Água termal para que serve ? Os seus benefícios

novembro 25, 2020

A água termal é um produto absolutamente completo e pode proporcionar incontáveis benefícios para quem o inclui em sua rotina de cuidados com a pele e até mesmo em suas makes. Muitas mulheres ainda desconhecem suas propriedades e por isso não utilizam essa milagrosa aguinha. 

A água termal promete desenvolver tantas funções que algumas pessoas até duvidam, pois são muitas utilidades para um único produto e ainda vivemos na falsa sensação de necessitarmos de milhares de dermocosméticos para montar uma rotina. O que está longe de ser verdade. Com o avanço da tecnologia tem ficado cada vez mais fácil manter uma rotina saudável e muito prática de skincare.  

Pensando nas muitas dúvidas das consumidoras, criamos este artigo completo e altamente explicativo sobre a água termal e todos os seus benefícios. Acompanhe até o final para ficar por dentro de tudo. Vem com a gente!

O que é água termal ?

A água compõe cerca de 70% do nosso corpo, isso significa que ela é também muito importante para manter toda a saúde em dia. A água termal não passa de uma água mais mineralizada quando comparada a versão normal do líquido mais importante do corpo humano. Ela pode auxiliar na reposição de minerais importantes que são perdidos ao longo do dia. Esse processo pode salvar uma pele danificada. 

Essa água conta com pH bem semelhante ao pH da face, por isso pode ser utilizada sem medo até mesmo pelas peles mais sensíveis ou sensibilizadas. Os dermatologistas estimam muito por esse cosmético e indicam a muitos pacientes, principalmente os que sofrem com alergias e processos inflamatórios. Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios da água termal no tópico abaixo. 

Para que serve a água termal e quais os seus benefícios

Separamos por pequenos tópicos os benefícios da água termal para que você conheça melhor o produto e seus benefícios. Veja:

Protege as células dos radicais livres, pois é antioxidante

Caso você ainda não saiba, os radicais livres são os verdadeiros vilões de uma pele saudável e o pior é que eles estão por toda a parte. Proteger a pele dos radicais livres é um passo mega importante para manter a pele bonita e jovem. Eles causam envelhecimento e outros desalinhos na pele. A água termal conta com antioxidantes capazes de combater esses vilões deixando a pele livre desse mal inevitável. 

Hidrata a pele

Todo o tipo de pele precisa de hidratação! Temos a falsa sensação de que a pele oleosa por exemplo, não necessita ser hidratada, o que não é verdade. É claro que peles oleosas devem evitar cremes muito oleosos, mas a água termal é capaz de hidratar a pele de forma muito simples e sem causar qualquer dano. Principalmente em dias frios ou quando passamos muito tempo expostas a ar condicionado nossa pele necessita de uma boa hidratação. A água termal proporciona uma agradável sensação de pele macia e jovem. 

Ajuda a fixar a maquiagem

Como se não bastassem todos os seus benefícios relacionados a hidratação e proteção da pele, a aguinha milagrosa ainda auxilia na durabilidade da make e é indispensável para as mulheres que desejam arrasar no seu evento e que a maquiagem dura até o fim. Além disso, aplicando após a make pronta ela também promove um visual muito mais natural, removendo todo aquele aspecto de maquiagem pesada e carregada, que muitas mulheres não gostam muito. 

Reduz a inflamação na pele e alivia a dor

Caso você tenha problemas com alergias e inflamações como por exemplo a acne, a água termal pode ser uma grande aliada da sua pele. Ela reduz as inflamações e trata a pele. Ela ainda pode ser muito benéfica nos processos de cicatrização do corpo eliminando aquela coceira que a cicatrização proporciona, além de aliviar até mesmo as dores. 

Ajuda a acalmar a irritação na pele

Alguns processos ou mesmo alergias podem causar certa irritação na pele. Quem realiza procedimentos como por exemplo peelings caseiros, esfoliação, depilação, entre outros, sabem o quanto eles podem irritar a nossa pele. A água termal possui ativos calmantes que em poucos segundos acalmam e aliviam essas sensações. Basta algumas borrifadas do produto na área irritada e pronto. 

Trata alergias ou psoríase

Que a água termal tem ações calmantes você já deve ter percebido. Ela pode até mesmo tratar algumas alergias da face como por exemplo inflamações, psoríase, irritações, sensibilidade e até problemas como a dermatite atópica, eczemas e rosáceas. A água ainda é aliada de quem sofreu com assaduras de sol ou coisas do tipo. 

Reduz a vermelhidão da pele

Como já mencionado, alguns procedimentos mais agressivos podem causar irritação e consequentemente uma vermelhidão na pele. Graças ao seus efeitos calmantes e anti-inflamatórios a água pode aliviar, diminuir e até mesmo eliminar essa vermelhidão seja ela por que motivo for. Quem sofre com muitas alergias ou doenças como a rosácea por exemplo, deve sempre ter o produto em mãos. Existem embalagens pequenas que podem ser transportadas com muita facilidade. 

Fecha poros, ideal para combater espinhas

Como já te contei também, a água termal também é benéfica para as apaixonadas por make, já que ela ajuda no selamento dos poros, o que reduz a oleosidade e ainda faz com que a maquiagem dure mais e fique mais uniforme e bonita. A água também é ideal para quem tem a pele acneica ou com tendências a acne, já que a espinha não passa de uma inflamação e a água termal tem propriedades anti-inflamatórias. Quem sofre com a oleosidade excessiva e as espinhas pode apostar no produto!

Tratar picadas de insectos

Ela alivia ardores e inflamações de picadas de insetos e pode ajudar quando o assunto é coceira por conta de pernilongos e outros insetos. A água termal não é repelente, por isso ela não evita que ocorra a picada, porém ela trata picadas e coceiras causadas por exemplo pelas formigas, que são muito incômodas. 

Ideal para exposições solares em excesso

Caso você tenha se exposto muito a radiação solar e adquirido queimaduras, a água termal também pode te beneficiar bastante acalmando as queimaduras e aliviando dores e irritações. Se colocá-la na geladeira, isso pode funcionar ainda melhor!

Ajuda reduzir olheiras

As olheiras e bolsas abaixo dos olhos também podem ser reduzidas com a água termal geladinha. Ela ajudará a drenar as bolsas ou inchaços das olheiras e clarear as pigmentações escuras e incômodas. Sempre que acordar com olheiras basta colocar a água termal na geladeira por um tempo e depois aplicar ao redor dos olhos. O resultado é instantâneo!

Erros comuns na utilização de água termal

Não existem muitos erros a serem cometidos com um produto tão natural e de fácil manuseio. O erro mesmo é na hora de escolher o produto mais adequado para você. Se você possui alergias ou precisa ter a água termal sempre em mãos, deve optar pelas embalagens menores. Outro fator válido é escolher a água termal de acordo com o seu tipo de pele. 

Peles oleosas devem optar sempre pelas águas termais menos hidratantes e mais refrescantes, enquanto as peles secas devem escolher as opções mais umectantes e hidratantes. A pele sensível se beneficia muito da água termal e seus benefícios e deve procurar por produtos refrescantes e as peles maduras, por águas termais repositoras de nutrientes. 

Resumo

Aqui você aprendeu todos os benefícios que a água termal pode proporcionar para a saúde da sua pele. Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que se beneficie muito de cada uma das propriedades dessa água que a natureza nos deu para aproveitarmos. Em breve nos veremos com mais conteúdos e informações. Até a próxima! 

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}