Qual a Melhor Base para Pele Madura em 2020

  • Home
  • »
  • Qual a Melhor Base para Pele Madura em 2020

maio 7, 2020

A medida que o nosso corpo e a pele mudam, os produtos cosméticos que utilizamos também têm que mudar e se adaptar a essa nova fase da nossa vida.

A maquiagem se for usada corretamente serve para ressaltar a nossa beleza natural, mas se usada incorretamente pode evidenciar o que queremos esconder, como as manchas, olheiras, oleosidade e no caso da pele madura as rugas e as linhas finas de expressão. Daí a importância da base para pele madura.

A base é um dos principais produtos cosméticos de beleza e ela tem o poder de acabar com sua make ou deixar ela maravilhosa, por isso a escolha das melhores bases para seu rosto se revela muito importante.

As pessoas que já possuem a pele madura podem e devem utilizar a base, porém com intuito de realçar a beleza natural com pouca quantidade de produto, se não, o resultado será insatisfatório.

Por isso, no post de hoje eu vou mostrar as características desse tipo de pele, indicar as bases para pele madura que tem desempenho superior e ensinar algumas dicas e truques para te deixar com um com aspecto muito mais jovem.

A base ideal para pele madura possui a mesma função que uma base comum para os outros tipos de pele, porém ela ajuda a restaurar a aparência jovial, minimiza rugas, linhas de expressão e uniformiza a textura da pele do rosto.

Pode ser difícil encontrar uma base específica para pele madura, porque essa é uma informação que geralmente não vem disponível na embalagem do produto, para saber identificar qual base terá um resultado superior em sua pele madura é preciso conhecer as especificações dos produtos.

De preferência as bases de textura líquida (base líquida) ,porque elas absorvem mais rápido, escolha coberturas suaves com toque natural e luminoso, passe poucas camadas para não acumular nos vincos evidenciando os sinais de expressão.

Evite a escolha de produtos com acabamento seco e que sejam livres de óleo, porque esses produtos deixam a pele mais ressecada e consequentemente com um aspecto mais envelhecido e sem brilho. E além de tudo isso, as bases super matte podem craquelar, o que não é interessante para nenhuma faixa etária.

Abaixo vamos te explicar o que você precisa procurar em uma base para pele madura e te ajudar a identificar as principais características para saber qual é a base ideal para as suas necessidades e acabamento que procura.

As principais características dessa pele são a perda da elasticidade, o surgimento de marcas de expressão, a falta de hidratação e a pele fica com a textura bem mais fina e aparência opaca, sem luminosidade.

Neste caso menos é mais, para obter o máximo resultado, quanto mais madura a pele for, menor quantidade de maquiagem devemos utilizar. A base é um cosmético essencial para qualquer idade, mas nesse caso as bases são específicas, com características de uso e aplicação diferentes.

Porque tenho que usar uma base específica para pele madura? 

Ao longo dos anos, além das agressões diárias que a nossa pele sofre (exposição aos raios solares, umidade, poluição, etc.), ela também é prejudicada pela perda de hidratação, elasticidade e firmeza. Por isso, começa a ficar mais flácida e começam a surgir os sinais da idade como as marcas de expressão.

Muitas mulheres costumam utilizar a mesma base que ficava perfeita a anos atrás, porém o resultado não é mais o mesmo. Hoje muitos produtos e bases são formulados especialmente para as peles maduras, a maioria das bases tradicionais não tem propriedades de tratamento, elas somente servem para uniformizar e cobrir manchas e imperfeições. Por isso, com o passar dos anos é necessário investir nas melhores bases para peles maduras, porque elas possuem ativos de tratamento com a função de retardar o envelhecimento precoce e disfarçar os sinais já aparentes.

Invista em produtos de qualidade

Fazer uso de bases de baixa qualidade pode trazer grandes prejuízos, como o aumento da oleosidade, o surgimento de cravos e espinhas, vermelhidão, infecção nos olhos e inchaço. Por isso, é essencial fazer uso de produtos de qualidade, eles conferem segurança, durabilidade e tem menores chances de causar reações adversas, porque contém ingredientes seguros que passaram por testes dermatológicos antes de ficar disponível para venda.

Na make para essa pele, isso é ainda mais relevante, pois uma base de alta qualidade possui um melhor acabamento e o resultado da make é visivelmente superior.

Vantagens do uso de base numa pele madura

Além de deixar o tom da sua pele uniforme as bases específicas para peles maduras auxiliam na hidratação, proteção solar, deixam a pele mais firme e contém ativos anti-idade que ajudam a reduzir rugas e marcas de expressões.

O segredo para uma make perfeita está nas rotinas de cuidados e na escolha dos produtos perfeitos.

Abaixo vamos te mostrar um TOP 5 com as melhores bases para a pele madura.

Top 5 Melhores bases para pele Madura

base líquida  shiseido

Base líquida Synchro Skin Glow Luminizing

Composição:

Não-comedogênico

Textura:

Base líquida Cremosa

Características:

Proteção solar

Cobertura:

Alta

Acabamento:

Iluminado

base líquida  vult fluida

Base líquida Vult

Composição:

Contém parabenos

Textura:

Base líquida Fluída

Características:

Acabamento natural

Cobertura:

Suave

Acabamento:

Matte

base líquida marchetti perfect

Base Líquida Perfect Face, Marchetti

Composição:

Contém parabenos

Textura:

Base Líquida

Características:

Cruelty Free

Cobertura:

Alta

Acabamento:

Matte

base líquida lóreal

Base líquida L´oreal True Match Super-blendable Warm FPS 15

Composição:

Não recomendado para peles sensíveis

Textura:

Base Líquida

Características:

Oil-Free e proteção solar

Cobertura:

Média

Acabamento:

Semi-Matte

base líquida para face madura maybeline

Base Líquida Maybelline Instant Age-Rewind

Composição:

Goji berry, colágeno e ácido hialurônico

Textura:

Base Líquida

Características:

Anti-idade

Cobertura:

Média

Acabamento:

Suave

#1 - Base líquida Shiseido Synchro Skin Glow Luminizing - Base FPS 20 - A mais recomendada para pele madura com protetor solar 

base líquida para rosto maduro

Essa base líquida tem a textura cremosa e oferece um acabamento acetinado, suaviza as linhas de expressão e firma a pele com o efeito lifting que deixa o rosto com aparência mais jovem.

Essa base além de possui fator de proteção solar 20, é altamente hidratante e não-comedogênica, ou seja, não obstrui os poros. A Synchro Skin Glow Luminizing é Indicada para as peles normais e secas, corrige manchas escuras e uniformiza o tom da pele, para além de oferecer a proteção solar que precisa.

A embalagem dela é de pump, o que ajuda a economizar a base conseguindo aproveitar até o finalzinho dela. Essa base tem um bom rendimento e com pouco de base já é possível passar no rosto inteiro.

Essa base tem uma boa durabilidade, mas não é resistente a água e nem ao suor, . Ela também tem um pouco de transferência, mas a cobertura é super alta e não craquela, também não deixa aquela sensação oleosa e pegajosa na pele. A cartela de cores é limitada, possui apenas 7 tonalidades, deixando a desejar principalmente nos tons mais escuros.

PRÓS

  • Hidratação
  • Proteção solar FPS 20
  • Não-comedogênica

CONTRAS

  • Preço
  • Poucas cores

#2 - Base Líquida Fluída Vult - Acabamento natural e cobertura leve

base líquida para face madura vult

Essa base nacional da Vult tem a textura ultraflúida, ela tem acabamento matte com uma cobertura natural e suave, porém permite construir camadas se for necessário uma maior cobertura.

A base contém microesferas que conferem disfarce óptico das linhas finas de expressão, possui um toque aveludado e auxilia na prevenção do envelhecimento e hidratação da pele.

Além disso, esse produto tem um ótimo custo-benefício, tem uma boa durabilidade e aderência na pele e é super fácil de espalhar. Essa base é muito boa para o uso no dia a dia, tem pouca transferência e seca bem rápido.

O produto conta com a tecnologia Antipollution Complex em sua composição que retarda os efeitos causados por agressões externas, tais como poluição, poeira, raios solares e etc.

O aplicador da base é em conta-gotas, o que facilita a aplicação e evita o desperdício do produto.

A cartela de cores da base é bem limitada com somente 8 tonalidades disponíveis, outro fator negativo é a presença de parabenos na composição desse produto, mas como preço é super acessível, se você não tem problemas quanto aos componentes e não tem a pele sensível vale a pena investir nessa base.

PRÓS

  • Custo-benefício

CONTRAS

  • Contém parabenos
  • Poucas cores

#3- Base Líquida Perfect Face, Marchetti, Base barata e boa com alta cobertura 

base líquida para face madura marchetti

Essa base super barata e maravilhosa da Marchetti, tem textura líquida, alta cobertura, neutraliza as manchas avermelhadas, tem acabamento matte e efeito soft focus que disfarça os poros e suaviza as pequenas linhas de expressão.

A Perfect Face apesar de ter acabamento matte não resseca a pele e nem craquela, ela é recomendada para uso diário porque contém ativos hidratantes em sua composição que ajudam a manter a hidratação natural da pele.

A base conta com 10 cores disponíveis divididas entre tons claros médios e escuros, tem uma boa aderência e seca bem rápido. Além disso tudo, essa base é cruelty free, sem lactose, sem glutén, livre de óleo mineral e livre de compostos de origem animal, resumindo: essa base é tão incrível que nem dá pra acreditar que ela existe.

Para não dizer que eu só falei bem dessa base (que pra mim já pode ser considerada uma das melhores bases baratinhas para todos os tipos de peles), a durabilidade dela não é tão boa e ela contém parabenos em sua composição, o que talvez não seja um problema se você não tiver a pele sensível e suscetível a alergias.

Eu estou realmente impressionada com essa base.

PRÓS

  • Custo-benefício
  • Cruelty free
  • Sem lactose
  • Sem glúten
  • Sem componentes de origem animal

CONTRAS

  • Contém Parabenos
  • Transfere

#4- L´oreal True Match Super-blendable Warm - Base líquida de cobertura média 

base líquida para face madura loreal

Esta base líquida tem acabamento natural, textura leve e uma cobertura média que permite a construção de camadas se for necessário cobrir alguma manchinha especifica.

Essa base não contém óleo ou fragrância e além disso, sua fórmula é não-comedogênica, ou seja, não obstrui os poros. A True Match possui proteção solar FPS 17, um pouco acima dos concorrentes que oferecem em média FPS 15, mas essa base não dispensa o uso adicional de produtos com um fator de proteção solar mais alto.

A base líquida True Match da L´oreal é bem resistente a água e ao suor, a fixação dela dura quase o dia todo. O diferencial dessa base é que ela contém vitaminas A e C que ajudam a manter a pele saudável, perfeito para as peles maduras.

Um ponto significativo é que a base não vem com nenhum tipo de aplicador, portanto, você deve ter cuidado para não desperdiçar o produto. Além disso, essa base demora um pouco para secar, mas possui baixa transferência e não deixa sensação pegajosa na pele.

Por ter uma textura bem fininha ela não acumula nos sinais de expressão, o que é ótimo para as mulheres que já tem a pele envelhecida.

PRÓS

  • Oil free
  • Não-comedogênico
  • Proteção solar FPS 17

CONTRAS

  • Contém parabenos
  • Não tem aplicador

#5- Base Líquida Maybelline Instant Age Rewind Eraser - A melhor base com proteção solar

base líquida para face madura

A base líquida Instant Age Rewind da Maybelline é uma base líquida corretora perfeita para as peles maduras, ela tem um aplicador que camufla instantaneamente as olheiras e as linhas de expressão.

Esse é um produto 2 em 1 com proteção solar FPS 18, maquiagem e tratamento. Sua fórmula conta com três ativos anti-idade, goji berry (aquela frutinha vermelha com poder antioxidante), colágeno e ácido hialurônico. Além de corrigir imperfeições, a base líquidaInstant Age melhora a elasticidade e deixa a pele mais firme.

Um diferencial dessa base líquida é a embalagem, que vem com um aplicador de esponja com microfibras que cobrem a pele e auxiliam no disfarce das imperfeições, mas o melhor de tudo é que essa esponjinha é feita com materiais antibacterianos e não necessita de limpeza.

A base conta com 11 cores disponíveis, tem uma  cobertura média com acabamento natural que permite a construção de camadas, possui uma baixa transferência e tem alta durabilidade.

PRÓS

  • Fator de proteção solar FPS 18
  • Aplicador próprio
  • Tratamento Anti-idade

CONTRAS

  • Contém parabenos

Vantagem de uma Bases Líquida 

A base líquida é mais fácil de aplicar do que as outras texturas, podendo aplicar com as pontas dos dedos, com um pincel ou com a esponjinha, o acabamento desse tipo de base é mais natural e a aderência das bases líquidas na pele é mais satisfatória.

Escolher uma base líquida de textura leve é importante para as peles maduras, esse tipo de base quase não acumula nas marcas de expressão e deixam um acabamento uniforme e suave. 

Bases com Acabamento Luminoso 

melhores bases para pele madura

As peles madura stende a ser mais ressecada e opaca, por isso é importante escolher as bases glow, elas tem acabamento acetinado e deixam a pele com aspecto saudável e um brilho natural.

Apesar de a base com acabamento luminoso ser a principal opção para as peles maduras, se você tiver a pele muito oleosa é possível escolher uma base que seja semi-matte para ajudar no controle da oleosidade mas é bem importante ter cautela no uso das bases matte, pois elas podem acentuar os sinais de expressão, como os pés de galinha e o bigode chinês. Dá uma olhada no meu  artigo " melhor base para pele oleosa" .

Escolha bases para com ativos hidratantes

melhores ativos bases para pele madura

Com o passar dos anos os componentes necessários para manter a pele com aparência jovem e saudável diminuem, por isso é ideal sempre priorizar a escolha de cosméticos que contenham ativos hidratantes em sua formulação.

As melhores bases para pele madura geralmente possuem um custo mais alto que as demais, porém elas tem mais benefícios que as comuns, protegendo e tratando a pele enquanto embelezam.

Pantenol

O pantenol é um ativo super hidratante que auxilia na reparação da pele. O pantenol acelera o processo de regeneração e reconstrução da pele e ainda possui ação cicatrizante e calmante.

Se você tem tatuagens ou conhece alguém que já fez alguma, provavelmente deve saber que os tatuadores indicam uma pomadinha bem conhecida chamada Bepantol para passar em cima da tatuagem nos primeiros dias após o término da sessão para auxiliar na cicatrização.

Então, o pantenol é o princípio ativo do Bepantol, que muita gente conhece e já usa nos lábios, cabelos, tatuagens, peles ressecadas e nas assaduras dos bebês.

Se a gente já sabe que o pantenol é bom para todas essas coisas, então com certeza o pantenol é uma ótima escolha para passar na face, principalmente para a mulher que já tem a pele envelhecida.

Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico é um ativo super utilizado e recomendado pelos dermatologistas, mas você sabia que esse ativo é produzido naturalmente pelo nosso corpo?

Porém, com o passar dos anos a produção do ácido hialurônico diminui e então é necessário repor esse ativo com produtos que contenham esse componente em sua formulação.

Esse ácido tem vários benefícios para a nossa pele e é bastante utilizado para prevenir os sinais da idade, além disso o ácido hialurônico é capaz de reter a água no rosto, mantendo ele hidratado e firme.

Vitamina E

O rosto é uma das partes que ficam mais expostas do nosso corpo, sofrendo com os danos da poluição, e quando não utilizamos o protetor solar a nossa face também é prejudicada pelos raios solares.

A vitamina E é um poderoso antioxidante que auxilia na prevenção dos danos causados pelos radicais livres na nossa pele. Essa vitamina atua na hidratação da pele, reduz os danos causados pelos raios ultravioleta, retarda o envelhecimento e ajuda na prevenção do câncer de pele.

Além disso, a vitamina E estimula a produção de colágeno que interfere diretamente na elasticidade, deixando a pele mais firme.

Prefira bases de cobertura Leve à Média

Embora as bases de alta cobertura sejam ótimas para esconder as imperfeições da pele, elas podem acabar evidenciando os sinais de expressão.

As bases com cobertura suave e natural são ideais para uso no dia a dia e para as peles mais maduras, elas costumam não acumular em baixo dos olhos, e além disso, se você tiver alguma manchinha pontual é possível aplicar mais de uma camada da base em cima da mancha, sem prejudicar a beleza da make.

Bases  com proteção Solar

O mercado dos cosméticos está sempre inovando, por isso, atualmente já existem vários produtos e bases com proteção solar , o que é ótimo, já que ajuda a proteger a nossa pele, mas somente a base não é suficiente para garantir a segurança do nosso rosto contra os raios UV porque tem um fator baixo de proteção que não é suficiente para proteção completa dessa área.

Se você quer prevenir o envelhecimento precoce da pele, é imprescindível utilizar um cosmético com fator de proteção mais alta, principalmente se você tem a cor da pele muito clara.

Teste a cor da base

Um erro muito comum para os iniciantes no mundo das maquiagens é testar a base na mão ou no braço, mas acontece que essas partes do nosso corpo não tem a mesma cor que a face, por isso é aconselhável testar a base no maxilar e esperar ela secar antes de comprar para ver se não vai ter oxidação na pele, ou seja, verificar se a base não escurece e fica um tom acima da sua cor.

Se você utilizar uma base mais clara que o tom natural da sua pele, ela vai evidenciar os sinais de expressão, deixando a make com aspecto envelhecido.

Se após a aplicação da base você achou que ela "sumiu" na sua pele e quase não dá pra identificar o local que você passou, significa que essa é a cor certa para você.

A base serve para te deixar ainda mais bonita, por isso deve ser usada na quantidade certa, para não ficar com aparência de máscara.

Dicas para aumentar a durabilidade da base 

Para aumentar a durabilidade da base temos algumas dicas que envolvem uma rotina de cuidados com a pele, conhecido também como skin care. Quanto melhor a pele estiver, menor quantidade de maquiagem você vai precisar passar.

Higienizar a pele

Antes de aplicar a base, a pele deve estar bem limpa. Você pode fazer uso de um sabonete facial líquido ou escolher um gel de limpeza facial.

Proteger a pele

Se a base tiver um baixo fator de proteção solar, é recomendável combinar o uso com outros produtos de proteção mais alta, podem ser hidratantes com fator de proteção solar ou filtro solar facial comum.

Hidratar a pele

Depois de cuidar da pele, é muito importante hidratar. A hidratação é uma parte significativa para o alcance de uma pele mais saudável e bonita. A pele bem cuidada e hidratada facilita a aplicação da base, auxilia na fixação da make e deixa um resultado mais profissional na pele.

É recomendado fazer uso somente de produtos hidratantes específicos para a região da face. Cada região do nosso corpo possui características diferentes, utilizar um creme adequado para o corpo no rosto é capaz de causar resultados desagradáveis como reações alérgicas, aumento da oleosidade e aparecimento de cravos e espinhas. Isso acontece porque a nossa face é uma região mais sensível e no caso das peles maduras o risco de reações indesejadas aumenta, pois normalmente essas peles tendem a ficar mais finas e sensíveis ao longo dos anos.

base para pele madura

Mudanças bruscas de temperatura e exposição excessiva ao sol sem uso de produtos com proteção solar, tornam a pele mais áspera e enrugada, o uso de produtos hidratantes protege a pele e evita o surgimento de estrias e algumas manchas.

Alguns produtos que podem ser utilizados para hidratação facial são:

  •  Água Termal
  • Bruma Hidratante
  • Tônicos hidratantes
  • Cremes e Séruns Hidratantes
  • Primers com ativos hidratantes

Invista no primer

Para garantir um acabamento mais bonito e duradouro na make podemos fazer uso do primer. Ele serve de base para a maquiagem e é usado na preparação da pele deixando ela com uma aparência uniforme e textura lisinha. É ideal que o primer seja aplicado depois de utilizar os produtos hidratantes e antes de passar a base.

O primer é super interessante para as peles maduras, ele hidrata e uniformiza a pele, suaviza os poros, deixando um acabamento mais leve e reduz as linhas de expressão. Além disso, existem primers coloridos que servem para neutralizar manchas como melasma, rosácea e olheiras.

Depois de hidratar a pele, é hora de utilizar o primer, se você quiser, pode optar por aplicar apenas na zona T (testa, nariz e queixo) ou em toda a face. É interessante espalhar o primer de baixo para cima para garantir um resultado mais uniforme na pele.


Recomendações de base para pele madura

  1. 1
    Evite as bases em pó: De preferência sempre as bases fluídas (base líquida) que tem um resultado mais satisfatório , as bases em pó podem deixar a pele com aspecto ressecado e envelhecido.
  2. 2
    Não escolha bases super matte: As bases muito matte deixam a pele opaca e sem brilho podendo evidenciar os sinais que você quer esconder, bases glow que tem um acabamento acetinado são as melhores para a pele mais madura.
  3. 3
    Aplique a base corretamente: A aplicação errada da base pode deixar um aspecto envelhecido e um acabamento ruim. As vezes os pincéis deixam riscos no rosto na hora de espalhar, por isso a esponjinha é a mais indicada. Utilizar a esponjinha umedecida faz com que ela não absorva a base economizando produto.
  4. 4
    Não exagere no pó compacto: Se você botar muito pó a make vai ficar com aspecto pesado e nada natural, além de deixar a pele com aparência envelhecida e enrugada.
  5. 5
    Use poucas camadas: Aplique uma camada fina de base e passe maior quantidade somente onde for realmente necessário, dessa forma a make fica com uma aparência mais natural.
  6. 6
    Faça misturinhas: Se você já tem uma base de cobertura alta mas não quer deixar de usar porque investiu bastante nela, experimente misturar a base com um pouco de creme facial, ela passa a ficar com uma textura mais leve e dar toque mais natural na sua produção.

Resumo

Não é mais segredo que uma rotina de cuidados com a pele essencial para obter os melhores resultados na make.

Com o passar dos anos é essencial fazer uso de cosméticos e bases específicas que combatam os radicais livres e promovam a renovação celular. Além disso, a proteção solar é uma forte aliada para ajudar a retardar o processo de envelhecimento.

A base indicada para pele madura varia de acordo com a sua necessidade, o que você quer esconder e o que pretende evidenciar. 

Não podemos esquecer que os primers e os hidratantes são ótimos aliados da pele madura, eles vão ajudar a potencializar os resultados da base e deixar um toque super bonito e saudável na pele.

Espero que com todas essas indicações você consiga encontrar a base perfeita para sua pele madura. Se por acaso não encontrou a base ideal para você, conheça a base mais cara do mundo neste artigo. 

Não pense que me esqueci da gente vegana, se for do seu interesse dá uma olhada nesse meu artigo sobre base vegana .

Espero ter sido útil, até mais!

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Sobre o Autor

Karine Silva

Técnica em farmácia, empreendedora e produtora de conteúdo digital. Apaixonada pela criação de conteúdo transformador sobre dermo-cosmética e maquiagem. Possui um canal de instagram onde revela dicas e tutoriais de maquiagem e cuidados de rosto.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Shiseido - Synchro Skin Glow

Luminizing SPF 20

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"ca7d5":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"ca7d5":{"val":"var(--tcb-color-6)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"ca7d5":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
VER PRODUTO