevos melanocíticos são algumas manchinhas marrons comuns na pele. Vou ser mais específica, os nevos são conhecidos popularmente como pintas ou sinais de nascença. A maioria dessas “pintas” são geradas por conta da nossa própria genética ou por exposição exagerada ao sol.  Apesar de um pouco parecidos, não precisa se preocupar, os nevos e o malanoma são coisas completamente divergentes. 

nevos

Ácido para o rosto que pode encontrar num creme clareador de pele 

ácidos

Nem só de hidratação vive uma pele bela. Alguns ativos clareadores são indispensáveis nos cremes de tratamento para manchas na pele. Os principais são: 

Phe-resorcinol

O Phe-resorcinol é um componente químico com ações anti-sépticas e desinfetantes. Ele é muito utilizado em medicamentos e cosméticos desenvolvidos para a acne. Esse ativo é também um grande inibidor da tirosinase, que é uma enzima que controla a produção da melanina na pele.  

Ácido ferúlico

O ácido ferúlico é da família dos hidroxicinâmicos. Ele é também um excelente antioxidante para a pele e é encontrado em componentes orgânicos como o farelo de arroz e milho, por exemplo. Esse ácido age criando uma espécie de barreira protetora na pele protegendo-a dos radicais livres e também dos raios UV (solares). Ele é um componente muito importante em filtros solares.

Ácido glicólico

Esse ácido é bastante conhecido em se tratando de produtos de beleza, se você, assim como eu é uma apaixonada por cosméticos já ouviu muito falar deste componente cheio de benefícios para a pele. É um ácido natural (AHAs) derivado da cana-de-açúcar e dentre suas muitas funções, ele promove renovação celular, melhorando os tecidos. 

Ácido tranexâmico

Outro ácido muito usado nas fórmulas de cosméticos é o ácido tranexâmico. Ele possui ações anti-inflamatórias e ele também impede que a plasmina (enzima presente no sangue) estimule a produção de melanina aumentando as manchas faciais.  

ativos

Ácido kójico

O ácido kójico é um ativo que age nas profundezas da pele inibindo a produção de melanina a fim de diminuir o nascimento de manchas indesejadas. Esse componente é um excelente rejuvenescedor se usado em conjunto com outros ativos como o ácido glicólico e a vitamina C. Ele é capaz de atenuar sinais visíveis do envelhecimento, por isso é muito usado em procedimentos estéticos como o peeling, entre outros tratamentos desenvolvidos por profissionais. Vejo nosso artigo sobre creme antissinais de envelhecimento.

Ácido fítico

Ele é um ácido encontrado somente em plantas, elas o utilizam para armazenar fósforo. Ele pode ser utilizado em muitos produtos como um conservante natural, devido a suas propriedades antioxidantes. 

Ácido L-ascórbico ou vitamina C

O ácido L- ascórbico nada mais é do que a forma mais pura da vitamina C, sem nem um aditivo e sem nem uma mistura. Ele é muito encontrado em cremes para o rosto.

Retinol

O retinol é o principal ativo proveniente da vitamina A. Ele promove uma intensa e rápida renovação celular aumentando a produção do colágeno, o resultado disso são rugas atenuadas e manchas quase invisíveis. Veja nosso artigo sobre creme para rugas.

Niacinamida

Ela é também um antioxidante popularmente conhecida por vitamina B3. O ph é neutro, o que não causa irritação alguma à pele, esse ativo é capaz de devolver a elasticidade da pele e rejuvenescer peles envelhecidas e manchadas.

Hidroquinona

A famosa hidroquinona é um a ativo muito importante na despigmentação de manchas escuras da pele. Ela é muito utilizada no tratamento de manchas dermatológicas como o melasma, sardinhas e hiperpigmentações diversas, até mesmo na dermatite. Esse componente é muito indicado pelos profissionais da área da beleza quando se trata de eliminação e amenização de manchas diversas. Por ser um componente forte, ela deve estar sempre associada à ativos hidratantes ou complementado com uso de um hidratante para o rosto.

Como prevenir manchas na pele?

prevenção

Prevenir que todos esses tipos de manchas apareçam e prejudiquem a beleza da sua pele é possível e o melhor, é bem fácil fazer isso com cuidados simples e diários. Primeiro, após acordar e tomar o seu banho para começar sua rotina do dia, aplique um creme clareador hidratante, em seguida aplique um protetor solar.

Como você viu neste texto, a maioria das manchas são originadas por conta dos raios solares em contato com a pele desprotegida, saindo de casa sempre com um protetor solar, você evita que isso aconteça na sua pele. O protetor  solar é essencial até mesmo nos dias de pouco sol. Lembre-se sempre que o fator de proteção solar deve ser acima de 30.

Uma segunda forma de evitar que esse tipo de mancha facial apareça é usar loções e cremes calmantes após algum procedimento agressivo na pele, como por exemplo depilação. Produtos a base de águas termais são excelentes para isso. Outra dica importante é ficar atenta aos efeitos colaterais de medicamentos, alguns remédios tem por efeitos causar manchas na pele, sempre leia a bula.

Como usar um creme clareador de manchas do rosto?

como usar

Isso vai depender muito do produto escolhido. Como todos os outros cremes, o creme clareador tem suas funções e modos de usar, mas a sua grande maioria contém filtro solar e pode ser usado durante o dia. É aconcelhável que você higienize bem a pele com um sabonete adequado, em seguida aplique um pouco do creme com as pontas dos dedos massageando em movimentos circuláres.

É indicado que o produto não seja aplicado muito perto dos olhos, pois cremes clareadores costumam ter ativos agressivos. Para um melhor resultado, leia a bula do seu produto, ela vai especificar os melhores horários, se o creme pode ou não ser utilizado todos os dias, se pode ser aplicado em algumas partes mais sensíveis e etc.

Resumo

Neste artigo você aprendeu tudo sobre os cremes clareadores e seus benefícios. Deixe nos comentários seus avanços na batalha contra esse problema e compartilhe o artigo com seus amigos e conhecidos.

Como complemento a esta leitura eu recomendo nosso artigo sobre o melhor creme para olheiras e creme para área dos olhos.

Espero ter lhe ajudado, até a próxima!

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Sobre o autor

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Enlighten Illuminating Serum, Neostrata

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"ca7d5":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"ca7d5":{"val":"var(--tcb-color-6)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"ca7d5":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
VER PRODUTO