Ácido salicílico para que serve ?

Se você luta contra a oleosidade e contra acnes provavelmente já viu esse componente estampando os rótulos de alguns cosméticos faciais. Mas não é pra menos, o ácido salicílico é um top ativo em se tratando de oleosidade excessiva, cravos, espinhas, entre outros desalinhos cutâneos. 

Nós entendemos que grande parte da população brasileira sofre com esse problema, e é por isso que resolvemos criar esse artigo completo com a finalidade de esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse ingrediente indispensável na composição de cosméticos desenvolvidos para esse tipo de pele. 

Aqui você também vai encontrar 3 produtos de excelente qualidade que contam com esse ácido poderoso em sua formulação. Agora sem mais enrolações, vamos conhecer melhor esse ativo e todos os seus benefícios. Acompanhe comigo!

O ácido salicílico é da família dos beta-hidroxiácidos. Ele se destaca por possuir propriedades queratolíticas capazes de promover esfoliação, e também propriedades antimicrobianas capazes de evitar a contaminação e proliferamento de fungos e bactérias na superfície da face. 

Por ser um regulador de oleosidade e um anti inflamatório natural, ele é muito usado em cosméticos para peles oleosas e acneicas. Ele é assim, tão popular entre os ativos para pele oleosa pelo seu poder de penetrar profundamente nos poros promovendo uma esfoliação profunda e ao mesmo tempo suave e sem irritação capaz de remover toda a camada queratinizada do poro.

Ácido salicílico para que serve ?

Esse ácido pode proporcionar inúmeros benefícios para a pele, como eu já contei. Conheça os principais: 

Esfolia

Por sua capacidade queratolítica que eu já mencionei, o ácido salicílico é um excelente esfoliante para a pele. A esfoliação remove o excesso de óleo e promove a renovação celular por meio da eliminação de células mortas, o que transforma por completo a estrutura da pele.

Combate a acne ou espinha

Caso você ainda não saiba, a acne é uma inflamação bacteriana e o ácido salicílico, por ser antimicrobiano, possui a capacidade de prevenir a proliferação e até mesmo eliminar cravos e espinhas da superfície do rosto livrando a pele desse grande incômodo. 

Reduz cicatrizes e manchas de acne

Ao eliminar a primeira camada da pele promovendo renovação celular, ele é capaz de reduzir e até mesmo eliminar manchas e cicatrizes superficiais do rosto

Melhora o aspecto dos poros e reduz a oleosidade

Os poros se dilatam justamente por conta do excesso de oleosidade produzido pela pele. O ácido é capaz de reduzir e realinhar esse produção de sebo, ou seja, reduz a produção de oleosidade, reduzindo a oleosidade os poros não precisam mais se expandir, sendo assim, eles reduzem novamente ao seu tamanho ideal. 

Tem ação anti envelhecimento

Todo ativo que promova eliminação de células mortas e estimulação da produção de novas células é capaz de oferecer bons resultados contra o envelhecimento, embora não seja sua especialidade, o ácido salicílico consegue sim promover um certo rejuvenescimento da pele.  

Diminui o aparecimento de cravos

Como já mencionado, por sua capacidade seborreguladora o ácido salicílico consegue diminuir o aparecimento de cravos por meio da redução da oleosidade. 

Tem ação anti-inflamatória

Justamente por sua ação anti inflamatória é que esse ácido é tão indicado para o tratamento da acne. Além de potencializar a penetração de outros ativos na pele, esse ácido combate muitos tipos de bactérias e fungos que causam inflamações. 

Melhora verrugas

Como você já tem conhecimento, o ácido salicílico é capaz de eliminar a camada superficial da pele, geralmente, é onde se localizam as verrugas. Ele também pode ser combinado ao ácido lático para o tratamento caseiro dessas verrugas. 

Top 3 produtos com Ácido Salicílico

Produto

Descrição

Classificação

Gel de Limpeza Acne Proofing, Neutrogena

Textura

Gel

Tipo de Pele 

Pele oleosa e acneica

Função

Desobstruir os poros

4,4/5

Sabonete Antiacne, Granado, Laranja

Textura

Sólida, em barra

Tipo de Pele 

 Pele muito oleosa e acneica

Função

Limpar, esfoliar e prevenir o aparecimento de novas acnes.

4,8/5

Gel Hidratante Facial Nupill Derme Control

Textura

Gel

Tipo de Pele 

Pele oleosa, sensível e acneica

Função

Hidratar peles mais sensíveis e com excesso de oleosidade e Acne

4,6/5

#1 - Gel de Limpeza Acne Proofing, Neutrogena - Limpa, reduz e trata a acne profundamente

Não sei vocês, mas eu sou completamente apaixonada por produtos baratinhos e com dezenas de benefícios. Um produto excelente que eu testei e aprovei 100% foi o Gel de Limpeza Acne Proofing da Neutrogena. Esse tratamento além de não agredir nem um pouco a barreira de proteção natural da pele, ainda estimula a construção de um escudo protegendo a pele de novas crises de acne.

O gel conta com altas concentrações do ácido salicílico, o que combate diretamente as bactérias causadoras da espinha melhorando a aparência e saúde da pele. Ele ainda é poderoso contra as cicatrizes e manchas deixadas por acnes anteriores e protege a hidratação natural da nossa pele. Super indicado por profissionais.

Vantagens

  • Limpa, reduz e trata a acne profundamente ao mesmo tempo que não agride a barreira natural da pele

Desvantagens

  •  Possui fragrância, o que pode ser um incômodo para algumas pessoas

#2 - Sabonete Antiacne, Granado, Laranja -  Barato com ácido salicílico e enxofre 100% vegetal

Há quem não se adapte bem aos sabonetes líquidos ou géis e prefira higienizar o rosto com um sabonete em barra, pensando nisso, trouxe a melhor opção de sabonete em barra anti acne do mercado. O sabonete Granado antiacne possui base vegetal e conta com os top ativos combatentes da oleosidade excessiva e da acne: ácido salicílico e enxofre. 

Sua indicação é para peles extremamente oleosas e com bastante acne e cravos. Além de limpar profundamente, ele ainda é capaz de prevenir o aparecimento de novas bactérias causadoras de espinhas e outras inflamações. Esse sabonete sólido ainda conta com ação secativa e esfoliante e sua fórmula é livre de fragrância, corantes e parabenos.

Vantagens

  • Livre de parabenos, corantes e fragrâncias. Não contém nem um ingrediente de origem animal

Desvantagens

  • Não pode ser utilizado muitas vezes ao dia.

#3- Gel Hidratante Facial Nupill Derme Control 50g, Nupill - Ideal para hidratação profunda e sem oleosidade

A terceira indicação de produto vai especialmente para aquelas mulheres que por possuírem a pele oleosa tem bastante medo de utilizar hidratantes para não ficarem com a pele com aquele aspecto pesado e brilhoso. É um erro pensar que a pele oleosa não precisa de hidratação, por isso, conheça o Gel de hidratação profunda da Nupill. 

Esse produto é capaz de promover hidratação profunda sem estimular a oleosidade da pele, permitindo que ela fique sequinha e hidratada. O gel é totalmente oil free (livre de óleos) e controla todo o brilho excessivo característico da pele oleosa, além de preservar a umidade natural da mesma. Sua base em gel é excelente para quem possui a pele mais sensibilizada por conta de acnes e seu ativo principal é o aloe vera.

Vantagens

  •  Enriquecido com ácido salicílico e aloe vera

Desvantagens

  • Possui fragrância, o que pode ser um incômodo para algumas pessoas. 

Tipos de produtos com ácido salicílico que pode encontrar

O ácido apresentado neste material é um ativo de uso tópico, sendo assim, é desenvolvido para a pele. Como sabemos, a indústria dermocosmética não para de evoluir frutos dessa evolução são os muitos produtos derivados de diversos ativos, é claro que com o ácido salicílico não ficaria de fora dessa. Vem comigo conhecer as modalidades de produtos onde você pode encontrar esse ativo!

sabonete com ácido salicílico

Os sabonetes com ácido salicílico possuem propriedades esfoliantes capazes de limpar profundamente os poros eliminando diversas impurezas e ainda prevenindo a proliferação de bactérias. É muito indicado para peles oleosas e acneicas. 

gel com ácido salicílico

Os géis a base de ácido salicílico geralmente são géis secativos para a espinha. Além de ajudar a eliminar a acne, ele ainda auxilia na recuperação da cicatriz e mancha da mesma.

base com ácido salicílico

Para quem sofre com a pele oleosa e acneica, não deve se preocupar mais nem na hora de comprar maquiagem. Graças à marcas como a Neutrogena nós podemos encontrar no mercado bases com esse ativo e ainda com cobertura satisfatória que além de esconder, ainda tratam o problema.

Tônico com ácido salicílico

Os tônicos à base ácido salicílico são poderosos no combate à acne e para nossa alegria eles existem aos montes no mercado. Podemos encontrá-lo com diversas finalidades, porém a maior função do tônico com esse ácido é controlar a oleosidade, combater o aparecimento de espinhas e melhora a aparência da pele.

 

Pomada com ácido salicílico 

Como já te contei por aqui esse ácido possui ações anti inflamatórias e ele pode ser encontrado em diversas pomadas de uso tópico com funções desinflamatórias. 

Vantagens do Peeling com ácido salicílico

O ácido salicílico pode ser encontrado em diversos dermocosméticos de uso tópico, como também pode ser matéria prima do procedimento de peeling com maiores concentrações do ácido, o que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde da nossa pele. Dentre eles estão: controle de oleosidade, diminuição da formação de cravos e espinhas e melhora da aparência da pele por meio da renovação celular. 

Ácido salicílico para a pele oleosa e acne

O ácido salicílico é tão indicado para peles oleosas e acneicas por possuir diversos benefícios e amenizarem tanto os problemas cutâneos causados pela oleosidade excessiva. Ele é capaz de desobstruir os poros controlando a oleosidade produzida pelas glândulas, o que diminui muito cravos e espinhas já existentes, e sua ação antimicrobiana acaba por impedir que novas inflamações e acnes ocorram. 

Combinações eficazes de ácidos 

Assim como muitos ativos, esse ácido pode ser somado à outros ativos para entregar um resultado ainda mais satisfatório. Conheça os mais comuns: 

LHA + Ácido salicílico

Essa é uma combinação perfeita para quem sofre com acne e excesso de oleosidade. Esse ácido combinado ao LHA, que não passa de um ativo derivado do próprio ácido salicílico, podem promover grandes benefícios para a pele e são bastante encontrados juntos na composição de muitos cosméticos de uso tópico por aí. O LHA possui um alto nível de penetração nas camadas mais profundas da pele, em conjunto com o ácido é capaz de promover uma esfoliação controlada e sem agressões. 

Enxofre + Ácido salicílico

Para quem tem certo tipo de “preconceito” com o enxofre somente pelo odor forte e desagradável, não conhece os benefícios que ele pode oferecer para a pele oleosa. O enxofre é um ativo capaz de controlar toda a oleosidade excessiva do rosto e também combater cravos e espinhas. Agindo em sinergia com o ácido salicílico os resultados são extraordinários. Esses componentes são encontrados juntos, geralmente, em sabonetes em barra. Com tantos benefícios o odor acaba passando despercebido. 

Como usar ácido salicílico na pele

Esse ácido pode ser encontrado em diversas tipos e formatos de produtos e cada cosmético demanda uma aplicação diferente, entretanto, antes de começar a usar o seu produto a base de ácido salicílico é importante fazer a aplicação do mesmo em uma pequena área da pele durante o período de 3 dias. 

Se sua pele não desenvolver nem uma reação alérgica, tá liberado utilizar o produto nas áreas desejadas. Lembrando também que ele deve ser utilizado somente na área a ser tratada, já que se trata de um componente forte e capaz de modificar a estrutura da pele. Use sempre filtro solar para proteger a pele dos raios solares.

Contra indicações

O ácido salicílico é muito seguro e por isso sua popularidade entre os ativos controladores de oleosidade, entretanto, como qualquer outro ácido ele tem sim suas poucas restrições. O ácido obviamente não afeta o organismo de forma sistêmica, mas se tem relatos de algumas reações alérgicas superficiais. O bom de tudo isso é que esse problema pode ser resolvido facilmente somente com a suspensão da aplicação do produto. Em grandes concentrações, ele pode causar outras reações como vômito e náuseas. 

Veja os resultados do ácido salicílico antes e depois

Apesar de não ser um ativo milagroso, ele pode sim oferecer grande melhora no quadro da oleosidade e de acnes sendo capaz de suavizar a pele. Possui ação esfoliante, o que higieniza profundamente todos os poros, antes bem cheios de oleosidade e assim melhora a aparência de cravos, espinhas leves e algumas inflamações e manchas cutâneas. Além disso, é um tratamento com múltiplas variedades de formatos e muito acessível financeiramente. 

Resumo

Nesse artigo sobre o top ativo ácido salicílico você aprendeu tudo sobre esse componente de uso tópico e também conheceu 3 excelentes cosméticos que podem transformar a aparência e saúde da sua pele. Dentre os resultados que os tratamentos com esse ácido oferecem estão: Pele mais uniforme, poros desobstruídos, livre de cravos e espinhas e também oleosidade extremamente controlada. 

Se quer conhecer mais produtos top com ácido salicílico, veja aí o nosso artigo " Blemish Age Defense Resenha".

Deixe nos comentários abaixo o que achou do artigo e o que mais gostaria de ver por aqui. Obrigadas por me acompanhar até o fim e até breve!

Como escolhemos

24

Produtos analisados

31

Horas investidas

6

Estudos avaliados

153

Comentários coletados

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados

{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}