fevereiro 23, 2021

O tônico facial é um dos itens mais importantes de uma boa skincare e a grande maioria das mulheres já entendeu o quão necessário é esse cosmético para higienizar, equilibrar o pH, proteger, hidratar, entre outros. Quem sofre com a pele oleosa ou acneica necessita ainda mais de cuidados com o cosmético. 

O fato é que essas mesmas mulheres que descobriram a necessidade de se utilizar o tônico, não sabem como utilizá-lo e sequer como escolhê-lo. Pensando nelas criamos este artigo completo sobre como usar tônico facial onde você vai aprender a escolher o produto exato para o seu tipo de pele, bem como aprender a aplicá-lo no seu rosto utilizando as mãos ou uma toalhinha. Vamos lá! 

Ad

Segundo a grande maioria dos dermatologistas do Brasil todos os tipos de pele se beneficiam do uso contínuo de um bom tônico facial. Isso porque os ingredientes do produto variam de acordo com a necessidade de cada tipo específico de pele. 

Para peles inflamadas de acne, por exemplo, os tônicos com ações anti-inflamatórias são os ideais, já as peles secas se beneficiam de tônicos mais hidratantes. A necessidade de uma não diminui a necessidade da outra. O ideal é não errar na escolha do cosmético, por isso fique atenta às nossas dicas. 

Quando usar o tônico facial?

Nos casos das peles mistas e muito oleosas, o tônico pode até mesmo ser utilizado todos os dias como um cuidado diário de higienização dos poros. Já quando o assunto é pele seca ou madura, não é recomendado utilizar o tônico todos os dias, sendo necessário um intervalo de 1 ou 2 dias para uma nova aplicação. 

A aplicação do produto no rosto não é nem um bicho de sete cabeças. Qualquer uma consegue aplicá-lo com grande facilidade. Vamos descobrir a forma mais adequada de aplicar o tônico:

Como usar tônico facial?

Bom, para início de conversa você precisa saber que o tônico deve sempre ser utilizado depois do sabonete facial e antes do hidratante facial. Jamais esqueça essa ordem, pois isso interfere no resultado da sua pele. Vamos descobrir as formas de aplicar o tônico facial. Veja:

Com a toalha

Para realizar o processo com a toalha você vai precisar depositar um pouco do produto no centro do rosto e com a ajuda de uma toalha ir esfoliando cada área da pele. Não se esqueça do pescoço mas fique longe da área dos olhos, ela é muito sensível. 

Aplicando o tônico com a toalha você potencializa o efeito esfoliante do produto, principalmente se ele possuir partículas esfoliantes (esfoliante físico). Caso o tônico possua ácidos (esfoliante químico), ainda assim o processo será potencializado pela toalha. Não é necessário depositar muita força na toalha.

Com as mãos

Caso você prefira esfoliar o seu rosto utilizando somente as suas mãos, não tem nem um problema! Aplique o produto no centro do rosto, da mesma forma ensinada anteriormente, e então pressione com os dedos para aumentar a permeabilidade na pele. É claro que com os dedos você não vai remover vestígios de impurezas como por exemplo maquiagem, mas sim fazer uma manutenção da higiene do rosto. 

Para aplicar o tônico utilizando as mãos você precisa se assegurar que o rosto estará bem limpo. Isso significa dar uma atenção maior na limpeza com o sabonete facial, que é o passo que antecede o uso do tônico. Pessoas com peles muito sensíveis, rosácea ou alergias devem sempre preferir aplicar o produto com as mãos, já que a toalha pode causar maiores atritos.  

Ad

Usar os dois métodos

Aqui vai uma dica extra: Você pode alternar as maneiras como aplicar o produto no seu rosto, sem se prender a nem uma delas. Se o seu objetivo for mesmo o de remover impurezas, resto de maquiagem ou filtro solar o ideal é mesmo utilizar a toalha ou um algodão.

Já naqueles dias onde a sua pele está mais irritada e você deseja apenas um produto leve e não sente a necessidade de todo aquele esfrega-esfrega, você pode utilizar os seus dedos para aplicar o tônico. Existem pessoas que alternam na mesma aplicação utilizando primeiro a toalha e depois os dedos, também funciona!

Que tonico usar para cada tipo de pele?

Pele oleosa e acneica

O tônico assim como todos os produtos da sua skincare precisa ser específico para o seu tipo de pele, por isso mais uma vez digo que você precisa saber qual é o seu tipo de pele. Para peles oleosas o ideal é equilibrar o pH e remover impurezas e segurar a oleosidade excessiva sem ressecar a pele. 

No caso das peles acneicas também é importante controlar a oleosidade, que é o que auxilia na causa da acne, mas também tratar as espinhas já existentes na pele. Por isso opte pelos tônicos com opções secativas e anti-inflamatórias. Isso impedirá que a pele acneica fique manchada ou que surjam novas espinhas. 

Pele seca e sensível

Para as peles secas, prefira as opções hidratantes dos tônicos. Isso fará com que você não sofra com aquele aspecto de “repuxamento” que alguns tônicos higienizadores promovem. A pele seca também precisa reequilibrar o pH, mas possui pouca incidência de espinha, por isso não precisa de tônicos anti-sépticos. 

As peles sensíveis precisam de tônicos suavizantes e nada de agressividade em sua fórmula. Escolha produtos criados especificamente para quem sofre com esse tipo de pele. Esses possuem ações de conforto e bem-estar para a pele e não pioram nem um pouco o atual quadro do seu rosto, além de ajudar a tratar o problema. 

Pele madura

As peles maduras, assim como as secas, necessitam de um tônico mais hidratante. Isso porque com o passar do tempo perdemos alguns nutrientes importantes e necessitamos repor. Esse processo deixa naturalmente a pele mais seca, por isso escolha tônicos rejuvenescedores e hidratantes para manter saudável, jovem e limpa a sua pele. 

Pele mista

Existem no mercado muitos cosméticos específicos para a pele mista. Isso porque a grande maioria da população do Brasil tem pele mista ou oleosa. Os tônicos específicos para peles mistas vão oferecer a limpeza, tal qual o tônico de pele oleosa, porém também fornecerá hidratação para equilibrar essa higienização sem danificar a pele. 

Ad

Resumo

Neste artigo absolutamente completo sobre os tônicos faciais mais indicados para cada tipo de pele e suas formas de se utilizar você aprendeu tudo o que precisa saber antes de botar esse cuidado com a derme em prática. 

Se possível compartilhe este material com as suas amigas e também nas redes sociais para nos ajudar a crescer cada vez mais e assim ajudarmos cada vez mais mulheres com nossas dicas, truques e informações. Nos vemos novamente muito em breve e até já!

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}