Base à prova d’água para usar na praia e piscina ( resistente ao suor )

  • Home
  • »
  • Base à prova d’água para usar na praia e piscina ( resistente ao suor )

maio 23, 2020

As bases à prova de água são essenciais para quem quer curtir o verão maquiada, com elas é possível curtir a praia e piscina e ainda permanecer linda, o que é ótimo para fazer uma sessão de fotos nesses locais sem se preocupar em borrar a make.

Se você tem algum evento importante como formatura e casamento, as bases à prova de água são indispensáveis porque provavelmente você vai se emocionar e chorar, mas a pele vai continuar intacta.

As bases à prova d’água também são excelentes para quem quer praticar exercícios físicos, mas não quer deixar de se produzir, essas bases são super resistentes ao suor e você não corre o risco de ter a maquiagem derretendo pelo seu rosto enquanto malha.

Hoje eu vou falar sobre algumas das melhores bases à prova d’água e ensinar algumas dicas importantes para o uso desse produto.

Uma base resistente à água é aquela que possui uma alta durabilidade e é resistente ao suor, ela resiste somente a alguns pingos de chuva, mas se você pegar uma chuva forte ela vai escorrer pelo seu rosto junto com a água.

Já uma base à prova de água é totalmente resistente a água, com ela você pode pegar chuva forte ou dar um mergulho na piscina que a make vai continuar intacta na sua pele.

Alguma vez você já lavou o rosto para tirar a maquiagem e pensou que tinha removido toda a base, mas na hora de secar o rosto a toalha que era branca ficou toda manchada da cor da base?

Provavelmente isso aconteceu porque a base que você estava usando era à prova de água. Remover uma base resistente à água é mais fácil, ela sai com a água morna durante o banho ou com demaquilantes comuns a base de água. Para remover uma base à prova de água é necessário usar um demaquilante a base de óleo, como o bifásico ou o trifásico.

Top 5 Melhores bases à prova de água e resistentes ao suor.

Base Líquida Dior DiorSkin Forever

Textura:

Fluída

Acabamento:

Semi-matte

Cobertura:

Alta

Composição:

Hipoalergência - SEM PARABENOS

Características:

Alta duração

Base Líquida HD Alta Cobertura

Textura:

Líquida

Acabamento:

Matte

Cobertura:

Alta

Composição:

Hipoalergência - SEM PARABENOS

Características:

À prova de água

Base de Longa Duração Super Stay 24h

Textura:

Líquida

Acabamento:

Matte

Cobertura:

Média

Composição:

Hipoalergência - SEM PARABENOS

Características:

Alta duração

Base Multifuncional Shiseido Bd For Sports

Textura:

Líquida

Acabamento:

Matte

Cobertura:

Mádia

Composição:

Hipoalergência - SEM PARABENOS

Características:

Alta duração

Revlon Colorstay Make Up

Textura:

Líquida

Acabamento:

Matte

Cobertura:

Alta

Composição:

Oil Free - CONTÉM PARABENOS

Características:

Alta duração

1# Base Líquida Dior DiorSkin Forever Undercover 24h – Base resistente à água e suor com alta durabilidade

Essa base da Dior tem textura flúida e promete duração de até 24hrs, a cobertura dela é bem alta e o acabamento é semi-matte que não craquela na pele e deixa um toque aveludado.

A embalagem tem um aplicador em forma de bico muito útil para dosar o produto, a base tem um ótimo rendimento e pouca quantidade já é o suficiente para cobrir o rosto todo.

Por ter uma cobertura bem alta DiorSkin acaba acumulando um pouco nas linhas de expressão, por isso não é recomendado para peles maduras.

A base possui uma baixa transferência, e é super resistente à água e ao suor. Ela oxida um pouco na pele após a aplicação, então é interessante levar isso em consideração na hora de escolher o tom ideal, além disso, a cartela de cores disponíveis é baixa, com somente 6 tonalidades, deixando a desejar nos tons mais escuros.

O preço dessa base é elevado, mas como estamos falando da Dior, que é uma marca super reconhecida e de qualidade, vale a pena o investimento.

PRÓS

  • Resistente à água e suor
  • Alta duração

CONTRAS

  • Preço
  • Poucas cores

2# Base Líquida Hd Alta Cobertura, Vult – Base barata à prova de água

Essa base de textura líquida da Vult, possui alta cobertura, tem acabamento matte com efeito natural e toque aveludado.

Ela tem um ótimo custo-benefício, disfarça totalmente as imperfeições como olheiras e manchas e uniformiza a pele. Além disso, essa base é a prova d’água, ou seja, você pode ir para a praia ou curtir uma piscina que ela não vai sair facilmente do seu rosto.

A base líquida HD da Vult é uma ótima opção de maquiagem para eventos, ela adere bem na pele, tem uma alta durabilidade de 8 a 10 horas, conta com disfarce óptico ideal para fotos e como é resistente ao suor e a água não vai ter problema se você chorar ou dançar até suar.

Essa base possui ativos hidratantes, não contém parabenos e é não-comedogênica, ou seja, não obstrui os poros, evitando o surgimento de cravos e acnes.

A embalagem é em forma de bisnaga com bico dosador de produto. A cartela de cores disponíveis é bem boa, e outro ponto positivo é que essa base não é testada em animais.

PRÓS

  • À prova de água
  • Alta duração
  • Não testado em animais

CONTRAS

  • É necessário demaquilante para remoção completa do produto

3# Base de Longa Duração Super Stay 24h, Maybelline – Base resistente à água e ao suor

Essa base promete fixação de até 24 horas, é altamente resistente ao calor, umidade e suor. A cobertura dela é média, mas permite a construção de camadas caso seja necessário uma maior cobertura, o diferencial dessa base é que ela não acumula nas linhas de expressões, sendo ideal para as mulheres que possuem a pele madura.

O acabamento da base é opaco, com toque seco e aparência natural. A transferência dela é bem baixa (quase nada, na verdade), além disso, a Super Stay conta com fator de proteção solar FPS 19.

De acordo com a marca, esse produto possui a tecnologia Micro-Flex que faz com que a base se adapte aos movimentos da pele causando uma sensação de conforto.

A cartela de cores da base é aceitável e ela é indicada para peles normais e secas. Outro ponto positivo da Super Stay é que ela não estoura no flash, sendo ótima para fazer fotos a noite e usar em makes para eventos.

Uma coisa importante para comentar sobre essa base é que ela não vem com pump incluso, o que pode ser um fator negativo para algumas pessoas, mas tem a opção de comprar esse item separadamente.

PRÓS

  • Resistente à água
  • Alta duração
  • FPS 19
  • Não acumula nas linhas de expressão

CONTRAS

  • Não vem com pump

4# Base Multifuncional Shiseido Bb For Sports Spf50 – Base à prova de água com alto fator de proteção solar

Essa base da Shiseido é um produto 2 em 1, maquiagem e protetor solar. Essa base é indicada para quem quer fazer esportes ao ar livre, se proteger dos raios solares e ainda permanecer com a pele bonita enquanto se exercita.

A BB for Sports tem a textura líquida, semelhante à de um BB Cream, deixa a pele com acabamento suave e natural, a duração dela é alta e seca bem rápido sem deixar aquele aspecto pegajoso no rosto.

Essa base tem várias tecnologias que trazem muitos benefícios. A tecnologia WetForce faz com que a base aumente a proteção solar quando o produto entra em contato com a água e suor. A base tem FPS 50 e resiste até 80 minutos embaixo da água (incrível, né?).

Outra tecnologia presente na base é a Quick Dry, de acordo com a marca esse produto possui duas camadas. A primeira camada repele a água, empurrando o suor da glândula sudorípara para a superfície. A segunda camada adere a água, levando o suor para a parte externa uniformemente, quando o ar entra em contato com a pele seca o rosto rapidamente antes que o suor borre a maquiagem.

Essa base tem muitos benefícios, porém um ponto negativo é que ela tem somente 4 cores disponíveis, a cor mais clara é a Light e a mais escura é a Dark, mas essas tonalidades certamente não atendem as pessoas muito claras e nem as mais escuras.

PRÓS

  • À prova d’água
  • Alta duração
  • FPS 50

CONTRAS

  • Poucas cores

#5- Revlon Colorstay Make Up Combination/Oily Skin Base Facial 24Horas

A Colorstay é uma base com FPS 15 que ajuda a proteger a pele do sol, mas diferentemente da base da Shiseido o fator de proteção solar dela é baixo, por isso é preciso combinar o uso da base com um produto de proteção solar mais potente.

Essa base conta com uma cartela de cores aceitável disponível, a embalagem do produto é em forma de pump que é super econômica, facilita na aplicação e garante o aproveitamento de todo o produto.

É uma base de textura líquida com alta cobertura, perfeita para cobrir manchas escuras e olheiras. O acabamento dela é matte e deixa um toque sequinho na pele sem craquelar.

No quesito fixação a base promete até 24 horas de durabilidade, ficando entre as melhores bases de alta duração disponíveis atualmente no mercado.

A Colorstay é indicada para peles mistas e oleosas, após a aplicação do produto ele seca bem rápido na pele. Além disso, a base conta com ativos hidratantes que ajudam a manter o rosto saudável e quase nada de transferência.

Essa base resistente à água e suor tem a fórmula livre de óleos e possui a tecnologia Won’t Rub Off, que faz com que a base não manche e nem borre.

PRÓS

  • Oil Free
  • Alta duração
  • FPS 15

CONTRAS

  • Necessário o uso de demaquilante para remoção completa do produto

Como escolher a melhor base a prova d’água.

Apesar de existir vários tipos de bases diferentes, podemos dizer que nenhuma é melhor ou pior que a outra. O que vai determinar qual é a melhor base para você vai depender de vários fatores.

Para escolher a base ideal você precisa identificar qual o seu tipo de pele, se é oleosa, seca, normal, mista ou madura. Além disso, é importante saber qual acabamento você prefere, se gosta mais de uma make suave, com aparência natural, ou se precisa de uma cobertura mais alta para disfarçar manchas e imperfeições.

Durabilidade da base

As bases à prova de água e resistentes à água tem durabilidade maior que as tradicionais. Algumas bases prometem fixação por até 24 horas, como é o caso da Colorstay da Revlon e da Super Stay da Maybelline.

A base BB for Sports da Shiseido promete durar o dia inteiro e ainda resistir a 80 minutos embaixo da água. Outras bases têm duração em torno de 6 a 12 horas. o que pode ser suficiente dependendo da finalidade que vai ser usada a base.

Antes de escolher a melhor base, é ideal analisar a sua rotina e a situação em que vai ser usada a maquiagem, para então decidir qual é a duração que vai te atender melhor.

Se você precisa usar a base no trabalho e trabalha 8 horas por dia, uma base resistente à água e ao suor com fixação de 12 horas vai ser suficiente. Se a maquiagem será usada em eventos como casamentos ou formaturas, uma base à prova de água com maior durabilidade é recomendada.

Qual textura devo escolher

As bases à prova de água, geralmente possuem algumas texturas mais comuns. Cada textura possui uma característica e se adapta melhor a diferentes tipos de pele.

Confira abaixo a diferença entre elas.

Base Líquida

A base de textura liquida tem melhor espalhabilidade, por isso a aplicação desse tipo de base é mais fácil. As bases líquidas podem ser aplicadas com a ponta dos dedos, com pinceis ou com a esponjinha.

Geralmente esse tipo de base confere uma cobertura de média à alta com toque natural, e se tiverem a fórmula livre de óleos, podem sem usadas em qualquer tipo de pele.

Base Cremosa

A base de textura leve tem uma cobertura e acabamento suave, a fixação dela é alta e adere bem na pele.

Esse é o melhor tipo de base para pele madura, porque além de ser hidratante ela não acumula nas linhas de expressões.

Base em pó

A base em pó tem menor durabilidade em relação a base de textura líquida, mas funciona muito bem para quem tem a pele oleosa, pois tem um acabamento mais sequinho.

Se você deseja um efeito mais natural no rosto, essa é uma boa opção.

Como escolher o melhor acabamento/cobertura

Para escolher o acabamento ideal você precisa antes conhecer a sua pele para então saber qual cobertura vai atender as suas necessidades.

Verifique se sua pele tem muitas manchas, se você sofre com melasma ou rosáceas, se quer esconder sardas ou não, se precisa cobrir olheiras ou se quer uma maquiagem com aspecto mais natural.

Veja abaixo a diferença entre os acabamentos e escolha o que se adapta melhor ao que você precisa.

  • Acabamento leve: As bases com acabamento leve são ideais para usar no dia a dia. Esse acabamento é para quem procura uma maquiagem mais suave e com aspecto natural, ela não tem uma alta cobertura, então não cobre totalmente as manchas, olheiras e acnes.
  • Cobertura média: As bases de cobertura média cobrem a maioria das imperfeições, mas para uma cobertura completa é necessário utilizar um corretivo ou aplicar uma segunda camada da base.
  • Cobertura alta: A cobertura alta é indicada para quem precisa cobrir todas as imperfeições do rosto, como manchas, olheiras e acnes. As bases de cobertura alta em geral possuem maior durabilidade e fixação que as de cobertura média e leve. É recomendado não exagerar no uso desse produto para não ficar com acabamento pesado e aspecto artificial.

Escolha a base de acordo com o seu subtom

Para escolher uma base devemos levar em consideração qual é a cor do nosso subtom. Existem três tipos de subtom, o quente, o neutro e o frio. Encontrar o subtom da nossa pele pode ser complicado, mas vou te mostrar alguns truques que podem te ajudar.

Uma dica é olhar a cor da sua veia. Se as suas veias forem azuis ou roxas você tem o subtom frio. Se as veias aparentarem ser azul-esverdeado, então o seu subtom é neutro, mas se as suas veias forem verdes ou oliva o seu subtom será quente.

Além disso, as pessoas de subtom quente se bronzeiam ao tomar sol e no inverno a cor da pele é mais amarelada. Normalmente as pessoas com subtom quente combinam mais com acessórios dourados.

Quem tem o subtom neutro combina com acessórios pratas e dourados, qualquer subtom de base se adapta bem com o subtom neutro.

Pessoas de subtom frio quando expostas ao sol ficam vermelhas e no inverno as bochechas ficam rosadas. A cor que melhor combina com esse subtom é prata.

Prefira bases com protetor solar

Muitas bases disponíveis atualmente no mercado possuem protetor solar, mas a proteção geralmente é baixa. O ideal é usar no mínimo um FPS 30 no rosto. Caso a sua base com protetor solar tenha um baixo FPS é recomendado combinar o uso da maquiagem com um produto que tenha fator de proteção solar mais alto.

É indicado passar primeiro o protetor solar e por último a base, pois ela vai servir somente como um reforço adicional contra os raios UV.

Procure usar produtos específicos para a sua pele.

Caso você tenha a pele sensível é melhor escolher produtos hipoalergênicos, pois eles têm menores chances de causar reações alérgicas. Se a sua pele for oleosa, é ideal escolher bases livres de óleo em sua composição, elas são chamadas de Oil Free.

Para peles acneicas é interessante comprar bases não-comedogênicas, elas não obstruem os poros e previnem o surgimento de cravos e acnes. No caso das peles maduras, é importante dar preferência para produtos que contenham ativos anti-idade e hidratantes em sua formulação. Se procura ativos não derivados de animais, veja nosso artigos sobre as bases veganas.

Como usar a base à prova de água

Você pode ter o melhor produto em mãos, mas se não souber como utilizar o resultado da maquiagem não vai ficar bonito. A base à prova de água é aplicada da mesma forma que as bases tradicionais. Eu vou te mostrar os principais passos para a aplicação correta da make.

O primeiro passo para você alcançar o melhor acabamento é cuidar da pele.

  • Higienizar a pele: Antes da aplicação de qualquer produto cosmético a pele precisa estar bem limpa. Faça a limpeza com um sabonete específico para face ou um gel de limpeza.
  • Proteção da pele: Caso a sua base tenha um baixo fator de proteção solar (ou até mesmo não tenha nenhuma proteção) você precisa passar um protetor solar no rosto. Muitas pessoas pulam essa etapa, mas ela é fundamental para a proteção da nossa pele.
  • Hidratação da pele: A hidratação é primordial para garantir um efeito mais bonito na maquiagem, quanto melhor e mais hidrata estiver a sua pele, menos maquiagem você vai precisar passar. Mas atenção, é importante usar produtos hidratantes específicos para a região do rosto, caso contrário você pode ter reações indesejadas.
  • Use um primer: O primer é um forte aliado em qualquer tipo de maquiagem, ele tem inúmeras funções, uniformiza a textura da pele, reduz a aparência de linhas e marcas de expressão, auxilia na fixação da maquiagem e ainda colabora para o controle da oleosidade.  

Depois que nós realizamos a rotina de cuidados com o nosso rosto é a hora de aplicar a base. É ideal que você aplique a quantidade certa de produto, se você aplicar pouca base a cobertura não vai ficar uniforme, e se aplicar muita base a make vai ficar com aparência pesada e artificial, correndo o risco de craquelar no rosto.

É recomendado começar a aplicação pelo centro do rosto e de dentro para fora, mas não é uma regra a ser seguida, cada pessoa se adapta de uma forma diferente. A gente pode aplicar a base com pinceis, com os dedos e com a esponja de maquiagem.

Vamos conhecer mais sobre cada tipo de aplicação.

  • Aplicação com a esponja: A esponjinha já é bem conhecida por todos e é a minha forma de aplicação preferida. Ela geralmente tem a forma de uma coxinha ou gota. Se você optar por esse modo de aplicação, uma dica é umedecer a esponja, dessa forma você economiza produto porque a esponjinha não absorve a base.
  • Aplicação com o pincel: Para aplicar a base com o pincel basta depositar um pouco de produto no rosto e em seguida espalhar a base com o auxílio do pincel. Existem vários pincéis disponíveis para aplicação de base, você precisa testar alguns para saber com qual vai se identificar melhor.
  • Aplicação com os dedos: Essa é a forma mais simples e rápida de aplicar a base, quando estamos com pressa ou não temos disponível um pincel ou esponjinha, os dedos funcionam super bem. Você coloca o produto no rosto da mesma forma como se fosse usar o pincel, mas então utiliza os dedos para espalhar o produto pelo rosto.

Independente da forma em que você vai aplicar a base, é importante não esquecer de passar o produto no pescoço, orelhas e maxilar. Isso serve para evitar que a sua maquiagem fique com aspecto artificial de máscara. E caso seja necessário uma maior cobertura, você pode construir camadas aplicando a base novamente nos locais onde achar que tem necessidade.

Como remover a base à prova de água

A base à prova de água pode ser usada diariamente, mas é preciso remover totalmente o produto após o seu uso para não correr o risco de obstruir os poros.

 Uma base a prova d’água não sai tão facilmente como as bases tradicionais, é preciso utilizar um desmaquilante bifásico para a remoção completa do produto da pele

Resumo

Agora você já sabe as diferenças entre uma base resistente à água e à prova de água, todos os fatores que precisam ser levados em consideração na hora de escolher a base ideal para você e para o seu tipo de pele.

Espero que eu tenha te ajudado na escolha da base perfeita, mas se você ainda tem alguma dúvida pode deixar nos comentários aqui embaixo.

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Sobre o Autor

Karine Silva

Técnica em farmácia, empreendedora e produtora de conteúdo digital. Apaixonada pela criação de conteúdo transformador sobre dermo-cosmética e maquiagem. Possui um canal de instagram onde revela dicas e tutoriais de maquiagem e cuidados de rosto.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}

DiorSkin Forever Undercover 24h

__CONFIG_colors_palette__{"active_palette":0,"config":{"colors":{"ca7d5":{"name":"Main Accent","parent":-1}},"gradients":[]},"palettes":[{"name":"Default Palette","value":{"colors":{"ca7d5":{"val":"var(--tcb-color-6)"}},"gradients":[]},"original":{"colors":{"ca7d5":{"val":"rgb(19, 114, 211)","hsl":{"h":210,"s":0.83,"l":0.45}}},"gradients":[]}}]}__CONFIG_colors_palette__
VER PRODUTO