Como hidratar a pele do rosto (Passo a Passo)

maio 26, 2020

A hidratação do rosto é uma das etapas mais importantes do cuidado com a pele. Além de melhorar sua textura e evitar o ressecamento, é no ato de hidratar que protegemos a pele fatores externos, como poluição, temperatura, tempo seco e outros.

Mas existe um jeito certo para fazer a hidratação? Sim! O uso de bons hidratantes com princípios ativos adequados e a maneira como você cuida do seu rosto podem ser primordiais para a hidratação ideal da derme. 

Foi pensando nisso que elaboramos esse artigo com o guia definitivo e informações completas sobre como você deve hidratar a pele de seu rosto do jeito certo! 

Neste artigo você vai conferir:

  • Passo a passo de como hidratar o rosto;
  • Quais produtos mais indicados para sua pele;
  • Consequências de uma pele desidratada;
  • Dicas para manter a pele de seu rosto impecável;
  • Como hidratar a pele oleosa; 
  • Tudo sobre água termal. 

Vamos iniciar a leitura?

Pronta para deixar sua pele mais macia, sedosa e protegida? Então confira o passo a passo de como deixar a pele de seu rosto mais hidratada e saudável.  

Lave o rosto com um sabonete ou gel mais indicado para o seu tipo de pele 

Sabonete ou gel de limpeza? Como saber qual o mais indicado para minha pele? Vejamos...

O sabonete facial pode ser apresentado na forma em barra ou líquido. Cada sabonete possui componentes distintos para cada pele. Em geral, o tipo em barra possui ácidos graxos de origem animal ou vegetal. 

Enquanto os sabonetes líquidos contêm detergentes, com a vantagem de que seu pH fica mais próximo da neutralidade e tem ação mais hidratante. 

Ambos os tipos têm a mesma função de limpar a camada mais externa da pele. Todavia, o excesso de limpeza pode remover sua camada natural e deixá-la ressecada. Em peles oleosas, pode estimular maior produção de sebo e piorar a situação da pele. 

Enquanto o gel de limpeza é caracterizado por ter uma formulação mais leve e sem a composição de óleos que possam piorar a condição da pele. Além de deixar uma sensação de refrescância na pele após o uso. 

Dito isso, a escolha do sabonete ou gel facial deve estar de acordo com as caraterísticas e necessidades de sua pele. Hoje em dia, as próprias embalagens já indicam para qual pele é indicada o produto.

Na hora de escolher observe a composição do produto. 

  • Pele seca: necessita de agentes hidratação. O ideal para pele seca é usar sabonetes em barra ou líquidos concentrados com óleos vegetais e sem álcool.

  • Pele mista, oleosa ou acneica: pede uma hidratação leve. É recomendado produtos detergentes (sabonetes líquidos ou em gel), com ação adstringente e com controle de oleosidade. Procure componentes como ácido salicílico, enxofre, sulfacetamida sódica, própolis e hamamélis na fórmula. 

  • Pele normal: o sabonete deve ser moderadamente hidratante. De preferência com substâncias como cânfora e alantoína. 

  • Pele sensível: a melhor opção é escolher sabonetes neutros, líquidos ou em gel, por serem menos agressivos. Procure por substâncias calmantes, como camomila.

Escolhido seu produto, aplique-o com movimentos circulares na pele do rosto de forma delicada e gentil. Não é preciso utilizar uma grande quantidade de produto.

Enxágue abundantemente com água fria;

Isso mesmo que você leu! Nada de utilizar água quente ou morna na lavagem do rosto. Depois de aplicar seu sabonete em movimentos circulares, enxágue abundantemente com água fria. 

Isso mesmo que você leu! Nada de utilizar água quente ou morna na lavagem do rosto. Depois de aplicar seu sabonete em movimentos circulares, enxágue abundantemente com água fria. 

Diferente da água morna que remove os óleos naturais da pele e a resseca, a água fria tem o efeito revitalizador. Além de fechar os poros e impedir maior produção de óleo ao longo do dia. A indicação vale para todos os tipos de pele.

Seque cuidadosamente com a toalha;

Na hora de secar a pele, utilize uma toalha de rosto gentilmente pressionando a derme, sem a necessidade de esfregar. Ao ser agressiva com o uso da toalha, sua pele pode descamar mais rápido e abrir fissuras que podem facilitar a entrada de micro-organismos indesejados. 

Muito importante! Tenha uma toalha de rosto separada somente para você. E faça a troca a cada dois dias para evitar o acúmulo de bactérias. 

Utilize um tônico para finalizar a limpeza;  

O tônico facial tem o propósito de normalizar o pH da pele e de finalizar a limpeza, removendo resíduos que o sabonete não conseguiu tirar. Principalmente de maquiagem e do filtro solar. 

Em geral, os tônicos são feitos à base de água e sua limpeza é profunda e delicada. Não agredindo a pele, nem estimulando a produção de sebo. O resultado é de uma pele mais limpa, com os poros desobstruídos e preparada para receber o hidratante.

Aplique um hidratante específico para sua  pele com movimentos circulares e ascendentes;

Hora de hidratar a pele! Com seu produto de escolha, específico para o seu tipo de pele, aplique uma pequena quantidade nos dedos e coloque um pouco perto dos olhos, testa, bochechas, nariz e queixo.

Depois, espalhe o hidratante na área dos olhos, com a ponta dos anelares, de dentro para fora. Na testa, faça movimentos em forma de círculo e ascendentes, das sobrancelhas até o couro cabeludo. 

Espalhe pelo nariz e pelas laterais, indo em direção às bochechas. Sempre seguindo o movimento de dentro para fora. Espalhe o hidratante no queixo e finaliza a aplicação hidratando o pescoço e colo.

Em seguida, aplique o seu dermocosmético de tratamento (anti-idade ou anti-acne…)

Para potencializar ainda mais o tratamento da sua pele, aplique, logo após o hidratante, seu dermocosmético de tratamento. Sendo ele sérum anti-idade, anti-acne, anti-oleosidade… 

É importante deixar a pele absorver bem o produto. Por isso, espere cerca de cinco minutinhos para seguir para o próximo passo.

Finalize a rotina com o seu protetor solar.

Por fim, aplique o protetor solar de sua preferência para evitar os danos causados pela radiação UV na pele, como manchas e vermelhidão. 

Esse é um dos passos mais importantes no cuidado da pele. 

Por isso, a camada de protetor deve ser aplicada e reaplicada em seguida para garantir o fator de proteção (FPS) indicado na embalagem. Não esqueça de fazer novamente a reaplicação a cada duas horas.

Em que consiste a hidratação da pele?

A hidratação da pele é uma forma de proteger a derme das ações externas e manter água na pele, deixando a cútis com o aspecto saudável. É a hidratação adequada que reforça a barreira de proteção da pele e evita a sensibilidade e o ressecamento, que pode provocar feridas. 

Mantendo a hidratação como uma rotina diária, você sentirá rapidamente os efeitos na sua pele. Como o controle de brilho e oleosidade, luminosidade, viço, prevenção às manchas e ao envelhecimento precoce. 

Por isso, nunca pule essa etapa tão importante da skincare!

O que é a Barreira cutânea e Microbioma

A barreira cutânea, como também é conhecida por manto hidrolipídico, é uma espécie de película que protege a epiderme. Ela é composta por células da camada mais superficial da pele (camada córnea) e por outras substâncias que unem essas células, como colesterol, ceramidas e ácidos graxos livres.

Sua função é manter a pele protegida contra as agressões externas e irritações, além de impedir a perda de água e a desidratação.

Já o microbioma é todo o ecossistema de bactérias boas que protegem a cútis da proliferação de microrganismos ruins. Para manter esse ambiente equilibrado é importante evitar o surgimento de doenças de pele.

O uso de hidratantes com prebióticos, substâncias que estimulam o crescimento desses microrganismos, combatem os germes ruins e auxiliam na proteção da pele, além de manter a integridade da barreira física cutânea.

O que acontece quando a pele fica desidratada e as suas consequências

Quando a pele fica desidratada, ela resseca e perde a sua capacidade de defesa. Desse modo, a derme fica propensa a criar fissuras que podem facilitar a entrada de bactérias e causar infecções.

O uso em excesso de sabonetes, produtos com álcool, assim como beber pouca água e consumir alimentos gordurosos pode interferir no manto de oleosidade natural da pele, provocando o desequilíbrio da sua barreira de proteção.

Situações que que fazem a sua pele ficar desidratada?

Geralmente, a desidratação da pele são causadas por fatores externos, tais como:

  • Exposição direta ao sol;

  • Clima frio e seco;

  • Uso de medicamentos, como anti-acne;

  • Banhos de mar e piscina;

  • Esfoliação excessiva da derme;

  • Uso de água quente ou morna para lavar o rosto. 

 As vantagens de ter uma pele hidratada

Quem mantém a hidratação da pele em dia, só pode colher vantagens! Veja as principais em ter uma pele hidratada.

  • Proteção contra micro-organismos que podem causar infecções ao corpo;

  • Evita o ressecamento e possíveis fissuras e infecções;

  • Proteção de agentes externos, como a poluição;

  • Prevenção de manchas e do envelhecimento precoce;

  • Pele luminosa e saudável. 

Quais os principais ativos hidratantes para o rosto?

  • Ácido Hialurônico.
     Um excelente aliado no controle da hidratação e no tônus da pele, além da prevenção da integridade das fibras de colágeno.

  • Ácido Lactobiônico.
    Possui elevada ação antioxidante, hidratante e rejuvenescedora, muito comum em produtos anti-idade. 

  • Ceramidas.
    Substância que repara as peles secas e sensíveis. 

  • D- Pantenol.
    Possui ação hidratante, umectante, auxilia na cicatrização. 

  • Elastina.
    Agente antienvelhecimento e hidratante.

  • Extrato de aloe vera
    Ação descongestionante, hidratante e cicatrizante. 

  • Ureia. 
    Age na retenção de umidade.

  • Extrato de Aveia.
    Atua como importante remineralizante e restaurador da pele danificada.

  • Algas Marinhas. 
    Tem ação amaciante, emoliente, dermoprotetora, anti-seborréica, estimulante das células cutâneas e revitalizante da pele.

  • Vitamina E. 
    É umectante, antioxidante e retarda o envelhecimento da pele. 

Alguns cuidados que deve ter com o seu rosto

Antes de seguir com a sua rotina de hidratação, veja alguns cuidados para tomar com o rosto. 

1- Não lave o rosto com sabonete muitas vezes ao dia

O excesso no uso de sabonete acaba retirando a camada de proteção natural da pele e a deixando mais ressecada. Como já mencionamos, a interferência na sua camada de proteção deixa a pele mais ressecada e suscetível a pequenos machucados. 

É aí que mora o perigo! Bactérias e outros agentes ruins entram no organismo e pode causar infecções e doenças no corpo. Por isso, limite-se ao uso de sabonete facial apenas pela manhã e noite.

2- Evite banhos muito quentes

Assim como a situação anterior, tomar banhos quentes também removem a camada de proteção natural da pele. Ao longo do tempo, a pele fica ressecada e com aspecto craquelado. 

Para as peles oleosas, remover a proteção natural da derme acaba estimulando o organismo na produção de mais óleo, dando efeito rebote. A pele com excesso de sebo acaba entupindo os poros e sendo propensa ao aparecimento de comedões na derme.

3- Esfolie o rosto respeitando a frequência ideal para seu tipo de pele

A esfoliação na pele é uma maneira de eliminar as células mortas e contribuir para a renovação celular da derme. Em excesso, pode provocar ressecamento e fissuras, sendo necessário respeitar o tempo de recuperação da pele para que ela se mantenha sempre luminosa e saudável. 

Peles oleosas e normais podem ser esfoliadas duas vezes por semana. Enquanto a pele seca é preferível que se faça a cada 15 dias. Use apenas esfoliantes próprios para o rosto.

4- Não esqueça de usar um tônico

O tônico é um aliado na recuperação do pH da pele. Por isso, faça dele uma parte da sua rotina de cuidados e aplique logo após a limpeza. Sua ação irá acalmar e preparar o rosto para os próximos produtos a serem aplicados na pele. 

5- Evite dormir de maquiagem como por exemplo a  base

Considerado o “pecado” da skincare, dormir de maquiagem nunca pode ser uma opção. Produtos de maquiagem, como a base, fecham os poros e não permitem que a derme respire corretamente. 

A médio prazo, a pele perderá a viscosidade, o brilho, se tornará mais oleosa e o envelhecimento acaba sendo acelerado.  A longo prazo, a pele pode desenvolver alergia por contato. Por isso, remova bem a make antes de dormir e siga com a limpeza com um sabonete ou gel facial.

6- Beba bastante água

Vital para a manutenção do nosso organismo, beber ao menos dois litros de água por dia mantém a pele hidratada e sua função de proteção ativa. 

Não basta usar produtos hidratantes quando o principal não é feito! Uma pele bem hidratada só tem resultado com a reposição de água constante no corpo.

7- Use um Hidratante com Protetor Solar

A proteção solar evitar os danos da radiação ultravioleta causados pelo sol e até pelas lâmpadas. Na hora de escolher um hidratante diurno, prefira um que contenha fator de proteção solar (FPS) para reforçar a proteção do filtro solar, que também deve ser aplicado diariamente.

8- Aposte em um Hidratante Noturno

Em geral, hidratantes noturnos são mais concentrados e possuem ativos que irão devolver a elasticidade e vitalidade da pele durante o uso prolongado. Para manter uma rotina completa e garantir que sua pele fique impecável, aposte no uso de um hidratante noturno antes de dormir.

Perguntas frequentes

Pele oleosa necessita de hidratação?

Sim! Principalmente para evitar o efeito rebote, em que as glândulas sebáceas produzem mais oleosidade para compensar o ressecamento causado pela lavagem. Ou seja, sem o uso hidratante é provável que a sua pele oleosa fique ainda mais oleosa durante o dia!

Pele seca e pele desidratada são a mesma coisa?

Não! A pele desidratada é uma condição temporária, que pode ser facilmente recuperada com a ingestão de líquidos diariamente no corpo. Enquanto a pele seca é um tipo de pele, que pode ser tratada, mas que ao descuido da rotina de pele, pode voltar rapidamente a sua condição normal.

A hidratação do rosto e corpo deve ser igual ?

Manter a hidratação de ambos é muito importante para a saúde. Porém, os produtos devem ser diferentes e específicos para rosto e corpo.

Usar um hidratante de corpo no rosto pode causar um efeito contrário do esperado, uma vez que ele foi desenvolvido para proteger grandes áreas. Enquanto o rosto precisa de hidratação específica já que sua pele é mais fina e sensível.


Água termal ajuda na hidratação ?

Sim! E o melhor: a água termal é indicada para TODOS os tipos de pele. Sua composição repleta de minerais atuam no reforço das defesas naturais da pele com a sua ação antioxidante, hidratam de maneira saudável e não-oleosa, e acalmam a pele sensível ou sensibilizada. 

Seu excesso também não faz dano algum, podendo ser usada sempre que quiser se refrescar ou manter a sua pele bonita e bem hidratada!


Resumo

A hidratação do rosto é um dos passos essenciais para o cuidado na pele. Porém, para chegar nesta etapa é preciso começar com alguns passos importantes antes. 

Para que o hidratante faça a sua ação, utilize de um sabonete ou gel facial para a limpeza. Depois, o uso do tônico é essencial para restaurar o pH da pele e receber os próximos produtos. Ao aplicar o creme hidratante, não esqueça de fazer movimentos tipo circulares e ascendentes para uma boa absorção na pele.

Em seguida, coloque outros cremes de tratamento para potencializar a ação na pele. Finalize sua rotina de cuidados com o uso de filtro solar para maior proteção da cútis e para evitar os danos causados pela radiação ultravioleta.

Cuidados com o excesso de lavagem, banho quente, uso de produtos não específicos e outros mais podem acabar interferindo na camada de proteção da pele. Evite ações que agridam sua cútis para mantê-la sempre em dia.

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

About the author 

Raiza Lucena

Jornalista e publicitária nascida e criada no meio da Amazônia. Literalmente. Ama trocar figurinhas sobre cuidados com a pele, já que a única coisa que evita passar na cara é raiva. Aqui a skin care segue em dia!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}