Como preparar a pele para maquiagem Passo a passo

agosto 26, 2020

Para uma maquiagem sair bonita, a pele precisa estar 100% preparada para receber a make. Sempre digo que uma pele bem feita sequer precisa de um olho marcante. A pele bem feita fala por sí só.

É claro que não é a tarefa mais fácil do universo fazer uma boa pele antes da maquiagem, mas com um pouquinho de prática, esforço e tempo, você consegue alcançar esse objetivo tão almejado por nós mulheres. 

Neste guia completo resolvemos te explicar o passo a passo de como preparar a pele antes da maquiagem de forma eficaz e prática. Quem foi que disse que maquiagem não pode ter “receita de bolo”?  

Seguindo esse passo a passo, não tem erro. Vem com a gente!

O primeiro passo para fazer a pele da maquiagem sair perfeita é sem sombra de dúvidas a higienização facial, um dos passos mais importantes para preparar a pele antes da maquiagem. Aproveite as dicas deste guia para montar seu kit de skincare. 

Você vai precisar inicialmente de um sabonete específico para o seu tipo de pele.

Não adianta utilizar um sabonete para pele seca, se tiver uma pele mista ou uma pele oleosa. Isso prejudicará e muito o resultado da maquiagem. Descubra qual é o seu tipo de pele e compre um sabonete específico para ela.

O rosto deve ser muito bem higienizado para então começarmos a make. 

Faça uma esfoliação na pele com esfoliante 

Com a pele devidamente limpa e fresquinha, você vai precisar, como segundo item desta rotina, de um esfoliante facial. 

O esfoliante vai ser o grande responsável por remover as células mortas que o sabonete sozinho não foi capaz de remover.

Existem diversas marcas que oferecem esfoliantes de qualidade que não causam danos a pele. Após a esfoliação você vai sentir uma gostosa sensação de frescor na pele.

Se sua pele for extremamente sensível, indico que pule este passo, já que a esfoliação pode agravar ainda mais a sensibilidade da derme. 

Tonifique sua pele com tônico 

Tonificar a pele também é bastante importante para o resultado da make. Escolha um tônico também compatível com seu tipo de pele e utilize esse produto como terceiro passo para uma pele perfeita. Você vai notar também resultados a longo prazo.

O tônico facial é capaz de evitar a oleosidade, que é um grande problema em se tratando de maquiagem, e também a obstrução dos poros. Esse processo ainda impede o surgimento de cravos e espinhas. 

Hidrate sua pele com creme hidratante

Hora da hidratação! Hidratar a pele é um dos passos mais importantes para conseguir por resultado uma pele perfeita na make. Muitas mulheres pensam que por possuir pele oleosa devem pular este passo, o que está longe de ser verdade. 

É necessário para todos os tipos de pele. Escolha um creme compatível com seu tipo de pele e aplique logo após o tônico. 

Máscara facial

Se tiver vontade você pode também optar por fazer uma hidratação com máscaras faciais. Hoje em dia elas são muito fáceis de serem encontradas e possuem diversas funções. Toda loja de cosmético e até mesmo farmácia vende esse tipo de máscara.

Ela já vem, geralmente, com o formato do rosto e são super práticas, além de hidratarem muito a nossa pele. Eu super indico o uso de máscara facial hidratante para todos os tipos de pele, incluindo oleosas.

Use o primer para garantir melhores resultados

As principais funções do primer na pele são as de fazer com que a maquiagem dure bastante e também reduzir e fechar poros deixando a pele com aspecto de “pele de porcelana”.

Nada de pele “casca de laranja” 

O primer facial é indispensável para uma pele perfeita. Ele deve ser um dos primeiros ítens da lista. Antes de eu aprender todo esse processo, eu utilizava somente o primer como primeiro produto e só ele já proporcionava um resultado impecável.

Protetor solar também é importante 

O maior vilão da nossa pele é sem sombra de dúvidas os raios solares (UVA e UVB). Tomar as devidas precauções contra esse mal inevitável é mais que importante para uma pele jovem, bonita e saudável.

Use o protetor solar até mesmo para sair a noite, já que até as luzes do celular e de lâmpadas são capazes de proporcionar danos a nossa pele. O protetor solar é indispensável, nem pense em excluir esse item da lista de produtos de pele. 

Como fazer maquiagem passo a passo para iniciantes?  Maquiagem simples e perfeita 

Saindo agora da preparação da pele para receber a maquiagem, vamos falar agora de como aplicar e qual a ordem dos produtos que vão compor a make para deixar a pele perfeita.

Uniformização com base e corretivo

Com a pele já toda preparada com os produtos citados acima, vamos dar início a nossa make. Aplique a base no rosto com batidinhas para uniformizar todo o tom da pele. Veja nosso artigo sobre as melhores bases !

Lembre-se que a base deve ser um tom mais parecido possível com seu tom natural de pele. 

Após aplicar a base, venha com um corretivo um tom mais claro fazendo uma espécie de triângulo abaixo dos olhos, uma linha no topo do nariz e um triângulo invertido na testa. Espalhe tudo até ficar bem natural.

Contorno com base mais escura 

Com uma base, corretivo ou pó mais escuro trace uma linha da altura da orelha até dois dedos antes da boca fazendo um contorno. Sugue as bochechas para conseguir realizar esse processo. 

Fazendo isso, seu rosto ficará mais simétrico e desenhado.

Faça um contorno também um pouco acima das têmporas rente a raiz do cabelo, isso dará um sombreado bonito e também pode ser usado para diminuir o tamanho aparente da testa. Eu uso muito essa técnica. 

Ilumine com iluminador ou sombra clara

Chegou a parte em que eu mais gosto na maquiagem e costumo dizer que o iluminador é o pingentinho da make. 

Ele deixa a pele com aquele aspecto glow que nós amamos! 

Basta pegar o iluminador ou sombra cintilante clara e aplicar nas maçãs do rosto, no arco das sobrancelhas bem abaixo delas, no topo do nariz onde aplicamos o corretivo mais claro, no arco do cupido (acima dos lábios superiores), e um pouco no queixo.

Isso deixa qualquer maquiagem muito bela e radiante!

Marque o nariz com sombra 

Outra dica muito válida é contornar também o nariz. Com um pincel de precisão, pegue um pouco de sombra marrom fria e misture com um tom de marrom um pouco mais quente e vá desenhando o contorno do nariz.

Não tem segredo, basta contorná-lo aplicando a sombra em volta de onde você aplicou o iluminador.

Esse processo deixará o seu rosto extremamente simétrico e perfeito. 

Dê cor ao rosto com blush

A hora do blush é outro momento em que eu adoro. O blush deve ser aplicado com um pincel bem fofinho na área entre o contorno e o iluminador. 

Basta dar um sorriso e depositá-lo com o pincel esfumando de fora para dentro. 

O blush dá um ar de saúde para a maquiagem e tira todo aquele aspecto de “cara de fantasma” que é inevitável quando aplicamos somente os produtos acima. Não exagere no blush, mas também não deixe-o de fora da make. 

Batom 

O batom fica a seu critério. Se você é uma mulher bastante extravagante e que adora ousar, assim como eu, use e abuse de cores vibrantes e marcantes.

Mas se você prefere batons nudes, glosses e até mesmo somente um liptint na boca, fique a vontade.

Seguido todos os passos acima sua make vai sair perfeita.

Agora que você já está com essa pele bela e muito bem feita, fique a vontade para criar sua sombra e fazer um olhar ainda mais marcante, mas se preferir algo mais clean e delicado, fique a vontade para somente marcar o côncavo com uma sombrinha marrom quente, para dar profundidade e então aplicar um rímel ou mesmo um cílio postiço.

Imagens de maquiagem

Limpeza da pele após a maquiagem

Higienizar a pele após chegar do seu evento é muito importante. Dormir de maquiagem pode trazer grandes danos como por exemplo cravos, espinhas, ressecamento facial por conta das camadas de produto que não deixam a pele respirar.

Não durma de maquiagem!

Sempre que chegar em casa retire toda a maquiagem com lenços umedecidos, removedores de maquiagem com algodão, leite de rosas ou até mesmo o seu sabonete específico que já comentamos sobre no início do artigo. 

Mais algumas dicas de maquiagem 

Outra dica mega importante e útil é que na hora de selar a make você pode utilizar um pó compacto ou solto para que fique tudo em seu devido lugar. Se você possui pele oleosa, isso se torna ainda mais indispensável. 

Dica de amiga: Se não tiver pó compacto ou solto, você pode utilizar um talco fininho para selar a make, depois é só varrer tudo com um pincel para base e pronto!

Resumo

Hoje resolvi criar um passo a passo “receita de bolo” para as mulheres vaidosas que ainda não sabem fazer uma pele perfeita. Espero que você tenha gostado e espero ainda mais que coloque em prática todas as dicas de preparação da pele.

Seguindo esse passo a passo fica impossível de não conseguir recriar essa make pele perfeita. Não se esqueça de usar o protetor solar para manter a sua pele protegida. Te agradeço por ter me acompanhado até aqui e em breve volto com mais dicas de maquiagem para você. Até a próxima!

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}