Como esfoliar o rosto corretamente ?

outubro 14, 2020

Nossa pele do rosto é exposta diariamente a situações externas e internas que acabam por obstruir nosso poros, deixar a pele suja em suas camadas mais internas, acumular maquiagem, entre outros fatores. Somente o sabonete facial sozinho não é capaz de remover grande parte desse acúmulos de sujeira, o que pode causar acnes, cravos, oleosidade ou ressecamento de pele. 

Neste artigo vamos conversar um pouco sobre como esfoliar o rosto corretamente e o passo a passo para que não hajam mais dúvidas sobre esfoliação facial.

A esfoliação é um passo super importante na rotina de cuidados com a pele. É ela quem elimina as células mortas para que novas células regeneradas possam surgir. Esse processo proporciona atenuação de manchas, marcas e cicatrizes renovando a pele e deixando- jovem novamente. A esfoliação pode ser feita de forma caseira ou em uma clínica especializada.

Como esfoliar o rosto: passo a passo

O passo a passo da esfoliação é bem simples e pode ser realizado uma, duas ou três vezes na semana. Depende do seu tipo de pele, do estado e da necessidade do seu rosto. Separei por etapas como funciona o processo. Veja:

Limpeza

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o jeito correto de se fazer uma esfoliação não é pegar o esfoliante e tacar direto no rosto. É mais que necessário higienizar a pele antes, deixando-a limpa e pronta para receber o esfoliante facial. É importante que o sabonete utilizado seja o ideal para o seu tipo de pele, principalmente se sua pele for oleosa. 

Esfoliação

Após remover as primeiras impurezas. Aquelas mais superficiais que ficam na primeira camada da pele, como por exemplo a oleosidade e a maquiagem, aí sim é a hora de aplicar o esfoliante. Com a pele recém lavada e ainda úmida, aplique o esfoliante no centro do rosto e vá espalhando com movimentos suaves e circulares. Quando perceber que já esfoliou todo o rosto, remova o produto com água abundante e seque pressionando a toalha sob a pele, nada de esfregar. 

Você tem dúvida de qual a opção mais eficaz, dá aqui uma olhada no nosso artigo " Melhor Esfoliante para o Rosto"

Tônico

Se você está pensando que o processo acabou por aqui está muito enganada. Após a esfoliação é necessário tonificar a pele. O tônico é um adstringente que trata os poros entupidos e dilatados, isso faz com que a pele fique completamente preparada para receber a hidratação. Aplique o tônico com batidinhas suaves usando somente as pontas dos dedos.  

Hidratação

Agora sim vamos finalizar nossa esfoliação facial. O último, porém não menos importante passo para realizar uma esfoliação completa e perfeita é a hidratação. Escolha um cosmético hidratante também que se adeque a sua pele e aplique. Opte por cremes ou séruns que possuam proteção solar, ou aplique o filtro por cima. 

Após esse processo você sentirá sua pele macia, limpa, hidratada e muito mais saudável. O ideal é consultar um especialista para te indicar quantas vezes na semana você deve realizar esse processo. 

Algumas dicas de esfoliação caseiras

Esfoliante caseiro com aveia:

Para fazer a esfoliação com aveia basta misturar em um recipiente uma colher de sopa de aveia em grão, uma colher de chá de azeite e 1/4 de colher de chá de sal. Mexa até virar uma pastinha homogênea. Depois de pronto, é só realizar o mesmo processo que ensinamos acima. 

Dica: Você pode substituir a aveia por açúcar ou café, use o que você tem em casa. 

A alimentação também é um fator determinante para adquirir uma pele jovem e bonita. Tome cuidado com o que você ingere e prefira sempre manter uma dieta rica em verduras, legumes e frutas. As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes e podem auxiliar no combate a oleosidade.

Perguntas frequentes

Diferença da esfoliação normal para aquela feita com peeling?

A esfoliação comum, mais conhecida como esfoliação física, é aquela onde utilizamos do atrito de algum cosmético com partículas abrasivas para remover impurezas e células mortas da pele. A esfoliação química, que normalmente é realizada por profissionais, utiliza-se produtos com ativos ácidos para fazer com que as células mortas se desprendem da face dando lugar a pele nova.  

A esfoliação elimina manchas no rosto ?

A função da esfoliação não é eliminar manchas do rosto, mas ela proporciona esse resultado já que removendo as células mortas, a região ficará mais clara e as manchas serão atenuadas, não eliminadas, mas a diferença é bem notória. Além de manchas, a esfoliação contínua também auxilia na redução de marcas de cravos e espinhas. Se você sofrer de manchas no rosto, não se preocupe que estamos aqui para ajudar! Veja aqui o nosso artigo "Melhor creme clareador de manchas", temos a certeza que vai adorar. 

Pessoas com pele sensível podem esfoliar a pele

Quem sofre com sensibilidade na pele pode ser realizar o processo de esfoliação facial, porém a esfoliação deve ser feita de forma moderada. No máximo duas vezes na semana ou de acordo com a indicação de um profissional e com o produto desenvolvido especialmente para esse tipo de pele. 

A esfoliação elimina o acne ?

A esfoliação remove todo o excesso de sebo que se acumula nos poros. Esse processo acaba por prevenir a formação de novos cravos e espinhas, que pra quem não sabe são resultados de poros entupidos.

Resumo

Neste artigo completo sobre esfoliação facial te ensinamos como realizar o processo de esfoliação por completo, desde a higienização facial até a hidratação final. Conta pra gente nos comentários se você já possui o hábito de esfoliar a sua pele e divide com a gente um pouco da sua experiência com o processo. Obrigada por ficar com a gente até o final e nos vemos em breve!

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}