Água micelar antes ou depois do sabonete ?

janeiro 5, 2021

A água micelar chegou a pouco no mercado da beleza e já ganhou o coração das amantes de rotina de cuidados com a pele. Ela se tornou um ítem completamente indispensável para uma boa skincare. Com ela é possível remover a maquiagem, purificar a pele, além de suavizá-la e reequilibra-la. 

A água micelar ainda é capaz de controlar a oleosidade do rosto tirando aquela sensação de “pele suja” ou pesada. Nossa pele acumula sujeira durante o dia inteiro, e muitas vezes só o sabonete facial não da conta de proporcionar a higienização que a pele necessita para se manter bonita e saudável. 

Utilizar uma água micelar de forma correta não é apenas aplicá-la no rosto com um algodão, como a maioria das mulheres fazem. Isso porque não existe tanta informação a respeito do uso correto do cosmético por aí. Criamos esse guia completo para te instruir sobre como utilizar essa artimanha da beleza de forma correta. 

Antes ou depois do sabonete? Descubra conosco!

A água micelar não precisa ser aplicada mais de duas vezes ao dia, porém não possui uma ordem correta de aplicação. Há quem prefira utilizar pela manhã, antes dos cuidados como por exemplo os hidratantes faciais e o filtro solar e também a noite antes de se deitar para dormir. Essa não é a única forma de se utilizar, mas é bastante eficaz. 

Existe ainda quem imagine que a água micelar só serve para remover a maquiagem, o que é um grande mito. Ela possui muitas outras funções e deve ser aplicada até mesmo em dias onde não utilizamos a make. Faça um teste e pegue um algodão, coloque um pouco do produto e aplique na pele durante a noite em um dia que não se maquiou e verá o quanto o algodão sai “sujo”. Alguns produtos com micelas foram desenvolvidos especificamente para a remoção de maquiagem, por esse motivo são mais efetivos na hora de removê-la. 

Mas a pergunta que você busca uma resposta é: Devo utilizar a água micelar antes ou após o sabonete? Bom, mais uma vez devo te dizer que não existe uma regra. Você precisa fazer testes e ver como funciona melhor na sua pele. Há quem prefira limpar a pele com um sabonete específico e após aplicar a água micelar para garantir que todas as impurezas serão removidas. Outras mulheres optam por primeiro remover tudo com a água micelar e depois finalizar a higienização com um sabonete facial, às vezes até mesmo no banho, o que também está correto.  

Assim como na maquiagem, não existe certo ou errado, o importante mesmo é deixar a pele limpa e suavizada para que ela possa respirar e se manter jovem e bonita. Vou te contar como eu faço, se você ainda não possui uma rotina de cuidados com a pele, fique a vontade para copiar esse passo a passo e ver se funciona para você. 

Pela manhã, me levanto e lavo o rosto com um sabonete específico para peles oleosas, que é o meu caso. Em seguida, com o auxílio de um algodão aplico a água micelar como se fosse um finalizador da limpeza. Depois chega a hora da hidratação com um creme ou sérum e um filtro solar, para manter a pele protegida. Por fim, finalizo com a make do dia, ou não aplico make quando não julgo necessário. À noite, lavo o rosto no banho com o sabonete facial e ao sair do banho finalizo com a água micelar novamente.

Alguns erros comuns na hora de usar água micelar

Mesmo que o produto tenha ganhado o coração das mulheres, assim como todo e qualquer cosmético, surgem dúvidas a seu respeito. Vamos descrever 3 dos maiores erros cometidos na hora de aplicar a água micelar para que você não os cometa na hora de cuidar do seu rosto. Confira conosco:

Aplicar o produto depois da preparação de pele:

Quem possui a mínima noção sobre o efeito da água micelar não comete esse erro grave, mas existem pessoas com pouca informação que aplicam o produto como um finalizador da preparação de pele. Está errado, a água micelar deve ser utilizada como um dos primeiros passos da skincare, caso aplicada após o uso de cosméticos como cremes hidratantes, antissinais ou do filtro solar, ela removerá os produtos da sua pele tornando toda a rotina em vão. No período da noite, onde não são aplicados todos esses cosméticos, a água micelar pode ser utilizada como finalizador. 

Usar força física na intenção de remover mais impurezas:

A água micelar não é um esfoliante, ela remove as sujeiras e maquiagem da pele através de micelas, que funcionam como imãs que puxam as moléculas de sujeira e eliminam-as do nosso rosto. Não é necessário utilizar de força mecânica para a remoção dessas impurezas. Esfregar o algodão na pele pode prejudicar muito, principalmente peles acneicas e sensíveis. Não cometa esse erro. Faça movimentos suaves e de dentro para fora. 

Ignorar partes importantes da pele:

Outro erro muitíssimo cometido, até mesmo pelas mulheres mais entendidas de cuidados com a pele é ignorar algumas áreas como por exemplo a linha ao redor dos cabelos e o pescoço. Para quem deseja uma higienização uniforme, não deve ignorar essas áreas, já que estão tão expostas como quaisquer áreas do rosto. A dica é que comece pelo centro da face e vá puxando para todas as extremidades.

Quando devo usar água micelar ?

Como já te contei não existe um passo a passo a ser seguido a risca, vai depender de fatores como disponibilidade de tempo, tipo de produto escolhido, tipo de pele, adaptação da pele, entre outros fatores. O mais indicado pelos dermatologistas é que ela seja utilizada pela manhã, antes de aplicar os cuidados diários (hidratante e protetor) e antes de dormir, para desobstruir os poros e remover resíduos de maquiagem. Tome cuidado na hora de escolher o produto, existem águas micelares que não são demaquilantes. 

Resumo

Neste guia sobre qual o melhor horário para a remoção da make você descobriu os melhores horários para aplicar o cosmético e também recebeu algumas dicas de como ele não deve ser utilizado. Espero que tenha gostado do conteúdo e deixe nos comentários qualquer dúvida. Compartilhe esse guia com suas amigas e vamos espalhar conhecimento. Nos vemos em breve, até logo! 

About the author 

Maria Helena Nunes

"Maria é produtora de conteúdo sobre beleza e uma aficcionada por cosméticos. Com uma pele de dar inveja, ela iniciou muito cedo os cuidados com seu o rosto, experimentando e consumindo com frequência as mais novas tendências de cremes e seruns faciais. Mais tarde, com sua experiência acabou por se especializar em resenhas deste tipo de produtos tendo já publicado vários e-books na área da dermo-cosmética e conta com várias participações em blogs e marcas de cuidados de pele Brasileiros e Portugueses."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}