Como tirar mancha de base da roupa?

fevereiro 11, 2021

Remover manchas de roupa já é uma tarefa um tanto quanto complicada. Sendo de maquiagem então, pode ser bem complicada essa remoção. A situação é bem chata e provavelmente a grande maioria das mulheres vaidosas já passaram por ela. Seja na hora de tirar ou vestir a roupa ou até mesmo durante a realização da maquiagem. Mas sabia que é sim possível remover essas manchas de base de formas simples e caseiras? 

Criamos este artigo completo para te auxiliar na remoção de manchas de bases em suas roupas. Por aqui você vai aprender a remover manchas de base com um ou no máximo dois produtos que você pode encontrar em casa. Sejam as manchas mais difíceis e grandes, ou aquelas pequenas. Além de roupas, você também vai aprender a remover essas manchas de toalhas de rosto e ainda dicas extras super importantes. Vamos lá! 

Ad

Algumas manchas de base podem ser bastante persistentes e por isso precisam de um pouco mais de atenção. Para manchas persistentes, esfregue um pouco de álcool 90° no local manchado da peça e depois lave a roupa normalmente. 

Assim que retirada da máquina, não deixe-a secar no sol. Se ainda assim a mancha persistir, passe um cubo de gelo no local da mancha para as fibras irem se abrindo e então coloque um pouco de detergente de cozinha e lave-a novamente. 

Como tirar mancha de base da roupa: Melhores dicas

Água oxigenada

Misture uma colher de água oxigenada em meio copo de água para obter uma textura um tanto grossa. Depois aplique em toda a área da mancha e deixe agir por cerca de 30 minutos. Esfregue com um pano úmido e em seguida lave a peça com água quente. Essa é uma ótima ideia para remover manchas leves de base. 

Laquê e água

Você sabia que até mesmo o laquê utilizado no seu cabelo pode remover manchas de base da roupa? Basta aplicar um pouco do laquê em cima da mancha e esfregar. Depois deixe agir por 15 minutos e enxágue com água quente para finalizar a remoção. 

Água morna e detergente neutro

A água quente ou morna é muito eficaz quando o assunto é remoção de manchas e com as manchas de maquiagem isso não seria diferente. Basta colocar um pouco de detergente neutro em um copo com um pouco de água e depois despejar na mancha. Se a mancha for forte, coloque um pouco de sal na mistura. Aí é só despejar sob a mancha e esfregar até fazer espuma. Enxágue e deixe secar naturalmente. 

Vinagre branco

O vinagre branco é muito utilizado para limpezas no geral e é claro que podemos utilizá-lo também para remover manchas difíceis de peças de roupa. Para isso você vai precisar umedecer a mancha com uma quantidade generosa de vinagre branco. Deixe agir por cerca de 15 minutos e então enxágue e deixe secar. A mancha vai embora! 

Sabão neutro

Para remover a mancha de base com sabão neutro basta deixar a roupa de molho na água limpa e então esfregar as peças com sabão neutro. Por fim, enxague a peça e deixe secar normalmente. 

Sabão líquido para base líquida

No caso de bases líquidas você pode utilizar o sabão líquido. Repita o mesmo processo citado anteriormente, porém substitua o sabão neutro por sabão líquido. Repita o procedimento mais de uma vez e achar necessário. Use uma esponja umedecida para esfregar o local da mancha. 

Ad

Glicerina e álcool

Também para manchas mais resistentes utilize um pouco de glicerina misturada no álcool. Com uma esponja ou pedaço de pano esfregue a mancha com a mistura e deixe agir por 5 minutos. Depois é só lavar a peça com água fria e também um pouco de álcool. 

Bicarbonato de sódio com limão

Se o que tiver na sua casa for bicarbonato de sódio e um limão fique sabendo que também é possível remover manchas com esses ingredientes. Primeiro esprema o limão e então adicione um pouco de bicarbonato de sódio no suco de limão. Em seguida adicione um pouco de água para diluir e aplique no local da mancha. Deixe agir por alguns minutos, esfregue e enxague. 

Aposte em um tira manchas sem cloro

Caso a base não esteja na parte superficial do tecido, mas sim penetrada no mesmo, é o momento de encontrar um produto específico para remoção de manchas. Prefira sempre remover sem cloro. Aplique no local e deixe agir por alguns minutos. Depois é só remover com água fria. Siga sempre o manual do tira manchas. 

Roupa branca

Para remover mancha de base de uma roupa branca o ideal é utilizar o tira manchas ou a água oxigenada sozinha, para não manchar ainda mais a peça. Aplique uma pequena quantidade do produto sob a mancha já seca e deixe agir por alguns minutos. Depois esfregue delicadamente e enxágue com água fria. Isso com certeza vai resolver o seu problema com a mancha na roupa branca.

Toalhas de rosto

Só as mulheres sabem como nossas toalhas de rosto ficam sujas de base. Principalmente quando estamos com aquela preguiça de remover a make completa antes de secar na toalha. Para remover a base da toalha de rosto basta colocar um pouco de vinagre em uma pequena quantidade de algodão e esfregar na mancha. Depois lave a toalha normalmente. 

Teste em outro lugar antes de tirar a mancha na roupa

As manchas podem ser traiçoeiras. Isso porque, principalmente em peças claras, ao invés de sair elas podem se espalhar ainda mais deixando a mancha mais aparente e até mesmo estragando a roupa. 

Para saber qual técnica não vai proporcionar esse resultado você precisa testar em um outro lugar antes de aplicar a técnica na roupa para que não haja incidentes e você perca sua peça. 

Veja as instruções do fabricante

As instruções do fabricante também são muito importantes. Se você não seguir essas instruções, que vem em símbolos na etiqueta da peça, pode ter ainda mais problemas com as suas roupas. Sempre remova a mancha o quanto antes. Remover mancha “fresca” é mais fácil que remover manchas que já estão a algum tempo na peça.

Ad

Resumo

Neste artigo sobre como remover manchas de base da roupa você aprendeu diversas técnicas para aplicar em suas roupas quando houver alguma mancha, não só de base, mas de qualquer cosmético de maquiagem. Compartilhe essas dicas com suas amigas e familiares e vamos acabar com esse sofrimento que é perder roupas por conta de manchas de make. Em breve voltamos com mais dicas, truques e informações. Até breve!

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}