Como passar hidratante no rosto ?

fevereiro 11, 2021

Ter uma pele hidratada, iluminada, protegida, jovem, bonita e bem cuidada pode parecer uma tarefa extremamente difícil. Principalmente para as mulheres que sofrem com rotinas muito atarefadas e desfrutam de pouco tempo para cuidar da saúde do rosto. O que elas não sabem é que a skincare não precisa durar muitos minutos. Só de manter o hábito de aplicar um hidratante para o rosto todos os dias já é meio caminho andado. 

O ponto em que quero chegar é: Não basta aplicar qualquer creme hidratante e também de qualquer maneira. O creme precisa ser específico para a sua pele e também deve ser aplicado da forma correta. A grande maioria das mulheres sequer sabem que existe uma forma adequada de aplicar creme no rosto e pensam que basta aplicar e espalhar.

Pensando em ajudar a todas as mulheres a obterem melhores resultados com seus dermocosméticos criamos esse artigo completo onde você vai aprender da forma mais prática possível como é que o creme facial deve ser aplicado. Vem comigo! 

Hidratante corporal pode ser passado no rosto?

Essa é uma pergunta muito frequente e que deixa as mulheres sempre confusas. Porém a resposta para ela é muito simples. Não! Não é recomendado que um creme desenvolvido para o corpo seja aplicado na face. 

Com que idade é indicado usar o hidratante?

Outra curiosidade que deixa as mulheres mais novas em dúvida é qual é a idade mais adequada para inserir os cremes faciais em sua rotina de cuidados. Bom, geralmente a idade ideal para começar a usar o hidratante é a partir dos 25 anos, segundo a maioria dos dermatologistas. Isso não é uma regra, dependendo do tipo de pele pode ser recomendado o uso do cosmético antes, mas com orientação médica. 

Como passar hidratante no rosto?

Segundo a maioria dos especialistas o creme facial deve ser aplicado em toda a área do rosto e pescoço sendo a região dos olhos a primeira área a se aplicar o produto. Não é indicado aplicar muita quantidade de cosmético nessa área pois ela é bastante fina e ressecada. 

A nossa dica é: Não aplicar o produto diretamente no rosto, mas sim ir colocando quantidades no dorso da mão e então aplicando na área do rosto desejada e espalhando da forma correta. Não é só colocar o creme no rosto e então ir espalhando de qualquer forma, o ideal é começar pelos olhos e então ir para as outras áreas do rosto como testa, bochechas, queixo, nariz e pescoço. 

Muitas vezes o movimento utilizado é mais importante que o próprio produto, por isso criamos um guia rápido para te ensinar os movimentos adequados para cada pequena parte do rosto, pois cada um deles demanda um tipo de movimento. Veja e coloque em prática:

Movimento para a Testa

Para a testa e nossa dica é que comece aplicando o creme com as pontas dos dedos. Utilize movimentos leves deslizando da sobrancelha em direção a raiz dos cabelos de baixo para cima. Repita o processo até o creme começar a ser absorvido.

Movimento para os Olhos

Para a área dos olhos o ideal é espalhar o cosmético com as duas mãos em um olho de cada vez. Faça movimentos de dentro para fora encaixando um dedo na pálpebra superior e outro na pálpebra inferior. Depois é só ir deslizando do nariz até as têmporas (em cima da bochecha). 

Movimento para Bochechas e queixo

Para as bochechas indicamos que molhe as pontas dos dedos no hidratante e vá dando leves batidinhas nessa área. O procedimento é de como se estivesse depositando produto nessas áreas. Sempre de dentro (centro do rosto) dedilhado para fora. Já no queixo você vai precisar abrir os dedos e posicionar o dedo indicador no buço, os dedos restantes deixo sobre o queixo. Agora é só espalhar de dentro para fora seguindo a linha da mandíbula. 

Movimento para o Pescoço

O pescoço é uma área muito esquecida na hora de aplicar o hidratante. Nunca se esqueça de aplicar o creme também nessa área pois ela envelhece com facilidade. Para aplicar o hidratante você vai espalhar um pouco do produto nas mãos e fazer movimentos de cima para baixo começando do queixo e terminando nas saboneteiras (clavícula). 

Qual o melhor horário para passar hidratante?

De modo geral o melhor horário para aplicar o hidratante facial é no período da manhã. Ele deve ser aplicado após o banho ou se você tem uma skincare, depois do sabonete e tônico. Indicamos depois do banho pois é o momento onde os poros estão mais abertos e receptivos a absorver o hidratante. Isso potencializa seus efeitos. 

Quanto à frequência da aplicação durante o dia, o ideal é consultar um dermatologista que vai analisar o seu tipo de pele e identificar sua necessidade. Já adiantamos que peles secas necessitam de mais hidratação que as peles mistas e oleosas, por isso pode ser que peles secas se beneficiem da aplicação do hidratante mais vezes ao dia, enquanto as peles acneicas ou tendência a oleosidade, menos. 

Qual a quantidade certa de hidratante?

Também falando no modo geral, não é interessante aplicar muita quantidade de creme. Isso não vai fazer com que seu rosto fique mais hidratado, muito pelo contrário. Exagerar no creme pode causar entupimento dos poros, acne, entre outros incômodos. Mais uma vez a quantidade aplicada vai depender do seu tipo de pele.

Se sua pele for seca, uma camada mais caprichada pode ser necessária, já se for oleosa uma camada fina já será o suficiente. Lembre-se sempre que o hidratante deve ser compatível com o seu tipo de pele para isso funcionar, mas também é válido ir testando e ver como o creme se comporta no seu rosto. 

O hidratante deve ser aplicado depois da base da maquiagem?

Jamais! O hidratante na maquiagem é um item de preparação de pele e deve ser aplicado sempre antes da base e até mesmo do primer. Qualquer produto de make só deve ser aplicado no rosto depois do creme hidratante já seco na pele. 

Outras dicas para deixar a sua pele hidratada

Manter a pele hidratada é uma das principais funções do creme hidratante, mas hábitos diários também podem beneficiar muito a saúde da sua face. Realize uma higienização no rosto com um sabonete sempre antes de aplicar o hidratante, use protetor solar todos os dias, não deixe de aplicar o hidratante nem um dia, ingira muita água e tenha uma alimentação saudável, afinal tudo começa de dentro para fora.

Resumo

Criamos este guia rápido para ajudar vocês mulheres a aplicar os cremes hidratantes faciais da forma mais correta. Assim vocês desfrutarão do potencial máximo do produto escolhido. Se possível, compartilhe esse material com suas amigas para nos ajudar a crescer e ajudar cada vez mais mulheres com nossas dicas e informações. Agradecemos por nos acompanhar até o final e nos veremos de novo muito em breve!

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}