Como hidratar a pele do corpo muito ressecada?

março 23, 2021

Somente quem sofre com a pele do corpo muito ressecada sabe o quanto a sensação pode ser incômoda. Seja no verão ou no inverno, quem já possui por natureza a pele mais seca tende a desenvolver ressecamento, m as não pense que somente peles podem ficar ressecadas. Pessoas com todo tipo de pele, se não tomar algumas precauções, podem sofrer com o problema. 

Pensando no número de pessoas que podem estar sofrendo agora com o ressecamento da pele do corpo e não sabem como sair dessa situação, criamos este guia absolutamente completo, que com certeza, vai ajudar. Além disso, vou te apresentar várias soluções para este problema como, por exemplo, o hidratante corporalTambém vou te contar os melhores ativos e hábitos para se livrar quanto antes deste problema. Leia com Atenção e vamos Descobrir Abaixo o Que É um Pele seca.

Ad

A pele seca, também conhecida pelo nome de xerose, é um tipo específico de pele que sofre com um desequilíbrio das glândulas sebáceas. Neste desalinho, as glândulas não são capazes de produzir os ideais de oleosidade para o processo de lubrificação da região. 

A causa distúrbio pode ser por conta do clima, genética, mudanças hormonais, entre outras. Ele pode afetar todo o corpo e também o rosto. Por isso é tão importante cuidar com cautela da saúde da pele seca.

Características e Sintomas da Pele Seca

Para identificar uma pele seca basta analisar fatores como, por exemplo, a aparência sem luminosidade ou viço, aspectos esbranquiçados espalhados pela derme, textura escamosa ou descamação, manchas avermelhadas e nos casos mais graves elas podem desenvolver até mesmo rachaduras e feridas.

Algumas sensações muito incômodas podem ser sentidas por obrigação com a pele seca como, por exemplo, coceiras em algumas áreas da pele do corpo ou até mesmo do tosto, sensação de repuxamento da pele, ardor e sensibilidade. Nos casos mais túmulos, até mesmo feridas podem surgir, além de sangramento e dor. 

O que pode causar ressecamento da pele?

Como já mencionamos no início deste conteúdo, o ressecamento de pele pode ser considerado por alguns fatores. Separamos alguns deles. Veja:

  • Clima e ambiente frio;
  • Vento;
  • Radiação solar;
  • Água muito quente;
  • Ingestão de água insuficiente;
  • Atritos relacionados de tecido ou superfícies;
  • Contato frequente com água de cloro ou de sal;
  • Procedimentos estéticos;
  • Medicamentos para acne e outros tratamentos;
  • Sabonetes adstringentes ou não específicos para sua pele;
  • Contato com produtos químicos;
  • Entre outros.

Como hidratar a pele do corpo muito ressecada? 6 passos

Você sabia que desenvolvendo alguns pequenos hábitos você consegue manter o ressecamento cada vez mais distante de sua pele? Leia estes pontos com atenção e entenda mais sobre cada etapa:

Beba muita água

Como você notou no tópico acima a insuficiência na ingestão de água pode afetar a lubrificação da pele. Beber água com regularidade e em quantidade menor, ajuda a deixar a pele mais firme e hidratada, além de favorecer a excreção de toxinas e substâncias irritantes que podem causar danos.

Evite banhos quentes

A água quente também está dentre os principais responsáveis pelo ressecamento de pele. Para ajudar na prevenção deste incômodo sugerimos que evite os banhos muito quentes e esfoliantes, lembre-se sempre do quanto a hidratação corporal pós-banho é importante para manter a pele sempre hidratada. 

Ad

Não esfregue a pele do corpo

Outra dica mega importante para não desenvolver o ressecamento da derme é que usar buchas muito ásperas ou movimentos muito agressivos na hora de se lavar pode ser um erro. A esfoliação que estes atritos causam remove a oleosidade natural da pele e no caso das peles secas, a deixam ainda mais secas.

Passe hidratante corporal diariamente

Mais uma dica mega importante já mencionada por aqui é a de não esquecer do hidratante corporal diário . Se sua pele já é naturalmente mais seca, escolha um hidratante específico e aplique sempre que sair do banho. Assim você ajuda a sua pele a manter uma camada de hidratação da pele e consequentemente a evitar o ressecamento. 

Faça uma rotina de cuidados

A rotina de cuidados com a pele é muito citada quando o assunto é uma pele hidrata, bonita e saudável. Monte a sua rotina com base em seus afazeres diários e evite, desta forma, desenvolver o ressecamento de pele. Se você não faz ideia de como funciona uma rotina de cuidados com a pele, vou te dar uma dica e você pode adequar a sua realidade. Veja:

  1. 1
    Tome banhos mornos ou frios diariamente;
  2. 2
    Aplique protetor solar corporal para o dia;
  3. 3
    Aplique hidratante corporal para a noite;
  4. 4
    Beba bastante água;
  5. 5
    Não se exponha muito ao sol;
  6. 6
    Evite ar condicionado.

Crie estes pequenos hábitos em seu dia a dia e você notará uma melhora reduza sua pele, além disso, não gastará quase nada do seu tempo ou dinheiro com tratamentos estéticos. Assim que começar a ter resultados, deixe nos comentários para acompanharmos sua melhora. 

Use produtos à base de uva

Escolher produtos à base de uva é uma boa ideia, pois uma uva oferece diversas vantagens para a pele. Ela contém substâncias e de fácil absorção que não deixam aquela incômoda sensação pegajosa no corpo. Por ser um ingrediente natural, a ação do creme é potencializado trazendo ainda mais benefícios como elasticidade, proteção e nutrição. 

Mitos e verdades sobre pele seca

Muito se especula sobre a pele seca por aí. Vamos desmistificar agora 3 dúvidas comuns a respeito deste tipo de pele. Veja: 

Pele seca envelhece mais rapidamente

Verdade! As peles oleosas demoram mais para aparentar traços de envelhecimento como, por exemplo, rugas porque o sebo pode preencher as linhas de expressão tornando-as menos aparentes. No caso da pele seca, que é mais fina, não há tal acúmulo de sebo e as linhas ficam mais evidentes. Nada que uma boa rotina de hidratação não resolva.

A pele fica mais seca no inverno

Verdade! Um estudo publicado no 'British Journal of Dermatology' afirma que as células da nossa pele se encolhem quando a temperatura baixa. Esse processo prejudica a produção de sebo e lubrificação da pele deixando-a mais seca ou ressecada.

Pele seca tem mais chance de ficar sensível

Verdade! A pele seca tem mais chances de ficar sensível por conta da fragilidade. Como já te contei, o sebo preenche as células e como a pele seca é mais fina tende a levar a pior quando o assunto é sensibilidade, podendo desenvolver mais facilmente vermelhidão, ardor, coceira e outros sintomas.

Melhores ativos na luta contra a pele seca

No top 1, com certeza, temos o ativo ureia, que é muito utilizado em cremes com um devolver uma camada hidratada da pele. A contra indicação deste ativo vai para as mulheres grávidas ou que têm sensibilidade na pele. Quando o assunto é hidratante o ativo é o que mais conta em um bom cosmético. Vou te contar outras opções de ativos:

  1. 1
    Ceramidas;
  2. 2
    Óleo de amêndoas;
  3. 3
    Manteiga de karité;
  4. 4
    Lactato de amônia;
  5. 5
    Ácido hialurônico;
  6. 6
    Pantenol;
  7. 7
    Glicerina;
  8. 8
    Madecassoside.

Sempre que for escolher um creme corporal para peles secas busque por ativos hidratantes. Escolha também produtos específicos. Geralmente essa informação vem contida no rótulo da embalagem do cosmético. Leia com atenção antes de levar para casa.

Ad

Resumo

Neste artigo completo sobre como se livrar do ressecamento de pele você aprendeu absolutamente tudo o que precisa saber para se ver livre deste incômodo e também os melhores ativos para investir nestes casos. Lembre-se que em casos de ressecamentos graves o ideal é procurar um especialista para ajudar com o problema.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e compartilhe-o em suas redes sociais para nos ajudar a crescer cada vez mais. Voltaremos muito em breve com mais conteúdo e informações. Até logo!

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}