agosto 31, 2020

As manchas faciais podem ser causadas por diversos fatores rotineiros ou não. O problema disso tudo é que elas baixam e muito a autoestima de nós mulheres, mas não é para menos, ninguém gosta de ter a pele manchada. 

Para a sua surpresa a maioria das manchas podem ser bem simples de serem clareadas e talvez você esteja sofrendo com esse problema atoa.

Separei neste guia completo sobre como tirar manchas do rosto, além de suas causas, dicas e tratamentos estéticos.

Vamos lá!

As manchas faciais podem ser adquiridas por diversos motivos, como mencionei. Separei por tópicos as causas e tipos mais comuns de manchas. Veja:

Manchas de Sol

O sol é um grande responsável por causar manchas. É por isso que os dermatologistas batem tanto na tecla de que é mais que necessário usar proteção solar. 

Muitas vezes nem sentimos o sol queimar nossa derme, mas depois de certo tempo vemos manchas aparecerem por todo o nosso corpo e rosto. 

Para evitar as manchas solares utilize sempre filtro solar facial e corporal e evite se expor a radiação solar por um longo período de tempo. 

Outro tipo de mancha causada pela radiação do sol é melanose solar, que se da devido ao acúmulo de danos solares suportados pela pele por um longo período de tempo. 

Elas podem surgir em diversas partes do corpo, mas são mais comuns em áreas mais expostas como mãos, braços, colo e rosto. Essas manchas começam a se manifestar a partir dos 40, 50 anos de idade. 

As Manchas de Espinha ou Acne 

As manchas de espinha ou acne são aquelas famosas manchas que ficam quando as espinhas se vão. Geralmente isso acontece porque tendemos a ficar espremendo ou mesmo cutucando a inflamação.

Isso pode gerar sérios transtornos. Por isso, evite colocar as mãos na acne. Espere ela sair sozinha e assim terá poucas manchas de acne na face. É interessante também tratar a causa da espinha para que o problema não volte a se repetir. 

As manchas de Melasma

Melasma é o nome que se dá a manchas escuras que surgem na superfície da derme sendo predominante da área da face, porém pode se estender a áreas como nos braços, pescoço e colo. 

O melasma é uma doença predominante nas mulheres, o que não exclui os casos de melasma em homens. As causas do melasma podem ser diversas. 

Podem ser ligadas a fatores hormonais como por exemplo gravidez e anticoncepcionais, como podem ser fatores genéticos ou causados pela radiação solar. 

As manchas escuras na pele

Conhecidas pelo nome de hipercromias, as manchas escuras na pele surgem devido a produção exagerada de melanina. É muito comum que ela gere sardas, nevos, hipercromias pós-inflamatórias e até mesmo melasma. Veja também nosso artigo sobre o como clarear a pele.

Cremes e pomadas para manchas 

Para dar continuidade, vamos falar um pouco sobre alguns ativos que podem ser muito úteis nos cremes clareadores de manchas do rosto :

Ativos de produtos para tirar manchas do rosto e clarear pele

Hidroquinona

Esse ativo é indicado para o tratamento gradual de manchas diversas da pele (melasma, sardas, manchas de acne, etc). Ela pode ser tranquilamente encontrada em farmácias na forma de creme ou gel.

A hidroquinona, também conhecida popularmente pelos nomes de Solaquin, Claquinona, Vitacid Plus ou Hormoskin pode ser também manipulada em farmácias para o acréscimo de outras substâncias benéficas. 

Sua função é inibir a formação de melanina, que é a grande responsável pelas manchas. 

Ácido retinóico ou ácido kójico

Um dos ácidos mais utilizados para o tratamento de manchas escuras na pele é sem sombra de dúvidas o ácido kójico. Dentre suas muitas vantagens se encontra o fato dele não ser fotossensível, o que significa que pode ser utilizado na luz solar. 

Esses ácidos agem na pele também inibindo a formação de melanina, mas também clarando algumas manchas já existentes. Ele é capaz de atenuar muito manchas hiperpigmentadas de melasma, manchas de sol, entre outras. 

Ácido Glicólico

Outro top ativo relacionado ao clareamento de pele é o ácido glicólico. Além de ser um ácido orgânico, ele é muito popular nos dermocosméticos por facilitar a penetração de outros ativos importantes na nossa pele. 

Seu efeito clareador se dá devido ao seu efeito esfoliativo que diminui a espessura da pele ocasionando o tal clareamento da derme. Além disso, ele ainda é capaz de estimular a síntese de colágeno agindo diretamente na prevenção dos sinais de envelhecimento. 

Vitamina C

Muito se especula sobre a ação clareadora da vitamina C para o rosto. A verdade é que sim, ela é um excelente clareador natural para a nossa pele. Este ativo possui ação clareadora que age também na inibição de produção de melanina produzida de forma excessiva. 

Além de atenuar manchas, ela ainda previne o aparecimento de novas!

Como remover manchas do rosto - Rotina diária

Remover as manchas faciais adquiridas ao longo da vida por conta de alguns hábitos pode até parecer uma tarefa difícil, mas a verdade é que utilizando dos produtos corretos e mantendo uma boa rotina de cuidados diários fica bem fácil atingir esse objetivo.

Separei para você um pequeno passo a passo de uma rotina simples e acessível que pode transformar a saúde da sua pele. Veja:

Sabonete Específico: 

O primeiro e mais importante passo para começar todo e qualquer cuidado com a pele é a higienização correta. Não me canso de dizer o quão importante é esse passo. Adquira um sabonete ou espuma de limpeza específica para o seu tipo de pele e limpe bem a sua pele todos os dias pela manhã.

Esfoliação duas vezes por semana:

A esfoliação é responsável por remover as células mortas que o sabonete sozinho não é capaz de tirar. Esse processo é um tanto quanto agressivo, por esse motivo é indicado que seja realizado somente 2 vezes na semana. Se sua pele for sensível, faça esse processo apenas uma vez por semana. 

Creme clareador de manchas:

Obviamente que se nosso objetivo é clarear as manchas do rosto, o creme escolhido para cumprir esse papel deve possuir ativos clareadores, como aqueles que citei um pouco acima neste material. Escolha o creme clareador de sua preferência e utilize como terceiro item da sua rotina de cuidados. Indico que opte por um creme que seja também hidratante. 

Aplicar protetor solar todos os dias pela manhã:

Como você pode notar neste guia, o sol é o principal responsável pelas manchas faciais. Usar proteção solar é o passo mais importante para evitar que novas manchas surajm na superfície da sua pele. Ainda pela manhã, após aplicar o seu creme, utilize um filtro solar facial e só então aplique sua maquiagem ou o que mais desejar.

Como evitar manchas no rosto

Para evitar que as manchas apareçam no seu rosto, criamos uma pequena lista de simples atitudes que podem ser cruciais na prevenção de manchas na derme. 

  • Utilize sempre um filtro solar antes de sair de casa, como já mencionado;

  • Hidrate a pele do rosto todos os dias (pode escolher um creme clareador com ações hidratantes);

  • Evite ao máximo exposição solar excessiva;

  • Evite espremer ou cutucar cravos e espinhas;

  • Beba bastante água;

  • Exercite-se com frequência. 

Soluções Naturais : o que é bom para tirar mancha do rosto ?

Existem ainda soluções naturais que podem auxiliar e muito na remoção de manchas faciais. Veja:

  • Óleo de eucalipto: O óleo essencial de eucalipto conta com componentes antimicrobianos, antisépticos, bactericidas e anti-inflamatórios. 
  • Óleo de Jojoba: O óleo de jojoba é rico em antioxidantes capazes de rejuvenescer e clarear a pele. 
  • Azeite de oliva: O azeite de oliva extravirgem também pode ser uma excelente opção na remoção de manchas, já que ele também é antioxidante e anti inflamatório.
  • Óleo de côco: O óleo de coco é capaz de restabelecer o equilíbrio natural da pele além de hidratar muito e reduzir manchas.
  • Pepino: O pepino é bastante conhecido por ser colocado nos olhos e reduzir olheiras. Ele contém vitaminas A, C e E e também minerais como cálcio, potássio, magnésio e fósforo. 
  • Batata: A batata possui enzimas que atuam como agentes clareadores das manchas. 
  • Aloe vera ou Babosa: A babosa, muito conhecida por beneficiar nossas madeixas, também é muito útil no clareamento de manchas. Seu gel possui 96% de água e 4% de aminoácidos e enzimas 

Tratamentos estéticos para clarear as manchas

É claro que em casos mais extremos são necessários tratamentos mais agressivos. Os principais tratamentos estéticos para clarear manchas são:

  • Procedimentos a laser;

  • Peeling; 

  • Tratamento com ácidos;

  • Microagulhamento.

Lembrando que todos esses tratamentos devem ser realizados por um profissional de confiança. 

Resumo

As manchas faciais são de fato muito incômodas para nós mulheres. Pensando neste problema, nós do Escolha Beleza criamos este guia completo para te ajudar a entender melhor o problema e ainda te demos soluções naturais e estéticas para resolvê-lo. Espero que tenha gostado das dicas. 

Comente aqui embaixo sua experiência com alguns dos tratamentos naturais que indicamos e vamos trocar experiências. Obrigada por me acompanhar até aqui e nos vemos em breve!

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}