Base com Protetor Solar (Líquida e Pó) – Qual a melhor ?

  • Home
  • »
  • Base com Protetor Solar (Líquida e Pó) – Qual a melhor ?

maio 23, 2020

Proteger nossa pele contra os raios solares é muito importante. Os protetores solares devem ser usados diariamente para evitar o envelhecimento prematuro, rugas e linhas de expressão, manchas na pele e até mesmo prevenir o câncer de pele.

Muitas mulheres estão acostumadas a passar maquiagem todos os dias, porém o bloqueador solar não faz parte da rotina de muitas delas. Pensando nisso muitas marcas resolveram aliar a maquiagem e a proteção solar.

Existem algumas bases para o rosto com alto fator de proteção que dispensam o uso adicional do filtro solar e outras que servem apenas como uma proteção extra, sendo necessário combinar o uso da base com um produto de maior proteção solar.

 No post de hoje vamos falar sobre algumas das melhores bases com protetor solar e dar dicas para escolher o produto ideal que vai proteger e embelezar o seu rosto ao mesmo tempo.

A base é feita com o propósito principal de embelezar a pele, a proteção dos raios solares conta como um benefício adicional, o que faz com que muitas vezes a base tenha um fator de proteção mais baixo, insuficiente para atividades ao ar livre por exemplo.

O filtro solar com cor tem como principal objetivo proteger a pele dos raios solares, por isso o seu FPS é mais alto, o benefício de make é um adicional e não é equivalente a qualidade de uma base para maquiagem.

Geralmente o filtro solar uniformiza a pele, mas não tem alta cobertura. Então se você precisa se expor ao sol, mas quer cobrir algumas imperfeições como acnes, olheiras e manchas na pele, é recomendado utilizar um protetor solar e depois aplicar a base para ter uma melhor cobertura.

Outra diferença significativa entre as bases e os filtros solares com cor é a cartela de cores. As bases geralmente têm muitas tonalidades disponíveis, enquanto o protetor solar possui no máximo 4 cores. Algumas marcas chegam a ter somente uma tonalidade “universal”, alegando que a cor se adapta a qualquer tom de pele, o que certamente não é verdade, já que essa cor não atende aos tons mais escuros e nem as pessoas de pele retinta.

O filtro solar também deve ser usado em ambientes fechados

O protetor solar não deve ser utilizado somente em ambientes externos com exposição ao sol. Se você vai ficar em um ambiente fechado com alta luminosidade, é importante utilizar o filtro solar.

As luzes fluorescentes e a radiação emitida pela tela da televisão ou do computador, também são prejudiciais, além disso, os raios solares são capazes de atravessar o vidro e penetrar a nossa pele, aumentando o risco de manchas e envelhecimento precoce.

Quando devo usar cada opção?

Se você vai para a praia ou piscina, é interessante utilizar o filtro solar com cor, já que você vai estar mais exposta ao sol.

Se você quer usar um protetor solar apenas para trabalhar e não vai se expor muito ao sol, uma base com proteção  pode ser suficiente.

Agora se você vai se expor ao sol, mas deseja cobrir totalmente as imperfeições do rosto, é preciso combinar o uso dos dois produtos, passando primeiro o protetor solar e só depois a base.

Top 5 Melhores bases com Protetor Solar

tipo de pele

Base de Longa Duração Super Stay 24h, Maybelline

Textura:

Líquida

Acabamento:

Matte

Cobertura:

 Média

Composição:

Hipoalergência - SEM PARABENOS

Características:

FPS 19

Base Multifuncional Shiseido Bb For Sports Spf50

Textura:

Líquida

Acabamento:

Matte

Cobertura:

Mádia

Composição:

Hipoalergência - SEM PARABENOS

Características:

Alta duração

Revlon Colorstay Make Up Combination/Oily Skin

Textura:

Líquida

Acabamento:

Matte

Cobertura:

Alta

Composição:

Hipoalergência - SEM PARABENOS

Características:

FPS 15

protetor solar para tipos de pele

Synchro Skin Glow Luminizing

Textura:

Líquida

Acabamento:

Luminoso

Cobertura:

Alta

Composição:

Não-comedogênico

Características:

FPS 20

Base Liquida L´oreal True Match Super-blendable

Textura:

Líquida

Acabamento:

Semi-matte

Cobertura:

Média

Composição:

Oil Free 

Características:

FPS 17

#1 - Base de Longa Duração Super Stay 24h, Maybelline – Base com FPS sem parabenos

todos os tipos de pele

Esta base promete fixação de até 24 horas, é altamente resistente ao calor, umidade e suor. Sua cobertura é média, mas permite a construção de camadas se for necessária uma maior cobertura. Um ponto positivo dessa base é que ela não se acumula nas linhas de expressão, sendo ideal para mulheres que já tem a pele madura.

O acabamento da base é opaco, com toque seco e aparência natural. Sua transferência é muito baixa. Além disso, a Super Stay possui um  FPS 19, o fator de proteção dela é relativamente baixo, então se ela for usada para se expor ao sol, é necessário passar um filtro solar antes.

Segundo a marca, este produto possui a tecnologia Micro-Flex, que faz a base se adaptar aos movimentos da pele, causando uma sensação de conforto. A cartela de cores da base tem uma quantidade razoável de tonalidades e é adequada para peles normais e secas.

Uma coisa importante a comentar sobre essa base é que ela não vem com pump incluso na embalagem, o que pode ser um fator negativo para algumas pessoas, mas você tem a opção de comprar esse item separadamente.

PRÓS

  • Resistente à água
  • Alta duração
  • FPS 19
  • Não acumula nas linhas de expressão

CONTRAS

  • Não vem com pump

#2 - Base Multifuncional Shiseido Bb For Sports Spf50 – Base à prova de água com alto FPS

bases com protetor solar

Esta base Shiseido é um produto 2 em 1, maquiagem e protetor solar. Esta base é adequada para quem quer praticar esportes ao ar livre, se proteger dos raios solares e ainda ter uma pele bonita durante o exercício.

A BB for Sports possui uma textura líquida, semelhante à do BB Cream, deixa a pele com um acabamento suave e natural, sua duração é alta e seca rapidamente, sem deixar um aspecto pegajoso no rosto.

Essa base possui várias tecnologias que trazem muitos benefícios. A tecnologia WetForce aumenta a proteção quando o produto entra em contato com a água e o suor.

A base tem um fator de proteção bem alto FPS 50, suficiente para ser usado sozinho sem outros produtos adicionais para essa finalidade, além disso, ela suporta até 80 minutos debaixo d'água.

Outra tecnologia presente na base é o Quick Dry, de acordo com a marca este produto possui duas camadas. A primeira camada repele à água, empurrando o suor da glândula sudorípara para a superfície. A segunda camada adere à água, levando o suor para o exterior uniformemente, quando o ar entra em contato com a pele, seca o rosto rapidamente antes que o suor borre a maquiagem.

Essa base tem muitos benefícios, mas um ponto negativo é que ela possui apenas 4 cores (lembra que eu comentei que os produtos focados na proteção não tem muitas tonalidades disponíveis), a cor mais clara é Light e a mais escura é Dark, mas essas tonalidades certamente não são adequadas para as pessoas muito claras ou escuras.

Se procura a especificamente base à prova dágua, veja este artigo.

PRÓS

  • À prova de água
  • Alta duração
  • FPS 50 - alta proteção

CONTRAS

  • Poucas cores

#3- Revlon Colorstay Make Up Combination/Oily Skin Base Facial 24Horas – Base de alta duração com FPS

tipo de pele

A Colorstay é uma base com FPS 15 que protege a pele durante o dia contra os raios solares, mas, diferentemente da base BB for Sports da Shiseido, seu FPS é baixo, por isso é necessário combinar o uso da base com um produto de maior proteção solar.

Essa base possui uma tabela de cores aceitável disponível, a embalagem do produto tem o pump que é super econômico, facilita a aplicação e garante o uso de todo o produto.

É uma base  líquida com alta cobertura, perfeita para cobrir manchas, acnes e olheiras. Seu acabamento é matte e deixa um toque seco na pele sem craquelar.

Em relação à fixação, a base promete até 24 horas de durabilidade, estando entre as melhores bases de longa duração disponíveis no mercado atualmente.

A Colorstay é indicada para as peles mistas e oleosas. Após a aplicação do produto ele seca rapidamente na pele. Além disso, a base possui ativos hidratantes que ajudam a manter o rosto saudável.

Essa base é resistente à água e ao suor e tem uma fórmula isenta de óleo. A tecnologia Won’t Rub Off garante que a base não transfira, não borre e não manche.

PRÓS

  • Oil Free
  • Oil Free
  • FPS 15

CONTRAS

  • Necessário o uso de demaquilante para remoção completa do produto

#4- Shiseido Radiant Lifting Foundation – Base com FPS 15

Esta base tem uma textura cremosa e oferece um acabamento acetinado, suaviza as linhas de expressão e firma a pele com o efeito lifting que deixa o rosto mais jovem.

Essa base, além de possuir um FPS 15, é altamente hidratante e não-comedogênica, ou seja, não obstrui os poros. A Radiant Lifting é indicada para peles normais e secas, corrige manchas escuras e uniformiza o tom da pele.

Sua embalagem é de pump, o que ajuda a economizar a base, podendo ser aproveitada até o final. Esta base tem um bom rendimento e com pouco produto já é possível aplicar em todo o rosto.

Esta base tem boa durabilidade, mas não é resistente à água ou ao suor. Também possui um pouco de transferência, mas a cobertura é super alta e não craquela, nem deixa sensação oleosa e pegajosa na pele. A cartela de cores é limitada, possui apenas 8 tons, deixando a desejar principalmente nos tons mais escuros.

PRÓS

  • Hidratação
  • FPS 15
  • Não-comedogênica

CONTRAS

  • Poucas cores
  • Preço

#5- Base Líquida L´oreal True Match Super-blendable Warm - Base Com FPS 17

bases com protetor

Esta base possui um acabamento natural, textura leve e cobertura média que permite a construção de camadas, caso seja necessário cobrir pontos específicos.

Esta base não contém óleo ou fragrância e, além disso, sua fórmula não é comedogênica, ou seja, não obstrui os poros. A True Match possui um FPS 17, mas essa base não dispensa o uso adicional de produtos com um fator de proteção mais alto.

A base True Match da L´oreal é muito resistente à água e ao suor, sua fixação dura quase o dia todo. O diferencial dessa base é que ela contém vitaminas A e C que ajudam a manter a pele saudável.

Um ponto importante é que a base não vem com nenhum tipo de aplicador; portanto, você deve ter cuidado para não desperdiçar o produto. Além disso, essa base demora um pouco para secar, mas possui baixa transferência e não deixa sensação pegajosa na pele.

Por ter uma textura muito fina, não se acumula nos sinais de expressão, o que é ótimo para mulheres que já têm pele madura.

PRÓS

  • Oil Free
  • Não-comedogênico
  • FPS 17

CONTRAS

  • Contém parabenos
  • Não tem aplicador

#BONUS: Pó com protetor solar para pele oleosa e mista - FPS 30 barato

pele oleosa

Esse pó compacto da Marchetti possui FPS 30 e é recomendado para uso diário, ele tem a textura bem fininha e contém vitamina E na sua formulação que é um ótimo antioxidante.

A cartela de cores é composta por 4 tonalidades e o acabamento na pele é bem sequinho com toque natural. Além disso esse pó é Oil Free, sem glúten e não testado em animais.

O pó compacto da Marchetti pode ser utilizado para finalizar a base e garantir uma maior proteção, no caso de bases que tenham baixo fator de proteção.

 Esse pó tem um ótimo custo-benefício

Cushion – Base líquida na esponjinha com alto FPS 50

tipo de pele protetor solar

Esse cushion da Missha tem alto FPS, é não-comedogênico, evitando a obstrução dos poros.  Tem água de bambu e extrato de baobá em sua fórmula que auxiliam na hidratação e o extrato de hamamélis que suaviza e acalma a pele.

A aplicação dessa base é super fácil e rápida, ela ajuda a absorver o suor e a oleosidade da pele, deixando um acabamento sequinho no rosto. A base Magic Cushion minimiza os poros, linhas de expressão e manchas, além disso, essa base possui ação clareadora da pele.

Essa base promete alta duração e não oxida na pele, a cobertura dela é suave com aspecto natural.  Um ponto positivo desse cushion é que ele não é testado em animais e não possui parabenos. Além disso, a embalagem dele é linda, super sofisticada e prática para levar na bolsa.

O que é uma base cushion?

tipo de pele tipo de pele

A base cushion tem a embalagem semelhante com a de um pó compacto, mas é uma base líquida que fica embaixo de uma esponja que parece uma almofada. Para aplicar a base você tem que pressionar essa “almofadinha” com uma esponja que vem junto e o líquido do produto vai sair sem derramar e desperdiçar.

Uma dica para aproveitar todo o produto da base cushion sem desperdícios é virar a esponjinha quando perceber que o produto está acabando, assim você consegue mais algumas aplicações de base.

Descubra a textura ideal

Saiba como identificar a textura ideal de acordo com a sua rotina e acabamento que precisa.

Pó com protetor solar

A textura em pó é ideal para quem quer uma maquiagem suave e com aspecto natural. A cobertura das bases em pó geralmente são leves e ideais para quem sofre com oleosidade no rosto, porque ela deixa um toque seco na pele.

Base Líquida com FPS

As bases de textura líquida auxiliam na hidratação e podem ser usadas por todos os tipos de pele (quem possui a pele oleosa deve optar pelos produtos livre em óleos em sua fórmula). As bases líquidas são fáceis e aplicar e têm uma boa espalhabilidade, elas conferem uma cobertura mais alta, ideal para quem precisa cobrir imperfeições como acnes, olheiras e manchas.

Base Cushion com proteção solar

As bases cushion são levinhas e tem a embalagem compacta, perfeita para carregar na bolsa e retocar a maquiagem e a proteção solar ao longo do dia, além de segurar a oleosidade do rosto.

Escolha base resistente ao suor em dias de calor ou atividade esportiva

Se você tem a pele oleosa ou pretende usar maquiagem para fazer atividades físicas, é recomendado utilizar as bases resistentes à água e ao suor, elas têm maior durabilidade e garantem que a maquiagem não derreta pelo seu rosto junto com o suor.

Descubra seu subtom para não errar na cor

Para escolher uma base devemos levar em consideração qual é a cor do nosso subtom. Existem três tipos de subtom, o quente, o neutro e o frio. Encontrar o subtom da nossa pele pode ser complicado, mas vou te mostrar alguns truques que podem te ajudar.

Uma dica é olhar a cor da sua veia. Se as suas veias forem azuis ou roxas você tem o subtom frio. Se as veias aparentarem ser azul-esverdeado, então o seu subtom é neutro, mas se as suas veias forem verdes ou oliva o seu subtom será quente.

Além disso, as pessoas de subtom quente se bronzeiam ao tomar sol e no inverno a cor da pele é mais amarelada. Normalmente as pessoas com subtom quente combinam mais com acessórios dourados.

Quem tem o subtom neutro combina com acessórios pratas e dourados, qualquer subtom de base se adapta bem com o subtom neutro.

Escolha o tipo de base adequado ao seu tipo pele

Pele normal

A pele normal é equilibrada, ela não é oleosa nem seca. Esse tipo de pele se adapta bem a qualquer textura de base.

Pele seca

Para a pele seca as melhores bases são aquelas que contêm hidratantes na fórmula, pois ajudam a prevenir o ressecamento da pele. É muito importante para aqueles que tem a pele seca fazer uma boa preparação da pele antes de aplicar a maquiagem, isso evita que a base fique com um efeito craquelado. Investir na base líquida é uma boa opção para esse tipo de pele.

Pele oleosa

A pele oleosa é mais brilhante e, portanto, o uso de bases que contenham óleo em sua composição deve ser evitado. As melhores bases para pele oleosa são aquelas que tem acabamento matte, porque ajudam a controlar a oleosidade da pele por mais tempo.

Pele mista

Esse tipo de pele é uma combinação de todas as outras, a oleosidade se concentra principalmente na zona T da face (testa, nariz e queixo), por isso é interessante aplicar produtos como o primer antes de usar a base nessa região. Quanto à textura, você pode escolher qualquer uma, desde a base líquida até à base em pó, de acordo com a cobertura e acabamento desejado.

protetor solar

Pele madura

Para as pessoas que procuram a melhor base para pele madura, é interessante usar a base líquida com uma cobertura leve e acabamento natural, os resultados com essa textura de base são melhores nesse tipo de pele, pois além de corrigir pequenas imperfeições, elas não se acumulam nas linhas de expressão, deixando uma aparência mais jovem.

Pele sensível

Aqueles que tem a pele sensível devem priorizar a escolha de produtos hipoalergênicos, livre de fragrâncias ou parabenos em sua formulação, geralmente essa informação está disponível na embalagem do produto. E caso tenha alergia conhecida a algum componente deve conferir o rótulo da maquiagem antes para verificar se ela não tem o ativo antes de aplicar o produto na pele. 

Uma dica é fazer sempre um teste de alergia com um pouquinho do produto antes de aplicar no rosto inteiro.

Pele acneica e com manchas

Para quem tem a pele com acne e com manchas é recomendado o uso de produtos não-comedogênicos, que não obstruem os poros e evitam o surgimento de cravos e acnes. As bases com alta cobertura também são ideais, porque são capazes de disfarçar bem as imperfeições.

Qual FPS devo escolher

tipo de pele

O filtro solar atua como uma barreira que absorve os raios Uva e Uvb do sol  e ajudam a proteger a pele. Durante o verão a radiação emitida pelo sol é maior, por isso o uso de bloqueador solar é ainda mais importante nessa estação do ano. Além disso, no verão as pessoas vão com maior frequência para a praia e piscina, se expondo mais ao sol.

É recomendado pelos dermatologistas que o fator de proteção mínimo para qualquer tonalidade de pele seja FPS 30. Além disso, o bloqueador solar deve ser reaplicado no máximo a cada 2 horas ou após entrar em contato com a água (se ele não for à prova de água).

As pessoas que têm a pele muito clara devem optar por filtros solares com maior fator de proteção solar, porque eles protegem a pele por mais tempo.

É importante ressaltar que o filtro solar passado no rosto deve ser específico para essa região, dessa forma evitamos reações indesejadas como oleosidade ou alergias.

Posso aplicar base e protetor solar?

tipo de pele

Você pode e deve combinar o uso desses dois produtos, principalmente se a sua base tiver um baixo fator de proteção solar e você precisar se expor ao sol.

O ideal é que o protetor solar seja aplicado antes da base, e após a pele completamente seca seja aplicado a maquiagem.

A base sozinha protege?

A base é muito importante para proteger a nossa pele da luz visível, ela confere uma proteção adicional ao filtro solar incolor, já que o filtro sem base não é capaz de proteger nossa pele contra essa luz.

O pigmento da base forma uma espécie de sombra sobre a pele, impedindo que a luz penetre na pele e cause manchas.

O que é a luz visível?

São as luzes que enxergamos a olho nu, elas são emitidas pelas lâmpadas fluorescentes e pelas telas de aparelhos como televisores, computadores e smartphones. A luz visível é prejudicial à saúde da pele, ela favorece o envelhecimento precoce, causa manchas e melasma no rosto.

Como aplicar a make com proteção solar?

tipo de pele

Cuidar da pele é essencial para garantir o melhor resultado na maquiagem. O primeiro passo é higienizar a pele, antes da aplicação de qualquer produto cosmético a pele deve estar bem limpa. Se a sua base tiver baixo FPS você deve passar o filtro solar no rosto.

Hidratar a pele antes de aplicar a maquiagem também é muito importante, uma pele saudável deixa um aspecto mais bonito na make. Depois se você preferir pode utilizar um primer, ele vai ajudar na uniformização da textura da pele.

Depois de cuidar da pele você pode aplicar a base, use a quantidade certa de produto para ficar com a cobertura uniforme. A base pode ser aplicada com a ponta dos dedos, com pinceis ou com a esponjinha.

É importante não esquecer de passar a base no pescoço, olheiras e maxilar, caso contrário a maquiagem vai ficar com aparência artificial.

Resumo

As bases com protetor solar são essenciais para quem quer deixar a pele linda e protegida ao mesmo tempo. Na correria do dia a dia, as bases com FPS ajudam a economizar tempo e pular uma etapa da rotina de preparação de pele.

Agora você já sabe a importância que tem a base para a proteção da nossa pele contra a luz visível, quais as melhores opções de produto para cada tipo de pele, qual FPS escolher e como fazer a aplicação da base. Mesmo assim, caso surja alguma dúvida você pode visitar a página e ler o artigo quantas vezes forem necessárias. Se por acaso não encontrou a base ideal para você, conheça a base mais cara do mundo neste artigo. 

BONUS : Não me esqueci das pessoas veganas. Se procura uma base vegana veja este nosso artigo.

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Sobre o Autor

Karine Silva

Técnica em farmácia, empreendedora e produtora de conteúdo digital. Apaixonada pela criação de conteúdo transformador sobre dermo-cosmética e maquiagem. Possui um canal de instagram onde revela dicas e tutoriais de maquiagem e cuidados de rosto.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

Longa Duração Super Stay 24h, Maybelline,

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"ca7d5":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"ca7d5":{"val":"var(--tcb-color-6)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"ca7d5":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
VER PRODUTO