Como tirar a oleosidade do rosto rapidamente

agosto 26, 2020

Só quem sofre com a oleosidade excessiva da pele sabe a busca implacável que é para diminuir ou eliminar esse problema cutâneo nada satisfatório. O brilho geralmente se concentra na zona T (testa, nariz e queixo) do rosto e é praticamente impossível de ser removido. 

A pele oleosa é predominante no Brasil. Pensando na quantidade de mulheres que sofrem desse mal, resolvemos criar este guia 100% completo de como tirar a oleosidade do rosto rapidamente.

Por aqui também você vai aprender dicas práticas e caseiras para realizar sozinha sem nem um trabalho e obter excelentes resultados contra a oleosidade da pele. Vamos começar te explicando como identificar se sua pele é ou não oleosa. 

A pele é considerada oleosa quando possui algumas características como por exemplo o brilho excessivo e intenso, sensação de “pele suja” e pesada durante grande parte do dia, poros dilatados, irregulares e com forte tendência a acne (cravos e espinhas). 

Se você se identificou com essas particularidades, sim, a sua pele é de fato oleosa. Mas não se preocupe. Você está sofrendo com a pele oleosa até o momento pois está tratando sua pele de forma errada. Vamos te ajudar a resolver esse problema. 

Primeiro deixa eu te explicar de onde vem toda essa oleosidade e as possíveis causas que podem ter levado sua pele a produzir esse sebo excessivo. Veja:

O que causa oleosidade na pele?

A oleosidade excessiva da pele pode ter sido causada por alguns fatores do nosso cotidiano que muitas vezes sabemos que é errado, mas preferimos ignorar como por exemplo: 

  • Utilizar produtos contra indicados para pele oleosa

  • Dormir de maquiagem

  • Usar um sabonete inadequado

  • Maus hábitos alimentares

  • Ingerir pouquíssima quantidade de água durante o dia

  • Tomar banhos muito quentes

  • Tocar a pele do rosto com as mãos sujas

  • Falta de hidratação

  • Desequilíbrio hormonal 

  • Exposição solar sem proteção

  • Genética

Evite esse tipo de comportamento. Mude seus hábitos e notará grandes resultados não só referentes a oleosidade da pele, mas também em todo o seu corpo. 

Como evitar o rosto fique oleoso ?

Você já sabe quais os hábitos que são capazes de deixar o seu rosto oleoso, não é mesmo? Agora só falta mesmo eu te contar como proceder corretamente para evitar que seu rosto fique oleoso durante o dia. Vamos ver!

Use sabonete para o rosto oleoso

Os dermatologistas nunca se cansam de falar o quão importante é usar produtos adequados para o seu tipo de pele. Na hora de escolher o seu sabonete, leia o rótulo com bastante atenção e escolha um sabonete para peles oleosas. Ele ajudará não só a segurar a oleosidade da pele, como também a tratar o problema. 

Lave o rosto com água fria, sempre!

Não vai adiantar nada você comprar e utilizar o sabonete ideal se você lava sua pele com água quente! A água em altas temperaturas, além estimula a oleosidade da pele ainda é capaz de dilatar ainda mais os poros facilitando a passagem de sujeiras e impurezas com as quais somos expostas no dia a dia, deixando um terreno propício para o surgimento de acne. 

Não use produtos de corpo no rosto

Esse é um erro bastante grave que muitas mulheres ainda cometem. Os produtos desenvolvidos para o corpo, tanto protetores solares quanto cremes corporais, são mais densos, comedogênicos e oleosos. Isso acontece porque nossa pele do corpo é um pouco mais seca que nossa pele do rosto. 

Tenha um bom fixador de maquiagem na nécessaire

O fixador de maquiagem é aquele produto que vai garantir que a make fica toda no lugar durante um maior período de tempo. Ele é muito usado por maquiadores para garantir que a cliente de pele oleosa não sofre surpresas no decorrer do evento. Se você sofre de pele oleosa, não deixe esse produto de fora de sua nécessaire. 

Como acabar com a oleosidade do rosto de vez sem efeito rebote

Muitas vezes na luta para acabar com a oleosidade da pele as mulheres tendem a lavar o rosto dezenas de vezes ao dia, o que faz com que as glândulas sebáceas pensem que há uma deficiência de oleosidade. 

Isso faz com que o corpo queira repor essa quantidade de oleosidade “perdida” e produza ainda mais sebo. Esse processo é chamado de efeito rebote. 

Invista na limpeza profunda da pele

A higienização facial deve ocorrer somente duas vezes ao dia. Escolha esses horários e seja fiel a eles (Ex: de manhã e a noite), sempre com um sabonete específico.

Os poros da pele oleosa acabam se entupindo mais facilmente, a limpeza ajuda a controlar a oleosidade e a desobstruir os poros. 

Tonifique

Tonificar a pele é o segundo e muito importante passo para controlar a oleosidade da pele. São poucas as mulheres que entendem a importância do tônico facial.

O tônico é capaz de eliminar as impurezas mais profundas que o sabonete não conseguiu remover e ainda reequilibra o Ph da pele do rosto. 

Hidrate com Hidratante para pele oleosa

Esse assunto ainda é um tabu para as mulheres de pele oleosa. É claro que a pele que sofre de oleosidade também precisa de hidratação, mas é claro que não vamos escolher produtos oleosos e densos para utilizar nesse tipo de pele.

Opte por um sérum ou creme bem fininho e hidratante para realizar esse passo.  Dá uma olha no melhor hidratante para pele oleosa !

Use protetor solar para pele oleosa 

Como já te contei o excesso de sol sem proteção também é um vilão da pele oleosa e ajuda na produção de sebo exagerado.

Opte sempre por um protetor solar para pele oleosa fininho  para sair no sol. Nunca saia sem proteção solar.

Se o sol estiver muito quente você pode até mesmo optar por protetores físicos como bonés e chapéus. 

Se usa maquiagem opte sempre por produtos para rosto oleoso

Na hora de escolher a make também é importante ler os rótulos dos produtos. Nada de sair pegando qualquer maquiagem sem saber se o produto é ou não indicado para pele oleosa pois você pode agravar o seu quadro. 

Primer para pele oleosa

Os primers são os queridinhos das mulheres que sofrem com pele oleosa e dilatação de poros. O que poucas fazer é escolher o produto ideal. O primer mais indicado para pele oleosa é aquele que deixa os poros respirarem, nada de comprar primers comedogênicos e siliconados. Opte de preferência pelos em formato aerosol.

bb cream para pele oleosa

Os bb creams são os produtos que eu mais gosto de utilizar no dia a dia, mas é claro que assim como todos os outros produtos, ele precisa ser compatível com seu tipo de pele. Opte por bb creams fluidos e, mais uma vez, que não seja comedogênico. 

bases para pele oleosa

As bases podem até parecer serem inimigas da pele oleosa, já que são produtos um tanto quanto mais densos e pesados, mas a verdade é que escolhendo de forma correta, não há do que temer.

Existem muitas marcas que desenvolveram bases específicas para peles oleosas. Basta dar uma procurada e pronto. 

Ativos que beneficiam a pele oleosa 

Alguns ativos podem ser muito benéficos para as peles oleosas. Separamos alguns dos top ativos mais importantes e que você deve procurar em produtos com essa finalidade. Veja:

  • Ácido Salicílico

  • Ácido Glicólico 

  • LHA (lipohidroxiácido)

  • Zinco

  • Nicotinamida

Além desses ativos, volto a repetir. Sempre leia no rótulo se o cosmético é “não comedogênico” o que significa que ele não entope os poros. 

Receita caseira para tirar a oleosidade da pele : o que é bom para pele oleosa ?

Separamos algumas opções para você começar hoje a tratar a oleosidade da sua pele sem sair da sua casa. Conheça agora os 4 ingredientes naturais que você pode ter na sua casa e são eficazes no controle da oleosidade. 

Máscara de amido de milho

Quem é que não tem a famosa maizena em casa? Saiba que esse ingrediente pode ser muito útil na absorção da oleosidade. Basta misturar 2 colheres de amido de milho com um pouco de água e ir misturando até criar uma pastinha. 

Assim que esta pasta estiver pronta, higienize o rosto com o sabonete da sua preferência e aplique a máscara fazendo movimentos circulares e deixe agir por cerca de 15 minutos. Remova com água fria e pronto. 

Argila verde

A argila verde já é bastante utilizado para tratar a oleosidade da pele. Sua função, assim como a maizena, também é absorver a oleosidade da pele. Misturando uma colher de sopa de argila verde com um pouco de água você vai criar uma pasta um tanto densa.

Basta aplicar essa pasta no rosto e esperar secar. A argila endurece e fica bastante rígida na pele, mas não precisa se assustar, vai sair tudinho. Depois de seca basta lavá-la com água fria. 

Babosa

A planta babosa é bem popular por suas propriedades serem muito benéficas para as nossas madeixas, mas você sabia que ela também pode ser eficaz contra a oleosidade? Você deve estar pensando “Mas o aloe vera não é oleoso?” 

A resposta é sim, mas é um óleo que além de ajudar a controlar muito a oleosidade do rosto, ainda possui propriedades cicatrizantes, o que é muito bom para peles com cicatrizes e feridas de acne.

Basta cortar a planta no meio e retirar o gel aplicando-o diretamente na face. Assim que estiver seco, lave a pele com água gelada. 

Óleo de côco no rosto oleoso

O óleo de côco é outro ativo natural oleoso que faz muito bem a pele oleosa. Isso acontece pois ele pode causar uma desobstrução profunda dos poros. A parte mais difícil é remover o óleo da pele. Utilizar um bom sabonete para pele oleosa pode facilitar o processo. 

Como tirar a oleosidade da pele antes da maquiagem?

A parte mais perturbadora de ter a pele oleosa é pensar que na hora em que estivermos com a make pronta tudo pode começar a derreter a qualquer momento, para que isso não aconteça precisamos preparar a pele muito bem antes de receber a maquiagem. 

Os passos são:

  1. Higienizar o rosto um sabonete para pele oleosa

  2. Utilizar um tônico para desobstruir os poros

  3. Hidratar com um sérum ou creme levinho

  4. Protetor solar facial para pele oleosa

  5. Primer para pele oleosa

Não se esqueça de finalizar a maquiagem com um spray fixador da make! 

Como diminuir a oleosidade da pele masculina ?

A pele dos homens pode produzir até o dobro de oleosidade com relação a pele das mulheres, por isso os homens podem apresentar mais quadros de acne que as mulheres. 

O processo de controle da oleosidade da pele masculina é o mesmo que o da pele feminina. Basta adotar bons hábitos e escolher os produtos adequados para montar sua rotina de cuidados com a pele.

Resumo

A oleosidade excessiva é um problema que afeta a grande maioria da população Brasileira. Neste guia completo sobre como diminuir a oleosidade da pele você aprendeu dicas simples e algumas até caseiras de como se livrar desse incômodo cutâneo. 

Por aqui você também descobriu como identificar se sua pele é oleosa e também quais são as causas que a levaram a desenvolver a oleosidade. Esperamos que tenha gostado do conteúdo e se possível compartilhe em suas redes sociais. Até a próxima!

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}