Como limpar a pele do rosto diariamente?

facial para pele todos os direitos reservados

março 5, 2021

Você possui o hábito de limpar a sua pele com frequência? Seja com um sabonete, um gel ou espuma de limpeza. Não importa a técnica, o importante é manter a higienização sempre em dia. Ela precisa ser realizada pelo menos uma vez ao dia e a grande maioria das pessoas ignora esse fator crucial para uma pele saudável e bela. 

Se você fazia parte desse grupo de pessoas, provavelmente já teve problemas como oleosidade excessiva acumulada, poros dilatados, textura nada bonita da pele, acne, cravos, entre outros desalinhos que deixam a nossa beleza da face prejudicadas. Pensando nisso, criamos este artigo absolutamente completo para te ajudar com a higiene do rosto.

Use produtos de acordo com o seu tipo de pele

Existem no mercado diversos produtos de higiene facial para cada tipo de pele. Existem também os universais, que atendem todo e qualquer tipo. Se sua pele for oleosa, indicamos que na hora de fazer sua escolha opte por sabonetes, géis ou espumas de limpeza específicas para pele oleosa. 

Há quem pense que é uma boa idéia aplicar o sabonete corporal no corpo. Isso está longe de ser verdade. O sabonete corporal é desenvolvido para o corpo e não atende as necessidades da pele da face. Tenha muita atenção na hora de escolher seu sabonete pois a escolha errada pode acarretar em entupimento dos poros e consequentemente cravos e espinhas. 

Os sabonetes para peles acneicas vão possuir propriedades específicas para tratar esse tipo de problema, enquanto os para peles secas vão ajudar a manter o manto hídrico da pele seca deixando-a mais hidratada, ao invés de retirar ainda mais sua umidade e hidratação. 

Peles sensíveis ou sensibilizadas devem optar por sabonetes faciais hipoalergênicos e mais neutros, sem muitos agentes, já que podem desenvolver alergias ou irritações mais facilmente. O primeiro e mais importante passo é conhecer o seu tipo de pele, só então perder um pouco de tempo na perfumaria escolhendo o sabonete que melhor vai atendê-la. 

Como limpar a pele do rosto diariamente - Passo a passo

A pele do rosto, principalmente a oleosa que tende a ter cravos e espinhas, precisa de higienização diária. Muitos fatores como por exemplo as próprias acnes podem ser um indicativo de que a manutenção diária da limpeza dos seus poros está sendo negligenciada. 

Veja o passo a passo ideal para obter uma pele radiante:

Água Micelar

O passo número 1 para uma boa limpeza da pele é remover toda a maquiagem presente nela com um demaquilante ou água micelar, que é menos agressiva. Para realizar esse passo basta umedecer um pedaço de algodão com a solução micelar é começar pela área sensível dos olhos removendo todo o excesso de make. 

Depois troque o algodão e vá repetindo o processo por toda a pele. Sempre que sentir que o algodão está sujo, troque-o novamente. Indicamos os algodões em disco, já que são mais práticos e fáceis de manusear. Somente com a limpeza usando a água micelar você já vai sentir sua pele mais leve e fresca. Se está a procura da agua micelar ideal para você, veja o nosso artigo "melhor agua micelar". 

Vaporização

A vaporização é um processo realizado por poucas mulheres, mas é muito eficaz no que diz respeito à higiene facial. Ela é capaz de abrir todos os poros do rosto e deixando as impurezas, cravos e espinhas mais "maleáveis" para serem removidos com maior facilidade. 

Para realizar a vaporização basta esquentar um pouco de água em uma bacia e aproximar o rosto dela deixando o vapor tomar o rosto por alguns minutos. Ou mesmo pode ser feita com um pano morno ou a própria água quente do chuveiro. 

Sabonete para o rosto

Depois da vaporização chegou a hora da higienização de fato. Muitas pensam que somente essa parte do sabonete é capaz de proporcionar um bom resultado. Na verdade, é melhor que nada, porém não é o ideal. 

O sabonete, gel ou espuma de limpeza devem ser aplicados no centro do rosto e depois com os dedos massageando de dentro para fora por toda a extensão da face. Utilize as pontas dos dedos para isso e enxágue com água morna ou fria, nunca quente. Isso fecha os poros. Se está a procura do sabonete ideal para você, veja o nosso artigo "Melhor sabonete para o rosto". 

Enxugar com uma toalha

Pode parecer a etapa mais fácil e até mesmo “boba” para ser explicada. Porém sua pele pode não estar em sua melhor fase graças a esse processo realizado muitas vezes de forma errada. 

A forma correta é secar o rosto com uma toalha macia sem esfrega-esfrega, somente pressionando com delicadeza no rosto para remover todo o excesso de água. 

Água Termal

O quinto passo é quem vai garantir que a pele não fique irritada pela toalha ou pelo atrito dos dedos com o sabonete no rosto. É a água termal. Basta algumas borrifadas dessa aguinha na face e pronto. 

Para obter um resultado ainda mais satisfatório, que tal deixar a embalagem na geladeira? Aplicando a água termal gelada no rosto auxiliará no processo de fechamento dos poros deixando sua pele com aspecto de pele de boneca. Se está a procura da agua termal ideal para você, veja o nosso artigo "Melhor agua termal". 

Creme Hidratante

É claro que nosso skincare não poderia deixar de ter o passo da hidratação. Após todo o processo de higienização realizado aplique um creme hidratante específico para o seu tipo de pele para ajudar a manter a hidratação sempre em dia. Dessa forma sua pele estará sempre nutrida e regenerada para sair por aí sempre bela. 

Se você utiliza algum produto de tratamento, o momento de aplicá-lo também é agora. Você deve também aproveitar para utilizar um creme específico para a área dos olhos nesse momento, afinal é naquela região que surgem os primeiros sinais de envelhecimento facial. Se está a procura hidratante facial ideal para você, veja o nosso artigo "Melhor hidratante para o rosto". 

Protetor solar

Para fechar com chave de ouro nossa manutenção diária de limpeza da pele não poderia faltar ele, o protetor solar. Ele é um dos itens de proteção facial mais importantes pois os raios solares causam verdadeiro estrago quando em contato com uma pele desprotegida. Utilize sempre um protetor facial com FPS igual ou superior a 30. Se está a procura protetor facial ideal para você, veja o nosso artigo "Melhor protetor solar para o rosto". 

Acrescente o uso de um esfoliante duas vezes por semana a este passo a passo

Esfoliar a pele também é uma tarefa importante, mas esse processo não deve ser realizado diariamente, diferente do procedimento citado acima. Use um esfoliante para renovar a pele a cada 15 dias para acelerar os processos de eliminação de células mortas do rosto, principalmente se sua pele for oleosa.  

Quantas vezes devo limpar a pele por dia?

Nada em excesso faz bem. Limpar a pele 2 vezes ao dia é mais que suficiente para manter a pele sempre bonita e saudável. Caso higienize a pele diversas vezes ao dia, pode ser que sofra com o efeito rebote, que é quando tiramos todo o óleo da nossa pele, e aí ela compensa produzindo cada vez mais quantidade resultando em excesso de oleosidade, e com certeza não é o que queremos. 

Algumas dicas para manter a pele limpa

A principal dica para manter a pele sempre limpa é higienizá-la pela manhã e também à noite antes de dormir. Não adianta limpar a pele muitas vezes ao dia na intenção de tê-la sempre limpa pois isso não funciona, mas também é importante não passar sequer um dia sem higienizá-la.

Resumo

Neste guia absolutamente completo sobre higienização facial você aprendeu o passo a passo de como limpar o seu rosto e ainda como mantê-lo sempre limpo e saudável. Esse hábito pode salvar a sua pele. Compartilhe o artigo com suas amigas e vamos espalhar todo esse conhecimento. Nos vemos novamente muito em breve. Até mais! 

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}