Como tirar olheiras Escuras, Marrom , Fundas- Descubra

mulher removendo olheira

agosto 25, 2020

As olheiras, na maioria das situações são ligadas a insônia ou a maus hábitos noturnos. A grande verdade é que essas características nada bonitas esteticamente podem ser provenientes de vários outros fatores.

Olheiras não estão diretamente ligadas ao sono!

As olheiras geralmente vem acompanhadas de pequenas bolsas que se localizam embaixo dos olhos e são capazes de ser muito incômodas. Principalmente para nós, mulheres. 

Pensando nisso, resolvemos esclarecer todas as suas dúvidas relacionadas a esse tema.

Por aqui você vai aprender a identificar os tipos de olheiras e até mesmo dicas caseiras de como tirar olheiras, um mal que afeta milhares de homens e mulheres em todo o mundo. Sem mais delongas, vamos lá!

olheira vasos sanguíneos

Como te contei aqui em cima, as olheiras podem ser de diversos tipos. A grande maioria delas, são de origem genética, porém alguns fatores ao longo da vida também são capazes de ser determinantes para o surgimento das olheiras. 

Conheça os tipos de olheiras:

Olheira estrutural

A olheira estrutural é aquela que surge devido a presença de goteira lacrimal profunda ou por falta de tecido abaixo dos olhos, com essa falta fica bem fácil visualizar o músculo que se encontra embaixo da pele. 

A pele transparente deixa em evidência este músculo e também a profundidade gera uma espécie de sombra que faz com que a olheira estrutural fique ainda mais marcante.

Olheira azulada ou Vascular

O terceiro tipo de olheira é o vascular. Ele é causado devido ao acúmulo de hemossiderina ou pelo aumento de vascularização na região abaixo dos olhos. Sua característica principal é que ela possui tons azulados, avermelhados ou arroxeados devido ao pigmento dos vasos sanguíneos.

Sanguíneas ( Roxo do olho )

As olheiras sanguíneas possuem por características uma coloração forte arroxeada e geralmente são causadas pelo acúmulo de hemoglobina nos vasos sanguíneos, desidratação, problemas de saúde como por exemplo rinite alérgica, entre outros. 

Olheiras Fundas ou Profundas

Olheiras fundas ou profundas são aquelas olheiras que possuem uma concavidade na região intraocular.

Geralmente elas são de origem genética, mas existem alguns fatores que podem agravar o quadro das olheiras profundas.

Alguns deles são: Envelhecimento precoce, privação de sono, cansaço e emagrecimento acelerado. 

Olheiras Marrom ou Escuras 

As olheiras marrons ou escuras surgem devido a alta concentração de melanina ou então em decorrência do congestionamento dos vasos capilares da região ao redor dos olhos.

Alguns fatores como por exemplo o cansaço, envelhecimento precoce, alergias, excesso de radiação solar e noites mal dormidas podem agravar o quadro das olheiras escuras. 

Olheiras Mistas

A olheira mista é o tipo mais comum de olheira que existe. Ela surge quando somos acometidos a diversos fatores que podem causar alteração em nossos corpos, como por exemplo: noites mal dormidas, álcool, tabagismo, entre outros.  

Creme para olheiras

creme para olheiras

A indústria cosmética, vendo a grande demanda de produtos que resolvessem os problemas de olheira que baixavam a autoestima de milhares de mulheres e homens do mundo, decidiu criar inúmeros cosméticos que possuíam essa finalidade. Hoje o mercado de cremes para olheira é amplo e cheio de opções.  

Alguns ativos importantes no tratamento de olheiras 

Alguns ativos muito importantes no tratamento de olheiras e que não pode faltar nos cremes são: 

  • Extrato de Arnica: O extrato de arnica é excelente para inchaço, se o seu problema é esse, já sabe por qual ativo procurar. Na hora da aplicação é muito importante caprichar na massagem.
  • Ácido Kójico: Esse ativo é um potente clareador. Se o seu problema é relacionado a pigmentação forte abaixo dos olhos, busque por esse ativo. É muito comum encontrar o ácido kójico em cremes para olheiras. 
  • Extrato de Castanha da Índia: O extrato de Castanha da Índia é um ativo poderoso contra as olheiras. Além de muito hidratante, ele ainda possui ação anti-inflamatória capaz de eliminar linhas finas e reduzir o inchaço da região.

Outros tratamentos: Peeling com ácido e lazer 

peeling

Outras opções de tratamento para as olheiras são os procedimentos mais invasivos como por exemplo o peeling com ácido e o lazer. A luz do lazer é capaz de clear drasticamente as olheiras escuras remodelando a derme com novas fibras de colágeno. 

As sessões de lazer duram em média 20 minutos e são necessárias pelo menos 3 delas para que algum resultado seja notado. 

No caso do peeling com ácido, é um procedimento que deve ser realizado somente por dermatologistas ou fisioterapeutas, pois são um pouco mais agressivos. O tratamento consiste em tirar a camada mais externa e a camada média da pele. Isso promove o nascimento de uma nova e clara camada de pele. 

Métodos caseiros para tirar olheiras naturalmente 

canto interno

Se você possui a pele sensível e prefere optar por soluções mais naturais para tratar suas olheiras, nos do Escolha Beleza fazemos questão de te ajudar nessa tarefa nada complicada. Separamos alguns ingredientes 100% naturais que podem te ajudar a tratar suas olheiras de forma caseira e superficial. 

Chá de camomila para olheira

Para quem não sabe, os chás de camomila são um excelente antioxidante e ajuda a acalmar e suavizar o aspecto da pele. 

Tirar olheiras com Rodelas de pepino ou batata

A batata e o pepino também possuem propriedades calmantes que proporcionam efeitos positivos para a pele. As rodelas de batata ou pepino devem ser colocadas geladas nos olhos, isso fará com que os vasinhos diminuam. 

Tratamento caseiro com Tomate

O tomate é um clareador natural e se amassado ainda gelado e aplicado sob a pele onde deseja clarear, ele pode proporcionar efeitos significativos. 

Como tirar olheiras com Gelo ou água fria ?

O gelo é capaz de atenuar o inchaço e a má circulação da região abaixo dos olhos. Ele provocará uma contração dos vasos sanguíneos e o resultado pode ser notado imediatamente. 

Bicarbonato de sódio 

O bicarbonato de sódio possui ações anti-ácidas capazes de clarear a pele. Ele limpa profundamente e clareia muito os tons da olheira. 

Café para olheiras 

Como já te contei, a cafeína é muito benéfica no tratamento das olheiras. O café possui efeitos anti-inflamatórios e pode reduzir hiperpigmentações como por exemplo as olheiras. 

Óleo de côco para olheiras

O óleo de côco é outro ativo muito eficaz no tratamento caseiro das olheiras. Além de ser recheado de gorduras boas e fazer uma super hidratação na pele, ele ainda é rico em antioxidantes e possui vitamina E. 

Tratamento caseiro com gazes embebidas em leite

O leite é rico em ácido lático e excelente para quem possui olheiras. A substância hidrata, renova e clareia a pele. Embebedar gazes em leite e aplicar na região das olheiras pode ser um excelente tratamento. 

Como amenizar olheiras com Massagens na região ? 

Massagear a área abaixo dos olhos é uma excelente maneira de prevenir e também de tratar olheiras. A massagem ativa a circulação e pode até mesmo drenar o inchaço das olheiras. 

Como tirar olheiras com Morango  

Quem diria que uma fruta tão deliciosa também poderia ser útil no tratamento das olheiras não é mesmo? O morango, além de muito saboroso também possui compostos anti-inflamatórios que permitem reduzir as olheiras. 

Como diminuir olheiras com Hortelã ? 

As folhas de hortelã também são uma ótima opção para reduzir olheiras e inchaço abaixo dos olhos. Isso porque o hortelã é capaz de proporcionar uma espécie de formigamento que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo nos vasos sanguíneos da área. 

Tratamento caseiro para olheiras com a alimentação ? 

As olheiras também são capazes de ser reflexo de maus hábitos alimentares. Uma boa rotina de alimentação saudável e beber bastante água pode colocar em ordem absolutamente tudo no nosso corpo. Com as olheiras isso não é diferente. 

Como tirar olheiras com maquiagem?

Tapar as olheiras com maquiagem é bem simples. Embora seja uma solução temporária e não um tratamento, isso pode aumentar e muito a autoestima de nós, mulheres.

Criei um simples passo a passo de como esconder as olheiras com maquiagem. Veja:

  1. Aplique sua base de costume

  2. Passe um corretivo do tom da sua pele (de preferência líquido) na área mais escura das olheiras

  3. Aplique um corretivo um ou dois tons mais claros na linha mais profunda das olheiras 

  4. Depois é só aplicar um pó para selar tudo e dar continuidade a sua maquiagem

Como tirar olheiras de choro?

Para tirar olheiras de choro o procedimento é bem simples. Basta colocar uma colher no congelador por cerca de 20 minutos, depois pegar a colher gelada e posicionar abaixo dos olhos.

Depois desse procedimento, você pode aplicar um pouco de corretivo nas olheiras para ficar ainda mais uniforme. 

Como acabar com olheiras escuras ? 

Para tirar olheiras escuras você pode optar pelas dicas caseiras que demos por aqui, ou por um procedimento mais forte e eficaz. Alguns dos tratamentos mais indicados para olheiras profundas e escuras são:

  • Preenchimento com ácido hialurônico

  • Laser e Luz Pulsada

  • Peeling

  • Microagulhamento

Protetor solar é bom para tirar roxo do olho e olheiras escuras ? 

Nós já sabemos que a grande responsável pelas pigmentações do nosso corpo é a melanina, sendo assim, o sol pode agravar o quadro das olheiras. 

Use sempre um filtro solar facial nesta região e evite esse problema.

Resumo 

Neste guia completo sobre como tirar olheiras te ensinei e expliquei do que se trata cada tipo de olheira e ainda te dei inúmeras dicas caseiras de como tratar esse incômodo cutâneo que pode acabar com a nossa autoestima. Não perca tempo e coloque tudo em prática para se livrar de vez deste problema. Espero que tenha gostado das dicas e obrigada por me acompanhar até aqui. Nos vemos em breve!

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}