Bebé pode usar protetor solar infantil ?

janeiro 19, 2021

Todos os pediatras alertam as mãe da importância dos cuidados que as mesmas devem ter com seus bebês quando o assunto é exposição solar. É claro que os adultos também não devem dar bobeira, porém as crianças são mais sensíveis aos efeitos nocivos dos raios. 

Para deixar as coisas ainda mais claras criamos este artigo absolutamente completo onde vamos lhe esclarecer toda e qualquer dúvida a respeito do uso do protetor solar infantil no seu bebê. Muito se fala sobre a idade em que o protetor deve ser introduzido na rotina da criança, mas também da importância que pegar um pouco de sol tem em sua vida. 

Ad

O sol é importante para todo ser humano a partir do seu primeiro dia de vida, caso não haja restrições médicas, é claro. O banho de sol pode ser introduzido na rotina do bebê assim que possível. Dentre seus benefícios estão: 

Aumento da absorção de fósforo e cálcio, diminuição da predisposição a desenvolver depressão, auxílio no crescimento saudável dos ossos e dentes do bebê, prevenção do raquitismo, retardo no crescimento e deformidades ósseas, aumento da imunidade, redução da incidência de doenças cardiovasculares, ajuda no desenvolvimento cognitivo, entre outros benefícios. 

Agora que você sabe que não pode deixar o seu bebê sem contato com o sol, vamos descobrir o tempo ideal de exposição solar para ele. Veja no tópico a seguir 

Tempo Ideal de Exposição ao Sol

É importante que, para que a vitamina D se torne ativa e cumpra com suas funções no organismo da criança, que ela tome pelo menos minutos de sol por dia. O bebê deve ser maior de seis meses e o melhor horário é entre as 10 horas da manhã ou então após as 16 horas da tarde. 

Segundo um mito, bebês com menos de seis meses não devem ter contato com os raios solares. Como já mencionado, isso não é verdade. Os recém nascidos também devem tomar o banho de sol que deve durar cerca de cinco a dez minutos por dia. 

O melhor horário para esse banho de sol é entre 7 e 10 horas da manhã, ou então na parte da tarde após as 16 horas, que são os horários onde o sol está mais fraco. 

Um bebe pode usar protetor solar infantil ?

Bebês com menos de 6 meses não podem protetor solar infantil

Os bebês com menos de seis meses de vida podem sim tomar o banho de sol, porém quando o assunto é filtro solar a coisa já muda de figura. Esses bebês não podem fazer uso de nem um protetor solar, mesmo os infantis. Para protegê-los do sol é importante utilizar barreiras físicas como por exemplo panos, chapéus e guarda-sóis.  

Ad

Bebês com mais de 6 meses podem usar protetor solar infantil

Já os bebês maiores de seis meses não só podem como devem fazer uso do protetor solar infantil sempre que expostos ao sol. O protetor deve ser adequado a idade da criança, geralmente essa informação vem contida em seus rótulos das embalagens. 

A proteção natural da pele da criança dura cerca de 15 minutos durante a exposição solar. O protetor solar infantil faz com que ela fique protegida por até quatro horas, depois disso o filtro deve ser reaplicado. A aplicação deve ser feita 30 minutos antes de expor o bebe ao sol para que o protetor cumpra sua função com êxito. 

É também ideal que o protetor solar infantil seja resistente à água e mesmo se for, é importante aplicá-lo após o bebê sair da água, usar uma toalha ou suar muito. Até mesmo em dias quando o sol parece inofensivo o protetor solar deve ser utilizado pois as nuvens não são capazes de filtrar os raios ultravioletas que podem causar queimaduras e outros males no bebê. 

Qual o fator de proteção solar mais indicado para bebês ?

Primeiramente é importante antes de escolher o protetor solar infantil ideal analisar por exemplo se ele protegerá o bebê contra os raios UVA e UVB. O FPS deve ser igual ou superior a 30, independente se o bebê possui mais ou menos melanina. O mínimo indicado até mesmo para os adultos é FPS 30. É indispensável também entender a importância da reaplicação do produto. 

Como saber se a criança é alérgica ao filtro solar?

Apesar de pouco frequentes, algumas crianças podem apresentar reações alérgicas aos protetores solares infantis. Você pode notar isso no corpo do bebê quando as áreas onde foram aplicadas os produtos começarem a coçar, ficarem vermelhas, descamando ou irritadas. 

Manchas brancas e bolinhas vermelhas também podem ser um sinal de alergia ao filtro. Para que isso não aconteça, consulte ao pediatra o melhor protetor solar para o bebê. Dê preferência a produtos hipoalergênicos. 

Outros cuidados que protegem a criança do sol?

Principalmente no caso dos recém-nascidos e bebês abaixo de seis meses, outros cuidados devem ser tomados. Mas não só para esses, os bebês acima de seis meses também podem precisar de outras alternativas para se proteger, além é claro, dos protetores solares de FPS superior a 30 (com reaplicação). Esses cuidados são:

  • Tomar bastante água;
  • Utilizar barreiras físicas como chapéu boné e tecidos;
  • Evitar os momentos onde o sol está muito quente, geralmente antes de 16 h;
  • Utilizar óculos de sol infantil.

Ad

Resumo

Prontinho! Agora você está completamente preparada para os banhos de sol do bebê. Neste artigo você descobriu a importância do filtro solar para bebês maiores de seis meses, mas também entendeu que os menores de seis meses não devem em hipótese alguma fazer uso desses protetores. 

Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares e principalmente para as mamães de primeira viagem que podem não estar familiarizadas com essas informações tão importantes. Caso tenha restado alguma dúvida, deixa nos comentários e daremos um jeito de respondê-la o quanto antes. Obrigada por me acompanhar até o fim deste texto e nos vemos muito em breve! 

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}